terça-feira, 13 de outubro de 2009

BETTENCOURT E QUINTELA

Bettencourt anda nitidamente a “boiar”. Com os cofres vazios, os prejuízos elevados, apesar do aumento das receitas devido à mama da CL que o segundo lugar da sua suprema ambição nem sempre confere, com a equipa de futebol a jogar pior do que os casados e solteiros em jogo de confraternização de almoço repimpado, com altos dignitários da corte a roçar-lhe nas canelas, enfim, a casa completamente desarrumada, só sabe olhar para o vizinho do lado.
Chama “vergonhoso” ao fundo de jogadores criado pelo Benfica, agora até admite que pode também constituir um. Demonstra inveja e desvergonha de ter de copiar as coisas boas deste odiado inimigo.
As coisas, lá pelos seus lados, vão de mal a pior!

Fez-se eleger presidente, chamou a si o pelouro do futebol como homem entendido na matéria mas, segundo um seu confrade, só compra jogadores coxos, gordos e doentes que dão despesa e rendimento zero.
Vários outros confrades insignes não aplicam a palavra “vergonhoso” às atitudes do seu presidente, mas deixam-na nas entrelinhas quando, publicamente, acentuam que há muitos problemas dentro de portas e esses é que Bettencourt tinha de resolver e não resolve!

Segundo rezam as crónicas, Bettencourt quer passar uma sociedade, a Sporting Comércio e Serviços (SCS), para a SAD, numa de trocas e baldrocas e com uma desvalorização assinalável. É a empresa que detém os direitos televisivos e a publicidade do clube, ou seja, uma das “jóias” de qualquer clube.
Esta sociedade parece que já fora da SAD, na altura com o nome de “Desportos e Espectáculos” (DE). Porém, a falta de liquidez fez com que a SAD a vendesse ao clube por 65 ME e foi este que aguentou.
Agora, os bancos (Project Finance) exigem a recompra mas apenas por … 20 milhões, tanto por quanto a avaliam!…

Aguenta clube que, como diz Dias da Cunha, daqui a alguns anos, não muitos, pode desaparecer! Mas também, aliado e à cata das migalhas do clube e respectivo presidente, ambos condenados por corrupção tentada, não faz cá grande falta nem deixa grandes saudades.
Até porque os viscondes já se foram!…

O clube não pode, de facto, aguentar tudo, embora sejam os funcionários da SAD os que fazem a choradeira infernal!
Com um prejuízo de quase 3,3 ME, um aumento do passivo em quase 5,5 ME para aproximadamente 229,350 ME no total – só o clube Sporting, não se esqueçam – com o activo a baixar cerca de 1,5 ME, a sua saúde não anda lá muito boa, o que, de resto, nós, Benfiquistas, já sabíamos há muito e bem pouco nos preocupa!
Juntemos a este passivo só o passivo da SAD – deixando a imensidão de outras sociedades para fazer número, que elas só devem comer “massa” e não são auditadas nem aparecem consolidadas em lado nenhum – que, conquanto tenha diminuído cerca de 3,5 ME, ainda ronda os 140 ME, e temos uma ideia da “grandeza” que apregoam.
Mas não é tudo! A SAD viu o seu activo total diminuir de cerca de 17 ME, passando de cerca de 143,4 ME para 126,46 ME.
Activo bem inferior ao passivo. Sabem os Benfiquistas o que isto significa?

Mas Bettencourt continua a assobiar para o lado. Agora, avisa os outros para não gastarem tanto, que pode ser perigoso, "um barril de pólvora"!...
Vê-se pelo seu desempenho que dará um conselheiro competente!...
No fundo, o que quer dizer é que, “se nós – Sporting – só podemos gastar pouco ou nada, porque estamos na falência e não temos cheta para mandar tocar um cego, não gastem vocês muito para a coisa ficar mais equilibrada”!...
Não compreendo é que, depois de tanto lambe botas ao presidente corrupto condenado, que o chamou de gajo com todas as letras, não lhe tenha pedido auxílio, uma maior torrente de migalhas!...
Depois, sempre seria com mais gozo que os poucos adeptos sportinguistas que assistem aos jogos do seu clube ouviam o seu speaker tecer loas ao "papa", através dos microfones da sua manta de retalhos colorida de mau gosto a que chamam de "estádio séc. XXI", quando o século mais apropriado era o da idade da pedra!
Até no pedir Bettencourt é pobre, é incompetente!...


Há um “fedorento” nos “gatos” cuja prosa fede e também não estou a dar nenhuma novidade aos Benfiquistas. Bem, nem todos podem nascer com graça e nem todos conseguem ser engraçados! E este “fedorento” cuja prosa fede só espelha a tacanhez própria dos dirigentes e da maioria dos adeptos do seu clube.
Diz ele, num delírio imaginário desengonçado e bacoco, que a selecção muito deve ao Sporting, calculem!
Para isso, socorre-se dos nomes de Simão, Ronaldo e Nani, sem esquecer Moutinho – que ficou na bancada neste último jogo – e o birrento Veloso que nem aqueceu e só arrefeceu!
Claro, este “fedorento” cuja prosa fede não se esqueceu de Liedson, mas apenas para, julga ele, fazer piada! Escreve não ter a certeza de que a bola rematada pelo brasileiro nacionalizado tenha entrado na baliza mas – e aqui a bacoquice – acrescenta que “naquele estádio é costume beneficiar-se quem joga de vermelho”!

Como se vê claramente, a tacanhez está expressa na sua vivência do fado das saudades. O seu clube só foi capaz de ver aqueles jogadores por um canudo pois não tinha, como não tem, cheta para os conseguir aguentar na sua equipa.
Mas o “fedorento” cuja prosa fede fica todo feliz. Satisfeito com as migalhas das recordações e das uvas que não pode tragar, reivindica para o seu clube louros que lhe não pertencem.
Contudo, isto também não é uma coisa nova para aquelas bandas, é um costume! O Sporting não reivindica medalhas olímpicas ganhas por atletas que não o representavam?!
Por isso, o “fedorento” cuja prosa fede também pode reivindicar agora feitos destes para o seu clube! Basta-lhe ter um “canudo” para os observar!

Quanto à sua bacoquice supostamente piadética, demonstra bem as suas inclinações e as dos dirigentes do seu clube, como era naturalmente esperado.
De que modo é que um cegueta destes podia ter visto o golo de Petit que Vítor Baía defendeu bem dentro da mesma baliza?
O Clube corrupto condenado, mas da sua predilecção, ser ali beneficiado?!
Isso não é para a imaginação de um “fedorento” cuja prosa fede!
Assim como não é para a sua imaginação nem para o seu decoro de sportinguista ver o presidente do seu clube sentado ao lado do presidente condenado e a cumprir pena, depois de este lhe ter chamado gajo e de o ter deixado com a mão estendida!...

Não, Benfiquistas, este “fedorento” cuja prosa fede não engole sapos!
Come-os a todas as refeições futebolísticas como quem come tremoços!
E fica todo satisfeito!...

5 comentários:

  1. Sera que esse idiota de aprendiz de presidente nao tem a nocao do ridiculo ??? E que ja nao ha pachorra para tanta mediocridade. Quem se julga ele para dar concelhos quando tem o seu barco a afundar e nao sabe como o salvar ??? hahahahahahaha e so rir com este artista.
    Saudacoes Benfiquistas caro Gil Vicente
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  2. Vem hoje publicado no Record uma entrevista ao JEB onde este afirma entre várias coisas o seguinte: O nosso orçamento se calhar é caro para ficar em 3º lugar e muito barato para ser campeão." e "...também não contássemos muito com o pé no acelerador do nosso concorrente" (note-se bem,no singular!?, para eles o Clube da Fruta não entra nas suas contas). Isto esprimido quer dizer o seguinte: "Sr. Pinto da Costa, por favor, por caridade dê-nos o segundo lugar como nos ultimos anos. Nós prometemos que não criaremos dificuldade e até o tentaremos ajudar, mas por favor dê-nos o 2º lugar"...Francamente... completamente de cócoras e ainda a oferecer a vaselina.
    Que falta de carácter!

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Quintela é bom, mas nas crónicas fica muito a desejar. Ricardo Araújo Pereira é mesmo o melhor, é a cabeça dos GF.

    ResponderEliminar
  4. Os Barões podem classificar-se em - Barões escandalosamente ricos, Barões só de nome e Barões Invejosos, Mesquinhos (Pelintras em Portugês mais esclarecedor). A maioria dos Sportinguistas que passam a vida a odiar o Benfica sem dúvida que pertencem à últina categoria.
    Tomando em conta as asneiras todas que o JEB tem vindo a cometer desde que foi eleito presidente, pergunto - como é possivel uma instituição da magnitude do Banco Santander, ter atribuido cargos de alta responsabilidade a um idiota como este?
    Se assim continua teremos de reclassificar os Barões em mais uma categoria - BARÕES COVEIROS

    ResponderEliminar
  5. JJD
    É claro que não há pachorra para aqueles medíocres.
    Nós todos, Benfiquistas, vamos ainda fazê-los mais medíocres do que já são.
    Um abraço

    Kouto
    Bem vista essa do singular. Claro que nós, Benfiquistas, há que tempos sabemos que ele anda a mendigar migalhas, tal como o seu antecessor.
    Agora disse-o com todas as letras como pôs em evidência e muito bem.
    Um abraço

    Bruno
    Quintela segue a linha do mendigar e do choradinho dos seus.
    E quem sai aos seus...
    Um abraço

    Tony
    Dou-lhe as boas vindas com apreço. Julgo que é a primeira vez que aqui comenta. Se não for, diga-me.
    O certo é que tem toda a razão no seu comentário.
    Aquilo são "barões" - ou melhor, "baronetes" - de casaco roto e sujo pois não têm dinheiro para mais.
    Mas o que têm muito, como diz, é inveja e dor de cotovelo do Glorioso Benfica.
    Um abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar