domingo, 5 de dezembro de 2010

A “besteira” de “mestre”André, o treinador de relatório

Para quem não saiba, e poucos serão, é um “mestre” André treinador de protesto! Um treinador de protesto não contra árbitros ou auxiliares de árbitros mas contra os seus próprios jogadores! É um treinador de protesto que lança os seus protestos através – através, não contra – dos árbitros porque os seus jogadores lhe afiançam que houve penalti ou lhe pareceu ter havido fora-de-jogo! Contra os árbitros, apenas umas “biscas” de “boa educação”, que a má educação está do lado destes tipos do apito, analfabetos, ignorantes das “boas maneiras” de “mestre” André!

Quanto aos árbitros, bem, os árbitros são humanos, nem sempre têm bem presentes os ensinamentos doutrinários da escola corrupta de “mestre” André, “distraem-se” e deixam-no demasiado irritado porque, assim, a coisa não bate certo como o seu relatório, aquele relatório que deu fama de “mestre” a “mestre” André!
Por conseguinte, os árbitros, como qualquer mortal, têm “brancas” na sua imaginação e, por vezes, raras vezes, não ligam aos afiançamentos ou aos parece-me dos jogadores às ordens de “mestre” André!
E “mestre” André fica fulo, menos contra os árbitros e mais quanto aos escassos “dotes”, momentâneos igualmente, de convencimento dos seus jogadores!

Só que, ao que parece, “mestre” André nem sempre é “mestre”! Com efeito, segundo rezam as teorias mais ou menos científicas e as estatísticas comprovadas, uma vez conseguida a perfeita e demonstrada domesticação arbitral, há um relaxamento, muito relativo, por certo, mas relaxamento na aprendizagem das artes dos famosos convencimentos! Se a necessidade aguça o engenho, a desnecessidade leva a uma lassidão que pode causar prejuízos nas artes e artimanhas da burla!
E no relatório de “mestre” André!
Consequências, o não convencimento pontual dos árbitros e dos auxiliares dos árbitros, e o correspondente enfurecimento, com “bons e educados modos”, de “mestre” André, o treinador dos relatórios com as vírgulas e pontos finais todos, com alguns decorativos pontos de exclamação mas sempre com a ausência de quaisquer pontos de interrogação!

“Mestre” André andava ainda de fraldas e cueiros mas lembra-se de lhe terem contado a odisseia de um tal Pratas, que dizem ter sido árbitro, acossado por uma escolta de jogadores amestrados em “convencimentos”! É verdade que este dito árbitro se “amandou”, na altura, em debandada pelo campo fora, de rabo entre “ó pernas p’ra que te quero”, mas ficou convencido e convencido emendou a mão pouco depois no penalti salvador do assim prendado acossamento!
Naquele tempo, havia convencimentos mais convincentes por aquelas bandas!
Mas eram outros tempos e outras necessidades! A doutrinação arbitral, a catequese dos árbitros, se já bem adiantada nos responsos e nas demonstradas “confissões” públicas de boa aprendizagem, não estava, todavia, totalmente consumada! Ainda por lá havia uns Pratas borrados de medo que, por vezes, desejavam demonstrar alguma resistência que comprovasse a sua cobardia!

“Mestre” André tem, por conseguinte, toda a razão em considerar besteira virem dizer que não sabe lidar com os resultados adversos! A culpa não é da jogatana, que eles, se pouco e mal jogam, têm logo os pasquins e os serventes a aplaudir e a perdoar porque se tratou de uma mera “poupança”!... Para os outros se reservam a “falta de chama e de brilho”, a “falta de categoria” e outros adjectivos amigáveis” do género!
A culpa é antes da incompetência dos convencimentos daquilo que afiançam e parece a “mestre” André!
E, claro, “mestre” André é expulso precisamente nos jogos que não ganha … por causa dessa besteira! Podemos, assim, ficar descansados que “mestre” André não é tanto aquela besta que já bastantes julgam, provavelmente certos, que ele é!...

“Mestre” André é “brilhante” no seu “olho de falcão” e na arte do seu relatório! Desde pequenininho!
Ainda agora temos o exemplo da sua lição de matemática que, bem lá no fundo, não brilha tanto pelo acerto das contas mas mais pela sua “modéstia” e pela exaltação dos méritos de quem de méritos foi “injustamente” espoliado!

“Mestre” André fez as contas, as contas do relatório – o seu “ex libris” da fama – e concluiu que, com Hulk a tempo inteiro, o FC Porto teria sido campeão na época finda … com o professor Jesualdo, naturalmente!
Agora descubra-se onde está a besteira e digam lá se ela é aplicada aos de fora ou aos de dentro, como parece mais do que óbvio! A besteira é interna, palavra – do relatório – de “mestre” André!
Vejamos mais em pormenor.

O Benfica venceu o FC Porto, com Hulk e tudo! E venceu apenas com os pés e não com jogos de andebol à mistura! E muito menos convencimentos que, de convencimentos, se fartou o árbitro, mas de convencimentos dos seus, convencimentos tais que para ele andebol dentro da área das suas cores, doutrinárias ou não … é futebol e não andebol!
Mas o certo é que o Benfica ficou com 4 pontos de avanço e 16 jogos para jogar! Tantos como o FC Porto do professor Jesualdo, como é óbvio!
Desses 16 jogos, o Benfica perdeu um e empatou outro, esbanjando deste modo, no total, apenas 5 pontos!
Isto significa que, para que o FC Porto de Hulk – e do professor Jesualdo – e com Hulk – e com o professor Jesualdo – pudesse ter sido campeão, teria de somar, nada mais, nada menos do que 16 vitórias consecutivas!
Precisando melhor, o FC Porto teria de vencer todos os restantes 16 jogos que lhe faltavam!

Certamente que aquela afirmação de convencimento vencedor consta do relatório de “mestre” André, um relatório no qual ele confere competências, mais do que as que tem, ao professor Jesualdo! É só confirmar os factos que nos demonstram a menoridade de “mestre” André que, em 12 jogos já empatou 2 e perdeu 4 pontos!
E contando sempre com Hulk, com o seu relatório … mas já não com o professor Jesualdo!

“Mestre” André reconhece, pois, ter créditos de competência técnica inferiores aos do professor Jesualdo! E fica-lhe bem essa “modéstia”! Uma “modéstia” sua que ele quis fosse traduzida por besteira! Uma besteira de contas e de conclusões! E uma besteira do “mestre” corrupto e condenado “papa” que tudo ordena porque, campeonato ganho pelo professor Jesualdo, “mestre” André dos relatórios continuaria a não ir treinar os seus – do “papa” corrupto e condenado – submissos de estimação, ou não fossem estes comandados agora pelo tal “cavalo branco” que ficou de mão estendida, a abanar!
Mas também não assentaria o traseiro no banco da corrupção desportiva condenada, coisa que “mestre” André certamente não deixou de prever e de fazer constar do seu relatório!

Pode alguém, de facto, ser tentado a chamar “mestre” André de mentiroso, aldrabão, um troca-tintas moço de recados! E já não será a primeira vez e muito menos um chamamento que possa considerar-se muito descabido!
Mas até nem isso será necessário! Ninguém, efectivamente, ousará duvidar de que tão “modestas” qualidades constarão em letra de forma do seu relatório! Poderão, certamente, ser parte integrante da sua besteira! Mas, mais do que isso, são parte da sua besteira … competente!

1 comentário:

  1. Ou seja... Um artigo de «mestre», mas sem trafulhices por trás de quem este escreve, eheheh! Brilhante, caro Gil, brilhante. De realçar, já agora, que este ano, Jesualdo já ganhou um «põe-te a andar daqui para fora» em Espanha, e pelos vistos prepara-se para coleccionar outro, se as coisas não melhoram rapidamente, na Grécia, onde, veja-se bem, um túnel o salvou da multidão em fúria, eheheheh! Muito bom, e tudo porque lhe faltavam duas coisas, o Hulk, claro, que com Hulk ele ganharia os jogos todos, aliás, até já ouvi dizer que o Hulk é como o Cristiano Ronaldo, só que mais rápido, eheheh, e a segunda coisa, a famosa fruta de dormir, o café com leite para acordar, que tantos resultados tem dado ao longo dos anos. Falta-lhe, claro, por dois motivos também, já não trabalha para aquela casa, e porque agora outro se goza dela, um tal que dá pelo nome de «mestre» André...

    Brilhante, caro Gil, brilhante! Artigo de mestre, volto a dizer!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera e Boas Festas a todos!

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar