quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O euromilhões, os duplicados e os vendilhões



Sob o título, “euromilhões oferecido à olivedesportos”, lamenta-se Arons de Carvalho porque o (des)governo nacional decidiu deixar de considerar a transmissão semanal de um jogo de futebol da 1ª Liga – e das competições europeias – em canal aberto como um assunto de “utilidade pública”. Segundo ele, agora a entidade reguladora (ERC) – que nada regula – não pode intervir de modo a, supostamente, forçar a sporttv a baixar o preço da concessão desse direito televisivo a um dos tais canais de sinal aberto, tais como o são a RTP1, a SIC e a TVI. Sendo assim, acrescenta, a sporttv, que recebe os direitos televisivos comprados pela olivedesportos aos clubes de futebol e a outras instituições do mundo futebolístico, vai passar a vendê-los pelo preço que lhe der na real gana, supostamente elevado ou muito mais elevado do que seria previsível com a dita “utilidade pública”.
E isto porque, assim “acobertada”, a tal ERC que diz que regula e nada regula poderia impor um preço razoável à concessão da falada transmissão.
O lamento em causa pretende justificar-se com o “prejuízo” consequente para o público mais carente – ou pouco interessado – que não tenha acesso ao canal codificado e mesmo aos referidos de sinal aberto e também transmitidos em plataforma paga.

Todavia, tendo em conta a realidade que este ano se viveu, só podemos concluir o papel de urso que a tal ERC desempenhou! Acobertada ou desacobertada, o seu papel na negociação foi de resultado zero e só quem andasse com a cabeça nas nuvens ou “pedrado” com a doutrina “papal” da corrupção desportiva é que poderia pensar em milagres!
De facto, todos sabemos que a sua (da ERC) “cabeça”, desregulada pelo detergente da corrupção desportiva, de baixa ou nula qualidade, que dá pelo nome de Tavares Teles, não poderia impulsionar, pressionar e ainda menos impor o que quer que seja. O senhor inventor do famoso “pato” para livrar Deco da punição que lhe era devida ainda agora desregulou na disputa entre a jornalista do “Público” e o comparsa da farsa desportiva emprenhada da corrupção e das equivalências, o senhor ministro Relvas.
Deixem-no lá com as invenções patóides alinhavadas e alinhadas com a corrupção desportiva nacional e o acobertamento das “equivalências” dos amigalhaços “doutores” da (des)governação e nada mais lhe peçam que as suas competências são bem capazes de não darem para mais.
Mas, quanto a mim, o mal da ERC foi e será sempre o mesmo, seja qual for a cabeça! A sua “regulação” desregulada será sempre o seu carimbo de marca.  

Afinal de contas, qual a televisão “aberta” que se dispôs a pagar o que a sporttv pediu esta época por tal direito televisivo?
Nenhuma, com crise ou sem crise! E com ERC e tudo!
Só se pode concluir, por isso, que a abstinência teve certamente a ver com o preço pedido pela sporttv! Um preço que nem a dita ERC lhe valeu! Ou seja, a sporttv pediu e pede aquilo que quer, com ERC ou sem ERC!
Sendo assim como os factos o demonstraram, que diferença faz a coisa ser considerada ou não de “utilidade pública”?

Salvo melhor opinião, já houve tempos melhores em termos de euromilhões para a olivedesportos e sporttv! Principalmente com o Benfica mas também com todos os outros clubes desportivos que venderam e vendem tais direitos à dita olivedesportos pelo preço da chuva, com esta a aproveitar-se e bem do estado de necessidade dos vendedores.
Mas o verdadeiro euromilhões da olivedesportos e da sporttv acaba em Maio/Junho (desconheço a data certa) de 2013. Esse é que era o verdadeiro euromilhões destas financiadoras do clube mais conhecido por ter sido, com o seu presidente, condenado por corrupção desportiva tentada.
E esse euromilhões não há governo que desgoverne com ou sem “utilidade pública” porque o Benfica não deixa!

Ao contrário de alguns, não sei se muitos se poucos, e com a devida vénia, penso que este governo que nos quer enviar para a soleira das igrejas de boné na mão – nem lugar destinado à sopa dos pobres ele parece querer permitir – conseguiu fazer algo que, não direi de útil tal a sua incapacidade congénita e endémica, acabou com as dúvidas de eu e milhões de Benfiquistas continuarmos a pagar do nosso bolso não apenas o enriquecimento daquelas duas entidades mas ainda o financiamento do clube condenado por corrupção desportiva.
O nosso receio – pelo menos o meu – tem a ver com o regresso de uma possível ou mesmo provável magnanimidade da RTP, magnanimidade que do bolso nos saiu … e sairá! E lá continuaríamos a ser espremidos nos nossos dinheirinhos já tão sugados pelas sanguessugas Coelho, Gaspar e CIA.
Assim, está melhor! Seja o que for que este desgoverno conserve de RTP.s, ao menos que estes restos não nos venham mais ao bolso!

Senhor Arons de Carvalho, consócio ou co-simpatizante, em primeiro lugar os dinheirinhos do Benfica e dos Benfiquistas!
Depois, as lutas partidárias!
Porque, ao contrário do que afirma e com o devido e merecido respeito, a olivedesportos vai perder e não ganhar o seu verdadeiro euromilhões!
Espere pelo fim desta época desportiva!



Ouviu-se por aí dizer que “lagartos” filhos de “lagartos” solicitam a bênção paternal para mudarem de clube. E esses papás, ao que parece todos babados, fazem do caso uma publicidade espúria, satisfeitos naturalmente com tais manifestações de obediência.
Não é só a equipa e o clube que andam desnorteados há muito, sabe-se lá se com as “desnorteadas” que Miguel insiste semanalmente em ababosar!
“Lagartinho” filho e “lagarto” pai, desde quando é que, após a era Roquette e o chafurdo do acordo entre senhor feudal – da corrupção desportiva – e o servo da gleba rastejante, passar do Sporting para o FC Porto é mudar de clube?!!!
A diferença estará, provavelmente, apenas na graduação do rastejamento!



Luís Filipe Vieira pode ser um vendedor mas não um vendilhão e não desce até à expulsão dos vendilhões da palavra e da honra. Manda subalterno mostrar a lindeza e a grandiosidade da obra e é para quem quer! Mas não permite que esses vendilhões lhe infectem e infestem os tapetes de seu gabinete presidencial que tudo isso representa a um nível mais elevado o Glorioso Benfica!
Os vendilhões não tiveram honra nem proveito de se dirigirem ao Maior do Mundo, na Pessoa do seu mais alto representante, o seu Presidente!
E nem Santos lhe valeram!

3 comentários:

  1. Enorme Gil Vicente, Companheiro,

    Andas a superar-te (coisa dificilima) a cada novo texto e 'obrigas-me' a manifestar o meu acordo e, ainda mais, o meu agradecimento pelo privilegio destas visitas ao CORACAOENCARNADO.

    Quanto as ERC's e aos 'tavares', que continuam a pesar nos bolsos dos Contribuintes triplamente (pelo que 'chupam', pelo pouco que fazem e pelo muito que deixam por fazer), eu espero que, tal qual a 'rtp DESporto', venham a sucumbir a mingua a que a crise da divida nos obriga.

    Sporcotb?
    Nunca tive, nunca terei, a menos que o Benfica a compre, ahahah.

    Obrigado, Companheiro.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Quantos novos clientes ganhou a Sporttv com a eliminação dos jogos em canal aberto? E que pelas indicações que recolhi dos dados da Zon nos últimos tempos eles têm perdido clientes devido a recessão.

    Neste momento, penso que não forçar a RTP, SIC ou TVI a compartilhar os custos com a SportTV só é mau para a Sporttv. Até porque o desinvestimento em publicidade também tem sido acentuado!

    ResponderEliminar
  3. Não estranhem se a "Borgesiana concessão" da RTP a privados já esteja decidida a favor do homenzinho, que para se capitalizar acabou de vender tudo o que era o seu negro império nos media.
    Já percebem assim o alcance da medida? Eles não dão ponto sem nó!
    Quem vocês julgam irá no futuro comprar por valores pouco razoaveis os direitos à Sporttv? Como poderia ele existindo a figura de utilidade publica vender esses direitos a um canal que mesmo concessionado continuará a ser publico? Como poderia ele .....
    .... enfim vocês já suspeitam o mesmo que eu.

    ResponderEliminar