quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os “iluminados” e os “casos” de ausência de caso

Este defeso foi “iluminado” por um “caso Nuno Gomes” que “ilustra” como paradigma os “casos” em que o “caso” é a ausência de caso.
Tal como todo o “assunto” mesmo que não seja assunto mas que englobe o Sport Lisboa e Benfica, logo se apaparicam os hipócritas serventuários do sistema “papal” futebolístico prenhado de mentira e corrupção desportiva. O Benfica é o “pão dos pobres”, mesmo dos pobres de espírito que ejaculam nas suas tolices o “branqueador” da imundice que nada branqueia mas lhes concede o babujar de uma lambidela consoladora do seu constante rastejamento.

O “caso” Nuno Gomes é apenas um prostituído subterfúgio do “branqueamento” das fugas daqueles que acabaram de se lambuzar em loas ao “papa” corrupto e ao clube igualmente condenado pela justiça desportiva.

“Iluminados” são também aqueles – ditos dirigentes do futebol português, que o são da podridão em que estão mergulhados e em que o mergulharam – que dizem “o Nuno Gomes faz falta a qualquer equipa”! “Faz falta a qualquer equipa” menos à selecção de que são dirigentes e somente porque os mesmos ditos cujos antes se esforçaram por comprar “portugueses” em saldos que encontraram na “feira da ladra” das suas conveniências, as conveniências impostas pelos seus “patrões”.

“Iluminado” é igualmente aquele tipo que nada foi e nada é, nem futebolista nem treinador – no desemprego, apesar das lambedelas – mas que ouviu falar, e agora repete, de “bofetadas de luva branca”! É um dos que ainda não percebeu que os babujentos são tantos e que o “papa”, mesmo que corrupto e condenado, também se acha no direito de não aturar tanta rafeirada, principalmente quando ela lhe não presta mais serviço do que dobrar a cerviz!
A “fruta” não é p’ra todos!

“Iluminados” são finalmente os Benfiquistas que estão de fora! E, enquanto “forasteiros”, são “treinadores de elite”, “administradores encartados”, matemáticos de algibeira”, “moralistas de presunção”! Sabem tudo e de tudo … e alguma coisa mais!
Bem, saber tudo … é capaz de nem ser bem assim! Até nem saberão – ou talvez saibam, sabe-se lá! – que Eusébio foi e é o maior símbolo futebolista nacional e do Sport Lisboa e Benfica!
Mas nem isso o preservou de ser deixado de fora pelo treinador Benfiquista da época e ter acabado a sua carreira futebolística no Beira-Mar!

Não me lembro de, nesses antanhos, ter havido tantos “iluminados” que se lembrassem de construir um “caso” sem caso! Lembro-me apenas de cada um reivindicar sabedoria no seu ofício e não em ofício estranho!
Será um mal dos tempos! Os tempos de agora em que os entufados sapientes da teoria se mostram ou são taxados de incompetentes e imorais quando se abalançam na sapiência da prática, se nela os deixarem abalançar! Porque eles, tendo doado e publicitado o seu “exemplo” de teóricos na prenhidão de sua sapiência, só podem esperar que outros sabichosos da teoria com eles tenham aprendido a mesma bastardia e deles tenham tomado os respectivos assentos!

Não há dúvida! A “sapiência” da teoria é hoje o farol do “iluminismo” da “sabedoria” que amarfanha a sapiência da prática, bem mais dolorosa e complicada que ela se obriga à acção e se torna, por via disso, muito mais difícil do que a “cátedra” auto promovida no conforto do cadeirão ou do sofá!

7 comentários:

  1. Nem mais, tiro o meu chapéu a tão bela prosa!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, como é norma no Coração Encarnado!
    E invejo-o por, na ânsia de tanto querer explicar porque é que, na minha opinião, é patético o choradinho em torno da saída do Nuno Gomes, ter-me esquecido desse pormenor do ocaso da carreira do nosso símbolo maior.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, seja benvindo.
    Confesso que andava a pensar mandar-lhe um email ao verificar tão longo afastamento destas lides.
    Concordo com o exposto, como aliás terá testemunhado se tem lido o que escrevo.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas! Grande post, como é costume! Só quero deixar uma deixa, passe o pleonasmo, sobre o «caso»... Já há um pasquim qualquer, e nem reparei qual é, hoje, se não me engano, a mencionar que Paulo Bento já o tem na lista de convocados... É impressionante, como um golo ao Gil e aos juniores muda a carreira de um jogador... Parece que no ano passado, num clube com maiores aspirações, e onde ainda que pouco jogou alguma coisa, que duvido que aconteça este ano, mas pronto, já sirva para alimentar confusões, como eu estou aqui a fazer... Seja como for, serve-me para pensar em escritos para o meu blog a gozar com o tema!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

    ResponderEliminar