sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PATEGADAS DA SEMANA

1. No recorde de mentiras e das mentiras, Octávio Ribeiro escreve não poder deixar de falar de árbitros e de arbitragens, depois do que viu no Dragão e na Luz. Aproveita para defender a profissionalização dos árbitros, sugere grande investimento na detecção e formação de novos talentos e o recurso aos meios tecnológicos.
Mas, acrescenta, «… enquanto este caminho não é trilhado (sublinho a palavra “enquanto”) … pede-se aos árbitros boa-fé, bom senso e qualidade mínima na decisão».
É deveras curioso o emprego da palavra “enquanto”. Com o uso dessa palavra e no contexto em que é empregue, Octávio Ribeiro só pode querer dizer-nos que, após a implementação dos meios e melhorias que sugere, os árbitros já não precisam de ter “boa-fé, bom senso e qualidade mínima na decisão”. Até qualquer malandrim servirá!
Curioso e definidor!

Pouco importa, como é evidente, o que ele arengue acerca do que se passou no Dragão. De resto, ele só tocou nesse assunto por descargo de consciência! O que ele queria era escrever a pategada que depois escreveu. Pois bem, a sua pategada foi esta:

«a expulsão do avançado do Leixões, Pouga, é um ato de abuso de poder e de lesa-espetáculo».

Octávio Ribeiro é capaz de ter razão relativamente ao tal “espectáculo” de que fala! É que ele deve ser um defensor acérrimo dos jogos violentos tipo hóquei no gelo, do espectáculo da traulitada, do “parte canelas” e outras coisas no género! Houve outros comentaristas que falaram em massacre das pernas dos jogadores do Benfica!
Octávio Ribeiro não estava a falar de futebol!
Ou então, sendo de costela “lagarta”, deve ter aprendido que “espectáculo” de futebol é aquilo que a sua equipa pratica hoje em dia, pontapé para a frente e fé em Deus, jogo entre “casados e solteiros”!
Porém, se a sua costela for “andrade”, aprendeu que “espectáculo” é a cacetada, a cotovelada e a canelada que, em barda, pratica o seu “pupilo” Bruno Alves, bem acolitado por um Raul Meireles!

Relevem, portanto, as pategadas de Octávio Ribeiro! Ele não estava habituado e, consequentemente, não sabia que futebol é espectáculo mas de arte e que a arte está na equipa do Benfica!
Para ele, futebol é massacre das pernas do adversário, se esse adversário for o Benfica, bem entendido!
É que nunca se lhe ouviu o mínimo queixume sobre o "deixem jogar o Hulk"!
Ou seja, não toquem no "menino" porque, se lhe tocarem ... devem ir para o olho da rua!
Octávio Ribeiro, nessa altura, devia estar a dormir repimpadamente uma sesta!

2. A segunda pategada da semana vai para o professor Jesualdo.
Em entrevista pública recente, afirmou ele que o Lisandro foi castigado num lance de penalti e que nunca mais houve quem merecesse castigo idêntico.

O professor Jesualdo, além de pategadas, diz mentiras escabrosas.
De facto, Djalmir, jogador do Olhanense, simulou um penalti em jogo do seu clube contra o Santa Clara. O penalti foi marcado, convertido e teve não só influência no resultado do jogo como na própria subida de divisão!
E Djalmir foi castigado por simulação!
Esta, a mentira deslavada!
A falta de decoro com que mentiu está no seu desconhecimento das leis que regem os agentes desportivos. Com efeito, diz o artigo 122º do Regulamento Disciplinar da Liga, no seu número 2:

«O jogador que provoque uma decisão errada da equipa de arbitragem por ter:
a) simulado de forma evidente falta inexistente que conduza à marcação de pontapé da marca de grande penalidade a favor da sua equipa, com benefício para a sua equipa na atribuição final dos pontos em disputa…»

Lisandro e Djalmir foram castigados por terem simulado um penalti, por terem levado, com essa simulação, o árbitro a marcar o penalti simulado, por ele ter sido convertido e porque essa conversão influenciou o resultado final.

Como se vê, o professor Jesualdo é mentiroso e ignorante!
E distraído! Diz variadíssimas vezes que não quer falar de arbitragens!
Mas fala ainda mais frequentemente delas!
Para dizer asneiras!

3. A terceira e última pategada, por agora, vai para o “papa”, o mentiroso porque mentiu ao Papa, o verdadeiro, aquele “papa” que foi condenado por corrupção tentada e se encontra a cumprir pena.
É natural que não o impressionem as goleadas, tanto quanto quem as consegue se está borrifando para aquilo que ele pensa, menos para o recebimento dos árbitros para “cafezinhos e aconselhamentos familiares, fruta” e outras coisas do género que as escutas do apito dourado descobriram.
É mais natural que ele sinta euforia pelos 4-0 do Leiria ao Setúbal! Compreende-se que, depois de uma licença sabática pela segunda divisão, para aprender quanto custam os favores, esteja agora mais inclinado para este satélite do que para o de Setúbal a quem é bem capaz de já ter decretado licença sabática idêntica, lá para o final desta temporada futebolística!

É igualmente natural que ele vanglorie o Braga! É o seu satélite número dois, depois do de Alvalade!
Não impressionaram os Benfiquistas, nem a sua paciência, as declarações do professor Jesualdo e de Paciência no final do jogo entre ambos.
O primeiro, ficou pouco ralado com o caso! Ficou tudo em casa e estava amestrado pelo patrão, o tal “papa” mentiroso e condenado.
O segundo, ajoelhou-se e pediu humildemente perdão ao seu “pontífice” por ter ganho o jogo.
E nem um suspiro contra o árbitro! Recebera a mesma lição de amestração.

Já mais sabichosa é a sua alusão à arbitragem portuguesa. Não é “expert”, diz, mas não deixa de a considerar relativamente melhor do que outras!
Pudera! …
E, caso raro, está contra os que, não percebendo nada de futebol, disse, passam 80% dos programas televisivos a falar de arbitragem … “até de forma não isenta”, calculem!...
E tem razão, por uma vez tem razão!
Quem é que os portugueses vêem a falar de arbitragens nesses programas televisivos, de forma não isenta e sem perceberem nada de futebol?!
Rui Moreira e Guilherme Aguiar!

Finalmente, a melhor de todas!
Agradece o “papa” mentiroso ao olheiros do Benfica a aquisição de Falcão, acrescentado que não o desviou da Luz.
Em primeiro lugar, este “papa” condenado e mentiroso julga que está a falar de alguém importante!
Mas, coisa curiosa, acaba por dizer, sem se dar conta, naturalmente, algumas verdades! É coisa rara não mentir! Quem mente ao Papa, o verdadeiro, mente normalmente a quem e quando lhe apetece!
Mas não, desta vez não! Desta vez deu uma reprimenda em público aos olheiros do seu clube! Resumindo, disse que eles são uma autêntica porcaria, uma nulidade, nem sabem descobrir um jogador supostamente bom, nem sequer se ele estaria ou não à venda!
Em contrapartida, enalteceu o trabalho dos olheiros do Benfica! Primeiro, porque conseguiram descobrir que o jogador estava à venda, coisa que os olheiros do “papa” corrupto condenado não haviam conseguido! Depois, porque os olheiros do Benfica verificaram que o jogador não era nenhum prodígio mas um jogador banal e viraram-se para outro lado!
Coisas próprias dos achaques da senilidade!

Não foi, obviamente só por causa dos bons olheiros do Benfica que o seu clube igualmente corrupto e condenado adquiriu Falcão! Foram os generosos cofres do mesmo clube que abriram bem mais os cordões à bolsa, quer para com o clube vendedor, quer para com o ordenado do comprado!
E como é que se pode desviar alguma coisa de certa direcção se dessa direcção veio previamente um rotundo “não interessa”?!

É tudo uma questão de “cacau” e o Benfica achou, espectacularmente bem, que o cacau seria bem melhor empregue!
Por exemplo, em Saviola, Ramires e Xavi Garcia!
Por isso, se alguém ficou agradecido foi o Benfica e não o clube corrupto e condenado do “papa” igualmente corrupto e condenado, ainda a cumprir pena mas sempre a mentir, até quando jura pela filha sem identificar de que “filha” se trata, se da que apresentou ao Papa, o verdadeiro, se da outra!
Salvo quando a senilidade o ataca com mais virulência!
E salvo igualmente nos momentos em que roga a todos os santinhos e à Divina Providência que lhe acudam quando está em aflições, isto é, quando os ameaços de ficar atrás das grades parecem ter alguma consistência!

5 comentários:

  1. aquela besta (corrupto) quando abre a boca só diz asneiras, não passa um dia sem falar do Glorioso, só demonstra com isso a inveja que lhe vai na alma podre.... enfim deixai-o ladrar que os cães ladram e a caravana passa

    Grande artigo meu amigo Gil Vicente, que parece andar aborrecido comigo, será???

    um beijinho
    ..

    ResponderEliminar
  2. Conheci (infelizmente) o Octávio Ribeiro pessoalmente e digo-lhe: não é boa gente. É escumalha da pior espécie. O Jesualdo é o que já se sabe, é estar a bater no ceguinho (e bem merecia que lhe dessem umas mocadas). Quanto ao Padrinho, o Rui Costa desta vez (finalmente) respondeu à letra:
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=178133

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Rainha!

    Onde é que se lhe meteu essa ideia?
    Só tenho andado deveras ocupado esta semana. Sempre num corre corre que só tenho tido tempo para umas espreitadelas muito apressadas.
    Só de noite é que tenho composto os meus post.s
    Ainda hoje de manhã, cerca das 8 horas, estava para o colocar. Pois foi tanta a interrupção que comecei de manhã e acabei quase ao meio-dia. Só quase ao meio-dia é que consegui colocar de vez o post.
    E só agora cheguei de novo ao pé do computador.
    A Rainha sabe bem que não podia ser uma coisa dessas.
    Já vou dar uma espreitadela aos seus blogues.
    Também lhe posso desde já acrescentar é que até terça feira à noite sou capaz outra vez de nem sequer conseguir arranjar material para um posto. Vou estar longe daqui este fim de semana.

    Um beijinho, Rainha.

    GIL VICENTE

    ResponderEliminar
  4. Caro Bruno Venâncio

    O Rui Costa deu uma resposta fenomenal.
    Poucas palavras, aproveitou as do corrupto condenado e devolveu-lhas com uma pinta!
    Parece que o mentiroso do "papa" tem de pensar duas vezes para a próxima.

    ResponderEliminar
  5. Caro Gil Vicente esperimente estas. Nao posso fazer mais pequenas porque ficariam imperceptiveis. Um Abraco.

    http://tinypic.com/m/5wm1rr/4

    http://tinypic.com/m/5wm1kw/4

    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar