quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PINCELADAS ENCARNADAS

1. Veio há dias uma notícia, num jornal muito próximo da corte “papal” da corrupção desportiva condenada por tentativa, em que eram glorificadas as aptidões de umas denominadas “equipas sombra desenhadas nos gabinetes do Dragão”. A notícia elogiava a capacidade de antecipação de cenários na descoberta de futuros reforços. Um desses reforços assim descoberto por artes desta rede prospectiva do clube desportivamente corrupto e condenado chamava-se Falcão.
Segundo a notícia, haveria mesmo um “desenhador” responsável naqueles gabinetes supra identificados que se gabava de neste caso terem sido «pró-activos, porque, quando surgiu a oportunidade, já tinham reunida toda a informação necessária sobre esse jogador»
A notícia, em si, não tem qualquer interesse e a loa do jornal da corte também não surpreende ninguém.
Mas o essencial, invisível ao primeiro olhar, está lá.
Está lá escarrapachado o ferrete de mentiroso que o pessoal falante destes gabinetes pespegou nos costados de Pinto da Costa.
O que, diga-se, é um ferrete que também não surpreende ninguém, tão bem aplicado ele se encontra.
Com efeito, há uns tempos atrás, este presidente condenado por corrupção desportiva tentada elogiou o gabinete de prospecção do Benfica por ter descoberto Falcão, ao mesmo tempo que lançava, necessariamente, o apodo de inabilidade incompetente sobre o seu próprio gabinete de que este pessoal falante é instrumento.
“Amor com amor se paga”.


2. Outra notícia, esta devendo merecer bem mais importância e não ser desprezada, como foi, pela “boa” e cúmplice imprensa da “cúria papal” em causa, prende-se com a confissão destemida do jogador Moreira que joga na Oliveirense.
Este jogador disse claramente que foi dopado no FC do Porto, quando jogava representando este clube. Era um jogador promissor que fazia “uma dupla temível com Hélder Postiga”, noticia-se ainda hoje. Pois este jogador, num célebre jogo e já na equipa sénior, foi a um controle anti doping e … deu positivo!
Teve azar, o desgraçado, não por se ter dopado mas por se ter deixado “controlar”. Repare-se na sua confissão actual:

«Olhando para o meu passado, claro que me entristece a situação de não ter chegado à primeira Liga. Na altura, marcou-me bastante. Ainda para mais, sabendo que sou inocente. Calhou ser sorteado para o controlo. Eu apanhei seis meses, enquanto ao colega que estava comigo não aconteceu nada. Enfim, é melhor nem falar muito sobre esse assunto. Talvez um dia fale».

Já não é só Fernando Mendes, este também só falando – e sendo silenciado porque mais ninguém publicitou a coisa – muito mais tarde, em livro de esquecimento com maior prontidão do que a tomada da dose.
Mas as autoridades anti doping neste país sempre tiveram apenas olhos bem abertos numa e só numa direcção. As bênçãos “papais” dão “cegueira” direccionada.


3. Uma das primeiras notícias acerca de Carvalhal, treinador de sétima escolha sportinguista, foi a de que ele “afina a defesa”.
É aquilo a que nós todos chamamos uma notícia … não notícia.
Efectivamente, sabendo-se que Carvalhal é um treinador de autocarro, e autocarro de dois andares, só os pacóvios é que podem achar que a coisa merece ser notícia. Notícia seria, sim, se o noticiador referisse que Carvalhal afinava … o ataque! Então, daria que pensar…


4. Caneira, um jogador que sempre foi medíocre, como futebolista e como palrador, não deixa seus “méritos” por mãos alheias. É engraçado, portanto, que ele diga, «a derrota não está nos nossos objectivos».
Bem, mas de Caneira não se pode esperar mais. Ele é tão insignificante e o seu cérebro tão tacanho que não encontrou mais nada para dizer. Um qualquer jogador de futebol, e nem precisa de estar numa equipa mediana como a dele, não diria melhor, embora possa ter ficado embasbacado com um ditote sobre uma matéria que julgava … óbvia!

Comparar uma vitória contra um clube da III divisão com uma derrota contra um clube da liga principal a quem a sua equipa até nem conseguiu vencer quando aquele estava na “mó de baixo” só reflecte a mediocridade que enforma o seu acanhado cérebro.
Porém, para Caneira, a mediocridade tem de ser bem publicitada.
Para ele, o Sporting até é capaz de estar melhor do que o Benfica!
Só que está com 11 pontos a menos … o que, para Caneira, é … de somenos!...

2 comentários:

  1. Fantástico este post, ao nível daquilo que o Gil nos vem habituando. Em relação aos casos de doping, engraçado constactar que o sr. Secretário Geral do Desporto, que tão célere foi a pedir punição exemplar a Nuno Assis, pactue agora com o seu silêncio, com estas confissões.

    ResponderEliminar
  2. Este post é soberbo. Não li isso do Moreira, mas li essa do gabinete de prospecção do Porto. Obviamente que até o presidente do clube, em público, desmentiu o que veio nessa notícia. É o jornalismo que temos patente em alguns jornalistas. Felizmente, não são todos.

    ResponderEliminar