quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O SEGREDO DO CALOTEIRISMO

Finalmente, o segredo, desvendou-se. Timidamente, é certo, nas últimas horas foi dando aqueles passinhos de bebé que cambaleia, dá um passito e truz … dá outro e … truz … dá o terceiro e, depois de milagrosa ginástica do “tem-te não caias”, consegue finalmente manter-se de pé … e manda a sua risadinha eufórica de herói no seu crescimento.
Não pensem que, quando a este segredo que ora nos ocupa, a coisa foi toda assim tão prazenteira! No passinhar, talvez! Sopro aqui, sopro ali, alguma coisa se foi desvendando!

A revelação deste segredo resultou, de facto, de um parturir muito difícil! Mas isso já há muito que não causa nem podia causar espanto, sabendo-se da sua origem, do conteúdo que encerrava e da comandita de avençados sem avença mais os canídeos de fila domesticados com o chip da casa.
A revelação deste tipo de segredo contém em si, necessariamente como é de costume e de domesticação, uma eterna excomungação que ataca os crentes e os não crentes, que todos eles vêem entreaberta a porta da rua se caírem na tentação. Com efeito, é um segredo cuja revelação provoca mais do que um cisma doutrinário numa “cúria” santificada. Não tem nada a ver com o terceiro segredo de Fátima mas com o ruir de todos os predicados santificantes de uma “religião” de mentira e de tropelias à verdade desportiva, caninamente seguida por imposição, medo ou devoção.

Postas bem as coisas nos seus devidos lugares, quem ousaria pensar que a rafeirice da nossa imprensa, treinada na bajulação e ginasticada na maleabilidade da espinha dorsal em dobraduras que fazem inveja às piruetas dos saltimbancos circenses, fidelizada na covardia e expressivamente publicitada na hipocrisia, daria nota do segredo da sua “cúria”?
Pode-se lá duvidar da palavra e da promessa de uma gestão desportiva tão beatificada, mesmo que o seu “cúrio” superior tenha sido condenado pela justiça desportiva por ter tentado – que lindo eufemismo – corromper a verdade desportiva?
Não entendeu a justiça civil lavar as mãos como Pilatos, que ela tinha ocupação suficiente na necessária fabricação do melhor detergente para branquear o que alguns, timidamente, classificavam e classificam de sujeira, além de gostar de andar nas suas guerrinhas, guerrinhas entre os seus compinchas com vista ao melhor tacho e penacho?
Não se tratava de uma gestão modelo com transferências milionárias, conquanto bastantes desses milhões fossem parar aos cofres dos intermediários?
Não se estava perante um clube que, a soldo de tantas manigâncias branqueadas, conseguiu milhões e milhões de uma Liga dos Campeões para a qual soube sempre mexer, por mercê dessa santificada gestão, muito bem os cordelinhos que lhe proporcionavam a necessária aptidão, mesmo que alguns – actualmente arrependidos, após excomunhão de qualificação execrável – dissessem a todo o mundo que lá não queriam clubes trapaceiros?
Que é feito de uma SAD que tinha lucros e mais lucros, fruto dessa entronização celestial?

Uma gestão exemplar é aquela cujos arregimentados dizem demorar apenas (?!) cinco minutos para fazerem a sua assinatura. Talvez até fosse mais produtivo, pelo ganho de tempo, agarrar no polegar do novo compincha, escarrapachá-lo no tinteiro das impressões digitais e esborratá-lo a seguir no lugar da assinatura do dito. Mas se cinco minutos já revelam um entranhado analfabetismo dos assalariados, o que diriam desta borrada?

Nestes últimos tempos já surgiram novidades não costumadas quanto aos tempos necessários para garatujar os nomes. Contaram alguns, a medo, obviamente, que foi preciso mais de um mês para que um novo comparsa conseguisse fazer os seus gatafunhos a que chamam de sua assinatura. E até há um deles em que o clube dos cinco minutos parece que já espera há quase uma época futebolística para que ele esborrate o nome.

Mas isto não é nada comparado com o segredo vindo agora à tona muito “softmente”. Ia-se dizendo, para preservar tão demoníaco segredo, que o dito “fenómeno” futebolístico não jogava por questões … burocráticas.
E tinham razão os noticiaristas! Era uma questão burocrática e peras!
É verdade, os gestores santificados, a SAD milionária, toda uma gestão celestial, não tinha cheta e não pagava! Mas era lá possível que tamanha “santitude” pudesse ser caloteira?!

Afinal, era mesmo verdade! Chegou-se mesmo ao ponto de pensar, perante “tamanho” acontecimento, que o Jorge Gonçalves do Sporting e mesmo Vale e Azevedo, tivessem sido deportados para a “cúria” do “papa” mentiroso e condenado!


Dizem os mais chegados e adestrados que já seguiu parte do devido. Por isso, já podemos afirmar que os “santinhos” caloteiros parece que estão a tentar cumprir ao menos uma parte da sua penitência.
Do mal, o menos porque o “papa”, agora também, pelos vistos, caloteiro, já houvera dado provas de não cumprir promessas e, o que será mais grave para o comum das gentes, nem promessas feitas a mortos que, dizem os mais entendidos, são sagradas!
Todavia, assim o queira o Benfica e os Benfiquistas, pode ser que o caloteirismo se refastele lá para as bandas das manigâncias desportivas e se aconchegue numa eternidade que nos regale.
Foi um segredo que custou a parir, como é natural, mas que surgiu anafado de regozijo para a Família Benfiquista.

2 comentários:

  1. Grande post como sempre amigo Gil. Será uma pena se não conseguirmos ganhar outro campeonato para deixá-los a ter que lutar para entrar na fase de grupos da L.C. da próxima época. Só assim esses corruptos perdiam poder. Sem dinheiro não há vícios!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Gil, e Manuel, que também vai comentando, isto, cheira-me, tem pouco de segredo, ou explicando, por cá nós já o suspeitávamos, mas eles é que sempre se acharam superiores, mas a verem de fora o convento, e, honra lhes seja feita, lá dentro, do convento, têm conseguido manter sempre tudo bem escondido ao longo destes 30 anos... No entanto, o tempo, como é sabido, tudo cura, tudo trata, e tratará de deixar este, e outros, segredos bem destapados, bem escarrapachados, e todos nos vamos rir, afinal, do que é verdade e do que é... assinaturas de 30 dias...

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar