quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O DESNORTE DE BETTENCOURT

A equipa de futebol do Sporting mantém intacta a sua estrutura de há uns anos para cá. Não vendeu jogadores, manteve o treinador, fez somente duas ou três aquisições, dispensou Romagnoli porque lhe não interessava.
Este facto foi sublinhado com ênfase pelos seus dirigentes e pelos comentadores em geral e tido como um factor de estabilização benéfico para o rendimento da equipa.

Todavia, o Sporting tem feito exibições e resultados tão desastrosos, até mais aquelas do que estes, que os próprios adeptos assobiam ruidosamente a equipa mesmo quando ela ganha o jogo!
Perante o facto, alguns comentadores iam defendendo a tese de que o losango de Paulo Bento estava mais do que gasto. Paulo Bento, esse continuou a ser a carpideira de serviço, aumentando a costumada choradeira do desgraçado e coitadinho contra as arbitragens, numa cadência gradativa e proporcional aos maus resultados e às péssimas exibições da sua equipa.
Nada disto convencia muito o mundo da bola, até que surgiu a personagem principal do desnorte, o verdadeiro rosto da crise!
José Eduardo Bettencourt!
O desnorte da equipa do Sporting estava, afinal, ali bem perto, como, de resto, era natural que estivesse!

Bettencourt deixou finalmente bem claro o seu desnorte com as desastradas e estapafúrdias e, se tivessem mérito para tanto, que não têm, ofensivas declarações acerca do fundo de jogadores criado pelo Benfica e nas subsequentes justificações que alinhavou para o desnorte da sua equipa.
O despautério dessas declarações tornou claro toda uma lista de sintomas e de provas. A desorientação deu lugar ao desespero, o desespero deu lugar à desorientação.

As palavras de Bettencourt acerca do Fundo de Jogadores do Benfica nem de alguém ignorante da técnica específica da matéria seriam de aceitar. Afinal, trata-se de um Fundo aprovado e controlado pela CMVM e que é gerido por um dos mais respeitados e relevantes Bancos nacionais!
Vindas de Bettencourt, não se podem classificar de ignorância crassa. Elas, sim, são vergonhosas, mesquinhas e reveladoras de uma tremenda inveja e puro destempero psicológico! Aplicar a palavra “vergonha” a este Fundo é vergonha, sim, mas para quem a aplica! E uma vergonha muito maior vinda de alguém que tem, dizem, o curriculum académico e profissional que lhe reconhecem!
Elas são, no mínimo, tão vergonhosas como vergonhoso é um presidente sentar-se ao lado de outro presidente que, como veio a público, se gabou de o ter deixado de mão estendida e o chamou de gajo!
Por isso, quando Bettencourt afirma, «continuamos de cara lavada e com a nossa dignidade intacta», está a referir-se apenas ao Sporting que, como digna e grande instituição, assim permanece.
Mas não está, com toda a certeza, a referir-se a ele próprio!

Discorrer como discorre sobre a valorização de jogadores é a continuação de uma demonstração de ignorância congénita do que é o mundo do futebol actual!
Para um presidente que chamou a si o pelouro de futebol do seu clube, a coisa torna-se bizarra e explicaria só por si o desnorte que por lá campeia!

Triste e de uma pobreza de espírito bisonha é igualmente a sua bem publicitada satisfação por um segundo lugar. Para um presidente de um clube que dizem ainda grande, essa satisfação só amesquinha e apouca as suas tristes e tacanhas ambições. No fundo, elas são unicamente o plasmar de um contentamento contente com as migalhas que sobram de quem fica à sua frente!

Bettencourt critica os seus pares que o criticam por não ter soluções, afirmando que são eles que as não têm, conquanto tentem fazer crer o contrário. Para quem afirma que a marca Sporting «é poderosíssima» e as únicas soluções que consegue apresentar são o desnorte, o desespero e o destempero da linguagem, só pode concluir-se pela sua total falta de soluções e tremenda incapacidade para as conseguir!

Afirmar publicamente que a crise psicológica que se abateu sobre a sua equipa de futebol radica desde início na «pressão da onda que se formou em torno do Benfica» é um atestado público de menoridade que passa aos seus jogadores ou, então o reconhecimento, igualmente público, de que a crise requer um bom psiquiatra para os tratar.
Acrescenta Bettencourt que se trata de um «problema de cabeça». E até é capaz de ter toda a razão!
Porém, problema de que cabeça?

Olhar para a casa do vizinho é bem mais fácil, naturalmente, do que olhar, reconhecer e enfrentar os imensos problemas próprios.
Mas é também o reconhecimento público e explícito de uma incapacidade total para o desempenho de um cargo que se ocupa!
Perante tudo isto, será curioso verificar que ordenado lhe irá atribuir a comissão que actua em nome do seu patrão, o próprio Sporting!

5 comentários:

  1. Excelente post caro Gil Vicente.
    E obvio que o o homem esta senil,perdido,sem ideias e nao sabe o que fazer perante aquele mar de dividas. Sem dinheiro para mandar cantar um cego o cottonete fica invejoso com o que se passa no Glorioso e pelas instituicoes com guito apoiarem os projectos do Benfica e o dele nao.
    Quem se senta ao lado de um corrupto e se acobarda so para tentar ficar com umas migalhas diz tudo da sua personalidade.
    Cada vez mais me convenco que os Zbordinguistas nos odeiam.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  2. Como viu no blog Benfiquistas desde pequeninos, eu até considerava o JEB um homem que poderia levar o Sporting de volta aos bons caminhos, aos bons resultados mas acima de tudo a uma postura séria e honesta, longe de servilismos. Afinal, essa entrevista ao Record dissipou-me todos esses pensamentos. É apenas mais um a alimentar o circo do futebol português. Já há muito poucos que ainda escapam aos tentáculos do Polvo.

    ResponderEliminar
  3. eles andam com medo muito medo e depois só lhes sai palavras destas coitados....

    ..

    ResponderEliminar
  4. Um post memorável, escrito com a sua grande sabedoria, subtileza e elevação, facto esse digno do meu mais rasgado elogio.
    Em relação a Bettencourt, o Gil já conhece a minha opinião, que está escrita no último artigo do meu blog.
    Saudações benfiquistas, meu caro.

    ResponderEliminar
  5. Caro JJD

    O homem está realmente desesperado. E quer "salvar a Pátria", dando conselhos acerca do fundo.
    Mas se ele nem sequer sabe governar a sua casa!
    Por que está ele preocupado?! Alguém o obriga a investir?!
    Será que, quem investe naquele fundo é algum anjinho como ele?!
    Os sportinguistas sempre odiaram o Benfica, como diz, com rara excepções.
    Um abraço.

    Caro Bruno Venâncio

    Embora o JEB me parecesse com cara de "anjinho", ainda lhe dei alguma credibilidade de acordo com o benefício da dúvida, embora já soubesse que ele disse alto e bom som que não era candidato e depois deu o dito por não dito e foi candidato.
    Mas um tipo que se senta ao lado de um presidente que prometeu o jogador ao SCP para depois o vender ao Porto; mais grave ainda, um tipo que se senta junto de um presidente corrupto, condenado e a cumprir pena que, para os seus pares corruptos, lhe chamou gajo e se gabou de o ter deixado com a mão no ar e não o cumprimentar (está escrito nas escutas telefónicas do apito dourado, com todas as letras), só pode ser um desnorteado a precisar urgentemente de consulta médica apropriada.
    Ele é tão tonto que nem sequer viu que o "polvo" chama a si as presas, com todos os "paninhos quentes" para depois as aniquilar.
    Um abraço

    Rainha

    Eles andam de facto com muito medo, um medo que lhes tolhe os restos de pensamento e de discernimento que ainda pudessem ter.
    Tanto, tanto medo que os desnorteia ao ponto da tontice mais refinada.
    Deixai-os andar, dizemos nós! É bom sinal!

    Caro Jotas

    Obrigado pelos elogios mas o meu caríssimo não se fica nada atrás. E consegue ter lá um sportinguista com quem ainda se consegue dialogar, embora seja ainda um anjinho porque o canto de sereia do 2º lugar pegou para ele.
    Quando tiver netinhos, há-de contar-lhes que, com a sua fraquíssima ambição, passou toda a vida sem nunca ver o seu clube ser campeão.
    Um abraço

    ResponderEliminar