sábado, 24 de outubro de 2009

AO SABOR DO VENTO ...

1. O Benfica entrou ontem nas tão desejadas provas dos nove, naquele exame por que tanto anseiam os benfiquistas mas, em especial, os que esperam ardentemente o seu deslize e a confirmação de que a demonstração do seu futebol tem sido até agora apenas … fogo fátuo!...
Com efeito, o Benfica vencedor causa demasiados engulhos a certa gente provinciana – pouca, felizmente – que vê ameaçadas as posições em que se instalou à custa da batotice desportiva pela qual alguns apenas foram condenados na forma tentada.
Para tal gente, existem duas torturas fantasmagóricas. É o Benfica que vence e convence e que faz renascer as suas angústias de seres pequeninos que se julgam grandes apenas quando os outros estão em dificuldades. E é o Benfica que, vencendo e convencendo, arrasta consigo multidões, mexe com Portugal inteiro, coisa que eles não conseguem, por mais que tentem, tão pequeninos são e se sentem na dimensão do seu bairro citadino.
Porém, a tão almejada primeira prova foi superada com alta distinção. Uma equipa inglesa de gabarito, a equipa inglesa mais titulada a nível europeu, o que muita gente esquece por conveniência estrutural e conjuntural, sofreu a maior goleada infligida a equipas das terras de Sua Majestade, desde há cerca de 40 anos. Mais concretamente, desde a época de 1970/1971.
E o Benfica superou essa prova com quatro golos de bola corrida e apenas um de bola parada. E nem sequer precisou desse golo de bola parada para fazer vergar a equipa inglesa sua adversária.

2. Espera-se – com pouca convicção e entusiasmo, atendendo à tacanhez da fonte – que o Senhor Dr. Barroso agora já tenha ao menos uma dúvida metódica sobre se o Benfica não estará a caminho de ser uma grande equipa, a praticar o melhor futebol – melhor, muito melhor do que o seu Sporting – aquele futebol que ele escreveu ser o único que emergia dos golos de bola corrida e que correspondia aos campeões.
Será que o Senhor Barroso, homem catita no seu cronicar atabalhoado sobre o futebol, já será capaz de distinguir e reconhecer que a qualidade do futebol do Benfica, principalmente no confronto com o futebol da sua equipa, o distancia sobremaneira do Sporting candidato ao título?
Será, Senhor Barroso, que é o entusiasmo da imprensa que faz com que o futebol jogado do Benfica pareça melhor do que na realidade é?
É claro que o Senhor Barroso olha de esguelha, como todo o sportinguista, no que ao Benfica diz respeito. Ele considerava que o Benfica não jogava nada de especial, pois apenas marcava muitos golos de bola parada. Nem sequer era capaz de verificar que bastavam os golos marcados pelo Benfica de bola corrida para ultrapassar os golos que o Sporting marcou, de bola corrida e de bola parada.
O Senhor Barroso é, de facto, o espelho de muitos outros Barrosos do burgo. Tal como eles e no que tange às suas opiniões sobre o Benfica, só sabe bolçar tontices num presuntuoso gesto depreciativo e grotescamente impante.

3. Fucile é mais um escarro de lavagem cerebral bem engomada que aquela casa produziu em alternativa a uns certos “contactos usuais” que, adequadamente à “lavagem automática”, sofre quem se não deixa ensaboar na lavandaria das antas com o detergente da lavagem dos resquícios da inteligência que o novo “caloiro” possa transportar.
Normalmente, aquela escola da batotice desportiva condenada por tentativa de corrupção, faz uma recepção ao caloiro com limpeza “tide” das escorrências com que o pretendente a pupilo se apresente contaminado.
De cérebro bem lavado e bem untado de superfluidade à moda da casa, Fucile só pode vomitar tontarias como a de que a equipa do seu clube é a que melhor joga, embora não veja jogar as outras!... Nem mesmo em sua casa, acrescenta … que ele é muito “selectivo”!…
Mas sabe tudo o que se passa ao redor!... Por isso, pode estabelecer uma tabela, a sua tabela! O FC Porto (e Fucile, naturalmente), têm, de facto, jogado de “forma espectacular”! Tão “espectacular” como se viu no último jogo contra uns pobres e toscos diabos que ainda não sabem por que os deixam andar a exibir o seu triste e desengonçado futebol naquele escalão europeu! Talvez estes pobres diabos se tenham sentido mais confortáveis depois do jogo do dragão por verem que, afinal, não estão muito sós nas sua pobreza futebolística.
A equipa do FC Porto não é, todavia, tão espectacular como espectaculares são as suas ridículas e atoleimadas tiradas de Fucile!
Quanto às goleadas, a personagem aprendeu depressa e bem a “oração de sapiência” com o seu “papa”, faltando-lhe talvez saber “declamar” como ele.
E nem sequer seria preciso grande esforço mas um cérebro bem lavado não tem excrescências de tino.

4. Dá gosto ver a azáfama dos porta vozes do “papa” condenado na sua (sub)missão de desagravo pela condenação.
Valentim Loureiro foi anos a fio presidente de uma câmara municipal e presidente da Liga de Clubes. Ainda agora é presidente da mesma câmara e acumula com a presidência da assembleia-geral da mesma Liga.
Nunca Salvador teve o menor prurido acerca disso, nunca se lhe ouviu qualquer preocupação pelo bem dos clubes com a acumulação de funções. E Valentim Loureiro até já foi condenado e encontra-se arguido por vários crimes de lesa futebol.
Só que Valentim Loureiro nunca foi presidente de direcção de uma Liga cuja comissão disciplinar condenasse o seu patrono “papal”!
E Hermínio Loureiro foi!
E Valentim Loureiro nunca apregoou que desejava limpar o futebol da porcaria que o enlameava!
E Hermínio Loureiro fartou-se de apregoar que tentaria essa limpeza e conseguiu fazer alguma coisa de importante que o “papa” de Salvador não perdoa!
Todo o mundo de futebol sabe de cátedra que, com Valentim Loureiro ou outro presidente da laia, nunca o “papa” teria sido condenado como foi!
E é só isto que faz falar Salvador, aliás por razão própria e por encomenda!
Agora, pensa ele – e talvez com alguma razão – calha a vez ao seu clube receber algumas graças migalheiras do “papado”!
Até cair mirrado para o lado, no fundo da pedreira, tal um Boavista!
É só chegar o momento do desperdício. Depois, o “papa” manda embrulhar no caixote dos resíduos e chutar de encomenda, à sua sorte e desdita!

6 comentários:

  1. Não há duvidas que o nosso GLORIOSO e AMADO CLUBE está bem servido na Blogosfera.

    Quem quiser entrat em blogues da pesada, vai ler o ANTITRIPA e a TERTULIA, quem quiser ler coisas mais softs e côr de Rosa tem à sua disposição, o OBELOVOARDAAGUIA,BENFICA É UMA PAIXAO,BENFICA FOR LADIES, BENFICA A CHAMA IMENSA e muitos outros.

    Agora, quemm quiser ler o nosso Benfica, ser defendido de uma forma ERUDITA, terá que vir aqui, pois é aqui que se cultiva a ARTE DE BEM ESCREVER EM TODA A TELA.

    E um blogue cujo dono é nem mais nem menos que o escultor da CUSTODIA DE BELÉM, feita com o primeiro ouro que veio da India, mas também como PAI DO TEATRO que foi realmente o GIL VICENTE, só podia dar nisto!!!

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente post em defesa do Benfica,o Viriato disse tudo.
    Caro Gil Vicente tenho pensado bastante no desafio que me propos em relacao aos 300 mil socios mas ao fim destes dias cheguei a conclusao que nada nada melhor do que dar voz ao presidente. Se consultar esta pagina

    http://www.themusichutch.com/listen.php?songid=73333

    podera copiar o codigo(embed)e adicionar ao seu blog como fez com as fotos (esta disponivel para todos).
    O discurso do nosso presidente e se quiser ver como fica basta consultar o meu blog pois sempre que alguem la entrar vai ouvir o discurso do nosso presidente.
    Um abraco
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  3. O caro Viriato de Viseu saiu-me cá um "engraxador"!!!!, lol

    Está de facto um texto divinal

    Bom FDS
    .

    ResponderEliminar
  4. Pronto, o General só quer espalhar o seu saber em comentários. Vejam só que peça erudita escreveu. Ele, sim, um verdadeiro erudita, da escrita, da palavra e da ... espada!

    Caro JJD
    Já fiz o que me ensinou. Resultou uma maravilha!
    Agora, o Viriato quando nos vier ver já tem que ouvir o mestre Presidente.

    Caro Águia Livre
    Não me deixe sem palavras até porque a sua bela e erudita escrita não fica a dever nada a nenhuma outra.
    Um bom fim de semana e um começo da próxima ainda melhor, lá pela noitinha inclusive.

    E um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Ó ARRUMADOR,`
    Qual engraxador, qual quê?

    É a pura verdade MEO !!!
    Logo no estacionamento, vais levar uma moeda falsa e se refilares, trabalha o pau de marmeleiro que, nas massagens, é o ultimo grito da moda!!!

    ResponderEliminar
  6. GIL
    Falta parabendizar-te pelo fundo musical.
    O INSIGNE e ILUSTRE PRESIDENTE do nosso ,a falar na prospecção de novos sócios está divina!!!

    Oxalá o PERO VAZ DE CAMINHA lhe envie uma das famosas cartas a agradecer-lhe o trabalho já feito e a dar-lhe mais força!!!

    ResponderEliminar