sábado, 17 de outubro de 2009

O SPORTING E OS CAMALEÕES

Não há dúvida de que o Sporting é um clube original, essencialmente no seu camalear. Refinou, todavia, no consulado do cooptado Sousa Franco e no do presidente eleito, Bettencourt.
Sabe-se que Alvalade XXI, com excepção dos lugares que até os invisuais rejeitaram porque de lá ninguém vê melhor do que eles e não lhes agradou a deferência, é uma espécie de zebra riscada com mau gosto, numa cambiação pirrónica que até os seus próprios adeptos afugenta.
Sabe-se que Bettencourt diz agora que não quer ser candidato a presidente e logo depois aceita, quando tem a certeza da vitória. Ninguém insinua que ele tenha sequer sonhado em mandar surrar Dias Ferreira para “limpar” caminho, conquanto depois tenha compensado a desistência.
Sabe-se que este presidente até sente prazer em se sentar ao lado de quem o trata por gajo.
Sabe-se que ele não tem o mínimo pejo em considerar vergonhoso um fundo de jogadores para logo a seguir pensar em adquirir uma cópia.

E são estas cambiantes que ajudam a compreender a “originalidade” do clube dos “viscondes”, pelo que não causam nenhum espanto as várias críticas internas que tanto se têm feito ouvir ultimamente.

Um adepto jornalista diz, e bem, que um clube que só se preocupa com os outros para desviar as atenções das dificuldades internas, que não resolve e devia resolver, é naturalmente um clube que não sabe vender a sua imagem. Pelo contrário, enxovalha-a, quer exprimindo constantemente a sua inveja e dor de cotovelo pelo que, de pujança, se passa na casa do vizinho do lado, quer, em compensação, esmolando migalhas ao presidente condenado por tentativa de corrupção desportiva.
E, continua o mesmo adepto jornalista, um clube que não sabe vender a sua imagem não tem dinheiro nem para mandar tocar um cego. Depois, acrescenta ele, quem paga é o pequeno Barbosa e o chorão “forever” Paulo Bento.
Mas esse adepto jornalista é mais cáustico ainda. Ele escreve com todas as letras que o Sporting de Bettencourt é um clube onde raramente se diz a verdade aos adeptos.

Na assembleia-geral recente do Sporting, o bem conhecido actor Vítor Espadinha quis saber quem andava a contratar jogadores sem categoria. Antes, houve alguém que disse que eram jogadores gordos e coxos. Mas Vítor Espadinha, como pessoa culta e evoluída, revelou-se um ignorante surpresa pois devia saber, como adepto, que Bettencourt anunciou publicamente ficar ele o responsável pela pasta do futebol!
A menos que Vítor Espadinha nem sequer saiba quem é o presidente do seu clube!

Pedro Souto, um candidato que se foi em nome, disse, da “unidade”, afirmou na mesma assembleia que Bettencourt se “precipitou” ao falar do fundo de jogadores do Benfica porque pode ser uma opção válida para o Sporting.
É claro que Pedro Souto estava a falar eufemisticamente, quer quando empregou a palavra “precipitou-se”, quer quando empregou o adjectivo “válida”.
Com efeito, o que ele quis foi somente responder à pergunta de Vítor Espadinha, sossegá-lo dizendo-lhe que podia ficar descansado pois havia uma opção “válida” no Sporting, qual seja a de criar um fundo semelhante ao do Benfica para lá enfiar os tais jogadores sem categoria, gordos e coxos.

Mas a melhor da assembleia-geral em causa veio mesmo de Bettencourt, plasmada numa resposta que ele deu aos sócios presentes.
Bettencourt afirmou sem papas na língua que não consolidava as contas das imensas sociedades inúteis – menos para gastar dinheiro – do grupo Sporting para que elas não fossem publicadas nos jornais!
De que terá medo Bettencourt, tal como medo teve Soares Franco?
Apenas de dizer a verdade quanto ao descalabro que por lá reina!
Bettencourt só tem medo de dar a conhecer aos adeptos do seu clube, aos bancos e accionistas, o buracão enorme que reina lá naquelas contas.

O Sporting transformou-se, de facto, num verdadeiro ninho de cucos que só espera a esmola da migalha que sobra do clube condenado por corrupção desportiva tentada.

Acerca da assinatura de Marco Fortes pelo Benfica, o DN tem insistido num hipotético compromisso entre Benfica e Sporting acerca da contratação de atletas. Tal compromisso teria sido – e o DN tem feito questão de o acentuar – hipoteticamente quebrado pelo Benfica com aquela contratação.
De acordo com o mesmo jornal, o Sporting iria vingar-se contratando Nelson Évora.

O Sporting não conseguiu os seus intentos, diz ainda o DN, porque Nelson Évora recusou.
Porém, a verdade é que quem quebrou o compromisso foi o Sporting e já não de agora!
De resto, Pedro Guerra – o nosso grande comentador da Benfica TV, para quem ainda não conhecer – disse que Luís Filipe Vieira avisou Moniz Pereira de que, por cada atleta que o Sporting desviasse do Benfica, o Benfica desviaria quatro do Sporting.

E toda a gente sabe que Luís Filipe Vieira não brinca em serviço!
Camaleão, o Sporting pode sê-lo à vontade!
Mas o nosso Presidente, até por meias palavras, já avisou os responsáveis pelo camalear!
E nem menos os Benfiquistas lhe exigiriam!
Por isso, o elegeram seu Presidente!
Por isso, nele confiam!

5 comentários:

  1. Lá pelo covil dos submissos do Ceportém, vai uma algazarra que ninguem se entende.

    Vão a caminho de serem o novo Belenenses, que a mim me daria um certo gozo...
    É o resultado de serem a guarda avançada dos corruptos aqui na Mourama.

    Outro soberbo poste caro GIL. de futuro nem me dou ao cuidado de ler as coisas do Ceportém (e não dou mesmo, nem sequer leio as gordas dos submissos) porque me mantens informado do que realmente interessa àcerca daqueles pobres coitados...

    ResponderEliminar
  2. Lá pelo covil dos submissos do Ceportém, vai uma algazarra que ninguem se entende.

    Vão a caminho de serem o novo Belenenses, que a mim me daria um certo gozo...
    É o resultado de serem a guarda avançada dos corruptos aqui na Mourama.

    Outro soberbo poste caro GIL. de futuro nem me dou ao cuidado de ler as coisas do Ceportém (e não dou mesmo, nem sequer leio as gordas dos submissos) porque me mantens informado do que realmente interessa àcerca daqueles pobres coitados...

    ResponderEliminar
  3. Ja nem sei o que dizer desse clube tao pequenino.Realco a parte em que se afirma que o pseudo presidente dos submissos nao diz a verdade aos seu adeptos.
    Post magnifico caro Gil Vicente,bom fim de semana.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  4. Saudações Gloriosas,

    Venho apresentar o GloriosoTube.blogspot.com
    Trata-se de uma colecção de vídeos Benfiquistas no YouTube que vai sendo actualizada à medida que os vídeos são publicados.

    Cumprimentos Benfiquistas,

    ResponderEliminar
  5. Mais um grande post do caro GIL VICENTE

    Fala com sabedoria e de forma que todos gostamos de ler.

    Também penso que, está na forja, mais um clube à dimensão do Belenenses. Esperemos calmamente...

    Bom Domingo
    .

    ResponderEliminar