domingo, 1 de novembro de 2009

CHOVER NO MOLHADO …



Depois da primeira derrota nesta Liga Sagres, podem-se escalpelizar todas as condicionantes que a explicam, toda a envolvência que rodeou a partida, antes e no decorrer da mesma.
Podem discutir-se à saciedade a menos boa performance da nossa equipa como um todo e a melhor performance táctica do adversário.
Podem discutir-se mesmo as más decisões arbitrais, a sua influência no resultado, a sua visão distorcida dos lances, a sua parcialidade flagrante a favor de um dos contendores.
Nada disso interessa ao futuro do Benfica Não vale a pena chover no molhado.

Conheceu-se antecipadamente a tremenda pressão de Salvador e Paciência sobre a arbitragem. Era bastante previsível que ela tinha de dar os frutos desejados pelos seus autores, começando logo por lhe ser oferecido um árbitro a jeito.
Todos conhecemos as abrangências do sistema e todos sabemos bem as filiações dos coactores e os laços de familiaridade que os coenvolvem com o dito.

A nossa lei futebolística disciplinar, na esteira, de resto, dos mandos e desmandos da UEFA e da FIFA, não se rege pelo que todos vêem através das câmaras de tv ou dos olhos dos presentes. Por vezes, concede-se raramente e a contragosto uma excepção quando os próprios árbitros dizem que os seus olhos não viram.
A “justiça” disciplinar futebolística rege-se pela ditadura da visão e da escrita do árbitro.

Também não vale a pena esperar pela repercussão que as cenas vergonhosas da entrada do túnel e as agressões descaradas e covardes de que aí foi vítima Óscar Cardozo possam provocar nos que deviam zelar pela “justiça” desportiva.
Se, para o árbitro, Óscar Cardozo foi réu e não a vítima, nada feito. O árbitro não viu o que toda a gente viu e foi documentado pelas câmaras. Viu o que quis ver e daí não sai.
E a “justiça” desportiva acompanha-o com prazer e mãos lavadas à moda de Pilatos.
Os jornais e as televisões também não se vão preocupar muito. Vai ser mais comentada a pretensa simulação de Saviola e o cartão amarelo que ele levou de que os próprios golos do Braga ou mesmo o golo mal anulado a Luisão.

Foi esse o recado dado por Paciência antes do jogo. Os árbitros são bons – e viu-se! – os jogadores é que enganam os árbitros!
Só não se preocupou com os jogadores que cometem as faltas de forma subtil, às escondidas, tentado camufladamente que os árbitros não vejam ou, vendo, não liguem ao que viram, e, depois, ainda levantam as mãos a fazerem-se de “inocentes”, quando não a pedir o amarelo que, pelas leis do jogo, vale um amarelo para quem pede.
Para Paciência, quem engana são, por um lado, sempre os das outras equipas que não a sua e são mesmo aqueles que, por causa da tal falta subtil e escamoteada – ou feita da conta que não foi vista – são obrigados a estatelar-se no relvado.
Se forem jogadores de Paciência a cometerem essas faltas subtis e longe das vistas dos árbitros, ele vai ficar chateado é com quem sofreu a falta e caiu, não com quem a provocou. Tal como não ficou chateado com o jogador do Braga que cavou o penalti nos últimos minutos do jogo com o Marítimo e que lhe permitiu a vitória. E também não ficou nada chateado com o árbitro que não viu um penalti em Alvalade contra a sua equipa e outro no seu próprio estádio contra o Belenenses.

Mas isso foi há muito tempo, ainda o Benfica não tinha igualado a sua equipa em pontos, nem estava prestes a defrontá-lo!

Paciência, que tanto se chateia e chateia, foi visto ficar chateado com as agressões por detrás, à má fila e covardes, dos seus jogadores, Ney Santos e Mossoró a Óscar Cardozo, à entrada do túnel, como sobejamente demonstram as câmaras e pelo menos um jornal dá conta visual da cena?
O jornal “record”, efectivamente, relata que os seguranças do Braga, na tentativa de acalmar os jogadores, «agrediram o avançado encarnado» e que, «antes de entrar para o túnel, a equipa de arbitragem afastou-se da confusão para ter uma visão privilegiada de tudo o que aconteceu».

É evidente que a arbitragem teve uma visão “privilegiada” … do que lhe interessou, evidentemente.

Paciência ficou, provavelmente, chateado mas foi com o mal menor – que não deixa de ser mal e que não desculpamos, pois nos chateou também – do gesto indecoroso de Di Maria.

Paciência é um homem muito versátil. Fica chateado com as coisas que o afrontam, não com as que afrontam e enlameiam o futebol e os outros intervenientes desse desporto, mesmo que vindas de jogadores seus.
Fica chateado porque os adeptos do Benfica acompanham a sua equipa e estão contentes com ela, demonstrando em campo esse contentamento. Fica chateado, ainda que esse acompanhamento seja a sopa dos pobres dos clubes visitados, o seu décimo terceiro mês e os proventos de todos os meses que estão para trás e dos que se seguem até à próxima visita, como ainda agora aconteceu com o que actualmente lhe paga o ordenado. Clube este que bem se aproveitou para colocar os bilhetes a um preço escandaloso.

Mas, repetimos, não vale a pena chover no molhado e derramar lágrimas de crocodilo que não levam a lado nenhum.
Sabe bem o Benfica e sabem-no igualmente os Benfiquistas que, para vencer, o Benfica tem de ter uma equipa formada por jogadores de muito superior qualidade técnica e táctica, como é o caso. Mas, para além disso, sabem ainda que o Benfica tem de jogar o triplo ou o quádruplo dos seus adversários, tem de correr muito mais, de os massacrar com querer, garra, trabalho e suor em bica.
E marcar muitos golos a fim de que os que vierem a ser aproveitados pelos árbitros ainda cheguem para vencer.

Jorge Jesus sabe bem disso e vai continuar na sua lide, tal como até agora. Um jogo menos conseguido tem de ser somente um acidente de percurso na caminhada traçada. Há que seguir em frente e não olhar para trás, com redobrado trabalho, garra, querer e classe … e suor, muito suor!

E os Benfiquistas têm também de redobrar o seu apoio e a sua união em torno da nossa equipa.
Sempre alerta, mas cada vez mais unidos e empenhados no apoio incondicional que levará à vitória final.

4 comentários:

  1. O apoio a nossa equipa nao faltara,agora estou e fulo com o artista do apito e a vontde de escrever e muito pouca.
    Excelente post caro Gil Vicente
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  2. Grande post com o qual estou totalmente de acordo

    Bravo caro Gil Vicente
    .

    ResponderEliminar
  3. Vamos continuar a nossa luta todos os fins de semana contra 11+3!!!

    Mais um belo post Gil Vicente!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Gil , a vergonha continua, porque a impunidade também continua e assim há liberdade total para agir, se já é assim com 9 jornadas, só temo pelo que será com 20 jornadas.
    O Braga, fiel ao seu seguidor, começou por instalar um clima de terror no seu estádio, até, pelos vistos, já têm seguranças contratados, para fazer o papel do guarda abel, quem sai aos seus...

    ResponderEliminar