terça-feira, 20 de outubro de 2009

AS “VENDAS AO DIABO”

Bettencourt continua o seu périplo de sacudir a água do capote e de encobrir as suas enormes deficiências e as do clube de que é presidente com as suas frases disparatadas, sem sequer perceber minimamente que essas frases são a mera réplica reflectida no espelho que ele e o seu dito clube trazem sempre à frente para se mirarem.
Compreende-se perfeitamente o desconforto de se não poder sair da borrasca em que se meteu, até porque não teve capacidade e competência antes para perceber o buracão onde há anos começaram a enterrar o seu clube.
De facto, um presidente que não soube nem sabe distinguir os malefícios de uma associação aos poderes corruptos e se continua a deixar enredar nas tácticas do eucalipto, não consegue mais do que dizer frases ocas de conteúdo para encobrir uma realidade que nem o próprio parece ainda ter percebido ou, então, começa a sentir-se confortável no encantamento de sereia em que se deixou armadilhar.

Bettencourt diz que “não está disposto a vender a alma ao diabo” e com razão. Quem já vendeu há uns bons anos essa alma ao diabo já não tem mais nenhuma que possa vender. E depois de tão chupada, já nem o diabo agora a comprava, se alma o Sporting tivesse ainda para vender.
Na mesma altura, Bettencourt também discorreu sobre a saúde financeira do seu clube e disse não querer “que alguém um dia mais tarde venha dizer, o senhor hipotecou as receitas do futuro”
Ora, Bettencourt nem se deu conta ainda que, sob esse aspecto, pode estar perfeitamente descansado. Ele não hipotecará, com certeza, quaisquer “receitas do futuro” porque ele nem receitas do presente tem para hipotecar … até para pagar o passado … e o passivo astronómico do grupo de empresas do seu clube!

O Sporting já vendeu tudo o que tinha – os seus parcos tarecos, aliás – sendo os horizontes de receitas que se vejam apenas visões miríficas porque se encontra totalmente “chupado” pelo “eucalipto” à sombra do qual se acolheu.
O Sporting, repete-se, já há uns bons anos vendeu, inclusive, a própria alma ao diabo refastelado nos meandros da corrupção desportiva.
Agora, até nem a relva de Alvalade o Sporting tem para vender! E já vai na sexta, isto é, uma por ano!
É triste, de facto, que nem a relva se sinta “confortável” naquela arena riscada por arquitectos vesgos e dirigentes ceguetas no controle da vesgueira arquitectural.
Como se hão-de lá sentir bem e confortáveis os seus adeptos?!...

Os sportinguistas, são, efectivamente um rico “exemplo para outros clubes”! Bettencourt não se tem enxergado bem no espelho de Alvalade deserto de adeptos. Nem se sabe por que ele não tenha reservado para si um daqueles lugares que o seu clube quis impingir aos invisuais!
Afinal, onde está a diferença de vistas?!!!

Luís Figo, ao que dizem, é sportinguista, conquanto nem se importasse ainda júnior de trocar o Sporting pelo Benfica só por causa de um maior proveito salarial. A troca não foi avante porque os dirigentes do Benfica, eles, sim, um exemplo para os dirigentes do Sporting, não quiseram valer-se da desgraça.
Mas este grande jogador de futebol também já disse que um dia gostaria de ser presidente do seu presuntivo clube.
Todavia, não é com afirmações indesmentíveis da verdade que o conseguirá. Num clube em que são os próprios adeptos a dizer e a escrever que os dirigentes raramente lhes falam a verdade e, por isso, são eleitos com 90% dos votos, todo aquele que se arriscar a ser sincero tem os dias contados na sua ambição à presidência do dito.
Acresce que, afirmações públicas que elogiem o Benfica e os adeptos Benfiquistas, retiram logo todas as mínimas veleidades com que ainda pudesse sonhar.
Por isso, ou Luís Figo muda de discurso e começa a abençoar a aliança sacrílogo-corrupta e a dizer mal de tudo quanto é Benfiquista, ou então bem pode dedicar-se a outros afazeres. De nada lhe valerão os seus recuos tácticos que se debrucem sobre outros pormenores que não os enunciados. De nada lhe valerá, efectivamente, vir dizer depois que “o Sporting é um clube que segue uma filosofia adequada em Portugal”! …
Não é que isso seja verdade, mas não chega! O Sporting, que se acolheu entusiasticamente à sombra do eucalipto para ser chupado e ficar apenas com as migalhas que restassem e enquanto restassem, segue apenas a filosofia do maltrapilho que, sem eira nem beira, vai assobiando na dureza da alcova que conseguiu debaixo da ponte, sem outra preocupação que não seja o sonho de uma noite mal dormida.
Não é uma filosofia de vocação ou de devoção! É uma filosofia de necessidade inevitável!

Tal como afirmou Bettencourt, os sportinguistas são assim, “nas horas difíceis não se escondem”! Só não se vêem em Alvalade, nem sequer nos dias dos jogos do seu clube!
E os poucos que resistem, aprenderam o hino mais apropriado ao desempenho da sua equipa: a assobiadela monumental da vinda, da estadia e da despedida!
E vivem o Sporting “de cabeça erguida” … quando os seus dirigentes dizem mal do Benfica e de tudo o que é Benfiquista, os enganam ou lhes escamoteiam as verdades, ao mesmo tempo que abençoam a aliança “papal” que os há-de acabar de secar até ao tutano como já secaram outros à sua volta!

Faça-se a sua vontade … de cabeça erguida ou de cabeça baixa, tanto faz !...

6 comentários:

  1. Com calma e paciência ainda vamos ver o Sportém campeão da ... liga de honra.

    Saudações a este brilhante escriba: GIL VICENTE e a todos os benfiquistas.
    .

    ResponderEliminar
  2. Esse caso do FIGO e do PEIXE, que trocaram o Ceportém pelo Benfica e que, num acto de grandeza que só o nosso ENORME tem,em os ter devolvodo à precedência, devia ser mais explicado e atirado à cara dos submissos.

    ResponderEliminar
  3. É também essa a minha fezada, caro àguia Livre.
    Embora tenha pena. Preferia que eles ajudassem a enviar para essa divisão o clube regional e desportivamente corrupto ... por tentativa ...
    Mas, de há uns anos para, alguém contaminou aquela gente toda. E vão ter o que merecem.

    Estás a ver, Viriato. Tens de começar a assinar aqui uns autos da tua lavra.
    E ai tens um tema excelente, até porque te lembrarás muito melhor do que eu - estás aí nos meandros - de todos os pormenores.

    Abração aos dois

    ResponderEliminar
  4. Estás a ver GIL, como não tenho jeito para articular?
    São letras trocadas e fora de sítio, eheheheh...olhá só para o poste que inseri lá em cima, até parece que tenho dislexia nos dedos...
    Mas é verdade, nos tempos do Bigodes como presidente daquela submissada submissa, isso aconteceu.
    Bem burros fomos. Podiamos ter ficado com os dois!!!
    Olha que se fosse ao contrário...não sei não!!!

    ResponderEliminar
  5. Isso são desculpas, Viriato. Julgas que não tenho visto os e-mails que tens mandado a algumas "personagens" não gratas?
    Tens mandado coisas boas, no ponto!
    Vá lá, vamos a escrever.

    ResponderEliminar
  6. Por falares em mails...vou escrever ao azeredo Lopes da ERC a propósito de termos caído do 15º. para 31º. lugar em credebilidade jornalística!!!

    É porque assim sendo, o nosso GLORIOSO tem razão nas suas queixas contra alguns mérdias e junta-letras, pois se até os outros lá de fora notam isso...

    ResponderEliminar