sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O “Campeonato dos túneis” e o Campeonato da verdade desportiva

Tempos houve em que, domesticados e doutrinados, muitos dos que se auto-intitulavam – e ainda intitulam – de jornalistas passavam o seu tempo de infertilidade imaginativa na citação dos ditotes de palermice a que chamavam, embasbacados de parolice, a “fina ironia” de Pinto da Costa.
Era então comum a comunicação social preocupar-se com gosto, relevando, das alarvices da criatura porque elas conduziam a notícia para o Sport Lisboa e Benfica que era, como sempre foi e é, a razão do viver, muito menos noticioso e muito mais económico, de uma comunicação pobre de imaginação e rica de intelectos obtusos.
A grandeza do Sport Lisboa e Benfica era – é – a sopa dos pobres das pobres audiências e das paupérrimas tiragens de ditos jornais que, na sua apurada tendência para o sensacionalismo bacoco, mais se aproximam do conceito de pasquins do que de coisa jornalística séria.

Justiça se faça a um hiato de bom senso, fruto de alguma vacinação desconhecida e inimaginável mas eficiente, que, no meio desta pandemia de mediocridade genética, sempre se distanciou do discurso da “fina ironia”. Este hiato é tanto mais sensacional quanto ele provém do supremo doutrinador da mentira, da mentira dos factos reais, da mentira dos factos históricos, embora perante esta virtualidade histórica alguns prefiram chamar-lhe de confusão congénita relativamente à sucessão dos acontecimentos no seu tempo germinante e no tempo do seu parturejar.
Referimo-nos a Miguel Sousa Tavares que, neste ponto, sempre preferiu o “discurso bacoco e provinciano” como uma catalogação mais apropriada. Um “provincianismo endémico que Pinto da Costa jamais conseguiu iludir, atenta a sua tendência natural para se rodear de gente pequenina”.
São opiniões de Miguel Sousa Tavares que nunca foi realmente muito na cantiga da “fina ironia”.

Mas a denominação de “gente pequenina” tem de ser entendida com muita cautela. Deve ser levada à letra no que tange à realidade moral, intelectual e desportiva da dita “gente”, mas não propriamente à inerência de cargos, ocupações e mais propriamente de tachos.
De facto, faz parte de uma realidade – que complementa o “pacote” de apropriação da “verdade desportiva” revelada pelo apito dourado e esquecida pela justiça criminal mas não pela justiça popular … de todo o mundo – o assentamento nos camarotes presidenciais, das Antas, primeiro, e do Dragão, depois, das mais “altas” individualidades que (des)governam este país, desde ministros, deputados, juízes de alta hierarquia e igualmente outras autoridades policiais.
Miguel Sousa Tavares disse que Pinto da Costa nunca se conseguiu desmarcar da sua tendência fatal de se rodear de “gente pequenina” … e só ele poderá completar devidamente e com clareza o seu raciocínio.

É uma verdade insofismável que o apito dourado consagrou, por parte da justiça criminal – coisa, de resto, muito previsível na justiça portuguesa – a impunidade total dos que, durante décadas, corromperam ou foram corrompidos para domesticarem a seu jeito a “verdade desportiva” dos campeonatos.
De todo o modo, não creio ter sido este facto o causador do decesso da “fina ironia”. Por razões conhecidas, Pinto da Costa sentiu-se obrigado a fazer promessas a mortos para conseguir alguma coisa dos vivos, nem que fosse a acalmia das suas hostes. E as promessas a mortos, sejam ou não para cumprir, têm de revestir um certo ar solene de ocasião, ainda que seja bacocamente apresentado.

De igual modo o dito “campeonato dos túneis”. Muita gente, em especial toda a nação Benfiquista, ficou e mostra-se escandalizada.
Sem a mínima razão!
O “campeonato dos túneis” foi a “penitência” que Pinto da Costa se propôs a si próprio porque incumprir uma promessa solene feita a mortos dá sempre um péssimo aspecto ao promitente, ainda que o morto esteja realmente morto e nem dê por isso. Acresce que, enquanto vivo, o donatário das promessas póstumas nunca se preocupou nem pediu ao vivo promitente um “campeonato dos túneis”! Tanto quanto se sabe, esse donatário exigiu foi a compra dos árbitros para ganhar campeonatos!
Por conseguinte, a “penitência” do faltoso promitente é uma falsa “penitência”. Pinto da Costa não precisa de se desculpar perante o seu mestre das manigâncias desportivas do “campeonato dos túneis”, coisa que nunca lhe prometeu nem este alguma vez exigiu.

Pinto da Costa é mestre que aprendeu com o seu mestre. Por isso, o seu clube já ganhou muitos campeonatos, os campeonatos ganhos da forma que o mestre ensinou e o discípulo se especializou. Já ganhou campeonatos da fruta, campeonatos dos cafezinhos com leite, campeonatos dos aconselhamentos familiares, campeonatos dos quinhentinhos, campeonatos das corridas a árbitros, campeonatos das viagens de férias pagas a árbitros, o campeonato das rotundas, o campeonato das ruas estreitas ou largas, o campeonato do “sempre em frente”, enfim, o campeonato da Madalena.

Madalena, Madalena, uma terra, dizem, tão airosa mas de ruas tão enviesadas que é uma dor de alma não ter havido engenheiro que aliviasse tal labirinto com a construção de um túnel ou dois!
Lá engenheiro, até parece que havia e haverá! Mas, segundo todo o mundo ouviu nas escutas, é um engenheiro chefe e da “caixa” ou de “cash” porque “cash” era o que o mestre exigia!

Daí que Pinto da Costa, não tendo túneis na Madalena nem sabendo o que é ganhar o campeonato da verdade desportiva, nem podia ter prometido ganhar um, nem outro!
Logo, não se queira estigmatizar um promitente, ainda por cima apelidado de “papa”, do sacrilégio do incumprimento de promessas, ainda para mais feitas a mortos a quem tanto lhe faz sejam cumpridas ou deitadas no caixote do lixo!

5 comentários:

  1. tbm axo muito bom.

    http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, seria bom que alguns jornaleiros que inundam a nossa praça denunciassem também eles o que se passa neste lodaçal em que assenta o Futebol Português, mas compreende-se a vida está difícil, como diria o Camilo.

    ResponderEliminar
  3. Testemunha do F.C.Porto no Apito Dourado Preso com Armas

    A verdade é que elas vão todas aparecendo e a escumalha corrupta aparece ligada a tudo o que de mais podre existe.

    Se possivel passem pelo mais novo blog de Apoio ao Benfica com a noticia completa

    http://avanteplobenfica.blogspot.com/

    ResponderEliminar