sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O AGITAR DO RABO AO DONO

Depois de terem tentado vender toda a equipa campeã do Benfica, incluindo mesmo o treinador e o director desportivo, os “media” deste país e até de outras paragens entenderam por bem compensar devidamente aquela desenfreada veia vendedora com o “noticiarismo” variado da compra de quatro ou cinco equipas novas, com suplentes, “barretes” e tudo.
Compreende-se perfeitamente que não queiram deixar o Benfica assim tão desfalcado porque lhes faltaria o campo de manobra para o divisionismo, a charada, a cismação, o ruminar dos podres e dos defeitos, quando se confrontam com os espelhos dos seus predicados.
Compreende-se ainda que eles fujam da tentação pecadora por defeito porque, se noutros assuntos eles não o compreendem, nestes ligados ao Benfica, o seu espírito “ad cautelam” manifesta-se soberbamente em imaginárias visões e lucubrações celestiais em abundância.

Os resultados que se vão verificando na ordem prática e fáctica das coisas não abonam os “media” e seus noticiaristas, profundamente adestrados, sejam eles avençados sem avença que não seja um pontapé no rabo quando apoquentam de mais o dono, sejam eles os de fidelidade canina “chipados à casa”, sujeitos à mesma “avença” quando se põem a “rabiar”, mijando fora do penico.
As suas magicações e o seu imaginário muitíssimo mais próximo da fantasia do que do real também naturalmente já não surpreende, que eles surgem de fracos dotes de profetas que, nem sendo das graças nem das desgraças, não conseguem cativar minimamente a atenção de pessoas sérias, compenetradas … e inteligentes.


Num certo dia de um passado próximo, todos os “media” davam como certa a contratação de Salvio, quando o negócio já estava consumado entre as partes. Normalmente, tais noticiaristas costumam acertar nos seus palpites quando estes versam sobre realidade real e não virtual.
Logo no dia seguinte, estava tudo de pernas para o ar, nos títulos desses artistas da virtual “realidade” noticiosa nacional.
Havia um que escrevia … «Salvio esteve quase na Luz … e agora está quase no Dragão»
Havia outro que garatujava … «Salvio pode ser mais um jogador desviado da Luz pelo FC Porto, tal como aconteceu com» … e fazia a nomeação do costume, do seu costume, claro.
Outro ainda havia que vomitava em gatafunhos de pseudo sapiência … «FC Porto quase a “roubar” Salvio ao Benfica»
E, para que a lista se não torne maçadora, havia finalmente outro pasquim – este, cão de fila com chip da casa desde a sua germinação e nascença – que garantia o “roubo” também quase consumado e não se esquecia de mencionar os outros seus imaginários “desvios”, concluindo contra a corrente – esforço canino natural – que o FC Porto oferecera precisamente os mesmos valores às partes, leia-se, Atlético de Madrid, jogador e seu empresário.

É evidente que os anteriores cometeram o sacrilégio de fazerem eco de ofertas bem superiores, chegando ao triplo do ordenado para o jogador e a mais 50% do valor do empréstimo para o detentor dos direitos desportivos.
Alguns acrescentaram mesmo que o dito empresário do jogador teria pedido mais 200 mil euros ao Benfica, em face das “mãos abertas” do FC Porto. Claro que se foi com o rabo entre as pernas…
Mas os mais ousados – de vez em quando alguns sujeitam-se ao castigo da bordoada mas, acostumados, lá vão ruminando … “quanto mais me bates mais gosto de ti” … – chegaram a afirmar com todas as letras e palavras …
… «Eduardo Salvio escolheu jogar no Benfica, apesar da maior oferta feita pelo FC Porto» …

Pelo menos num ponto, os avençados sem avença e os fiéis “amigos do homem” nem uma linha escreveram sobre o “roubo” ao contrário. Não um “roubo”, bem entendido – e aí, aqueles noticiaristas até conseguiram sentir o nojo de aplicar uma palavra mal aplicada, de resto, uma palavra de sua autoria – que na casa da Águia não se desce tão baixo, mas uma maior vigilância e guarda da casa ao costumado e dito “ladrão” de jogadores. Com uma Águia vigilante, o tal “ladrão” – se há “roubos”, há necessariamente “ladrões” e não fomos nós, como é demasiadamente sabido, os autores dos adjectivos – tem de meter o rabo entre as pernas e ir às pressas declamar as suas mágoas aos mortos, mesmo sem que o pudor de lhes fazer promessas que não cumpre lhe possa tolher os movimentos e as ideias que tudo se caldeia numa senilidade de compaixão.

Nisto da profissão do “amigo do alheio” já vem desde os primórdios da raça humana, que o ladrão não se preocupa com mesquinhices, nomeadamente dar-se ao trabalho de conseguir ganhar a sua vida por meios sérios e honestos.
Assim, houve alguém que resolveu escrever ter o FC Porto mandado embora os seus chamados “olheiros”. E acrescentou duas razões:
- Os “olheiros” da casa não percebiam nada da poda, só conseguiam Farias, Bolatis, Tomases Costas, Beluches e outros da mesma igualha;
- Os “olheiros” do Benfica são do melhor que há – o chefe do clube, do tal clube “ladrão”, mesmo “papa” mentiroso e condenado, lhes tece rasgados elogios à sua competência – pelo que basta estar atento às pérolas que eles descobrem e ir lá cumprir o seu destino: fazer o rapinanço que está nos genes das gentes que orientam aquele clube também chamado da “fruta”.
Só por via do “óptimo” desempenho desta tarefa, aliás, os noticiadores de que falamos não hesitaram em chamar esse desempenho de “roubos”.


Não surpreendeu muito que o FC Porto, apesar de oferecer muito mais ao jogador, ao seu empresário e ao Atlético de Madrid, não tenha conseguido consumar o tal “roubo” para o que, de acordo com os “media”, está habilitadíssimo.
Salvio é um jogador inteligente e culto e o clube dos analfabetos tem, como é óbvio, de desconhecer o que isso significa. Salvio, como todas as pessoas minimamente alfabetizadas e cultas, só preciso dos necessários dois segundos para assinar.
Visto isto, como é que alguém, também com um mínimo do domínio do alfabeto, poderia sequer imaginar Salvio na companhia de analfabetos que demoram entre quatro a cinco minutas a esborratarem o gatafunho a que chamam de sua assinatura?

Nesta classe de analfabetos cabe perfeitamente o novo mentiroso compulsivo que já tem desde há muito toda a doutrinação e domesticação da casa. Tão analfabeto se deve ter mostrado que este também designado “treinador e correio dos relatórios” foi mandado embora pelo “special one”.
De facto, uma pessoa culta não consegue proveito de um analfabeto cuja profissão é treinar relatórios que, naturalmente, ninguém consegue decifrar. A cifra dos segredos de estado e das tropas, há sempre quem os consiga entender. A cifra do analfabeto é um segredo eterno, não apenas para os mesmos analfabetos mas ainda para os mais capacitados decifradores.
Claro que, para o analfabeto treinador de relatórios, pouco importa que os “media”, mesmo ao serviço do seu actual patrão, o desmintam com todas as letras.

O que o nosso treinador de relatórios não disse, nem podia ter dito – via a porta da rua como serventia da casa – é que o calote começa a meter medo a muita gente. Tanto medo que até o chefe dos comerciantes do Porto o manifestou, sem medo de confirmar o segredo deixado de o ser e que consistia no facto de o seu clube não ter dinheiro para honrar os seus compromissos.
E este comerciante, bom vendedor da banha da cobra do seu clube, escreveu mesmo que já havia muitos adeptos a temer um caloteirismo à Vale e Azevedo “pintista” ou “papista”, como desejarem.
Mas estes “sacramentos” não estão ao alcance do treinador de relatórios e novo mentiroso compulsivo.

6 comentários:

  1. Ahahahah!!!
    Amigo Gil, por falta de dinheiro, esse Villas já acumula as pastas de treinador e assessor de imprensa. O que aliás não admira, se atentarmos que também despediram os olheiros. Se não tivessem vendido o Bruto não sei não!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sempre em cima caro Gil Vicente :)
    Amigo eu fiz um Widjet com a coneccao de tres blogues e o seu esta incluido.Esse widjet esta disponivel no Pinceladas na coluna do lado direito ao fundo.Basta clicar em WIDJET e copiar o codigo caso esteja interessado.Gostaria que depois me desse noticias sobre este assunto.
    Obrigado e um abraco.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  3. Caro JJD

    Agradecido pela simpatia e amabilidade.
    Já copiei o código e já está a funcionar no coração encarnado.
    Mais uma coisa bela de um grande Artista Benfiquista.

    O que não sei fazer e gostava, era de uma conecção directa ao facebook e, se possível, ao meu perfil.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Gil Vicente,
    No Widjet ja adicionei as funcionalidades do Facebook e do Twitter,portanto se quiser adicionar determinado post ao seu facebook ja o pode fazer clicando no F e Share(partilhar).

    A coneccao ao seu perfil do facebook vai ter de ser o amigo a fazer :) Vai ficar igual ao meu.
    Deixo aqui uma pagina para o Gil Vicente ver e escolher o primeiro item Like Button

    http://developers.facebook.com/plugins

    Depois coloca o URL do seu perfil a onde diz URL to Like (?)

    Pode depois por ao seu gosto tal como, Show Faces (?) (aconselho)

    Escolher o tamanho
    Escolher o botao LIKE ou outro
    A tonalidade (Color Scheme (?)) do mesmo botao,Light ou Dark (aconselho o Dark.

    Depois e so Clicar (Get Code)e obter o codigo
    Assim que tiver o codigo ja sabe o que fazer :)

    Entretando pode treinar outras situacoes da pagina que lhe mandei.
    Abraco.
    SLB4EVER Rumo****

    PS: Informe-me depois se conseguiu ou nao.

    ResponderEliminar
  5. Benfica Tv 24h00 por dia em slblg.blogspot.com

    Saudaçoes Benfiquistas !

    ResponderEliminar
  6. Caro Gil, a meio pensei assim: «afinal não são bem ladrões, aqueles de Contumil, são cucos»! Parecia pela prosa que tais seres, realmente, eram cucos, e que «limpavam» a casa e caça dos outros assim a Grandiosa Águia o permitisse... Grande texto, sim senhor! E com o nosso hino a tocar ao fundo é sempre uma delícia cá vir ler... Peguei no primeiro lá de cima e já vou por aqui a baixo no terceiro post, e vou por «a escrita em dia», ou neste caso a leitura, eheheh!
    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar