segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O “XAROPE DOS DIGNIFICANTES”


Debruçando-se sobre a temática actual dos direitos televisivos, uma figura pública de bastante notoriedade, que muito respeito e admiro, Benfiquista dos sete costados, num blogue de Benfiquismo inflamado, escreveu que, em sua opinião, «devia haver um referendo no seio da Nação Benfiquista sobre a cedência dos direitos televisivos, a partir da próxima época».
E acrescentava: «Se os direitos televisivos vierem a continuar na Olivedesportos só há um comentário de fundo e irónico a fazer:
- É a "evolução" na continuidade. Infelizmente mesmo dentro do Benfica, sente-se aquele discurso:
- Não há alternativas, temos é que nos fazer pagar!
Uma ova, digo eu».

Julgava eu que a expressão, “uma ova, digo eu”, nos levaria de imediato ao enunciar e ao catalogar de propostas alternativas à olivedesportos, devidamente fundamentadas e exequíveis.
A menos que se pense que o Benfica pode prescindir de receitas de montante não despiciendo e que ele merece pela sua grandeza, provindas da venda dos seus direitos televisivos, há que saber como, de onde e de que forma, no mínimo, as conseguirá obter.

Mas António Melo, com todo o muito devido e merecido respeito que me merece, fugiu ao essencial e virou-se para a explicação do elenco das malfeitorias – e seus resultados – que os malfeitores da verdade desportiva, corruptos e alguns condenados condescendentemente quanto baste, provocaram no favorecimento de resultados a favor daqueles e no desfavorecimento consequente do Glorioso Benfica.
Ou seja, António Melo, em vez das alternativas que seu tema exigia, descambou na descrição de um catálogo que já é bem conhecido, e de há muito, de todos os Benfiquistas.

É verdade que, no fim do seu elenco, lá acaba por concluir:

«Pois bem, meus amigos, o que o Benfica tem que fazer é "arriscar", libertar-se desta teia mafiosa que o tem asfixiado e tirado títulos atrás de títulos.
 O Benfica tem que dar um "murro na mesa"? 
Não, o Benfica tem que "virar a mesa" e com a sua força que somos nós, maioritários de forma esmagadora acabar com esta "ordem podre, vil e impune"».

Continuamos, todos nós, Benfiquistas, a concordar com o proposto e a querer precisamente o mesmo. Mas continuamos também, com pena, a não termos uma luz orientadora sobre como “arriscar” e acabar com a “ordem podre, vil e impune”, que o “dar o murro ou o virar a mesa” mais ou menos todos sabemos como se faz.
E é esse “como” o essencial da questão em análise.



Não nos oferecendo alternativas válidas que possam e sejam o veículo seguro para engrandecer cada vez mais o Benfica, António Melo propõe referendo para quê?
Para que os Benfiquistas digam maioritariamente não à olivedesportos?
Mas um referendo, qualquer que seja, só tem uma pergunta que sugere escandalosamente o não?

Digo:
Um escandalosamente “não” porque, na sua sintética expressão negativa, é mais que sabido ser esse esmagadoramente o resultado, sem necessário darmo-nos ao trabalho de um referendo.
Um escandalosamente “não” porque, com imensa pena, não sugere qualquer outra alternativa que àquele “não” contraponha um sim.

E tem forçosamente de haver uma pergunta que leve a um sim!
De facto, um “não” deste calibre é uma negação de vida! No caso concreto, é uma negação de vida ao Benfica!
A vida é um existir, é um afirmativo, não um negativo!

Basta um não à olivedesportos para que o Benfica fique rico de receitas com seus direitos televisivos e possa ser grande, cada vez maior?
Basta um não à olivedesportos para a atirar, mais ao clube corrupto e a todo o sistema que o rodeia, apoia e lhe proporciona as conquistas, lá bem para o fundo do poço?
Basta este não que faz “dar o murro ou o virar da mesa” e acabar com esta “ordem podre, vil e impune”?
Um simples não à olivedesportos dá um gozo tremendo aos Benfiquistas porque atira toda esta gente para o lixo?


Sim, poderá dar! Um gozo tremendo até porque, sem um desenho de alternativa válida, antes desta gente ir ao fundo já o Benfica lá estará com esta receita simplória, ineficiente e, por isso, irresponsável, passe sempre o muito devido e merecido respeito!
Depois, será um gozo a dobrar! Um gozo por esta gente ter ido, finalmente, pró fundo! Um gozo porque o Benfica passa a estar acompanhado no fundo do poço!
E a solidão será muito mais suavizada, que este tipo de gente é uma companhia “saudável” e “muito querida” ao Benfica e aos Benfiquistas!



