segunda-feira, 12 de outubro de 2009

OS “BITAITES” DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Compreendemos que os jornais de Joaquim Oliveira vivam mal com a pujança do Benfica, ainda que só económico-financeira. Muito pior ainda se a essa pujança se juntar a pujança desportiva. É uma assombração muito grande para o clube de quem o patrão é adepto.
Também se sabe e compreende que eles só alcançam alguma referência nas vendas se falarem do Benfica e, em especial, se falarem mal, se mistificarem e escreverem os disparates que muito bem entendem – e entendem muito disso – disparates esses consubstanciados nas faltas de rigor, objectividade e, pior do que isso, na falta de verdade nas notícias que difundem.
Talvez como disfarce, vão cumprindo a tarefa à vez e agora chegou a vez do Diário de Notícias.

Para bem compreendermos a falta de rigor, objectividade e verdade que são o cerne substancial da credibilidade de qualquer órgão de informação, recordemos algumas notícias veiculadas por este, digamos, jornal.

Em 26 de Fevereiro deste ano, bem cedo, por sinal, pela pena de um tal Gonçalo Lopes, o DN puxava para título:

«Venda de Sidnei ou de David Luiz equacionada pela SAD».

No desenvolvimento da notícia, justificava-se este título com a renovação de Luisão. Se falhasse a renovação deste, não seria “de descartar a saída do patrão da defesa”. Mas o autor da notícia, depois de encenar várias alternativas, ainda encenava a de que qualquer destas vendas “não é, de todo, uma obrigação” porque, “para fazerem face aos aspectos financeiros”, os dirigentes do Benfica poderiam … “negociar Di María”!

O mesmo Gonçalo Lopes, em 9 de Abril passado, já mudava o título para:

« Katsouranis e Di Maria são os únicos 'dispensáveis'».

A justificação era de que “o plano financeiro do Benfica para a próxima temporada, 2009/ /2010, está praticamente delineado” e, embora concedesse que ainda havia que esperar pela decisão final sobre a participação, ou não, na Liga dos Campeões, lá ia acrescentando nos seus gatafunhos de rasquento encenador, que o dinheiro seria “fundamental para preparar a nova época, ainda que os encarnados já estejam a fazer contas”.

Em 22 do mesmo mês de Abril o nosso Gonçalo Lopes mudava outra vez de azimute. Agora, garatujava que “Rui Costa e Luís Filipe Vieira já escolheram os jogadores a transferir para realizar capital caso as águias falhem o apuramento para a Liga dos Campeões. A venda de Di María e Sidnei é a solução para acautelar a provável ausência do Benfica na próxima edição da Liga dos Campeões”, esperando, segundo ele, “encaixar perto de 30 milhões de euros”!

Sabichoso, extremamente sabichoso, este, suponhamos, jornalista! Tão sabichoso que não deu uma para a caixa, isto é, não acertou em nenhum dos seus delírios.

O Benfica, de facto, não vendeu ninguém, para além daquele que não quis ficar e que nem sequer era importante para as tais contas. O que o Benfica fez, por intermédio daqueles dirigentes, foi reforçar-se bastante e muito bem, em qualidade muito elevada!
Com isso, o futebol do Benfica transfigurou-se na arte de bem jogar e na arte de bem ganhar!
E o clube do patrão Oliveira está muitíssimo assustado porque toda a gente sabe que o dirigente mor desse clube – por sinal, condenado por batotice desportiva, isto é, corrupção desportiva tentada – e outros acólitos e ajudantes, têm uma assombração muito grande com a qual sonham a todos os momentos da sua vida e que tem um só e Glorioso nome, Sport Lisboa e Benfica!
Então, vai de meter os “fiéis” na liça costumeira do bitaite supostamente desmoralizador e desestabilizador!

O DN começa por tentar ensinar quem sabe muito mais do que ele o que é um fundo de investimento como o que o Benfica constituiu e lhe pertence. Tenta as balelas dos “papões”, certamente não de criancinhas mas de algibeiras, coloca em relevo o risco e a aleatoriedade naturais deste tipo de fundos, como se os investidores a quem se dirige não soubessem da poda toda e os do DN não passassem de uns meros aprendizes de feiticeiro.
Para maior ridículo, valem-se de uns pseudo ensinamentos de alguém que nem sequer sabe distinguir emissão de obrigações de emissão de papel comercial.
Inúteis, uma manifestação de inutilidade extrema!
Mas, claro, “não dão ponto sem nó”! Só que já são conhecidos de ginjeira pelos Benfiquistas!
O que eles pretendem é desvalorizar, aos olhos dos Benfiquistas esta nova e que pode ser importantíssima fonte de rendimento e de financiamento.
E, naturalmente, fazem eco dos que só ficaram com inveja e com dor de cotovelo!

Mas não ficam satisfeitos! Eles nunca ficam satisfeitos nem nunca ficarão porque o Benfica é Eterno, Imortal e está cada vez Maior e Melhor, mais pujante, como em tempos um pouco recuados!
Por isso, agora por intermédio de outro, digamos também, jornalista – mudou o nome mas não as “virtudes” que os Benfiquistas bem conhecem – um tal Carlos Nogueira, lá vem a tentativa de agitação e desestabilização.
Primeiro, com um título totalmente falso, dizendo que Jorge Jesus teria dispensado o psicólogo da equipa principal!
Tentou justificar o injustificável – a mentira nunca tem justificação plausível – com umas patranhas para preencher o espaço de papel que lhe deram e que tão mal empregado foi!
Mas obrigou o Benfica a ter de fazer um esclarecimento público desta notícia e a desmentir categoricamente o que este suposto jornalista gatafunhou.

Mas o pseudo jornalista não ficou satisfeito porque tem sempre de garatujar qualquer coisa para angariar o seu sustento!
Agora, ainda a época das possíveis contratações ou vendas de jogadores vem longe, já ele lança a “bisca”, não para ver se pega, mas apenas para ver se alguém dá alguma atenção àquilo que escreve. Então, vem escrever que a “Lazio mostra interesse em Pablo Aimar”.

Que grande novidade! Agora, depois de curado das mazelas que tantos anos o atormentaram e puseram em risco a sua carreira futebolística; agora, depois de ter recuperado a alegria de jogar; agora, que ele demonstra toda a sua arte de jogador excepcional que é, tendo merecido a honra de voltar à sua selecção, haverá alguém que não mostre interesse nele?
Até mesmo os que dizem que “as uvas estão verdes e ninguém as pode tragar”!

O jornalista socorre-se, ao que afirma, do empresário de Aimar, o qual teria supostamente combinado encontrar-se com o presidente da Lazio num lugar qualquer.
Pois que vá, ninguém está proibido de viajar!

Mas este tipo de notícia, sem qualquer fundamento que se veja, tem algum interesse neste momento?
Tem o interesse pretendido pelo, digamos, jornalista: o da desestabilização!
Mas é um interesse, um objectivo que errou o alvo! Os Benfiquistas estão unidos em torno do seu Benfica.

O sindicato dos jornalistas parece que fica enfurecido, grita, estrebucha, sempre que o Benfica proíbe um jornalista que não convida de entrar nas suas instalações. Sabemos que ele tem de demonstrar algum serviço que justifique as suas funções.
Só que dignificaria muito mais e muito melhor a sua função e a função daqueles que supostamente representa se, primeiro, aprendesse e ensinasse aos seus filiados que jornalismo é rigor, objectividade e … verdade!
Ou seja, que ele, sindicato, tudo fizesse para que os seus filiados cumprissem um Código Deontológico que aprovaram.
Talvez, assim, não tivessem tantas oportunidades de ficarem furiosos com o barrar de entradas em instalações e eventos para que não foram convidados e em que não são bem-vindos!

7 comentários:

  1. Houve uma altura que uma noticia de interesse de clubes nos jogadores do Benfica seria alarmante e poderia provocar destabilização... Na altura em que se vendia demasiado facilmente os bons jogadores, ou os deixavam sair de qualquer modo. Com LFV cada vez mais os jogadores saiem quando o clube acha que fica melhor sem eles e os bons só os vende muito bem. Por isso estas noticias já não alarmam nem destabilizam. Portanto eles falam, falam, falam, mas não dizem nada porque nós temos a certeza que um jogador nuclear só sai se for bem vendido e contra isso nada podemos fazer. E também sabemos que teremos capacidade de encontrar soluções à altura!

    ResponderEliminar
  2. É como diz o Tiago: cada vez mais essas notícias e tentativas de desestabilização passam ao lado, porque o clube está num bom momento, claramente confiante nas suas capacidades, e liderado por um grande técnico que não deixa que a cabeça dos jogadores nem a sua se ocupe de fantasmas. Enquanto assim for estarei tranquilo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Um dia esses avenssados mentirosos vao ter o que merecem pois so andam a arranjar lenha para se queimar.
    Excelente post caro Gil Vicente.
    Um abraco e muita saude.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  4. boas !!! pra já queria dar os parabéns , pela seu texto .... mas só queria deixar uma indignação !!! quando o nosso clube empresta o estádio á lusobrasileira selecção de portugal , será preciso o nosso presidente estar sentado á beira do verme do "merdail " ... ?
    somos obrigados a receber a porcaria da t.v.i. televisão depêndente dos corruptos .... mais grave .... ter que ouvir os palermas dos comentatores " até o toni " a dizer parvoíces .... caros amigos e benfiquistas ... isto não á pachorra ... enfim .... abraços e saudações benfiquistas ....

    ResponderEliminar
  5. Excelente GIL,
    Tás com o teu arquivo afinadíssimo.
    Os merdias do MAMAO não escapam à tua lupa!!!

    Parece que agora,a coisa já pia mais fino. Da maneira como estamos a contratar e a segurar o plantel, já não dá azo a mais diarreias escritas por esses junta-letrs avençados, sempre prontos a desastibilizar o nosso ENORME.

    Até nisso estamos a jogar bem.

    ResponderEliminar
  6. Caro Tiago

    É tudo como diz. Agora, eles continuam a falar e a escrever mas já é para surdos.
    Um abraço

    Bruno

    É muito bom sentirmos por esta blogoesfera Benfiquista a tranquilidade que se sente em relação ao tratamento que agora é dado às coisas do Benfica.
    Plenamente de acordo consigo e com Tiago.
    Um abraço

    Caro JJD
    Sport Lisboa e Benfica "forever", rumo à vitória!
    Deixá-los andar! Nós todos também cá estamos. E somos muitíssimo mais. Unidos, o Benfica jamais será vencido.
    Um abraço

    Caro anónimo

    Creio continuar a falar com a mesma pessoa.
    De todo o modo, se se perde estando o nosso Presidente junto de um tipo daqueles, o Benfica ganha notoriedade porque as televisões filmam o Estádio e publicitam o nome do Benfica em todo o mundo.
    Logo, é importante que se desenrolem ali as partidas mais decisivas da selecção.
    Saudações Benfiquistas

    Viriato
    Agora estamos no bom caminho, no caminho que deve ser seguido.
    O nosso Benfica só precisa do nosso apoio. Mesmo só o nosso apoio moral já é suficiente para que ele consiga aumentar as receitas e tornar-se cada vez mais imparável.
    Quanto aos avençados, vamos-lhes dando o troco no lombo. Além disso, não lhe compramos jornais e pagamos tv.s dos aliados dos corruptos condenados.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. GIL
    Tenho visto os jogos no meu computador da SPORKOTV, eheheheheh à borliú....

    Era eu lá capaz de dar um centimo a este CHULO que mama na teta do nosso Glorioso sem dó nem piedade como um glutão malfeitor???

    Áh...Áh...mas a mama vai acabar muito próximamente.

    Se quer mamar que chupe o cú do Corrupto!!!!!!!!!!!!
    .

    ResponderEliminar