quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rainha do Benfiquismo, Guerreira e Vencedora - a minha Homenagem

«Quando meu filho comete um erro eu repreendo-o em casa, não vou para a rua fazê-lo perante o mundo inteiro e, se faço isto, é para o proteger e porque o amo! Jamais faria o contrário com o Benfica!»

Os Benfiquistas andam, muito natural e justificadamente, tristes, acabrunhados e mesmo revoltados, sendo que a sensação de revolta que todos sentirão assume contornos muito distintos consoante o portador.
Há os que sentem revolta no seu interior porque o seu Benfica os está a privar das alegrias que as suas vitórias lhes conferem, atenta a sua grandiosidade, o orgulho de ser Benfiquista!
Há os que sentem revolta porque, cheios da “virtude” de quem nunca se engana, não admitem o mínimo erro, conquanto este seja o seu maior justificativo para o maldizer de tudo e de todos.

É verdade que temos razões de sobra para estar tristes e acabrunhados. As prestações futebolísticas têm sido uma lástima, tanto mais sentida quanto ainda está bem fresca a nossa imensa alegria pelas recentes vitórias e pelas performances que nos encheram de orgulho.
Tínhamos, assim, razões de sobra para confiar abertamente numa prossecução contínua de triunfos que fizessem transbordar a nossa Alma Benfiquista de contentamento!

É verdade que em tudo deve haver responsabilidades. Há responsabilidades nas vitórias, há responsabilidades nas derrotas!
Porém, se, quando as coisas correm bem, todos se acham no direito de reclamar a sua quota-parte de responsabilidade, quando as coisas correm mal a culpa não pode ser sempre e apenas dos outros.
Reclamar dividendos não pode ser mais fácil do que apontar o dedo!
Assim sendo, também agora nas derrotas, se a responsabilidade máxima tem de ser sempre do máximo comandante, ela não é apenas dele mas de toda a grandiosa “equipa” que o Benfica, com o seu substrato pessoal imenso e apaixonado, constitui.
Posto isto, é responsável ainda o administrador com o pelouro do desporto, a equipa técnica, a equipa formada pelos praticantes e também os próprios adeptos.

Temos lido e ouvido apontar causas, as mais diversas. Em minha opinião, não viria daí muito mal ao mundo, se não se assistisse às estafadas tentativas de tudo se saber e do seccionar das mesmas causas, erigindo cada qual a sua predilecta num monopólio de todo impróprio aos factos que fundamentam toda e qualquer análise.
Uma equipa de futebol é, como todos sabem, uma equipa muito mais abrangente do que os meros actores que, em cada instante, são chamados a praticar a arte do futebol. Seccionar as causas, ou no máximo responsável que não soube tratar com acerto, quer o assunto da equipa técnica, quer a escolha dos praticantes, ou no administrador com o respectivo pelouro porque ele se tem remetido ao silêncio e deveria ter participação mais activa, ou no comandante da equipa técnica pela má preparação da época futebolística e pelos alegados erros técnicos e tácticos em campo, ou na ausência forçada e não compensada de futebolistas de extraordinária capacidade, parece-me muito redutor porque uma equipa é um conjunto de peças a trabalhar em simultâneo para alcançar um objectivo comum.
Diria, assim, que, umas causas mais, outras menos, todas elas contribuíram para o resultado. E certamente que o seu elenco não está completo. Há com certeza factores psicológicos que, afectando peças da engrenagem, afectam a equipa, devendo igualmente sublinhar-se que a tarefa de prevenção e de superação desses factores cabe nas esferas de todos os responsáveis e não apenas de alguns, conquanto sempre uns mais do que outros.


Também aos adeptos, como já se disse, cabem grandes responsabilidades porque, se eles são enormes obreiros na participação das vitórias, com o seu apoio vibrante, com o calor humano da sua presença, também muitos tendem a ser e são parte dos “coveiros” que desajudam o “enfermo” quando ele mais precisa de alento.
Postos perante os factos e confrontando-os, facilmente se conclui que, presumindo-se – erradamente como aqueles factos atestam ao longo dos tempos – que sejam os adeptos o “décimo segundo” jogador, aquele jogador que “puxa” pelos onze que constituem a equipa, afinal são sempre os onze primeiros que “puxam” pelo tal “décimo segundo”!

Os adeptos do Benfica, ao contrário do que muitos deles pensam e com o devido respeito, são responsáveis quando, levados pelas suas simpatias pessoais e pela compensação egoística, têm comportamentos divisionistas, enaltecendo feitos de uns jogadores em detrimento de outros, feitos estes não apenas de carácter futebolístico mas ainda de comportamentos humanos de jura e amor eternos, os quais só são válidos enquanto outros valores mais altos se não levantam! E todos sabemos quais são estes valores!
Os adeptos do Benfica, aqueles que assim se comportam, são ainda responsáveis quando assobiam um praticante que, de manto sagrado vestido, qualquer que ele seja, tenta certamente dar o melhor que lhe é possível. Pode ele não possuir os predicados que consideramos mais adequados e brilhantes mas basta que saibam honrar aquele manto sagrado para deverem ser acarinhados e não indecentemente apupados. Afinal de contas, não têm sequer desajudado mais do que aqueles que mereceram uma espécie de divinização! O grande Benfica dos meus anos de juventude, o grande Benfica que era senhor europeu, tinha jogadores como Neto, Cruz, Mário João e outros a quem chamavam os “carregadores de piano” mas nem por isso eram menos preponderantes nas gloriosas vitórias que conseguiram!
Os adeptos do Benfica, aqueles que assim se comportam, são ainda responsáveis quando, irresponsavelmente, invadem um treino e interferem no trabalho de quem deve trabalhar afincadamente e … em sossego, ou acolhem com impropérios e atitudes selvagens uma equipa de futebol que não soube ou não pôde dignificar o manto sagrado que representa!


Tão grave, pelo menos, como tudo isto, e sem nunca esquecer que responsabilidades devem ser assumidas e reclamadas, é verificar as exigências concretas de alguns Benfiquistas.
Comecemos desde logo por aqueles que exigem que se mude de Presidente e de treinador como quem muda de camisa! Confesso que, tendo a profunda convicção e certeza de que o Benfica é um clube democrático, me custa acreditar existirem ditos Benfiquistas que não querem nem sabem respeitar a vontade democrática da maioria que elegeu um Presidente para presidir durante os anos normais que os estatutos gloriosos lhe conferem.
E eu confesso de novo! Não defendo pessoas, não me guio por simpatias, não votei sequer neste Presidente – um parêntese para sublinhar que não foi o Presidente da Direcção que decidiu o boicote aos jogos fora mas os órgãos sociais do Benfica, incluindo o órgão máximo que é a Mesa da Assembleia-Geral – conquanto as alternativas fossem menos do que zero! Mas isto de alternativas é sempre o que acontece com estes prosélitos que, andando em campanha eleitoral para substituir o Presidente, qualquer que seja, desde o instante em que ele foi declarado vencedor, se não mesmo antecipando-se, se esquecem sempre deste pormenor … “insignificante”! Que alternativa credível e razoável – isto é, que esteja ao menos disposto a assumir a missão – nos têm apresentado?

Não contentes com a sua campanha permanente para a presidência do Benfica, atiram-se ao treinador, às tácticas, querem e divulgam os jogadores que desejam que joguem e os que desejam sentados no banco, as tácticas, as teóricas, os quadrados, os losangos, os 4:3:3, os 4:4:2, uma lição completa de treinamento!
Àqueles que afirmam, “serão os próprios Jesuítas que vão linchar Jorge Jesus na praça pública”, o meu agradecimento! Fiquei a saber que foram os “floristas” que lincharam Quique Flores, os “santistas” que lincharam Fernando Santos, os “jesualdistas” que lincharam Jesualdo, os “tonistas” que lincharam Toni, os “mourinhistas” que lincharam Mourinho, e assim sucessivamente!
Foi uma lição fácil, muito fácil de aprender!


Já quanto às “tácticas e às teóricas”, a questão mija mais fino! Mas não há problema! Afinal, após tantas e tamanhas orações de sapiência sobre treinamentos, sistemas tácticos, jogadores aperfilhados para os lugares convenientes, já me faltou bem mais, diria, já me falta pouco, muito pouco, para ser tentado a tirar o curso de treinador, não de bancada mas de assentamento no banco da chicotada! Não serão, com certeza, os meus cabelos brancos o entrave! Sei que não terei homenagens do senhor presidente da associação de futebol do Porto, que isto de ser treinador não é bem o mesmo do que ser árbitro! Para o desfecho final desejado talvez seja este o preferido!
Mas aprende-se tão depressa! E ganham-se rios de dinheiro!
Todavia, o que mais me está a cativar, aparte tal ausência de homenagem, é realmente o facto de, afinal de contas, se aprender tão depressa esta coisa do treinamento! E acerta-se sempre!
Por isso, se às vezes ainda me surpreendo a coçar a cabeça, desconfiado, é porque a puta da questão do acertar sempre na táctica, na teórica, no onze, ou lá no raio que o parta, só me parece perfeita … depois de conhecido o resultado final da contenda!
Fico então neste dilema!
Acerto sempre quando estou cá fora, na “bancada”, após o desfecho da contenda!
Mas será que acertarei sempre, se estiver lá dentro, no banco da chicotada?
Que porra de dilema que nem os imensos treinadores de bancada me conseguem dar uma luzinha!

No meio de todas estas angústias, umas mais angústias do que outras, há sempre algo que refresca a alma. Às vezes, vem até de origens inesperadas. Inesperadas, não porque as nossas divergências sobre a melhor forma de combater os inimigos do Benfica sejam o mais importante, que não são, mas principalmente pelo ressumar de ponderação, de bom senso e de maturidade com que alguém, que julgo não conhecer pessoalmente mas que é jovem, muito jovem até se comparado comigo, analisa a situação difícil por que passam o Benfica e os Benfiquistas!
Sei que ele e eu “metemos a cabeça na areia”! Mas, por mim, prefiro assim ao assado dos que têm a cabeça bem levantada e, por conseguinte, “bem arejada” de ideias e de trocas, de chicotadas e mudanças, de demissões e antecipações, de lições de “sabedoria e de virtudes”!

Mas a maior lição, se me permitem e sem qualquer desprimor para a que citei no parágrafo precedente, proveio daquela insuperável guerreira e vencedora Rainha do Benfiquismo!
Não que ela me surpreendesse minimamente, que lhe conheço já virtudes tantas por via de uma amizade que tanto me orgulha e honra!
Sim, porque é um deleite para uma alma amargurada a lição de Amor e de Benfiquismo com que ela, Rainha Guerreira desse mesmo Benfiquismo, presenteou Benfiquistas que pensem como eu o Ser Benfiquista!
Ela me dispensa de repetir as suas razões porque são também as minhas, integralmente!
E aquela sua oração divinal de formação humana com que encerra o seu sentir Benfiquista resume de forma assaz brilhante o que exige o sentir responsável de Vida e de Benfiquismo!

Pronto, lá “metemos também, eu de novo, a cabeça na areia”, Rainha!
No entretanto, com sua permissão, que por certa a tenho, “jamais faríamos o contrário com o Benfica”!

18 comentários:

  1. Depois do que li meu caro amigo só me resta dizer MUITO OBRIGADO, por ser meu amigo por ser um ENORME BENFIQUISTA e por tudo.....
    um grande beijinho para si
    ..

    ResponderEliminar
  2. Mais do que ninguém, a minha Rainha bem o merece
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Mais um grande post. Este blog é uma bênção... Tivessem todos os benfiquistas esta lucidez...

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Gil/Coração, seja o que for!
    Tenho de tirar o meu chapéu por conseguir fazer posts destes após um descalabro como o de ontem, que se seguiu a vários outros.
    Obviamente também à Margarida.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caros Benfiquistas "the_passenger", pjsimoes e Manuel

    Nesta hora de amargura tanta para os Benfiquistas, a união ainda mais necessária se torna.
    Mas nunca esta união foi ou deverá ser motivo de desresponsabilização de todos e cada um. Uns mais e até bem mais do que outros, mas somos todos responsáveis.
    Exigir responsabilidades é tanto um dever quanto o contribuir para o engrandecimento cada vez maior do nosso Benfica.
    Mas, como bem escreveu a Margarida e outros mais Benfiquistas, temos de ser sempre igualmente tão responsáveis quanto exigentes!

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Um excelente post, coerente e equlibrado, juntando a isso, uma justa homenagem a ume enorme benfiquista que em momento algum deixa de dar o corpo as balas pelo seu Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Todos os Hinos,Hosanas,Odes e Salmos dirigidos à nossa RAINHA, só pecam por defeito!!!

    Temos que ser realistas e ver que os adeptos do nosso GIGANTE, atravessam todos os extractos da nossa sociedade,onde há também os arruaceiros que foram ao aeroporto.
    Felizmente que não passou de uma dúzia ou pouco mais.

    ResponderEliminar
  8. Caros Jotas e Viriato

    Sou ou procuro ser, sem reclamar exclusividade, como é natural e de justiça, Benfiquista em todos os momentos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Alto lá!!!!!! Mas o que é isto? falar ao coração dos benfiquistas ou ao da Diva Margaridabenfiquista? Estou mesmo ciumento, lol

    Mais a sério: Mais um brilhante post desse enorme "rapaz" Coração encarnado/GIL VICENTE, que cada vez e felizmente são muitas, que se dispõe a escrever, brinda-nos sempre com autênticas odes ao prazer e honra de ser benfiquista. Este é apenas mais uma obra literária pertencente ao livro que aqui se escreve diariamente.
    Quanto à Diva margaridabenfiquista apenas me oferece dizer que é ...única.
    Uma grande mulher que vive o Benfica, sente, ama e sofre, pois imagino que daqueles tão belos olhos já alguma vez caíram lágrimas rebeldes por o NOSSO Benfica não ganhar.
    Não sei se gosto dela,mas sei,que ela vive no meu coração, e só vive no meu coração, quem eu admiro, amo, e "amo", e é uma flor do meu simples e pequeno jardim.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado por defender o benfica!
    neste momento de tristeza, vejo muitos adeptos sanguinários que sempre aguardam na sombra, incomodados (bem tentam disfarçar) com os nossos parcos sucessos...
    Só assim se realizam!
    O que nos faz grandes (numero de adeptos) é também a nossa maior fraqueza...
    Cumptos

    editado por causas dos erros...

    ResponderEliminar
  11. Caro "GuachosVermelhos"

    Desconhecia o seu blogue, li-o por ter visto referência na gloriosasfera, achei-me de acordo com o Benfiquismo que lá se transpira a rodos e fiz-me seu seguidor, ao mesmo tempo que o "trouxe" para o meu blogue a fim de espreitar o que lá vai escrevendo em defesa do nosso Benfica.

    Obrigado também por ter acedido ao meu pedido.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Caríssimo "Águia-Livre"

    A nossa Rainha é em primeiro lugar - clubisticamente falando, claro - do nosso Glorioso Benfica.
    Depois, é daqueles a quem ela se dignou honrar com a sua amizade, entre os quais o caríssimo ocupa um lugar destacadíssimo.

    Resta-nos, a si e a mim, fazermos tudo para merecermos tamanha honra!
    E havemos de fazer!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Amigo GIL VICENTE

    Uma grande verdade que disseste. Sem dúvida que é uma honra ter como amiga a margaridabenfiquista, uma mulher lindíssima de alma e coração, uma exemplo de força, uma benfiquista ímpar

    Enorme Abraço

    ResponderEliminar
  14. Sem palavras.....

    Orgulho Benfiquista

    http://www.youtube.com/watch?v=IRqPhenZfYk

    ResponderEliminar
  15. Obrigado a todos vocês estragam-me com mimos, acreditem que tb estão no meu coração num lugarzinho especial, obrigado
    beijinhos para todos
    ..

    ResponderEliminar
  16. Grande texto, sem dúvida, caro Gil. Como não conheço a distinta MargaridaBenfiquista, dela não posso falar, mas do que já vi de si, se lhe tece tão rasgados elogios, é sem dúvida boa pessoa.
    Devo realçar, no entanto, que aquele assomo de raiva que passou por si algures no fim do texto é realmente o que sinto na generalidade do que respeita ao Benfica. Os sócios são em grande parte culpados do que se passa. Os sócios não respeitam o que a direcção democraticamente eleita pede e faz. Os sócios só parecem ser do Benfica quando ganham, e isso, a meu ver, não é o Benfica. Não é o Benfica que lutou pela Liberdade, não é o Benfica que lutou pelo Povo, mesmo muitas vezes o povo não o saber... Um dia poderá ser que mude, mas até lá... Bom, vamos ficando assim, a tentar laivos de união ao ler textos destes, que nos momentos difíceis é que custa mais, mas que a faz ser mais verdadeira! Quando se ganha tudo é fácil...

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera e Boas Festas a todos!

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar