quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A caravana dos capatazes … e os novos "pides" da censura…

Em mais um editorial de baixa categoria, estilística e substancialmente, mostrou-se o senhor director do jornal “a bola” muito incomodado com a oportunidade das negociações tendentes à aquisição, pelo Benfica, de Jardel, jogador do Olhanense. O prurido do senhor director da censura jornalística em democracia tem a ver com o facto de se ir disputar no mesmo dia um jogo de futebol entre os dois clubes supra citados.

Deste senhor director da censura jornalística em favor do clube condenado por corrupção desportiva tentada, do seu presidente igualmente condenado e dos capatazes escribas que enaltecem os métodos das aldrabices e das manigâncias, esperar-se algo de diferente seria uma estupidez!
De facto, com o seu acto censório, o senhor director sabe que é dos “eleitos” que escapam ao esconjuro “papal”. Não era agora que ele se ia arriscar a que não “gostassem” dele, sujeitando-se ao expurgo do purgatório do GPS da Madalena!...

Toda a gente, sem memória curta, naturalmente, sabe que o presidente condenado usa e abusa do método, aliás, refinadamente, porque neste caso que “incomodou” o senhor director da censura jornalística, o Olhanense só em modesta percentagem, conquanto não despicienda, é interessado no negócio, que os direitos patrimoniais do jogador lhe não pertenciam, ou pertenciam-lhe em quota mínima.
Alguém verificou que o senhor director da censura, em todas essas ocasiões, estivesse incomodado?

Mas quem conseguiu o “feito” de ter transformado o jornal expoente da democracia em tempos de ditadura num jornal onde se pratica a censura de expressão do pensamento, em tempos ditos de democracia, só pode mesmo estar adaptado ao espelho da sua porcaria.
O senhor director em causa tem o “mérito” de ter transformado o antes prestigiado jornal “a bola” num jornal a que, muito apropriadamente ao director de que usufrui, de resto, se transformou em “a burla” jornalística da censura.


Também um escrevinhador qualquer de “o público” – o nome nem interessa de tão pouco que diz – não quis que o “papa” deixasse de gostar dele e escreveu que “o Benfica começou a ganhar ao Olhanense antes do jogo”!
O dito escrevinhador enganou-se na dica para não desgostar o dono que não gosta de estúpidos! E, se pouco lhe interessa ser estúpido, como é, já muito lhe diz não o parecer para que igualmente pareça que o “papa” goste dele!


E mais do mesmo se ouviu ou leu, numa sinfonia de gosto porque o aviso é recente e os avençados, sendo-o – estúpidos, obviamente – também não querem parecê-lo para que continuem a gostar deles!

E, afinal, o que se passou?

Passou-se tudo às claras! Benfica e Olhanense tiveram o cuidado de serem transparentes nas suas intenções, informaram toda a gente das negociações antes do jogo.
Todavia, isto pouco interessa! O importante mesmo é contratar um jogador pela calada, seja para jogar à bola com a mão quando a coisa se torna necessária … para que o adversário possa vencer o jogo … ou para falhar escandalosamente um penalti que, inadvertidamente, convertera momentos antes mas a quem o homem do apito não se esqueceu de relembrar o trato!

Alguém se preocupou?

Ora, neste país do faz de conta, ser esperto pela calada é que é “virtude”!
Receber um árbitro em casa, um árbitro que, só por mero “acaso”, vai apitar o jogo da nossa – deles – equipa, na véspera desse jogo, é dar um … “aconselhamento familiar” e, por conseguinte, praticar uma “meritória” obra de caridade!
Se o “conselheiro” for daqueles que casa e descasa e volta a casar, muda de amante como quem muda de camisa mesmo que ela tenha idade de neta ou que tenha vestido a pele de filha, num engano de esperteza – outra virtude dos ditos – verdadeiramente “cristã”, então as “virtudes” do conselho são dignas de “impoluta” benzedeira por uns acomodados amigos de camarote que, para afastarem qualquer ameaça de endemoninhamento, lavam as mãos à Pilatos, na récita do “não provado”!
Dar “fruta” a árbitros com carências alimentares, nomeadamente vitamínicas – vitamina A, por exemplo, para verem bem o que vão fazer! – ou pagar, “por engano”, viagens de férias , a cidadãos com nome “artístico” – quer dizer-se, com enorme “arte” no apito – camuflado enquanto viajante, são apenas exemplos de “elevado merecimento papal”!


Quem se atreve, pois, a gritar contra estes actos “de bondade ética irrepreensível”?

Só mesmo quem não se importar minimamente com os gostos de um “papa” corrupto e condenado e, afinal de contas, há poucos escribas! E os poucos que há, são censurados porque este apregoado Estado de Direito se transformou num estado do direito à injustiça e numa democracia que na censura jornalística faz inveja à ditadura!

Restam os escrevinhadores de cerviz vergada. Para estes, as escutas telefónicas do apito dourado são “ilegais” porque o seu conteúdo é … “virtuoso”, tal e qual a máquina judiciária pejada de amigos!
E quem se atrever a ficar escandalizado com as “pudicas” afirmações dos que não as querem julgar porque não devem desconfiar dessa máquina de “amizades”, arrisca-se a que … “não gostem deles” … o que equivale a uma excomungação para os labirintos do esquecimento!

Afinal de contas, para que foi reinventada a censura jornalística?!!!

6 comentários:

  1. Genial este post!!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Gil Vicente. O velho Gil Vicente não diria melhor. Lol.

    ResponderEliminar
  3. Mais um mimo do Gil Vicente...

    Qualquer dia o meu caro amigo tem de editar estes artigos num livro. LOL

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Nem mais, subscrevo a opinião do Carlos Alberto. Mais um grande artigo, a juntar a muitos outros.

    Quer-me parecer que o problema deste senhor director é mais o facto de não ter 'adivinhado' esta contratação a tempo de facturar mais umas vendas do monte de papel para forrar gavetas que é o jornal que ele dirige. E eles que, coitados, tanto se têm esforçado em apontar paletes de jogadores ao Benfica...

    ResponderEliminar
  5. Boas a todos, caríssimos consócios Benfiquistas...
    Desde já, grande artigo. Depois, e devo confessar que isto me chateia, é o facto de eu já andar com essa ideia de se reunir em livro os Autos Benfiquistas de Gil Vicente. Gil Vicente ou outros... Há muito material, já o penso há algum tempo, e está visto que terei que falar com o caríssimo Gil sobre este tema... Nem que seja só em formato digital, para disponibilizar a quem quiser, gratuito, mas isso terá que ser feito!
    Grande texto, caro Gil, grande texto!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Um texto delicioso para os que amam a verdade. Este director ''Sepo da Bolha'' deveria fazer um acto de contrição e relatar a podridão do nosso futebol, mas não, prefere atacar e criticar um clube como o SLB que tudo o tem feito para tornar o futebol mais limpo.
    Cumpts.

    ResponderEliminar