quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MISERABILISMO PROVINCIANO

Na sua tradicional e descabelada crónica semanal em a bola, Miguel Sousa Tavares consegue escrever ainda “nortadas” cada vez mais … desnorteadas. Desta vez, insurgiu-se contra as verdades para ele muito “dolorosas” que Fernando Guerra escrevera em crónica há uns dias atrás.
Escrevia Fernando Guerra nessa sua crónica, “latu sensu”, que Pinto da Costa nunca deixou de ser provinciano, pequenino, com as “guerras” imaginárias que o seu subconsciente – ainda mais pequenino, podemos nós acrescentar – tecera nos meandros da sua pequenez. Por isso, apesar de o seu clube ganhar, Pinto da Costa nunca deixara que o FC Porto crescesse sequer à escala nacional, antes se acantonara entrincheirado num bairro de uma cidade.
Fernando Guerra pronunciava-se acerca das mais uma vez tresloucadas paranóias que Pinto da Costa tivera nos poucos momentos em que aparecera esta época e, ainda assim, apenas para se manter pequenino e provinciano, com os olhos em bico somente para o seu arvorado “inimigo” e não apenas adversário de um desporto que devia ser saudável … para mentes sãs!…

Miguel Sousa Tavares replicou que não senhor, o Porto havia crescido e muito, embora concedendo na apreciação da “guerra” regionalista, vesga e sem sentido, mas que só acontecera, acrescentava, nas primícias do “imperialismo portista” de Pinto da Costa, que este teria tido consciência da tacanhez e “reparado” a sua bizarria.
Deu como exemplo da actual dimensão “nacional” o facto de o FC Porto ter sido o clube que nas três épocas precedentes teve maiores assistências no seu Estádio.

Sousa Tavares, na ânsia de mostrar serviço, nem verificou que este seu argumento das assistências contradiz o que pretende demonstrar. Efectivamente, as maiores assistências no seu estádio só provam, precisamente, o regionalismo da pequenez do seu clube. Para que o seu clube pudesse ser considerado de nível nacional, seria preciso que Miguel Sousa Tavares demonstrasse que o FC Porto foi o clube que maiores assistências mobilizou em todo o território nacional.
E isto, ele não pode demonstrá-lo porque o seu clube não mobiliza praticamente ninguém fora do seu acantonamento e trincheira.
Ainda agora se provou isso. No Jogo com o Paços de Ferreira, o Benfica fez com que o estádio da Mata Real “rebentasse pelas costuras”, tendo mesmo os dirigentes do clube anfitrião pensado previamente ao jogo em aumentar a sua capacidade com bancadas suplementares amovíveis.
Pois o FC do Porto, ali tão perto, a um saltinho do seu acantonamento, apenas conseguiu que na Mata Real estivessem quatro mil e poucas pessoas!…
Ou seja, bastante menos de metade da sua capacidade normal!

Escreve ainda Sousa Tavares que o FC Porto é o único clube português de nível internacional, o único que leva a conhecer Portugal lá fora, um clube fundador do G14. Para o comprovar, repisa de novo mais uma mistificação da histórica, escrevendo que o FC Porto foi … campeão mundial!...
É o bocejar de uma pretensão desejada e sonhada quanto nunca concretizada. De facto, conhecido lá fora continua a ser o Benfica, mesmo sem conquistas nas últimas duas décadas. O Benfica, sim, tem historial e deu a conhecer Portugal quando Portugal era desconhecido.
Por outro lado, o FC Porto nunca foi campeão mundial de clubes porque nunca participou em tal campeonato, desde que este foi instituído. O FC Porto ganhou apenas duas taças Toyota, aquilo a que reduziram a anterior taça intercontinental disputada a duas mãos entre o campeão europeu e o campeão sul-americano.
Depois, Miguel Sousa Tavares escamoteia que o FC Porto só foi fundador do G14 por segunda escolha porque o primeiro convidado português foi, disse-se, o Benfica. Só que as trafulhices de Vale e Azevedo, em especial com o MU devido à transferência de Poborsky, fizeram com que este clube vetasse a entrada do Benfica comandado por tal espécime de presidente.
De resto, ainda há muito pouco tempo o Benfica foi considerado o 9º clube melhor da Europa em provas da UEFA disputadas no século XX. E este século em que estamos ainda é uma criança!...
E o FC Porto ficou vinte – sublinho, VINTE – lugares atrás!
É uma distância nada despicienda para quem tenha um pingo de vergonha e se recuse a manipular a História e a realidade dos factos. Mas, para os lados do clube de Miguel Sousa Tavares, inventa-se “história” e até se tem o topete de pensar que essa “história” inventada se há-de impor à História real, à Historia vivida pelas gentes, à História verdadeira.
Não, o que interessa são as “estorietas” de cordel à moda do “papa” condenado e mentiroso.

Miguel Sousa Tavares está há muito tempo contaminado por essas “estorietas” que ajuda a modelar com os seus fracos recursos escriturais. Sousa Tavares, com as pretensões de ser uma figura importante da escrita e da História – legitimamente, como qualquer ser terreno – devia começar por refutar e não aderir às falsidades históricas que o presidente do seu clube engendrou, não apenas com a data da fundação desse clube mas também com o mito do dragão.
Por isso, Miguel Sousa Tavares, com as suas pretensões de homem culto e fiel à verdade, devia ajudar a apresentar provas históricas que comprovassem quais os torneios e jogos em que o FC Porto interveio nos anos que o presidente do seu clube lhe inventou. E que comprovassem também quantos dragões de ouro – ou de prata, ou de lata – o FC Porto entregou aos seus filiados antes de 1984, porque a História desconhece qualquer entrega de tal símbolo.
Miguel Sousa Tavares, se tem amor ao seu clube, nem devia admitir que figuras gradas da fundação do mesmo – Monteiro da Costa, acima de todos – ficassem no esquecimento, nem que um mito tão mítico quanto o símbolo se substituísse ao verdadeiro símbolo do seu clube.
Porém, Miguel Sousa Tavares não se importa minimamente com a verdade histórica. É torna-se conivente com as tramóias desta índole.

O FC Porto actual é um clube que só tem “história” sem História, nos anos inventados por Pinto da Costa, e história conspurcada, nos anos em que este tem sido seu presidente.
E, com isto, o FC Porto tornou-se, de facto, conhecido lá fora … como um dos poucos clubes europeus e o único clube do futebol português a, para já, apenas tentar corromper a verdade desportiva.

Em Portugal, para além desse conhecimento, apenas é conhecido por um clube de bairro acantonado na sua trincheira de pequenez provinciana, fiel à imagem do seu presidente condenado.

19 comentários:

  1. Queria apenas enviar-te os meus parabéns pelo teu excelente Post.
    Quanto a M.S.T para mim foi um escritor que como muitos outros cairam de paraquedas , como diz o ditado ( num pais de cegos quem tem um olho é rei).
    Mais uma vez parabéns e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. BRAVO!!!!
    tiro o meu chapeu a todos os artigo que o meu Amigo Gil Vicente escreve, nota-se a sua imensa sabedoria aliado ao grande amor ao clube.
    quanto ao MST resta-me apenas dizer que é um asno tal qual o presidente que venera

    beijinho meu amigo
    ..

    ResponderEliminar
  3. os adeptos do fcp há muitos anos que são apelidados pelo povo da invicta por "andrades". o porco da costa lançou o nome de "dragões" para tentar sobrepor-se à vontade do povo, mas este não esquece! são andrades e agora, com mais propriedade, são andrades corruptos!

    ResponderEliminar
  4. Mais um enorme post neste blog que eu considero o melhor do momento de entre todos os que se dedicam ao Benfica.
    Cumps!

    ResponderEliminar
  5. Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!!22 de outubro de 2009 às 15:12

    Caro Gil Vicente

    Gostaria de lhe fazer um pedido.Já há alguns dias que estou para enviar um mail para o Vitor Serpa(director do pasquim a bola)aludindo aos provocatorios escritos do mst e mesmo de outras personagens que destilam odio pelo GLORIOSO com aquele pigmeu do barroso e mais uma serie de correspondentes e jornalistas(?)que em 5 palavras acerca do GLORIOSO,2 são de odio e 2 são de desprezo,sendo a palavra que sobra um "e" ou "a" ou "de".Depois de ler isto apetecia-me mandar enviar este texto em anexo ao dito cujo mas obviamente que antes de mais consulto o seu autor.Até sugeria que fosse o proprio a envia-lo.Mas a pergunta que faço é:o Carissimo Gil Vicente importa-se que eu anexe este post ao mail que pretendo enviar ou prefere que não o faça?Fico a aguardar a sua decisão,até lá,um grande abraço...e grande texto,obviamente!!

    ResponderEliminar
  6. Excelente Post
    Vamos continuar a combater esta distribuição de Fruta para Dormir...
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  7. Ah, então o ENORME Gil Vicente tem escrito por aqui. Grande e maravilhoso post.

    Abraço GLORIOSO
    AMO-TE BENFICA


    ÀBenfica

    ResponderEliminar
  8. Cheguei agora, Rainha.
    Muito obrigado pelos elogios mas a minha sabedoria é a sabedoria do amor profundo e imenso ao nosso Benfica.
    E nisso, posso dizer, com a maior felicidade, que tenho uma Rainha que não fica nada, mesmo nadinha, atrás.
    Quanto aos asnos, que o são realmente, nós, Benfiquistas, chemos-lhes a "roupa ao pêlo", através das manifestações de amor ao nosso Benfica que todos vamos tendo nesta gloriosa blogesfera.
    Beijinho, Rainha

    Cáro Águia Suiça.

    Também lhe quero agradecer os elogios e responder-lhe como respondi acima à Rainha do Benfiquismo.
    Todos nós somos excelentes a defender o nosso Glorioso Benfica, que é universal.

    Saudações Benfiquistas e desejo que partilhe sempre connosco o seu Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  9. Caros Benfiquistas

    Quando escrevi o comentário anterior não tinha ainda dado conta dos comentários que estão a seguir.
    De qualquer forma, agradeço a estes também enormes Benfiquistas os seus elogios e respondo-lhes da mesma forma. O nosso fervor, a nossa sabedoria é toda igual: defender sempre, defender com todas as formas e amar o nosso Glorioso Clube.
    E nisso, felizmente, nós Benfiquistas sommos todos sábios.

    Caro "Benfica - Orgulho, Honra, Glória
    Com toda a consideração e respeito, prefiro que não envie este post junto ao seu e-mail.
    Por duas razões:
    Primeira, porque vai fazer com que a sua mensagem fique dispersa e não atinja, como deve, o alvo que pretende.
    Segunda, porque eu gosto de responder, escrevendo e esperando que leiam.

    Deve compreender. MST também não mandou e-mail a Fernando Guerra, respondeu-lhe noutro artigo.
    Claro que eu não tenho nada contra a resposta directa por e-mail.
    Mas prefiro que os meus escritos sejam totalmente públicos.
    São apenas questões de preferência, discutíveis como tudo, naturalmente.

    Tenho a absoluta certeza de que o Caro Benfiquista é capaz de lhe responder tão bem ou melhor do que eu. E claro que não está impedido de seguir o modelo do post para a sua inspiração.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  10. Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!!22 de outubro de 2009 às 19:00

    Caro Gil Vicente

    Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista,nesse sentido tentarei inspirar-me neste post para enviar um mail que defenda o Nosso Glorioso e que exponha(se bem que exposto o dito cujo já está).E realmente ficaria muito disperso.Pensei que ia imprimir ainda mais força ao conteudo do mail ao juntar tão ilustre peça de escrita(deste modo tambem ilustraria ao V.Serpa que os Benfiquistas já se começam a encher das provocaçoes semanais desse individuo)mas se calhar é melhor elaborar um texto mais condizente com o que pretendo transmitir,até porque não me ia cingir ao mst,como tinha referido.
    Caro Gil Vicente,de qualquer dos modos agradeço a inspiração e o conselho,depois de ver o GLORIOSO na Liga Europa passo para o teclado,se possivel inspirado por mais uma vitoria!!!
    VIVA O BENFICA,O MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!

    ResponderEliminar
  11. Caro Benfica, Orgulho e Honra

    É isso mesmo que diz. Inspire-se á vontade neste e noutros post.s Eu faço o mesmo, inspiro-me sempre noutros escritos, em notícias, crónicas, artigos de opinião, tudo. Nós vamos aprendendo uns com os outros.
    Assim, o caro Benfiquista, apesar de se inspirar em outros artigos que, para quem escreve, são documentos, apresenta um trabalho seu e vai-se orgulhar dele, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vez, fantástico. É só o que posso dizer.

    PS: MST é outro que tem a mania que sabe falar e escrever sobre tudo... e no entanto não o sabe fazer sobre nada.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  13. O afã do pinto da costa em tentar, de todas as formas, aproximar o seu clube à grandeza do Benfica tem tido inúmeros episódios caricatos. Um deles foi o revisionismo da fundação do fcp (já referida e defendida pelo MST). Assim, passaram por bula papal a ter mais uns 15 anos que o Benfica. O engraçado é que o fez numa altura em que o marketing desportivo era ainda incipiente o que, ao contrário do Benfica, chegado o centésimo aniversário, não conseguiu aproveitar financeiramente o centenário da fundação.
    Mas enfim, o porto não tem tido grandes dificuldades em fazer dinheiro. O problema deles, nesse aspecto, e só os títulos o andam a disfarçar, é para onde é que sai...

    ResponderEliminar
  14. Soberbo poste
    Soberbo Auto
    Soberba arte de bem trabalhar o ouro

    O Talibãn Tavares está muitissimo bem esmiuçado pelo Pai do Teatro.

    É um reles e ordinário troglodita este imbecil.
    Como pode uma Santa Senhora como foi a sua extremosa Mãe, dar à LUZ tamanho traste!!!

    Sobre as assistencias este plagiador só contou com o covil. Nos outros estádios é um deserto que o seu clube corrupto transporta.

    Imbecil que só escreve o que lhe convém mandando às malvas a verdade.

    ResponderEliminar
  15. Caros Bruno João Tomaz e Viriato.
    Todos nós somos importantes e todos nós somos igualmente brilhantes na defesa do nosso Glorioso.
    A parte de cada um é importantíssima para isso e todas são igualmente importantíssimas.
    O nosso Benfica andava a precisar de nós todos nesta gloriosa blogosfera, até porque o poder corrupto do futebol amordaçou com avençados toda a informação de todos, praticamente, os jornais.
    O meu obrigado por comentarem e "postarem" (gíria que está na moda com o avanço tecnológico) sempre a favor do Benfica.

    ResponderEliminar
  16. Eu ao contrário do pessoal estou solidário com o tal tavares,ainda ontem precisou de entornar uma garrafa de J.B. para conseguir adormecer,é isso que o Benfica é para ele,uma maldição.

    ResponderEliminar
  17. Bem apanhada, Caro Mafegos.
    Ele até foi capaz de tomar uns prozacs com a J.B.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. O meu amigo Gil Vicente em grande :)
    Um orgulho ver o seu blog crescer a olhos vistos.Em relacao ao post ja tudo foi dito voce e simplesmente magnifico e como alguem disse este e o melhor espaco no que a escrita e seu conteudo diz respeito, um blog de qualidade superior.
    Saude e um bom fim de semana
    Aquele abraco
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  19. Obrigado, caro JJD.
    Já sentia a sua falta amiga.
    Nós todos somos importantes e magníficos na defesa do nosso Glorioso Benfica.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar