quarta-feira, 23 de setembro de 2009

AS CONFUSÕES DE JORNALISTAS “ESQUECIDOS” …

Santos Neves é um jornalista com “folha de serviço” abundante. De acordo com o visual da sua fotografia, também dá a impressão de ter já uma provecta idade, quiçá bem merecedora de uma devida reforma.
Todavia, não se julgue que pensamos por um segundo sequer que um reformado seja um “estorvo” e menos ainda que vá direitinho para o “caixote do lixo da inutilidade”. Os reformados são a fonte da experiência e do saber acumulados!
Quem escreve estas palavras é também ele um reformado, em parte, pelo que nunca poderia aceitar tais princípios. O que se aceita, sim, é que um reformado se mantenha ocupado e, de preferência, com aquilo que mais gosta de fazer, desde que em condições de o fazer. Um reformado é, naturalmente, um ser de experiência feito, muitíssimo útil à sociedade. A sua actividade é a melhor caução do seu revigoramento saudável e a transmissão do seu imenso saber acumulado uma dádiva às gerações menos idosas e às gerações vindouras.

Santos Neves, se não for um adepto confesso do FC Porto, faz pelo menos tábua rasa dos métodos corruptos e batoteiros que por lá se usam, se não mesmo os branqueia ou tenta, em gesto de pura omissão. E tem sempre pronto o elogio bacoco a este antro de tramóia desportiva.
Mas uma coisa é certa. É nitidamente anti-benfiquista quase primário. Pertence, pois, ao segundo maior clube de Portugal, o clube do anti-benfica.
Porém, isso pouco importa porque nestas questões não é o ser que decide “a se”, mas a importância que se dá ao ser. E os Benfiquistas não dão grande importância, ou não dão mesmo nenhuma importância, aos anti-benfica.
Só que isto não significa de maneira nenhuma que acolham ou rejeitem os princípios “quem não se sente não é filho de boa gente” ou “quem cala consente”.
Os Benfiquistas sentem e não se calam!

A prosa actual de Santos Neves já espelha razoavelmente que o seu siso e consequente raciocínio o fazem parecer um pouco “gagá”, talvez fruto de enfermidade que o cansaço sempre provoca. Facilmente escreve, por isso, coisas ao contrário, omite, quiçá propositadamente, outras relevantes, inventa algumas não acontecidas.
A responsabilidade maior de muitas destas imprecisões saírem escritas no seu jornal irá, contudo, para este, pois ele devia ter alguém que se encarregasse de editar os diversos erros, as confusões memoriais da história e, em especial as que contendem com a credibilidade da informação que pretende e a que talvez tenha direito.

Santos Neves confunde as provas europeias da UEFA, mais concretamente Taça UEFA e Taça das Cidades com Feira, a sua antecessora, com “Taça das Taças”, prova que desapareceu há alguns anos. Confunde vencedores e finalistas do quê e de quê, omite outros vencedores e finalistas, omite razões e causas.
Ao falar da “campanha europeia dos clubes portugueses” da presente temporada futebolística, tenta relembrar o passado, conquanto truncado a seu bel-prazer! E truncando em especial no que ao Benfica diz respeito! Pelo que Santos Neves enumera, o Benfica não teria sido o 9º clube do século passado em provas europeias e nem sequer na lista apareceria!

Santos neves escreve que o Sporting conquistou a Taça das Cidades com Feira e foi finalista da Taça UEFA.
Relativamente a este clube, disse tudo em quantidade, alterou a qualidade, uma vez que o Sporting venceu … a “Taça das Taças”!
E não a Taça das Cidades com Feira!
No que concerne ao FC do Porto, o seu estado meio “gagá” não se esqueceu, nem de mencionar a conquista da taça UEFA, nem a conquista da Liga dos Campeões, nem os elogios de uma “fulgurante escalada” … que, por acaso ou sem acaso terminou aí, até ao presente, pelo que se sabe!...
Omitiu apenas que o FC do Porto fora finalista da “Taça das Taças” e conquistara uma Taça dos Clubes Campeões Europeus. Mas já dissera o que queria e talvez não quisesse dar muito nas vistas!...
Pelo menos, não disse mais disparates!

Quanto ao Benfica, ficou-se apenas pela notícia de que o Benfica fora finalista da “Taça das Taças”, de novo num pontapear histórico que só encontra paralelo e justificação plausível nas suas “brancas” memoriais.
De facto, o Benfica nunca foi finalista da “Taça das Taças”!
O Benfica foi finalista, por sete vezes – sete vezes, Senhor Santos Neves! – da Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma prova genuína porque só poderia ser ganha por campeões!
E venceu duas – duas, Senhor Santos Neves! – dessas sete – sete, Senhor Santos Neves! – finais!
Para além disto, Senhor Santos Neves, o Benfica foi finalista da Taça UEFA!
E nunca foi finalista da “Taça das Taças”.

Na mesma peça, este articulista relembrou o “grande objectivo de Jorge Jesus”, o que lhe ouviu mencionar há escassos dias – ser campeão nacional. E pretende justificar este seu lembrete com mais asneira histórica.
Escreve Santos Neves, a este propósito, que Jorge Jesus “está escaldado” – não explica por quê – e que “outras costas podem ser as suas”!...
Qual a razão deste arrazoado incoerente?
Ei-lo!
“Fernando Santos caiu na fossa – está outra vez enganado na personagem da queda, pois mais parece lá ter caído quem tanta confusão manifesta – e viria a ser despedido … não por ter falhado, por um golo, meia-final europeia, sim por imperdoável 2º lugar em Portugal!…”
A história, porém, a menos que seja atrofiada, estrangulada, constrangida, corrompida e desvirtuada à moda FC do Porto de Pinto da Costa, não registará nenhum 2º lugar de Fernando Santos em Portugal, ao serviço do Benfica!
Se quiser ser verdadeira, registará um 3º lugar a dois pontos do 1º lugar e a um ponto do 2º lugar!

A idade, se de idade for o vício, não perdoa! A uns, mais cedo, a outras um pouco mais tarde!
Mas a todos contempla!
Que não haja corrector da verdade histórica num meio de difusão universal da palavra é que já é de admirar, em especial quando se pretende dar alguma aderência à credibilidade jornalística de um jornal que se pretende de referência!

5 comentários:

  1. Essa peça de museu, todas as semanas destila sobre o SLB, hoje a pérola é "Paga o gravissimo erro Balboa...", dos flops do clube dele não fala, esse velho caquetico!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, caríssimo, também vi essa.
    Mas parece que hoje teve de vergar também a espinha e falar sobre os cofres cheios dos outros clubes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Só tenho uma coisa a dizer: falta de rigor e de competência. É essa a causa de palhaçadas como esta.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo, caro Bruno.
    É isso mesmo!
    Mas o homem também torce lá pelos corruptos condenados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Esse tal de Santos Neves, deve ter bebido uma mistela de 44 graus, antes de vomitar aquelas arrotadelas.

    Tristes estes junta-letras de espinha curva!!!

    ResponderEliminar