segunda-feira, 13 de maio de 2019

MOREIRA, O CARDEAL DOS EL GUITOS



Rui Moreira, sabem todos, é um dos cardeais do pontificado que tem como superior eclesiástico mor o Papa Madaleno, chefe da escola do crime organizado com reinado no bairro de Contumil.

Rui Moreira sabe, por conseguinte, que os papados têm tendência para ter problemas bancários, assim à laia do que se ouviu dizer há uns tempos atrás com o banco do Pontificado Verdadeiro e com sede no Vaticano.

E conhece de olhos fechados o breviário da doutrina do seu pontificado, que recita de cor e salteado, agora não todos os dias como bom crente doutrinado desde que trepou para a cadeira dos destinos da nobre cidade do Porto.

Nesta cadeira, melhor conhece os el guitos que os verdadeiros Portuenses, e não os crentes do papado de Contumil, têm sido obrigados a desembolsar em esmolas anafadas a favor deste reino cuja doutrina é a do crime organizado contra a verdade desportiva – e olhe que não, olhe que não só – como ele bem sabe por estar escrita no seu obrigatório breviário e pela sua obrigatória leitura e recitação.



Há, contudo, nuances!

Antes, a doutrina pontifical de Contumil chamava-lhe de os chitos a essa coisa ensopada em crime contra o desporto e contra as pessoas que, no desporto, não seguem a sua doutrina criminosa.

Ele baptizou-a, em termos neutros, de el guito!



Só os burros não evoluem e ele, crente nestas coisas que lhe estão entranhadas na sua fé espumante das tranquibérnias da escola que o elevou ao estatuto cardinalício, lembrou-se do el guito que o seu diácono sarrafeiro, Pepe, prometeu entregar ao seu, dizem, amigo dos copos desde Madrid, o lagarto Coentrão.

Depois, não pode esquecer-se de que estamos em ano de eleições e o cardeal Moreira da escola do crime organizado de Contumil está a ver gorar-se a hipótese de brilhar na oratória, com pompa e circunstância, nos paços camarários de todos os Portuenses, ao lado do seu chefe, supremo pontífice do el guito, que o leva de viagem de férias até Vigo e lhe compra viagens ao Brasil que oferece a árbitros, o papa da mentira desportiva e da impunidade inimputável pela arteriosclerose que o faz pregar muitas vezes a oração do seu reflexo inserto na sua própria encíclica, só os burros é que falam de arbitragens!...

Rodeado nos corredores e nas ruas de arruaceiros militantes e ululantes com vencimento da mentira desportiva, ainda assim julgaria que os ecrãs empunhados pelos pés de microfone doutrinados na dobradura da espinha, dentuças arreganhadas, o presenteariam com votos para se perpetuar nos Paços e manter com o seu el guito – da Câmara Municipal de todos os Portuenses – as organizações papais, tais o dito porto canal – que pressente estar a tornar-se no porto das canas – das récitas da ladroagem da correspondência privada do virgem e imberbe herói.

Herói que, ainda assim, consegue manter em lide insana a crica de Dona Gomes, atrás deste novo Pinto de um futebol que continua a chocar Pintos, alguns tão macabros e mazombos que nos espinafram a paciência durante décadas a fio com os seus zurros de azémolas, deixando-nos na dúvida acerca de ela ter sido a chocadeira, só de alguns, naturalmente, que chocarreira sabemos bem ela ser de há muito.

Rui Moreira encontrava-se no delírio do seu comparsa Espregueira Mendes, que não lhe faltou para dar, vender e comprar … pelo menos os seis anos de prisão efectiva, um familiar encartado nos el guitos. E outros familiares não tiveram menos do el guito, tal como, disse o Tribunal, o próprio Moreira!


O macaco Madureira que se cuide ou não tarda vê-se substituído por este novo chefe de claque … legalizada, que Moreira, com o seu el guito, está a posicionar-se caso perca o tacho camarário!   



Quanto aos outros e a todos do seu quilate, incluindo o célebre autor do el guito e seu pontífice supremo, deixo minhas as palavras sábias de João Gabriel:
“Julga o ladrão que todos o são”!

1 comentário:

  1. Mais uma vez, Coração Encarnado, nos brindas com um texto excepcional. Dá gosto ler-te. Há vocábulos novos (para mim) que enriquecem todo este manancial de sabedoria ecléctica. Parabéns. Ficamos à espera de mais...

    ResponderEliminar