segunda-feira, 5 de julho de 2010

A equipa B do FC Porto

A transferência de Moutinho para o FC Porto provocou assombro e um burburinho ruidoso que teria escandalizado o mundo do futebol. Diga-se, todavia, em abono da verdade, que os mais estupefactos e incrédulos nem parece que tenham sido os sportinguistas. Estes dão sinais evidentes do seu fatalismo, do fado inexorável que rodeia a sua agremiação e vão-se mostrando resignados com o seu (triste) destino.

Pela minha parte, e sem conceder o mínimo crédito ao pré ordenamento do destino, acho este assombro e este burburinho perfeitamente disparatados, tanto quanto eles são até parte estranha na questão.
É certo que há muito e por toda a parte se vem praticando o princípio de que se não deve reforçar o rival, mas não há regra sem excepção!
Ora, conquanto a memória futebolística seja bastante curta, não deve esquecer-se que o “gestor exemplar” daquela “gestão modelar” afirmou ainda na época futebolística transacta que o seu grande rival na luta pelo título era o Sporting de Braga e, não obstante, reforçou-o ao longo da época com jogadores que lhe pertenciam.
O resultado animou-o, ao que parece, e agora encontra-se na fase da redenção.

Como disse, um Benfiquista, graças a Deus como parte estranha, não se preocupa nem se assombra com estas questões de pormenor. O Benfiquista, com efeito, não esquece a febre que aqui há alguns anos infestou todos os clubes a disputarem um campeonato qualquer com as suas equipas B. É claro que, sabendo-se das dificuldades da grande maioria dos clubes para sustentar uma só equipa, a sua equipa principal, a falta dos correspondentes recursos económicos fez com que as tais equipas B se esfumassem tão depressa quanto foram imaginadas.

Houve, porém, diferentes motivos justificativos para se acabarem com as equipas B, alguns a somar à falta dos recursos económicos. O FC Porto, por exemplo, que necessidade tinha de outra equipa B, se já possuía uma em Alvalade e que lhe ficava economicamente muito mais em conta?
A acrescentar a esta desnecessidade, há muito que as possibilidades de sustentar uma só equipa, a sua equipa principal, se vinham deteriorando substancialmente para os lados de Alvalade. Assim, transformar a sua equipa na equipa B do FC Porto, corresponde a uma consolidação de vontades e necessidades convergentes.
Por conseguinte, melhor harmonização de interesses será difícil de conceber. João Rocha, primeiro, e Dias da Cunha, depois, foram apenas pequenos grãos de areia que pouco conseguiram emperrar uma engrenagem bem oleada pelos saberes de um “papa” que conhece onde há-de filar o dente e apresentar as soluções como casos consumados.

Mas o burburinho de assombro é ainda menos justificado perante os factos concretos. De facto, este mundo do futebol até parece que anda nas nuvens porque devia saber bem que os gestores dos destinos de uma e outra das agremiações desportivas são efectivamente os mesmos, a isso não fazendo mossa o facto de uma delas ter sido condenada por tentativa de corrupção desportiva e a outra se dar ares genéticos de viscondado.
Os acordos são para se cumprir se quem o exige for o “papa” que é o gestor mor da sociedade em questão. E as necessidades apertam!...
Os actuais assombrados do mundo do futebol bem deveriam saber quem são os dirigentes que mandam e quem são os vassalos, meros paus mandados e porta-vozes de conveniência.

Já durante ou no início da época futebolística transacta foi amplamente noticiado um encontro ajantarado entre Moutinho, o seu empresário e o gestor que tudo manda naquelas duas agremiações. Para esse encontro ajantarado nem os capatazes paus mandados foram convidados e não sabemos se eles, pelo menos, não rabiaram por falta de consideração perante as suas necessidades fisiológicas.

É verdade que, para formalizar com alguma solenidade os detalhes, dizem, dos acertos do que acertado há muito estava, se noticiou um tête-à-tête entre mandantes e procuradores. Bettencourt, assediado para comentar o encontro, dizem que não quis falar, não confirmando nem desmentindo. Alguns jornalistas mais simpáticos, douraram a pílula e escreveram que Bettencourt “fintou” a curiosidade dos questionadores.

Néscios estes hipotéticos “driblados” que tantas vezes exaltaram as vanglórias da “gestão modelar”! Já se esqueceram eles daquilo que o youtube divulgou com toda a pompa e circunstância?
O “papa” faz gala na divulgação telefónica da sua gabarrice! Jactanciosamente, confessa aos seus amigos o gozo orgástico que sente ao deixar estendida a mão do (seu) “cavalo branco”!
Ora, para empacotar o feito e dar-lhe algum verniz que não estalasse entre os resignados sportinguistas, seria sempre de bom tom que se noticiasse o tradicional aperto de mão entre as partes, não obstante estas pertencerem todas à mesma “família”, apenas hierarquicamente diferenciadas entre gestores mandantes e mandatários capatazes, paus mandados e porta-vozes de conveniência.
É óbvio, pois, que o “papa” não ia convidar para a “cerimónia” solene o (seu) “cavalo branco” a quem deixa de mão estendida!

É patente que aqueles néscios daqueles questionadores e louvaminheiros da “gestão modelar” deviam saber que Bettencourt não estava em condições de responder às questões que lhe colocaram!
Não foi por birra e muito menos por artes futebolísticas!
Foi por total desconhecimento!

Já se noticiam mais desejos de trocar de ares. Mas quem haverá que não compreenda os jogadores actuais?
Se eles são aliciados para jogar na equipa A, por que raio de motivo hão-de continuar a penar na equipa B?

Santa ingenuidade esta que, ela sim, devia causar e não causa assombro! Os eucaliptos boavisteiros, salgueirais, leixonenses e demais, já secaram a norte!
Os eucaliptos de Belém seguiram-lhes as pisadas, mau grado a mui penhorada oratória do seu speaker de serviço!
Os eucaliptos de Alvalade ainda vão beneficiando de umas mijinhas!
Os da pedreira começaram agora a ser regados! A seca seguirá sorrateiramente lá para daqui a uns tempitos!

9 comentários:

  1. Sempre a dar-lhes, amigo Gil! Realmente os lagartos nem se importaram por aí além segundo tenho lido.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. É sempre em Frente meu caro Gil Vicente, sempre em frente, toca a colocar a nu as negociatas de dos Jebs e Pintelhos, aliás este é um tema recorrente, como agora se diz em bom Português.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Boas... O tema em si não é muito grave, o da ida para os corruptos, pois o Postiga fez o sentido inverso, e nos tempos passados mais têm feito o mesmo caminho, ora num sentido, ora noutro.
    O que se passa aqui é a imagem que vão passando, que são mesmo a equipa B dos corruptos, que o dom Bufa manda e desmanda por aqueles lados. Tenho um post para escrever sobre algo relacionado com os mandantes, mas ainda não sei como abordá-lo... Entretanto escrevi outro que o caro Gil é capaz de gostar... E é da sua área, com certidões e tudo, ehehehe...
    Portanto, os verduscos ficaram chateados, imputaram as culpas no jogador, que sim, certamente tem culpa, ainda para mais sendo jogador nado e criado na casa, e deveria ter consideração, se não pela instituição, pelos seus camaradas de quem era capitão... Sei que as camisolas já não amam como antes, e como tal já não são amadas como antes também. Já tivemos casos, menores e maiores, na nossa casa e o tempo teve que se encarregar de tratar deles... Águas voltou, sempre com o dedo apontado, Rodriguez, mais recentemente, vê-se com concorrência de um homónimo mais novo, que passou pelo mesmo que ele, desviado da casa onde estava, ou em vias de estar...
    É futebol, são negócios, não acho que um ou outro sejam roubos... O amor ao dinheiro é mais forte que o amor à camisola, e não os condeno. É um reflexo da sociedade que vivemos...
    Ficamos assim, amigo Gil, sempre pungente nas suas abordagens!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. como dizia o nosso antigo i ilustre dr juiz desembargador vilarinho " estou-me a cagar para os dois"
    Força BENFICA contra tudo e contra todos ..

    ResponderEliminar
  5. Grande Post caríssimo Gil Vicente.

    Gloriosas Saudações.

    ResponderEliminar
  6. O melhor é fundirem os dois clubes. Talvez assim tenham alguma hipótese contra o Benfica este ano!

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Encontra-se online o novo blog dedicado ao jogador de futebol DAVID LUIZ.
    O blog é uma iniciativa muito recente , que tem como fim manter todos os seguidores do jogador informados e ao mesmo tempo prestar-lhe homenagem por tudo que ele já conquistou até hoje. Pois ele merece e muito!
    Por isso é com muito prazer que te convido a visitar e seguir este blog que concerteza e no que depender de mim terá um futuro promissor.

    Obrigada pela compreensão, pois todo o apoio é necessário ,não só nesta fase inicial.

    Se for possivel fazeres divulgação do meu blog agradecer-te-ia. Se aceitares,colocarei também o link do teu blog no meu, e pertencerás aos meus afiliados.

    A GERÊNCIA,

    www.david--luiz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Um grande abraço ao caro Gil Vicente. magnifico post como é seu timbre

    ResponderEliminar
  9. OFF TOPIC

    Passei para desejar um bom fim de semana à administração e a todos aqueles que visitam,este bonito Blog.
    Não se esqueça(m), que logo mais, pelas 21:15, joga o Benfica no torneio de Guimarães que é para vencer

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar