quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os censores da anedota e os “críticos” sabe-tudo


Vítor Serpa, o censor do século XXI, tornou-se já também no maior anedótico censor deste século.
Não admira. O “papa” da fruta está destronado pela míngua de euros nas suas contas do rosário. E a um “papa” sem rosário nem a mentira colhe apelo junto da sua oratória à Divina Providência. Também esta Entidade já começa a estar farta! Conseguir guiar polícias e juízes para o avisar em sonhos de que ia ser preso e conseguir transportar para os tribunais a pia de água benta com que os juízes lavam as mãos, convenhamos que são já tarefas que cheguem!
O “papa” do jardim madeirense também foi submetido, bem a contragosto, a uma cura de emagrecimento forçado ao ser-lhe fechada a torneira com que ele esbanjava o nosso dinheiro nas suas festarolas, nos seus lautos almoços e jantares. De vez em quando não resiste ao garfo glutão, mas fica … engasgado!
E assim pode sobressair sem grande constrangimento e merecimento o anedótico censor Serpa como o maior da actualidade

Diz o dito pindérico que o Benfica precisa de comprar laterais … até porque ainda não fez a vontade às carradas que o seu jornal já adquiriu, parece que só a troco dos papalvos que se deixam levar e lhe compram o jornaleco com a chancela da censura serpiana.
Conselheiresco à medida da sua sabichice, deixa uma dica palpiteira:
«que o Benfica faça os contratos com esses jogadores que pretende, antes que Porto ou Sporting(?!!!) fiquem com eles»!!!

Lá o “Porto”, quem vier depois que feche a porta, ou melhor, que arranje a massa para tapar o buraco porque o “papa” não olha a meios para alcançar os fins. Ainda lhe não foi posto freio como fizeram ao Jardim do Atlântico! Dá muito mais dinheiro, algum a ele próprio como bom comissionista que é, e às vezes, raras, até acerta!
Mas o Sporting?!!!
É aqui que está a anedota do século bem própria do citado anedotista censor! Lá gastar as últimas lecas que caíram na boina estendida à porta da igreja – apesar de o país estar num buraco, ainda existe alguma caridade – disso até pode o Sporting ser capaz! Mas foi apenas porque os outros, Benfica incluído, o deixaram em paz com os restos em que não estavam interessados!   

É por causa de censores anedóticos deste calibre que o Benfica, os seus dirigentes, não andam constantemente a negar palermices.
É que as palermices não se negam, negam-se a elas próprias porque são … palermices!
Luís Filipe Vieira responde de uma maneira muito superior, como muito superior é a Instituição de que é Presidente. É, por conseguinte, perfeitamente suficiente afirmar, “não respondemos ou comentamos as imensas baboseiras que têm saído”.

Descer ao nível de censores tão anedóticos como este seria efectivamente uma desonra para o Benfica.
Ainda se fosse como o Padre Melícias que sempre me pareceu e parece uma pessoa de bem! Esse pelo menos sempre vai dizendo, e com toda a propriedade e clarividência que lhe são conhecidas, “não sou como outros que festejam o campeonato antes de eles começarem”.
Tem toda a razão, o bom do Padre Melícias. Ele não os festeja (os campeonatos) nem antes de eles começarem … nem depois de eles acabarem!





O texto da Grande Margarida, “já cansa”, plasma o Benfiquismo na sua máxima e mais sublime expressão, sem perder o sentido crítico.
Porque não é crítica dizer … baboseiras! Não é crítica dizer asneiras, não é crítica não saber o que se diz porque se não está dentro dos meandros próprios do assunto que se pretende criticar! Esta pseudo “crítica” vem de pretensos sabichões que, não sabendo nada, fazem-se de sabedores de tudo, até de lagares de azeite!

Perante tão grande manifestação de sabichar dos sabe-tudo só podemos imaginar que devem ter tido uma carreira brilhante em competências de treinamento, em gestão de negócios, em oportunidades perdidas.
Umas autênticas enciclopédias, tão autênticas que a sua obra, a do assobio e a da maledicência pura e dura, fala por si. Com homens tão sabedores de tudo e mais alguma coisa, nem sequer se pode compreender que Portugal esteja no buraco em que está!
Não se descure ainda o facto muito singelo de que as suas “sapientes” opiniões são sempre de sentido contrário aos resultados da gestão de quem decide, legitimamente e até porventura com o voto eleitoral dos ou de alguns contraditores, sempre “generosamente” dispostos a transmitir o seu “enorme saber”.




Um bom exemplo de um sabe-tudo, “crítico” de pechisbeque é aquele que fala na apresentação de um Real Madrid B na Eusébio Cup. É, de facto, uma grande chatice que o Real Madrid tenha nas suas fileiras uma equipa em que só os tais ditos “bês” custam mais dinheiro que o Benfica A e não sei se o Benfica desdenharia algum destes tais “bês”, não para a sua “bê” mas para a sua A. Logo, para além do facto bem conhecido de que o campeonato espanhol começa um pouco mais tarde, eles tiveram o “azar” de ter a sua grande equipa toda, a tal dos “ás”, nas diversas seleções nacionais. Tiveram-na na selecção espanhola. Tiveram-na na selecção portuguesa onde estiveram só, facto insignificante para o “crítico”, em maioria relativamente a jogadores titulares de um só clube.

Bolas, mas se a coisa fosse bem gerida, o raio das dificuldades em encontrar uma equipa de categoria disponível que satisfizesse este “crítico” eram peras doces. A chatice é que o Benfica, os seus gestores, naturalmente, não percebe nada da coisa porque lá pelas terceira ou segunda divisões inglesas ou doutro país qualquer devia haver equipas desses escalões mais do que prontas para a festa. Mas esses dirigentes são tão “burros” – na opinião deste “crítico sapiente” – que nem se lembraram disso e nem sequer de que quase toda a chamada equipa principal do Real Madrid – a dos “ás” – havia participado nas selecções nacionais dos vários países e até uma fase bem adiantada da prova, ou seja, até há pouco mais de 15 dias.

Quanto ao nosso inestimável símbolo de Benfiquismo que tanto nos encantou com a sua arte de jogar futebol e marcar golos – não sei se o crítico não ouviu apenas falar, o que não deixa de ser um pouquinho diferente – temos a certeza de que ainda vai festejar junto de nós muitas “Eusébio Cup”. Nem todos os agoiros, despropositados quanto basta, têm pinga de realismo e este não o vai ter, Grande Eusébio.

Estou como a querida Margarida. Há tanta e tão sapiente massa cinzenta nestes Benfiquistas da crítica – critica?!!! – que o Benfica certamente será sempre Grande, Enorme!
Que o é e será sempre mesmo sem estes críticos – críticos?!!! – ou até por causa destes críticos, todos o sabemos e sentimos, Margarida!
Nem que seja por que estes ditos nos ensinam tão cheios de empenho, a todos nós, Benfiquistas, de como não deve ser gerido o Benfica.
É a apropriada liberdade de expressão que até permite a liberdade de dizer asneiras.



PS: A um daqueles sapientes que me perguntou porque não fechava a loja. Comentários, zero, justificava. E acrescentava que o conselho era de borla!

Não sei quem lhe meteu na cabeça que aquele arrazoado incompreensível que escrevinhou era “conselho”(?!!!) Talvez seja ainda um auto didacta sabe-tudo mas isso também pouco me importa.
A net é uma coisa maravilhosa para estes “conselheiros” à borla. Permite-lhes dizer baboseiras a torto e a direito – o que sabem dizer e a mais não são obrigados, naturalmente – sem lhes cobrar um cêntimo, ou como me fez saber esta espécime de sabe-tudo, “de borla”!!!
Só não percebo como tão “generoso” sabe-tudo ainda não percebeu que não escrevo à cata de comentários. E por acaso até sei como se conseguem carradas deles pelos quais o “conselheiro” está tão magnanimamente preocupado!

Mas eu escrevo para me divertir! E quem dita o meu estilo ainda sou eu!
Não é capaz de ler o que escrevo, quero dizer, de o soletrar?
Passe de largo!

10 comentários:

  1. Já o GuachosVermelhos, sempre que passa por aqui, tem o enorme prazer de lavar a alma!
    Comentários? às vezes ficamos sem palavras, mas tu sabes que da nossa visita jamais te livrarás...

    ResponderEliminar
  2. Essa de fechar a loja e dos comentários, se bem a estou a perceber, é ridícula. Repito, se bem a estou a perceber.

    O "Pinceladas Gloriosas" raramente os tem e, para mim, a par deste - que não costumo comentar mas que vou lendo - continua a ser um dos melhores, senão mesmo o melhor Blogue Benfiquista.

    Cumprimentos Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Caros "GuachosVermelhos" e "BerranteDeEncarnado"

    Foi um indivíduo (com vossa licença e licença de todas as pessoas de bem) que passou por aqui com um "conselho de borla", perguntando-me por que não fechava a loja. A justificação de falta de comentários com que justificou a "sua borla" é apenas a pelagem de urso com que se veste. Ou não gosta do que digo porque não pertence ao Sagrado Manto Benfiquista, ou não consegue sequer soletrar quanto mais ler. ´
    Vou pela segunda hipótese, sem descurar que pode estar ligada à primeira. Até no que disse, como o disse e por que o disse se verifica que é bronco e, se é certo que ninguém nasceu ensinado, é dever de todos ao menos fazer um esforço.

    É verdade que o estilo e o conteúdo da minha escrita pode não se prestar e não se presta à enorme quantidade de comentários que proliferam por aí, as mais das vezes não sendo mais do que disputas pessoais. Eu escrevi para um blogue Benfiquista que talvez fosse - não sei se é porque deixei de o visitar por falta de interesse - o que, de longe, reunia mais comentários. E deixei de o fazer por não gostar do estilo e, muito em especial, do conteúdo dos escritos de outros, muitos, demais, que lá escreviam. Aliás, fui dos muitos poucos (três) cuja escrita me merecia leitura e que lá também escreviam. o primeiro a sair. Os outros fizeram o mesmo mais tarde mas não muito mais tarde.
    Mas devo acrescentar que não publicaria um terço sequer dos comentários lá feitos no meu blogue, mesmo que sendo de Benfiquistas.

    A verdade é que eu gosto muito de escrever. De resto, toda a minha formação me exigiu muito de escrita e no tempo em que não havia computadores. Havia apenas as velhas máquinas de escrever que não sabiam fazer emendas. Mas antes havia que fazer todo um rascunho á mão, rasgar e voltar a escrever, rasgar e voltar a escrever.
    Publiquei um livro técnico com uma saída muito razoável - a minha tese - que tem cerca de 300 folhas. Acho que escrevi à mão e à máquina - mas principalmente à mão - mais de 10 mil folhas, durante 5 anos.
    Gosto de escrever, de expressar o que me vai na alma em certo momento, seja em prosa, seja em verso. E é só isso que procuro.
    Eu sou apenas mais um Benfiquista de há já muitos anos - culpa dos cabelos brancos que há que tempos me poisam na cabeça - que ao expressar-me na escrita tento defender intransigentemente o Benfica. À minha maneira, com o meu estilo.

    Agredeço de toda a maneira a vossa amabilidade mas pelo que conheço dos vossos escritos não podia esperar outra coisa de vós.
    Mas é sempre gratificante.

    Grandes Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. O Sousa Tavares também escreve bem e é portista.
    O Francisco José Viegas também escreve bem e é portista.
    O Camões também escrevia melhor que tu e....
    O Bocage também....
    O Saramago ...mas esse escrevia mesmo bem e era mesmo BENFIQUISTA.
    Isto só para dizer que nem só quem sabe dizer ou escrever se pode achar mais ou menos BENFIQUISTA.
    Se assim fosse o nosso Presidente LUIS FILIPE VIEIRA nunca seria o nosso Presidente.
    O nosso Relvas também fala bem e barato e todos sabemos quanto custou o seu canudo.
    Já fui informado de que só são aprovados comentários que bajulem e batam palmas ao autor do blog, portanto este não passará, também, que interessa se isto só é lido por 3 ou 4, sendo que dois deles são o mesmo.
    Isto até parece xinês mas é gostoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Senhor Anónimo
    Não sei, naturalmente, quem é. E também não vou discutir opiniões sobre escrita, sobre quem escreve melhor ou pior. Está fora do contexto e eu só pretendo comparar-me comigo próprio. O seu gosto é o seu gosto e ninguém tem nada com isso. Eu também tenho a minha opinião.
    Quanto à medida do Benfiquismo repito o que sempre disse: são aqueles que barafustam contra o benficómetro os que mais o utilizam, precisamente para se justificarem.
    Eu nunca fui contra a crítica, lutei pela liberdade, comi porrada, quase estive preso pela PIDE. Mas a liberdade só existe se houver responsabilidade. Por isso, para mim crítica é apenas, responsavelmente, mencionar o que está mal na óptica do crítico, justificar por que está mal e apresentar as alternativas que estão bem e porquê. Depois, há também crítica quando se concorda com algo e se justifica por que se concorda. No entretanto, a crítica tem tempo próprio - a oportunidade - lugar adequado - o que está consagrado na lei que nos rege - estatutos, no caso do Benfica - e a forma elevada, tendo sempre em conta que a crítica, mas a crítica que é realmente crítica, não é mais do que a opinião de quem a faz, muito respeitável e que deve ser respeitada integralmente, devendo dar-se igual respeito à crítica que manifeste opinão diversa.
    Respeito, como sempre respeitei, as opiniões diversas das minhas, desde que se enquadrem nos parâmetros que defini. Neste aspecto, não me dará, garanto-lhe, lições.
    Não se enquadra neste âmbito o seu "isto até parece xinês"... Não é por que fez tal comparação que nada significa mas apenas pelo desprezo que demonstra pelo que é "xinês", na sua óptica. Devia saber que a China e os chineses foram um dos berços da civilização e que o que é chinês - agora é a minha opinião - já não é assim tão mau como ainda pensa. E se se atrasaram durante algum tempo, ao colonianismo europeu o ficaram a dever.
    Acerca do que faço aos comentários, também o informaram muito mal. Os comentários que batam apenas palmas são eliminados mais depressa do que os que educada e civilizadamente - desde que versem sobre assuntos que possam ser discutidos na praça pública - expressem opiniões diversas sobre o conteúdo das minhas opiniões. E então os que bajulem, nem queira saber. Não faz a mínima ideia dos comentários que não publico porque nada acrescentam como comentário e, por isso, não são comentário. Muitos e muitos mais dos que os eliminados por falta de educação, coisa que só aparece como uma excepção muito excepção.
    De resto, não leu bem o meu texto a que agora, não comentando mas apenas a ele se referindo lateralmente - sobre a forma e não sobre o conteúdo - respondeu. Mas eu repito. Não escrevo para ter comentários. Se os quizesse ter, às carradas até, sei muito bem como devia fazer. Mas não quero. Quero apenas expressar-me à minha maneira.
    Por último, agradeço-lhe dedicar-se a ser um contador de visitas deste blogue. Não sei se ele, esse contador, terá corda para andar afinado mas também não estou muito preocupado com isso. Se, por acaso, é o anónimo do conselho "a borla", tenho também a certeza de que desempenhará este seu mester de contagem "à borla". Para que me hei-de então preocupar?
    Como última informação, não sabe quem eu sou, o que fui, o que tive de trabalhar porque sempre à minha custa, para conseguir poder alinhavar umas letras. Tivesse trabalhado como eu, que nasci em berço muito pobre, e talvez não se preocupasse tanto com a forma e mais com o conteúdo. Mas o senhor é livre e eu respeito isso.

    ResponderEliminar
  7. Dois deles são o mesmo? Não me digam que esse sou eu e o amigo Guachos? Isso era muito engraçado.

    Cumprimentos Benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. Eu conheço-te perfeitamente e não gosto muito de ti, nem de muitas baboseiras que por aí vou lendo que escreves. Gosto mais de ler que comentar, mas poderia dar-te um conselho de borla, já que a borla está na moda por aqui. Deixa-te de merdisses, sabes que tens uma idade já avançada, és reformado (eu sei de onde), não te enerves e não tomes partido por ninguém! toma partido só pelo SLBenfica

    ResponderEliminar
  9. Bem, parece que pegou a moda dos conselhos! E ainda por cima, "à borla"! Deve ser da crise...
    Há uma coisa que o Senhor Sabinozé nunca me viu escrever: insultos pessoais a quem quer que seja.
    Quanto a não gostar, à primeira vista até parecia dar a impressão que o estava a obrigar a tal coisa ou que me importo muito com isso. Respeito a liberdade de cada um, conquanto exigindo a correlativa responsabilidade.
    E então essa de tomar partidos é bizarra, eu que sempre tomei por único partido o Sport Lisboa e Benfica. Se me disserem que na praça pública defendo os dirigentes e toda a gente que trabalha ou representa esta Gloriosa Instituição, têm razão. Enquanto tais, fazem parte do corpo Benfica e para falar mal deles, publicamente, já temos os nossos adversários e inimigos. Ao apoucá-los e enxovalhá-los na praça pública, quer queiramos ou não, estamos objectivamente a apoucar e a enxovalhar o nosso Glorioso Clube porque será assim que os nossos adversários e inimigos v~em a coisa e se sentem ainda mais autorizados a fazer pior do que fazem.
    Agora que tenho as minhas opiniões, as minhas críticas a certos aspectos relativos a todos os que nomeei (dirigentes, representantes, trabalhadores), só que as guardo para os locais próprios.
    Porém, se há alguém que não diviniza pessoas, esse alguém sou eu. Eu não pertenço a nenhum "ista" seja ele qual for.
    Se o senhor Sabinozé me conhecesse como diz, saberia que eu dificilmente me enervo, sou calmo por natureza.
    Já agora e a finalizar, e sem pretender dar-lhe conselhos - dei que chega na minha vida profissional e foram sempre a pedido - digo-lhe que será o único comentário seu que publico, se ele:
    - não preteder comentar, com decência e respeito pelas pessoas, o conteúdo a que se refere;
    - se ele incluir termos impróprios, mal educados e ofensivos tais como "merdisses".

    ResponderEliminar
  10. Se fosse caso de encerramento da loja isso não chegaria a acontecer porque ninguém iria deixar,isto é, tomavam-na em trespasse mas com recheio e tudo.
    A sabedoria popular diz: «quem desdenha quer comprar», mas quem o faz nem capacidade tem para fazer uma oferta.

    ResponderEliminar