terça-feira, 13 de outubro de 2009

REFLEXOES

(obrigatótio lêr o que o grande GIL VICENTE escreveu antes. Verdadeiras Oraçoes de Sapiência.)

O meu Benfica, quer queiram quer nao, continua a ser o barómetro pelo qual se regem todos os outros.
Digo mais, continua e continuará, pois tudo o que se passa no futebolzinho tuga, gira inevitávelmente à volta do Glorioso.
Quando aos 4 anos me iniciaram neste conto de fadas, que é ser-se Benfiquista, iniciaram também, um moldar de personalidade e carácter, que fiz questao de desenvolver, ao longo desta já longa vida.
Mas a matriz foi o Benfica.
Com orgulho posso dizer que quase me nasceram os dentes no Benfica.
Com o desenvolvar da Sociedade, foram-se perdendo Valores, outros foram mudando de posiçao, adquiriram-se outros.
Mas a grande verdade, é que caminhámos na direcçao de uma Sociedade permissiva, que permite o aparecimento de organizaçoes que vivem ao arrepio das leis, por isso à margem da Sociedade, da qual usam e abusam, travestidos de gente séria.
Por falta de capacidade, de inteligência, de referências sociais, ou qualquer outra razao, acompanham estas organizaçoes do sub-mundo, os aduladores chico-espertos, de coluna vertebral muito elástica, ávidos de recolher as parcas migalhas que caem ou lhes deitam os ditos cujos "senhores".
Do glória aos vencedores e honra aos vencidos, que traduzia uma forma honesta e honrosa de estar no desporto e na vida, do qual o meu Benfica foi e é o expoente máximo, passou-se para o ganhar a todo o custo fórmula que traduz o sucesso pessoal, o subir na escala social, independentemente de se pisar seja quem seja.
Nao há vitórias na verdadeira acepçao da palavra, que nao sejam as vitórias colectivas.
Uma dita vitória individual nao existe.
Porque o Homem é um ser social, até para ser gerado, sao precisos dois, o macho e a fêmea.
As vitórias do meu Benfica, sao as nossas vitórias, o que pressupoe uma rejeiçao de vitórias além da Honestidade e Rectidao.
Para nao ir muito longe, o cenário no FCBatoteiro, as vitórias( deixa-me rir), sao atribuidas a um só:o salvador da pátria duma só côr, o azul e branco,
E sabemos como é perigoso o conceito de salvador da pátria.
Abrem-se de par em par as portas da preversao dos bons costumes, escarnecem-se as leis que deveriam ser aplicáveis a todos e por igual, criam-se códigos de conduta de excepçao.
De passagem enfeuda-se a justiça, que para ter esse nome verdadeiramente, tem que ser independente, amarram-se os jornalistas que para terem esse nome, têm que ser imparciais, condiciona-se a polícia, que para ter verdadeiramente esse nome, deve vigiar e velar a todos por igual.
Assim surgiram os hitleres, os francos, os salazares, os idi amins, os videlas, e toda uma série de sinistras figuras, que envergonham o Ser Humano.
Cantam-se, pois ossanas a D.Cor(no)leone, de indivíduos que repetem "clichés" mais que usados, que anseiam por um lugar à direita do Deus Pai da côrte mafiosa.
Mas sim o Padrinho, ganhou sózinho esses campeonatos todos. Apenas foi ajudado por cafézinhos, envelopes vazios com 2500€ dentro, viagens ao Brasil, chocolatinhos, leite com e sem café, árbitros submissos, Conselhos de Justiça e Conselhos de Disciplina coniventes.
Por isso já nao cabe em mim o Orgulho de Ser Benfiquista.
A verdade é que independentemente dos resultados desportivos, cresce em mim uma Vaidade desmedida, por ser Benfiquista.

8 comentários:

  1. Esta sim, uma verdadeira oração de sapiência!
    E de sapiência Benfiquista, o que nos orgulha ainda mais.
    Parabéns, Lucifer, é um enorme prazer ler estas tuas orações de Benfiquismo que são, no fundo, orações de vida honrada, honesta ... e vencedora!

    Um abração

    ResponderEliminar
  2. Fantástico, verdadeiro e no qual me revejo na íntegra. Parabéns Lucífer.

    ResponderEliminar
  3. Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!!14 de outubro de 2009 às 14:47

    Afinal o Benfica é mesmo uma matriz de educação,eu que pensava que era só uma afortunada coincidencia,fruto da boa educaçao que os meus pais me tinham dado mais o amor que o meu saudoso avô me transmitiu pelo Glorioso.Aqui tive a confirmação que o Nosso Gloriso Clube forma pessoas a serio,com principios e por isso o meu obrigado.
    E grande,grande texto,muita gente precisava de ler isto...5 vezes,pelo menos,a ver se encaixava alguma coisa(ainda ha quem sofra de "palite aguda",a doença das palas nos olhos)!

    Grande abraço,grande texto!!

    ResponderEliminar
  4. ola ...vim te visitar sou amiga da meguie.....

    ResponderEliminar
  5. Olá, Cristina!
    Embora o post seja do nosso Anjo de Luz, o nosso bem conhecido pelos seus excelentes post.s de Benfiquismo, Lúcifer, eu dou-lhe já as boas vindas.
    É uma honra e uma alegria muito grande vê-la a escrever no meu cantinho. Já a tinha visto no cantinho da Rainha Margarida.
    Venha sempre!
    E certamente que o nosso grande Lúcifer também é capaz, se puder, de lhe dar a sua palavrinha. No fim de contas, foi num post dele que este cantinho mereceu tão grande honra!
    Se não se importar, mando-lhe um beijinho como costumo mandar à Rainha.
    E para ela também, por ter tão lindas e simpáticas amigas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ai que lindo quadro que aqui nos é contado pelo LUCIFER.

    O seu perfume até já chegou às guerreiras amigas da Rainha.
    Não há duvidas, este "diabo" doi Lucifer já começa a ter as suas fãns...e que fãns!!!

    ResponderEliminar