domingo, 25 de outubro de 2009

PACIÊNCIA … SALVADOR … E O JORNALISMO MEDÍOCRE

Paciência continua a sua representação grotesca de bobo da corte do reino da corrupção desportiva condenada na forma tentada. É o triste fado que está guardado e resguardado para os imbecis que julgam ser alguém, não por imporem os seus méritos, de que até eles desconfiam, mas por lamberem bem as botas dos seus senhores.
Aqui há pouco tempo, para lembrar que também faz por existir – como comediante do burlesco, naturalmente – vomitava contra a euforia e o entusiasmo dos adeptos do Benfica. Numa palração desconjuntada, dizia que a “arbitragem sente a pressão dos estádios cheios de benfiquistas, deixando-se influenciar pelos futebolistas que tentam arranjar faltas”.
Paciência, na sua palurdice, também é dos que consideram que os Benfiquistas estão proibidos de estar eufóricos com a sua equipa, proibidos de a acompanhar seja a que estádio for, enfim, de assistir aos seus desafios de excelente futebol.

Mas Paciência é assim! Na sua bobice, está sempre a olhar para o chão quando a equipa que treina é beneficiada! Até parece ser espertalhaço, guardando toda a sua atenção e o seu olhar apalermado apenas para quando lhe convém.
E conveio-lhe agora no jogo com o Rio Ave!

Para o bobo da corte do reino da corrupção desportiva condenada por tentativa, a euforia dos adeptos Benfiquistas é um crime porque pode, num devanear da sua néscia mente, influenciar os árbitros!
Mas ser objectivamente levado ao colo pela arbitragem, desde o “papado” do seu “senhor”, pagar viagens de férias a árbitros, recebê-los em casa na véspera dos seus jogos, dar-lhes cafezinhos e envelopes recheadinhos de … “conselhos familiares” para acalmar as mãezinhas dos ditos, proporcionar-lhes “fruta” em bacanais adequados à “solenidade” da ocasião, revolver influências impudicas para libertar jogadores de castigos que até são demasiado benevolentes, tudo isso é apenas mérito de uma gestão … “brilhante”!...
Tanto quanto se sabe, Paciência, na sua truanice, nunca se lamentou de tais “méritos”!
Não admira! Estava sempre a olhar … para o chão!...


Salvador quer ser o rei bobo. Se já tem Paciência, então é preciso chefe. A bobice tem de ser orientada!
Desta vez, Salvador orientou a sua truanesca actuação para os “media” e mais propriamente para aqueles que se tornaram igualmente nos reis bobos do jornalismo português.
Com efeito, o jornal “o público” – que também prima pela bobice no que ao Benfica diz respeito – foi o de maior contenção, uma vez que se limitou a colocar como título, «António Salvador pede para que "deixem o Braga preparar o jogo com o Benfica em paz"».
Já o “mais futebol” é mais fiel à sua habitual parlapatice e dor de corno, uma vez que chama para título da sua paródia de mediocridade endémica, «Salvador antecipa interesse do Benfica em jogadores do Braga», conquanto se desminta logo a seguir, quer com o desenvolvimento da notícia, quer fundamentalmente com o esforço que faz para colocar em discurso directo o palreio do presidente bracarense.
No cume da pelintragem, contudo, o recorde de mentiras tem o seu lugar sempre assegurado. De facto, este subverte tudo, mas haja alguma benevolência porque se desconfia que por lá não há ninguém capaz de noticiar melhor. O seu título é simplesmente patético na sua relação com o conteúdo das balbuciadelas de Salvador. Não está com meias medidas e escreve logo na primeira página – que a fazer publicidade da sua mediocridade jornalística não se acanha – «António Salvador acusa encarnados de manobras de desestabilização».

Mas, afinal, o que disse Salvador de fundamental, a respeito?
Segundo as transcrições em discurso directo do “mais futebol” e do “público” – do recorde de mentira nada se sabe porque se não lêem palermices a pagar – somente isto:

« … eu sei que alguns órgãos de comunicação social vão colocar notícias a dizer que o Benfica está interessado em jogadores do Braga … »

Associa-lhe um pedido:

« … Gostaria que a comunicação social nos deixasse trabalhar em paz. Até agora fomos líderes e fizeram isso, espero que continuem … »

Salvador reconhece que a comunicação social tem deixado o Braga em paz, embora sendo a sua equipa a líder do campeonato. Contra essa paz barafustaram em tempos não muito idos, ele e o seu treinador, demonstrando bem o seu despeito por tamanha “desconsideração”, sem atentarem na tacanhice da sua pequenez.
Pois agora é Salvador que fantasia uma hipotética atenção noticiosa sem perceber que ela, se ao Braga se referir, será somente por espúrio reflexo porque o fluxo das atenções se centrará sempre no Benfica. Será sempre pelo Benfica que, em pura excrescência, a comunicação social se referirá ao Braga.

Mas, pelo menos os jornais que dão relevo à notícia, a comunicação social comporta-se de novo como estúpida e até contradiz de imediato o medo de Salvador. De facto, acostumada que está em ser “curiosa”, nem sequer questionou os por quês das notícias sobre o devaneio do hipotético interesse do Benfica nos jogadores do Braga.
Será que considerou Salvador um parceiro e “respeitou” as suas “fontes” como as deusas da pureza virginal que não podem ceder à mínima tentação, conquanto ela seja de valor humano muito superior?

Tudo isto, no entanto, está em consonância com a triste realidade jornalística nacional. Salvador não afirmou que o Benfica estaria interessado em jogadores do seu clube. O que ele disse “ipsis verbis”, segundo a transcrição jornalística, é que alguns órgãos de comunicação social iriam colocar notícias sobre esse imaginoso interesse, deixando implícita apenas a ideia de pura invenção jornalística o que, de resto, não é novidade para ninguém pela recorrência que se tornou o modo habitual de fazer jornalismo em Portugal.


O jornalismo português, efectivamente, desceu muitos lugares no ranking mundial. E não sou eu que o afirmo, mas jornalistas excepcionais, uma excepção que só confirma a regra.
Para melhor se apreciar esta autêntica porcaria, nada mais fiel do que citar excertos desses grandes jornalistas.

Baptista Bastos, pronunciando-se sobre um debate televisivo e sobre dois jornalistas com cargos importantes em jornais diários, dizia só isto:

«São dois zelosos burocratas medíocres, que os acasos do descaso fizeram trepar a postos importantes em dois jornais».

E Emídio Rangel não se ficava atrás! Aprecie-se:

«O jornalismo português deu nesta semana uma triste imagem de si próprio num gigantesco palco chamado ‘Prós e Contras’. Nunca se vira tal coisa. Havia notícia da podridão e da mediocridade em que está enredado tal jornalismo mas nunca se tinha apreciado o espectáculo horrendo das entranhas. Tudo às escâncaras!!! Sem dúvida, bem pior que a política, porque, afinal, o número de ‘cabos de esquadra’ a dirigir importantes órgãos de comunicação social é um susto»…

« … Temos, por um lado, novas gerações de jornalistas que nunca leram o código deontológico nem sabem o que isso significa. Temos, por outro, jornalistas seniores a desempenhar funções de direcção dando exemplos patéticos da ‘praxis’ jornalística. Há os que participam e dinamizam inventonas, outros que se vão pavoneando com uma retórica fundada nos princípios da ‘dor de corno’ quando perdem a oportunidade da notícia, outros ainda tão cheios da sua chico-espertice que ganham as paradas mas não olham a meios. Outros que se põem em bicos de pés mas que não chegam a existir».

Melhor retrato da realidade jornalística actual não podia ser pintado, até pela excelsitude dos seus “pintores”. E foi com esta podridão vendida e avençada que o Benfica e os Benfiquistas se tiveram de confrontar durante anos!
Bendita a hora em que o Benfica conseguiu colocar à mercê dos Benfiquistas o seu jornal “O Benfica” e a sua televisão, a “Benfica TV”.
Podemos, por isso, nós agora, Benfiquistas, rirmo-nos do extremo e impertinente ridículo em que esta podridão e mediocridade jornalística se enlameia.

7 comentários:

  1. Confesso que já me está a faltar a paciencia para aturar o Paciencia e o xalbador.

    Eles fazem a festa, deitam os foguetes e apanham as canas.
    Este cameloide do Paciencia pensa que nos come por parvos. Está a tentar dizer-nos que os ultimos 15 campeonatos ganhos pelo nosso ENORME nestes ultimos 15 anos, foi com a nossa pressão em cima dos árbitros, eheheheh

    Os jornaleiros e junta-letras estão aqui muito bem retratados pelo Rangel.

    O xalbador pensa que, arrotando assim,põe o Corrupto feliz.

    ResponderEliminar
  2. Caro Gil Vicente em relacao ao xaubador daqui a uns dias conversamos mas dentro do campo.

    Se quiser trocar o som do nosso presidente pelo video que actua automaticamente portanto igual ao som va aqui

    http://www.dailymotion.com/video/xaxhve_jjd-300-mil-o-sonho_sport

    por baixo do codigo(embed) esta escrito CUSTOMIZE PLAYER klika ai e depois escolhe SMALL PLAYER e AUTO PLAY e logo a seguir copia o codigo(embed) e depois coloca na sua pagina conforme fez com o som.

    Logo ate os comemos 1-0 chega.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  3. Caro Gil Vicente esperimente indo aqui

    http://www.dailymotion.com/jose69duarte

    depois klika em cima do video que e o primeiro onde diz MY VIDEOS (300 mil...) e veja se depois de abrir o video aparece a opcao Customize Player que esta mesmo por baixo do codigo

    So depois de se klikar em Costumize Player e que aparecem as outras duas opcoes para Small Player e Auto Play

    Depois copia o codigo e poe como fez com o som mas se nao der assim nao sei o que se passa.
    Se tivesse outro meio de lhe enviar o codigo eu enviava mas aqui nestes comentarios nao deixa enviar.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  4. Nao me aparecem as opcoes para customizar(arranjar) So posso postar e editar os postes mais nada. Qual e a opcao que entra para as pools,fotos etc ?

    ResponderEliminar
  5. Querido Amigo:
    nao tenho postado porque estou a resolver problemas familiares. Prometo que logo que esteja livre deles voltarei
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Grande Anjo da Luz
    Claro que fazem muita falta os teus famosos escritos. Este cantinho está muito, muito mais enriquecido contigo.
    Eu tento fazer com que haja um post quase diário para manter a atenção dos nossos visitantes que crescem, como pode ver.
    Todavia, em primeiro lugar está a resolução dos problema que a vida nos impõem não raras vezes e muitas delas de surpresa.
    Espero só que esses problemas não sejam maus problemas e, se nãqo forem tão bons como desejamos, pelo menos que estejam a caminho de uma resolução a contento.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  7. Viriato
    Não percas a paciência. Vais ver que os vais comer a todos saborosamente.
    Como ontem comemos o vaidoso e boca suja.
    Um abraço

    ResponderEliminar