segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O ASSOMBRADO

Pinto da Costa é um assombrado desde sempre com o Sport Lisboa e Benfica. A sua fobia tem sido tão aguda que o levou a que o clube de que é presidente nunca vencesse por ele próprio mas vencesse sempre contra o Benfica. E assim tem conseguido que esse clube, apesar de ir vencendo, continue cada vez mais pequenino.
Para tentar sublimar o seu terror doentio, não hesitou mesmo em recorrer à tentativa de batota desportiva pela qual foi condenado apenas na justiça desportiva e ainda cumpre pena.

No decorrer da presente Liga Sagres, Pinto da Costa tem aparecido poucas vezes frente aos microfones e às câmaras, de tal modo que se pode dizer ter ele aparecido muito mais vezes sentado nos bancos do tribunal, bastas vezes na condição de réu. Aliás, tribunal é quase a segunda casa do presidente condenado, de há uns tempos para cá.

Por falar em tribunal, ainda está na memória das gentes o destrambelhamento do motorista de Pinto da Costa e também arguido no mesmo processo – é um “papa” que só trabalha com pessoas da sua confiança – ao atropelar um jornalista e ao não parar sequer para prestar assistência, desobedecendo mesmo à autoridade policial.
Claro que o arguido era o próprio Pinto da Costa, não o “papa” condenado porque este é o presidente do clube igualmente condenado. Mas foi a SAD deste clube que veio responder por ele. E veio tentar fazer de parvo toda a gente, mesmo aquela que não o é nem o quer ser e que é a grande maioria.
Disse essa SAD, efectivamente, que no carro do arguido Pinto da Costa e do co-arguido seu motorista apenas se sentiu um “pequeno e usual contacto”. Estava a lembrar-se da antiga profissão do guarda Abel e dos seus “contactos usuais”, tão usuais quanto o necessário.
E, quanto à estridente apitadela do polícia a mandar parar o bólide, toda a gente a ouviu pela televisão menos os que estavam interessados em fugir e não em prestar contas.
Mas, tudo bem, naquela cidade as autoridades são as que o “papa” condenado determina que o sejam. E ele determinou que, quando fosse preciso fugir, assim fosse avisado. E determinou também que fosse a própria PSP a julgar a sua fuga e não outra vez um tribunal que, de tribunais, já ele começa a andar farto!
Pinto da Costa desobedeceu à ordem legítima de uma autoridade?
Nada disso, disse a própria autoridade dessa autoridade!
Também, quem é que ainda acredita haver naquela cidade e arredores um tribunal capaz de condenar Pinto da Costa ou alguma das “boas companhias” que lhe prestam serviços?

Seja por estas ou por outras, a verdade é que o “papa” tem deixado as “encíclicas” da mentira um pouco ao abandono. Todavia, nas poucas vezes em que deitou bitaite, somente o Benfica lhe ocupou a mente.
Quando lhe perguntam que comentário faz às goleadas do Benfica, responde que não vê jogos de outros clubes.
Quando lhe não perguntam nada, toma ele a iniciativa de afirmar que “não o impressionam as goleadas”!
Ele tem toda a razão! Aquilo que não vê, não o impressiona!...
Mas fala disso na mesma ... até sem ninguém lho perguntar!...
Em casos de maior desnorte, consegue bocejar elogios a jogadores do Benfica e aos “olheiros” deste, acompanhados do correspondente e implícito ralhete aos próprios, pela incompetência demonstrada.
Ele dissera uma vez, e não há muito, não haver qualquer jogador em clubes portugueses – leia-se, Benfica – que lhe interessasse, fazendo somente uma concessão a Moutinho! Pois quem havia de dizer que, agora, César Peixoto, jogador do Benfica, era um jogador importante para Pinto da Costa!
Disse-o o próprio presidente condenado, lamentando que o seu satélite bracarense o tivesse perdido!
E, pelo menos, afirmou-o por duas vezes!

Madail já disse algumas vezes que se não recandidataria à presidência da FPF.
Uma promessa decente! Se concretizada, um acto higiénico!
Tão higiénico que já o levou a tomar a decisão acertada: a escolha do Estádio da Luz para o jogo decisivo do playoff.
Pouco se importou com as, diz-se à socapa, pressões do “papa” condenado que teria ficado “profundamente desagradado”, expressão, aliás, que só pode ter sido usada eufemisticamente, tratando-se de tão assombrada criatura!
Como Madail já não vai precisar dele, deve ter-se refastelado por ter adquirido a liberdade de pensamento e acção! Isto é, conseguiu, enfim, desprender-se das amarras a que sempre se acolheu de sorriso aberto e desejo de manutenção no poder.
De facto, pretendendo-se o apoio do público à selecção, tem de se escolher o melhor e o maior anfiteatro, o Estádio de longe mais apropriado.
Mas ninguém duvidará que só a desnecessidade do apoio de Pinto da Costa o deixou tão liberto para fazer a escolha mais acertada, a única acertada, nas circunstâncias presentes.
Também será fácil de adivinhar o quanto terá “esperneado” o “papa” condenado. E as ameaças entrecortadas que já terá ruminado.

Mas a marca mais impressionante do destrambelhamento provocado pela fobia de Pinto da Costa tivemo-la esta semana.
Quem diria também que Pinto da Costa delegava num seu funcionário, o professor Jesualdo, o papel de porta-voz do seu clube?!
E mais, quem se atreveria a pensar que Pinto da Costa delegaria no mesmo funcionário a defesa da honra do convento?!
Que delegasse num presidente seu satélite, já era conhecido. Toda a gente sabe que Soares Franco foi seu porta-voz. Tratava-se, porém, de alguém que, apesar de pau mandado, tinha pelo menos virtualmente o estatuto de presidente de um clube!
Agora num mero funcionário?!
Mas foi o que aconteceu!

Cebola disse sem papas na língua as verdades que se passam no obscuro reino da tentativa de corrupção desportiva, parecendo à primeira vista que não o impressionam as surras em parceiros do mesmo ofício ou as ameaças de tiros nas canelas.
E parece que teve sorte, o que é sensacional e absolutamente inédito!
Foi perdoado!...
Mas, se pensarmos bem, talvez a coisa não seja assim tão descabelada! Não se pode ignorar que é o jogador mais bem pago do plantel! Por isso, um grande activo para fazer subir … o passivo! E isso é coisa que nem Pinto da Costa se pode dar ao luxo de desconsiderar!
Cebola lá foi fazendo esforços para compensar as verdades ditas com o coração na boca! Ficou-lhe bem, certamente, vir agora afirmar, “talvez me tenha expressado mal”!
Cebola não disse que se expressou mal. Disse que “talvez”!...

Noutras épocas e com outros comparsas, nem o categórico desmentido lhe valeria!
Vamos ver chegará agora! Sim, porque os seus costados, pernas e bólides andam por lá, pelas terras abrangentes dos “justiceiros” costumados!

Por vezes, pode acontecer que a assombração seja tão irremediavelmente perturbante que a aviltante fobia de arrebanhar jogadores treinados na sacanice se vire contra o assombrado!

7 comentários:

  1. A azia da escolha do estadio da luz foi enorme caro Gil Vicente,ele fez de tudo para que fosse no dragay.
    Quanto ao resto o seu complexo de inferioridade ao SLB e por demais evidente anda mesmo assombrado o corrupto.
    Um abraco.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  2. Caro Gil, numa só frase, " é a sicília portuguesa com certeza".

    ResponderEliminar
  3. pobre mente tacanha, encefalo é o que ele é, agora com a escolha do Estadio da Luz para o jogo de Portugal em vez do dragao vamos vê-lo a abrir a boca varias vezes para dizer as bacoradas do costume
    ..

    ResponderEliminar
  4. Rainha, JJD e Jotas

    Caríssimos, a escolha do melhor Estádio do Mundo para disputar o jogo do playoff fez e faz espumar de inveja o condenado por corrupção.
    E nós gostamos que ele espume por todos os lados. Dá-nos um gozo impagável!

    Beijinho à Rainha e grande abraço para os caros JJD e Jotas.

    ResponderEliminar
  5. Sobre a escolha do nosso TEMPLO para se jogar a passagem para lá do cabo das tormentas, oxalá que os componentes do escrete-luso não me estraguem a relva.
    Se deixarem a nossa CATEDRAL limpa, já me fizeram um grande favor.

    O APINTO na Tripalandia já devias saber meu caro Mestre da Ourivesaria, que manda e desmanda em todas aquelas tropas. Ali é Rei e Senhor!!!

    O cebola podre, faz lembrar aquela assinatura da letra comercial de antanho, eheheheh, dizia mais ou menos isto..."onde digo que digo digo, digo, não digo que digo, digo DIOGO !!!!

    ResponderEliminar
  6. Essa está muito boa, Viriato.
    Bolas, ainda não sei por que não assinas um espadeirada.
    Tens que vir assinar uma de vez em quando neste blogue.
    Vá. anda lá, eu dou-te os poderes todos para isso.
    É só dizeres.
    Porra, Viriato, tu sabes o que dizer, como dizer e quando dizer.
    Não estou a brincar, estou a falar muito a sério. E já sabes que não ér a primeira vez.
    Eu preciso de ajuda e de descansar um pouco. E este blogue precisa de um novo post por dia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Eheheheheh escusas de teimar porque não me levas para a oficina da tua Ourivesaria nem para os teus AUTOS a servir de ponto.

    E olha que fiz desde os meus 8 anos teatro (até na tropa em Angola) e muitas vezes de ponto.

    Comentar é que é o meu petisco!!!

    ResponderEliminar