quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PINCELADAS ENCARNADAS

A insanidade jornalística da TVI

Como é do conhecimento geral dos portugueses e dos Benfiquistas, em especial, a TVI há muito que foi infectada pela enfermidade jornalística de uma tonta de boca grande e de seu marido, um candidato a candidato falhado.
Por isso, não admira agora que ela, no meio da sua imaginária alucinação, tenha em primeiro lugar descortinado uma agressão ao "papa" mentiroso e condenado por um adepto do Benfica, agressão que depois, perante a nudez das suas câmaras e das câmaras vizinhas, converteu em "tentativa de agressão".

Todavia, a fragilidade da sua vocação jornalística enferma nem agora consegue mais do que continuar no seu estilo de jornalismo de sargeta, sem rebuço e sem a mínima consideração por um código deontológico que deve desconhecer na íntegra.
De facto, nem as suas câmaras, nem as câmaras vizinhas, comprovam sequer qualquer tentativa de agressão. O que elas nos mostram é um rosto resplandecente de ódio bem conhecido e uma pessoa a querer dirigir-se-lhe verbalmente e a ser travada nesse intento pela polícia.
Então, os jornalistas presentes de outros órgãos de comunicação social - com realce para os da SIC - dizem apenas que nada se passou a não ser, precisamente, a tentativa de verbal de uma pessoa a dirigir-se ao "papa" da mentira e da corrupção desportiva condenada por tentativa.
A TVI, porém, mantém-se infectada profundamente com a insanidade jornalística que lhe foi imprimida.


2 A infecção croniquenta dos túneis

Durante vários anos se soube que num túnel escabroso se cometeram as maiores arbitrariedades, se fizeram as pressões e coacções, psicológicas e físicas, sobre as arbitragens, se insultaram todos quantos não comiam da farinha do "papa", se agrediam jogadores e até dirigentes máximos de clubes desportivos.
Essas agressões foram cometidas por milícias que até chegaram a ser comandadas por gente da PSP, com destaque para o guarda Abel.

Pouca gente se importou, poucos comentadores gastaram tinta ou o paleio barato que é seu timbre para procurar esclarecer o que se passava nessa tortuosa câmara escura das antas. Nem as gentes que tentavam fazer com que pensássemos que dirigiam o futebol português, nem as autoridades governamentais, ministros da administração interna incluídos, apesar das provas que lhes foram presentes.

Há uns tempos atrás nem foi preciso entrar para o túnel para que todos vissem às claras o que se passou. Todos menos as autoridades policiais e arbitrais que se encontravam presentes e cujos acontecimentos se desenrolaram bem nas suas barbas.
Vimos todos, aliás, que essas autoridades presentes, numa flagrante demissão dos seus deveres, viraram as costas e puseram-se ao fresco. Aliás, aquele elemento da equipa de arbitragem que assistiu a tudo e virou costas, foi depois acolitar o árbitro do jogo para, nos esconsos túmulos da visão testemunhal, engendrar a seu bel prazer as punições de encomenda.

O que se passou nesse túnel demorou mais de um mês a ser enviado para os órgãos competentes, não tendo os cidadãos deste país qualquer certeza de que as imagens não tivessem sido alteradas à vontade dos prevaricadores. De resto, a única certeza que furou o cerco da promiscuidade e da batota desportiva demonstra claramente que as punições encomendadas ao árbitro, fiel serventuário das manigâncias desportivas, só tiveram lugar na imaginação dos batoteiros, os cabecilhas e os executores.

Pois, apesar disto tudo, não se viu que os comentadores estivessem de consciência pesada. Aliás, a sua praticamente unanimidade silenciosa sobre esse túnel apenas nos comprova que a sua consciência estava perfeitamente tranquila.

Mas eis que alguns dos títeres do clube formado nas manigâncias do seu túnel resolvem representar a preceito no túnel do rival. Foi quanto bastou para que os tais comentadores silenciosos acordassem de repente e começassem a falar de túneis, colocando todavia a tónica no túnel do Estádio da Luz.
De repente, houve uma agitação moralística de consciências empedernidas no branqueamento das outras situações em túneis de que não querem nem gostam de falar.

E por quê?
Porque o túnel da Luz é um túnel às claras, comprova tudo o que se lá passa como se à luz do dia com sol brilhante se desenrolasse.

E por quê ainda?
Porque nos outros túneis quem sofreu, sem nada mais ter feito do que demonstrar a sua classe futebolística e moral, foi o Benfica e os jogadores e dirigentes do Benfica.
E no túnel da Luz, quem foram os protagonistas foram os agentes do clube condenado por corrupção tentada, que hão-de desta vez pagar, assim o esperamos, os seus desaforos, uma vez que no túnel da Luz tudo se passa às claras.

E por tudo se passar às claras os "moralistas" de cerviz dobrada conseguem ver, não as suas oleadas dobradiças mas os factos que os incomodam porque perpretados pelos seus apaniguados e colocados à vista de toda a gente.

7 comentários:

  1. Caro amigo Gil, está perfeito! Também estava a pensar escrever um dia destes sobre este assunto porque já me mete nojo ler as opiniões, os comentários, seja na imprensa online, seja em blogues, desses corruptos, alguns talvez nem eram nascidos quando o guarda Abel agia a mando do "bufas" e agora tentam inverter a situação, dizendo coisas do tipo, "falava-se tanto de ... mas era tudo diz-se, diz-se, nada provado e agora é só nos jogos deles que existem problemas em túneis".
    Abraço e bom Natal.

    ResponderEliminar
  2. Mais um post maravilha caro Gil Vicente.
    Essa tvi esta pelas ruas da amargura com aquele tipo de jornalismo. Em relacao aos tuneis penso que toda a gente sabe o que se passou e agora querem-se fazer de virgens ofendidas.
    Caro Gil tenho uma sugestao para um post.Lembra-se do que foi dito pelo presidente da pedreira quando contratamos o Peixoto? Lembra-se quando contratamos o Carlos Martis o que foi dito pelos submissos e pela comunicacao social? O Joao Pereira foi formado em que clube ? Entao a comunicacao social nao fala nada que o Benfica tem de ser indeminizado pela formacao do jogador?
    Pense nisto . O video da entrevista de LFV esta mesmo no fundo do blog em baixo e nao de lado,de lado ficava cortado.
    Feliz Natal a todos
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, caro Manuel Oliveira

    E bom Natal para si também. Creio que o passa um pouco mais quentinho do que nós, não é verdade?

    Um grande abraço

    Caro JJD.

    Em primeiro lugar, agradeço-lhe não só o comentário comoa colocação do vídeo.
    Quanto ao caso do João Pereira, não sei se ainda haverá direitos do Benfica.
    Se houver, pode crer que o Benfica vai lá buscar o que lhe pertence.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ao que dizem, as imagens têm uma nitidêz resplandescente, sem cortes e a côres.
    Estou mortinho para ver essa peça!!!!

    Os androides já dizem dos seguranças do tunel Benfiquista o que MAOMÉ não disse do Toucinho.
    Não têm duvidas que os seguranças foram os provocadores e que o nosso estadio vai ficar interditado um ror de anos!!!

    Mas em compensação, não têm duvidas de que os seguranças do tunel de Braga, comungam na missa da Sé de Braga todos os Domingos e que frequentam os melhores colegios Salesianos!!!!

    DUVIDAS é que os androides nunca têm!!!!

    ResponderEliminar
  5. Um post carregado de verdades, aliás mais um sabiamente escrita por aquele a quem já digo aos meus amigos ser o mestre da escrita na blogoesfera.
    Sim o Benfica tem direitos de formação sobre o João Pereira.
    Aproveito o momento para desejar um Bom Natal, no seio daqueles que mais gosta e com imensas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Quanto à TVI é melhor habituarmo-nos a este tipo de tratamento, porque o substituto na TVI daquele que foi candidato a candidato á presidência do nosso grande clube, não inspira hoptimismo.
    Quanto à transferência do lateral que trocou a candidatura a um possivel título nacional à candidatura a um 4º, 5º ou sei lá que lugar virá a ser e que trocou um ordenado quase certo por outro muito mais incerto, palavras para quê?
    Uma coisa é certa, todos nós Benfiquistas devemos expressar o nosso reconhecimento pela prenda de Natal que o nosso querido adversário Sbooortim nos ofereceu. Se o Braga tinha uma remota probabilidade de ser campeão agora muito mais remota se torna.

    ResponderEliminar
  7. Viva, Grande General
    Os androides nem sabem no que se meteram desta vez. Bem, têm uma esperança no conselho da (in)justiça da FPF. É que neste conselho pontifica aquela (in)justiça que nós já nos acostumámos a ver nos nossos tribunais.
    Um grande abraço

    Caro Jotas
    Agradeço-lhe os elogios mas não os mereço. Aliás, basta-me olhar para a sua escrita para ver que ela será sempre uma luz a iluminar-me na minha caminhada.
    Eu não sabia quando é que o João Pereira tinha entrado na formação do Benfica, nem com quantos anos tinha sido transferido.
    Agora, com os novos dados que recolhi, penso que o Benfica terá direito a quase 5% do valor da transferência.
    Um grande abraço

    Caro Tony
    A TVI foi sempre e assim será o nojo tlevisivo do jornalismo de sarjeta.
    Agora, depois de o Benfica ter respondido à letra à decisão vesga da ERC - deixou de fazer conferências de imprensa nas vésperas dos jogos do Benfica, dando todo esse tempo de antena apenas à nossa Benfica TV e os outros, se quiserem, que a citem - ainda mais a TVI resvalará para a sujeira que é o seu poiso natural.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar