segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O “campo inclinado” de Rui Moreira

Foi demasiado apressadamente que se julgou Rui Moreira uma personagem intolerante que, vendendo os pergaminhos da ética ao seu “papa” corrupto e condenado em troca de títulos manchados pela corrupção da verdade desportiva, não deixa de trazer à polémica algo que até nem sequer é polémico! Rui Moreira é, assim, um junta-letras que é capaz de reconhecer e de fazer um consenso, tanto quanto abandonar o barco quando a conversa lhe não convém!

Rui Moreira escreve que o FC Porto está desde há muito acostumado a jogar em campos inclinados! E, com isto, conseguiu alguns méritos e um ou outro demérito!

Desde logo, Rui Moreira teve o mérito de reconhecer uma verdade que há quase três décadas o Benfica vem proclamando, precisamente desde que o “papa” corrupto e condenado tomou conta dos destinos da arbitragem e da justiça desportiva em Portugal.
A partir de então, os campos foram-se inclinando cada vez mais progressivamente para o seu lado, os seus jogadores só tiveram depois que aprender como se plana em direcção à baliza dos seus adversários, sem de asinhas precisarem porque “a descer todos os santos ajudam” … ajudaram à farta e continuam a ajudar!

Só um exemplo, um exemplo flagrante, para não ir muito longe! Ainda esta época o Rio Ave viu o seu próprio campo inclinar-se tanto a favor do FC Porto que só não ficou surpreso e não rebolou por ele abaixo – no fim de contas, o campo de futebol até era o seu! – porque já está acostumado também e, enfim, conhece mais ou menos os cantos à casa e os truques da apitadeira!
Em Guimarães, bem, em Guimarães o campo inclinou-se também fortemente a favor do clube de Rui Moreira, apesar de “mestre” André ter esbracejado, afiançado nos afiançamentos dos seus jogadores – conquanto depois tivesse tentado pagar a fiança com desculpas de mau pagador – e acabasse expulso, com pena levezinha porque na justiça desportiva o campo também se inclina fartamente a favor do FC Porto!
Deve ter sido um dos poucos falhanços do relatório de “mestre” André e que passou despercebido a Rui Moreira!

Mas a verdade é que Rui Moreira teve, assim, ainda o mérito de colocar de acordo consigo, ao menos por uma vez, os Benfiquistas! Se não fosse conhecido de ginjeira, dir-se-ia, como já alguém afirmou, um surpreendente pacificador do futebol português! Só, de facto, o seu “estranho” amor à batota desportiva, através do seu aplauso e conformação plena com as tentativas de corrupção de quem dirige o seu clube, lhe retira toda a credibilidade para o exercício competente de tal missão.

Rui Moreira também teve deméritos, com certeza! Por acaso, pensou ele em que situação colocou os seus amigos submissos esverdeados de servidão?!
Vejamos o seu ex-colega dos debates, o homem dos palpites e das sondagens!
Que ele esteja de peito feito para aplaudir Rui Moreira e qualquer portista que abra a boca para dizer asneiras, todos os Benfiquistas e já muitos sportinguistas o sabem!
Mas ter de concordar com um Benfiquista?!
Rui Moreira não teve pena da situação aflitiva em que colocou o seu submisso e servo compincha!

Há quem diga que, se Rui Moreira começa agora a enveredar por vender frases de consenso como quem vende banha da cobra, os debates futebolístico-desportivos na televisão têm os dias contados! Não propriamente que eles acabem! Neste país de guerra permanente de palavras do pró e do contra, falarem todos a uma só voz poderia ser, se não um calmante para as massas, ao menos um acontecimento que estonteava de surpresa o povo tão martirizado por deboches político-partidários e político-desportivos!
Todavia, passada a surpresa e o efeito sedativo, quem prestaria atenção à monotonia?!
As televisões, os jornais e as rádios vivem da guerra, da guerra permanente, da polémica inócua, do sensacionalismo bacoco, ignorante, mesmo analfabeto em muitos casos, mas consumista! Os jornaleiros, comentaristas, articulistas, opinantes e paineleiros gostam de mandar a bisca, fazer birra e demonstrar as suas multifacetadas, incomensuráveis e virginais “virtudes”, em especial as do estar do contra e as do bota abaixo!


E o representante do Sporting?! Não nos esqueçamos que a sua apetência servil ao clube do “papa” corrupto e condenado é tanta quanto o primarismo da sua apetência anti-Benfica, nem que seja só para mostrar serviço ao dono!
É verdade que o Sporting é cada vez mais pequeno! Perdeu a “academia” perdeu a “comércio e serviços”, ou seja, as meninas dos escassos ovos de ouro que lhe restavam!
E para quê?!
Para ver uma sociedade comilona que ainda dizem ser sua minguar-se até menos de metade, ficando a valer menos do que qualquer mediano jogador de futebol! Não dos que jogam com tal emblema, naturalmente, que esses, por melhores que sejam as maçãs podres, nem metade daquela cotação valem!
Pronto, é um clube pequeno como todos já sabem! Mas ainda presta um servilismo não negligenciável aos obreiros da corrupção desportiva!

Não se sabe, por isso, se Rui Moreira prestou um bom serviço ao seu clube, aquele clube que está dominado pela corrupção desportiva condenada! O mais certo é que o seu compincha dos palpites fique calado, querendo concordar com o representante do clube amo do seu, mas ao mesmo tempo querendo discordar do Benfica que tanto o atormenta!
Rui Moreira é um prócere dos branqueamentos das artimanhas da corrupção desportiva do seu “papa” corrupto e condenado. Esforça-se em novenas e em vigílias de devoção! Depois, quando julga descobrir os “planos da pólvora” dos consensos, comete estes disparates que só deixam amargurado o seu submisso compincha dos palpites.

Azar este, com efeito, o de Rui Moreira! Num tempo em que, finalmente, lhe escapou um “ingénuo” consenso, pregar uma partida destas aos seus submissos de estimação!
Talvez lhe tenha faltado um relatório do seu “mestre” André e, como repetiria de certeza este, fez besteira!

10 comentários:

  1. o campo inclinado é tão evidente que o Ruizinho pode dizer o que quiser que a vergonha nunca será apagada!

    ResponderEliminar
  2. Caro Gil, fugiu-lhe a boca para a verdade, num dos raros lampejos de consciência.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Um post maravilhoso e que antecipou o jogo do Dragao e realça com sinceridade a submissao lagarta.
    Podemos afirmar, apos o que se tem visto, que assim se fazem campeões, de roubo em roubo, ate ao triunfo final, esta sempre foi a noção de isenção proclamada pelo Porto e se estes ousaram chamar o campeonato passado de Liga dos Túneis, eu, a este campeonato, só posso chamar de Liga da Vergonha e aconteça o que acontecer até ao final, não haverá campeão com mérito, mas sim um campeão mentiroso, pois o destino da competição ficou traçado.

    ResponderEliminar
  4. Sempre assertivo caro Gil Vicente... e se tivesse escrito uma hora depois teria expresso a opinião acerca daquela inclinação demasiado íngreme que fez o Falcão cair por 'ali a baixo'

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. A todos os caríssimos Benfiquistas que comentaram

    Realmente, se tenho esperado um pouco mais só via confirmado o tal campo inclinado de Rui Moreira.
    Mas isso já nós sabemos. Os campos têm estado inclinados à farta e vão continuar na mesma. É que neste país se colocou a escala de valores de pernas para o ar! Agora até se gabam de apoiar as maiores trafulhices do mundo, quando as não cometem eles próprios.
    Cometer, até cometem. Uns, cometem-nas como executores, materialmente, outros, são os apoiantes morais das mesmas.
    E o mais triste é que, nesta miserável sociedade de escala de valores invertida, até já se considera um prémio o pisar dos valores ético-morais, seja em que aspecto da vida for. Os "criminosos" passaram a ser os que defendem a honra, a verdade, a transparência, tudo aquilo que nossos antepassados nos deixaram como legado. Os "cumpridores", aqueles que desrespeitam tudo isso porque o que passou a interessar foi o resultado, não os meios de o alcançar.
    Os valores que o nosso código penal consagra são, para a nossa justiça, aquela que os devia fazer triunfar, balelas decorativas de tempos que já lá vão.

    Depois, os árbitros já estão catequizados desde que começam a carreira cá em baixo. Veja-se o caso da filha do corrupto condenado, presidente uma uma agremiação igualmente corrupta, e a sua profissão de fé, perante o corrupto mor.
    É de rir?
    Não, é de ingénuos!
    E, se preciso for, vai lá aquele outro pinto que foi donos deles fazer-lhes homenagens e dizer que tem muito carinho por eles.
    Depois, temos ainda os observadores e as notas. Primeiro as notas da classificação, a seguir, as notas de banco.

    Dizer que já nem decoro há, que tudo se faz às claras, já não é fazer uma afirmação!
    É dizer quase uma parvoíce pela ingenuidade demonstrada!
    O banal é não haver esse decoro!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Enorme Gil Vicente, só agora aqui cheguei, mas a tempo de me deliciar com tão maravilhoso artigo.

    Muito obrigado
    Grande e Glorioso Abraço

    ResponderEliminar
  7. essa besta do rui moreira e mais um dos mafiosos das maças podres da fruta e dos corruptos do ladrão e só vê com os antrolhos azuis ...

    PS: A opinião dele e igual ao seu familiar ex da SAD dos porcos espregueira mendes QUE ROUBOU A BANCA DAS ANTAS EM MILHÕES para dar aos seus familiares e amigos e fica a rir nas ruas da invita e com milhões nos bolsos....

    ResponderEliminar
  8. Grande artigo, caro Gil. Não o comentei ontem pois já era tarde, mas tinha que cá voltar. A discussão vai alegre sobre o que é o que se diz, o que se quer dizer e o que se entende no que se diz, e, bem vistas as coisas, a verdade emana do texto, da prosápia, por assim dizer, do junta-letras, que pôs tudos em unissono. Deveria era ter sido mais agora, junto ao Natal, para todos cantarem a uma só voz «São corruptos, é Natal, é Natal, pelos vistos já ninguém leva a mal»...
    É uma tristeza, caro Gil, mas é verdade. Já agora realço outra coisa, o tom sarcástico, se calhar sarcástico é muito, o tom de gozo com que escreveu o texto, com que me identifico, como sabe, para escrever os meus textos, e que muito gostei de ler, em algumas partes do seu texto. Muito bom, alegre, contagiante! Volta e meia dou comigo a rir com a verdade que escreve, eeehhe!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera e Boas Festas a todos!

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa pelo OFF Topic:

    Em meu nome pessoal Ricardo, e na qualidade de responsável pelo cantinho: http://www.obelovoardaaguia.blogspot.com/
    venho desejar à administração deste blogue e a TODOS os seus visitantes, extensivo às familias, que tenham um Santo e Feliz Natal.
    Que a Saúde, Paz e Amor, sejam o melhor "bacalhau" e as melhores "filhós" das vossas mesas

    Boas Festas

    ResponderEliminar
  10. Mais um excelente Post. de outra forma não era de esperar.

    Caríssimo Gil Vicente, a "administração" desta SAD deliberou por unanimidade e aclamação desejar-lhe um Feliz Natal e um próspero e Glorioso ano de 2011.

    Glorioso abraço.

    ResponderEliminar