Coloquei várias questões ao ilustre autor do escrito no blogue, as questões esboço de alternativas. Questões sobre as alternativas que por ele, autor, deviam ter sido logo colocadas com propostas sólidas, razoáveis, exequíveis e compensatórias para os interesses supremos do Benfica, ele que introduziu a discussão do tema.
Sim porque os interesses do Benfica, e só esses e mais nenhuns, é que contam e sempre devem contar para todos e cada um dos Benfiquistas! Os interesses egoísticos de cada Benfiquista, movidos pelo que quer que seja, incluindo a vingança e o ódio pessoais, são nada, absolutamente nada perante os Supremos Interesses do Glorioso!

Há os que respondem que a dignidade não tem preço!
Mas que dignidade é esta, que dignidade definem e defendem?
A dignidade de a olivedesportos subsidiar o clube corrupto e todo o sistema que o apoia?
A dignidade da reiterada “ofensa” de uns pelintras que, seres mesquinhos que nunca deixaram o lambe-botas e a curvatura cervical às ordens do dono, alguns apenas em busca de umas míseras migalhas de sobrevivência, deles e da sua família, em tempos de crise e que, nunca pensando no seu clube, estão sempre a pensar naquele em que se queriam, mas não podem nem nunca poderão, tornar?

Como se ofendesse quem quer e não apenas quem pode! Como se eu, Benfiquista, me sentisse ofendido com os gritos e as patetices bacocas desses mesquinhos pelintras! Como se eu, Benfiquista, me sentisse melindrado com as suas aleivosias!
Afinal, por que querem os Benfiquistas, ditos “ofendidos” por quem não tem moral nenhuma para poder ofender quem quer que seja, colocar de fora, seja a que preço for, a olivedesportos como compradora dos direitos televisivos do Benfica?
Que alternativas credíveis, responsáveis e exequíveis apresentam?

Há outros que só permitiriam a olivedesportos se ela se comprometesse a pagar mais 50% do que paga ao clube corrupto e condenado.
Mas os Benfiquistas não pretendem acabar com o clube corrupto e o sistema que o protege?
Então, qual a razão, a coerência desta exigência dos mais 50%?
Se a olivedesportos pagasse a verba que o Benfica exige, que ele precisa e merece (à volta dos 40 milhões ano) e o mesmo ao clube corrupto e condenado, isso não seria uma maneira mais segura de atirar aquela olivedesportos e o sistema que ela sustenta para o xelindró, tal como os Benfiquistas desejam?
Tenhamos presente então que, em tal caso, a menos que recebêssemos adiantado toda a massa, ficaríamos a chuchar no dedo!



E se a olivedesportos for a única que vier a satisfazer aquilo que o Benfica e os Benfiquistas querem e acham justo?
Por que não a havemos de deixar pagar, desembolsar as massas, e depois lhe boicotamos a assinatura da sporttv?
Aí, sim, podemos mandar essa mixórdia toda para o fundo do poço e deixá-los lá sozinhos, apenas com a mercê de, de vez em quando, lhe darmos uma espreitadela cá bem do alto e lá bem para baixo!
E vamos-lhe ficando com a massa!

Já sei! Se não assinarmos a sporttv, ficamos sem poder ver os jogos do Benfica!
Todavia, se não aceitarmos a olivedesportos, poderemos ver os 15 jogos do Benfica que se disputam em sua casa?
Transmitidos por quem?
A que preço?
Quanto ganha o Benfica com isso?
E os 15 jogos disputados fora de casa?
Já podemos, Benfiquistas, assinar a sporttv?
Pirateamos a internet?
Mas isso não pode ser feito em qualquer das situações?



Ah, sim! A dignidade que não tem preço! Aquela dignidade definida pelo proponente do seu preço sem preço, naturalmente! Que ele até nem parece confundir a “sua” dignidade apenas com ódio, vingança! Que ele até parece sentir que qualquer pelintra ligado ao sistema corrupto financiado pela olivedesportos tem categoria para poder ofender o Benfica e os Benfiquistas!

Por mim, só se for ele que se sinta ofendido! Eu não, sinto-me apenas revoltado! E não propriamente contra esse sistema corrupto mas contra quem tem a missão de o combater e dobra a espinha à sua natural posição genética, permitindo que ele exista e se mantenha no chafurdo da “verdade” desportiva!

Mas, pronto! Podemos ficar descansados, todos nós, Benfiquistas! O Benfica vai comer dignidade em doses industriais e é quanto basta! Fica saciado, com receitas que aparecem milagrosamente, com as poupadas por deixarem de ser mal gastas, evidentemente, para fazer face a uma brilhante equipa de futebol, uma equipa imbatível, maravilhosa, espectacular, de fina arte futebolística, golos em catadupa nas balizas adversárias, zero nas do Benfica, campeonatos, ligas dos campeões e mundiais, taças de qualquer espécie!
E os nossos craques, do mais fino quilate, saciam-se igualmente de dignidade … e é um ver se te avias!
E nadamos num mar de rosas de dignidade em substituição de um mar de preocupações, de ódios e de vinganças por um sistema corrupto que assim tornamos moribundo e a dar os seus últimos suspiros!

Mas isto sou eu que assim penso! No entender de alguns, sou capaz de caber no catálogo dos “formatados” … e por isso penso! E se penso logo existo … “formatado”!
Tal como dizia alguém, que penso não “formatado”: «Faça-se o referendo. Ponto!»
É tudo tão fácil! Fica tudo resolvido!…
O Benfica toma o xarope do não, da dignidade sem preço, do “murro ou do virar da mesa”, mai-la  sua força que somos nós, maioritários de forma esmagadora, e acabamos com esta “ordem podre, vil e impune”!



Que fique mais uma vez registado porque já o escrevi variadas vezes.
Desejo que seja a olivedesportos a comprar os direitos televisivos do Benfica, mesmo pagando o que exigimos, 40, 50 ou mais milhões ao ano?
Redondamente, repito não!
E quais as alternativas que proponho?
Algumas, mas não sei se serão exequíveis e compensatórias porque não estou por dentro de tais dossiers.

Não sei se há alguma alternativa de fora à olivedesportos e sporttv porque a televisão que durante muito tempo se disse perfilar no horizonte, perdeu-se no caminho.
Tanto quanto me é dado apreender, resta-nos a BENFICATV.
É e sempre foi o meu natural anseio.

No entretanto, para conseguirmos uma receita compensatória no mínimo igual à que a olivedesportos oferecia e não foi aceite (22,5 milhões/ano), de que montante deve ser a assinatura?
E quantas mil assinaturas são necessárias para rentabilizar esta receita porque o montante de cada assinatura pode estar dependente deste número?
Quantos mil Benfiquistas dos que estão dispostos, com ou sem referendo, a dizer não à olivedesportos, vão aceitar pagar a assinatura que vier a ser fixada?

Estas são respostas que não sei dar e que gostava de saber. Mas também nunca vi colocar e responder.
Sei apenas que será com muita tristeza se tiver de continuar a olivedesportos.
Mas também tenho um pressentimento de que a melhor maneira de «acabamos com esta "ordem podre, vil e impune"», como escreve António Melo, seria a olivedesportos pagar esses tais 40 milhões/ano e nenhum Benfiquista depois assinar a sporttv.
Tal como eu sempre fiz e continuarei a fazer.

Agora, se ficarmos apenas com a xaropada da “dignidade que não tem preço” nem para comprar um naco de pão bolorento e duro que nem pedra, ou com mais murro menos murro ou virar da mesa, talvez nos reste, ao Benfica e a nós Benfiquistas, um pouco da sopa dos pobres.  

9 comentários:

  1. Mais um tratado se sensatez, mau caro amigo!
    Pena haver poucos que o consigam decifrar...

    ResponderEliminar
  2. eu estou desposto a pagar pela benfia tv seja o que for.,nunca mesmo nunca sporcotv.

    ResponderEliminar
  3. Sublime, meu caro Gil Vicente!
    Estou com o Guachos, poucos vão conseguir entender e/ou assimilar a mensagem no modo mais simples e muito menos nas entrelinhas.É pena.

    ResponderEliminar
  4. pelas minhas contas 15 jogos x 10 eurosx400000= 60000000 milhoes de euros,se virmos quantos assinantes tem a MEO cerca de 11ooooo assinantes maioritariamente benfiquistas,(80%) acho que facilmente faremos
    o que a sport tv oferece! nao sei se sera irrealista mas nao custa tentar,e poderemos ter
    os jogos no estadio a horas decentes.

    ResponderEliminar
  5. Senhor "Anónimo"
    É de contributos, alternativas, ideias concretas, sugestões realistas e exequíveis que o Benfica e os Benfiquistas precisam.
    Por isso, aprecio o seu comentário.
    Agora gostava que me esclarecesse, e a todos quantos quiserem ler, a que corresponde o número 400000.
    Significa 400000 assinaturas, ou melhor, pagantes por jogo?
    É que parece que não se debruça sobre assinatura mensal mas apenas a um pagamento por jogo.
    Se assim fosse, era mais do que óptimo porque dava 60 milhões de euros por época.
    Quatrocentas mil assinaturas a 10 euros mensais cada daria uma receita por mês de 4 milhões de euros e num ano de 48 milhões de euros.
    Já era menos pesado porque num mês há geralmente 2 jogos em casa.
    E também já era óptimo, era melhor do que o Benfica exige.
    Acho, porém, que o difícil é chegar a esse número de assinaturas. Eu não sei quantas tem a sporttv, neste momento nem faço a mínima ideia, não tenho andado debruçado sobre este aspecto.
    Se tiver alguns dados, forneça-os que lhe agradeço.
    E também 10 euros mensais acredito que seja um fardo pesado para muitos e muitos Benfiquistas, nesta altura de crise e de desemprego. Mas com 400 mil ou mais assinaturas, o valor mensal da assinatura podia ser aliviado.

    ResponderEliminar
  6. A verdade é que a sptv é um mal sem concorrência. Ou o SL Benfica mete os jogos em casa na BenficaTV com o canal a passar a ser pago, ou então é o canal do Oliveira a pagar o justo para nos ter lá. Um problema que pouco se fala, é que os jogos fora do nosso clube dão todos na sptv e já se viu que depois tem que se pagar as duas, ou seja, ou surge um novo operador para os outros clubes também poderem mudar, ou então fica tudo na mesma.

    Miguel

    ResponderEliminar
  7. Miguel

    O que é preciso é discutir ideias, afirmando as nossas e respeitando as dos outros. Com elevação e civismo. De um ponto de vista objectivo. É certo que a paixão clubística é subjectiva, tal como o Amor profundo ao Glorioso. Mas o Benfica, os seus supremos interesses, estes são objectivos e têm que ser assim defendidos. E não se defendem com ódios, paixões e vinganças egoísticas de cada Benfiquista. E muito menos com insultos entre os Benfiquistas. Insultos ou pretensos insultos porque não ofende quem quer mas só quem pode. Claro, quem recorre ao insulto ou a pretenso insulto é porque não consegue mais do que isso, é o que lhe resta.
    Mas o importante não são os nossos interesses. Importam os interesses do Benfica.

    ResponderEliminar
  8. como socio do benfica,so quero o melhor para o meu glorioso,agora que a MEO tem o numero de
    assinantes que tem gracas ao benfica,eu aou um
    deles,sport tv nunca tive nem terei mas os jogos do benfica sim,codificariam a transmissao
    dos mesmos,mas a benfica tv seria sempre gratis
    e ate poderia ser uma assinatura de 5 euros por jogo,que jadaria uma bele receita e uma ideia,para nao ser tao oneroso o valor a pagar,
    com diversas modalidades como o pagamento antecipado na assinatura anual haver desconto
    se fosse semestral outro valor e mensal outro.

    ResponderEliminar
  9. Caro Benfiquista luis.garcia garcia

    O que importa são as ideias que possam servir o Benfica e os Benfiquistas.
    Salvo se errei as contas, a 5 euros cada jogo do campeonato - não sei se o Benfica pode dispor dos jogos da Taça de Portugal e da taça da Liga, mas penso que não - vem a ser 75 euros por pessoa ano. Terão de ser no mínimo 500 mil assinaturas para dar 37 milhões e quinhentos mil euros por ano. Muito próximo do que o Benfica deseja. Se puder incluir 3 ou 4 jogos da pré-época, a coisa arranjava-se. Eu alinhava. Mas será que se conseguirão 500 mil assinturas por ano?
    Mas a ideia parece-me boa. Agora, precisava de ser trabalhada ao mais alto nível, se é que não está a ser trabalhada e eu tenho esperança de que sim. Esta ou outra do género.

    ResponderEliminar