domingo, 27 de junho de 2010

Os Profetas da Desgraça – Reencontro com a História

Numa altura em que a maioria das atenções dos jornais, jornalistas, cronistas, comentadores, opinantes e demais interessados em meter a colherada supra sapiente se viram para a selecção e para as contratações e vendas dos jogadores do Benfica, vale a pena recordar a sua chinfrinada de há um ano quando, com a “erudição” própria dos agromantes, prefaciavam nos seus oráculos as tristezas e as desgraças a que o Sport Lisboa e Benfica ficava sujeito por ter escolhido o seu próprio caminho e desprezado os agoiros que daqueles lados zurziam.
Num reencontro com a história, vale a pena recordar os seus ditos de pessoas “entendidas”! Se mais não aprouver, fica pelo menos a constatação dos “acertos” de tão eloquentes adivinhações e profecias. Servirão sempre para termo de comparação com as que, todos os anos, tão eméritos e afadigosos feiticeiros de bufarinhas nos presenteiam sem terem sido convidados para o festim.

Houve alguns que decretaram, logo bem de início, «este Benfica é uma desilusão de promessas» e, desconfiando – dos desconfiados, não das suas sábias premonições – acrescentavam, «como podem ser boas estas contratações se o Benfica faz contratações todos os anos e não tem ganho nada»?!!!…

Mais em concreto, recordemos a opinião de tão sapientes profetas acerca de um tal … «espanhol (Xavi Garcia) por sete milhões?!!!... Se fosse bom, o Real Madrid ficava com ele»

E Saviola?
«É um bluff! Vem passar férias! É tão mau jogador como Aimar»! …

Nem o treinador Jorge Jesus escapou à onda profética das desgraças, com oráculos a condizer!
«É inexperiente, não tem categoria e foi contratado fora de tempo! Fez apenas um trabalho regular em Braga! Vai ser dos treinadores mais rapidamente despedidos da História!»

Talvez com base em tão “emérita” profecia, houve alguém que se lembrou até de considerar como treinador ideal para o Benfica um certo treinador que só os entendidos agromantes conheciam e reconheciam como treinador! Um treinador que foi, de facto, “um dos treinadores mais rapidamente despedidos da História”, mas não tão rapidamente que não tivesse encaixado uns bons 8-1 do Benfica treinado por aquele treinador que seria, mas não foi, “dos treinadores mais rapidamente despedidos da História”!…

Ora, continuavam os profetas da desgraça, «ganhar todas as competições e troféus da pré-época»?!!!
Pfff!... «As equipas que fazem as melhores exibições na pré-época são as que jogam pior no campeonato»!...

Começou o campeonato com uma meia escorregadela que fez esfregar de contentamento os deuses do bruxedo, o que não impediu o Benfica de logo deleitar com grandes exibições e goleadas de gala.
Mas, asinhamente, logo os profetas sabichões: «Sim, a equipa joga bem mas … é demasiado cedo para estar a jogar bem»!... «As boas exibições – concluíam – têm o seu tempo e não é este»!...

A primeira goleada?!!!...
«Ora, normalíssimo! No ano passado também deram 6-0 ao Marítimo e depois …ficaram dois meses sem marcar»!...
Segundo tais opinantes, comentadores ou só meros declarantes de ocasião, “o Benfica, por incompetência ou ingenuidade, cometia a estupidez de ter começado logo a jogar bom futebol”!...

O bom futebol manteve-se inalterável, algumas goleadas foram acontecendo e alguns arrependidos, conquanto sempre desejosos de ter “um pé atrás”, começam a aceitar que «os reforços são bons e o treinador é muito competente!»

Bem, depois!… Depois foi a cavalgada vitoriosa, sempre com o melhor futebol, que culminou numa pontuação recorde e na conquista do campeonato! Pelo meio, a conquista da Taça da Liga com duas goleadas bem significativas! 4-1 ao Sporting, em casa deste, 3-0 ao FC Porto no Algarve!

O treinador inexperiente passou a ser o melhor treinador português! De despedido com “recorde histórico” passou a ser desejado! Desejado pelos seus para prolongar a duração do seu vínculo contratual e desejado pela gestão “mais eficiente, competente e exemplar” – segundo a caterva de avençados e comentadores encartados na doutrina da sua prédica – que, num gesto comprovativo de tanto adjectivo, tentou aquilo em que realmente é exemplar: desviar para o seu redil o tal “treinador incompetente e candidato ao despedimento mais rápido da História”!


A tantas desconfianças e “tão sábias quanto falhadas” profecias do antigamente, segue-se agora a “festa” da venda de praticamente “todas as contratações que o Benfica faz todos os anos e que não ganham nada”!...
Mais milhão, menos milhão, os avanços e recuos dos palpites têm sido a única constante a assinalar, pouco importando as diversas versões que cada um argumenta a seu bel-prazer!
Até agora, ainda nenhuma profecia de qualquer profeta da desgraça foi mais do que desgraça desse profeta. Ainda nenhum jogador foi vendido, apesar de todas as juras solenes dos feiticeiros que prefaciavam a sua consumação antes do mundial de selecções.

Pelo lado das compras, o afã e as carradas de jogadores contratados pelo Benfica ou em vias de o ser continuam a ocupar o tempo das premonições dos costumados imaginativos, tanto mais de imaginação quanto menos de acerto.
Até agora, o único jogador contratado neste defeso passou completamente ao lado destes profetas falidos que não acertam uma das suas profecias, que eles tantos imaginaram virem a ocupar o lugar de Quim e não conseguiram! E, quando deram por ela, surgiu-lhes alguém completamente alheio aos seus palpites!

Mas o sabichar dos “iluminados” aperta agora na sua “vingança” contra o desprazer da sua surpresa! «Vale lá 8,5 milhões um guardião?!!! Por menos de metade desse valor tinham o Eduardo»!!!...

É verdade que, pelo inusitado da situação, o número impressiona. Todavia, a menos que se pretenda – e não custa descortinar em muitos a insinuação – concluir por um negócio cuja ruindade salta à vista até do mais humilde mercador, certamente que o aval de Jorge Jesus – treinador que, recorde-se, não bateu o recorde histórico do mais rápido despedimento mas o recorde histórico do subitamente mais cobiçado – deixa tranquilos os Benfiquistas.

Comparar Roberto a Eduardo?
Jorge Jesus conhece bem o guarda-redes Eduardo! Se o não foi buscar, foi porque pretendia algo de mais-valia efectiva para o lugar em causa!
Jorge Jesus conhece o guarda-redes Eduardo melhor do que ninguém! Conhece-o, nomeadamente, de um jogo dos oitavos de final da Liga Europa em que ele, Eduardo, com aquela “categoria extra” que lhe querem imprimir, eliminou o seu clube dos quartos de final.

E nós, Benfiquistas, pensando bem, nomeadamente no desempenho do último campeonato, vimo-lo sobressair em alguma coisa do guarda-redes campeão nacional, ou seja, de Quim?
Então, para que comprar a cópia quando tínhamos o original, sabendo que o original é sempre, no mínimo, superior à cópia?

Nós, Benfiquistas, sabemos muito bem que foi a desunião que nos afastou dos lugares cimeiros do futebol nacional.
Sabemos igualmente muito bem que foi a união que nos alcandorou de novo a esse lugar cimeiro e que será ela e só ela que aí nos manterá, como desejamos e a isso temos direito por sermos o Maior e o Melhor.

A pretensão dos noticiadores, comentadores, opinantes, avençados e presuntivos sapientes de ocasião é o ataque a essa união com as mais variadas notícias e versões sobre a vida do Benfica.
Podemos fazer-lhes a vontade!
Mas também podemos optar por nos mantermos unidos!

Mantermo-nos unidos é fácil. Basta confiarmos apenas nas notícias dos nossos gestores, as notícias genuínas dos nossos órgãos de informação próprios.
E apenas nos rirmos dos vários palpites dos profetas da desgraça que só se esforçam pela desgraça do Sport Lisboa e Benfica sob a capa de uma pretensa informação e de um ainda mais pretensioso favor de que, com aquela, julgam estar a fazer aos Benfiquistas.

Enfim, basta que transformemos as pretensões dos profetas das desgraças em desgraças dos profetas.

3 comentários:

  1. A partir do momento em que o Roberto assinou pelo nosso Clube passou a ser o melhor do mundo.
    No entanto 8,5 milhões por um guarda-redes, é muita massa, mas quem está dentro do convento, é que sabe o que lá vai dentro.
    Caro Gil...já andava a ficar preocupado com este interregno...

    ResponderEliminar
  2. Caro Gil é a primeira vez que escrevo a minha modesta opinião para o teu blogue , queria apenas como Benfiquista dar-te os meus sinceros parabéns pelo teu excelente artigo.
    Um abraço e saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Deixei, por altura da notícia da contratação do guarda-redes, uma grande opinião no blog do Manuel, ou no Falando Benfica, que vou copiar para aqui, e que espero que não leve a mal. É que é muito fiel do que acho do caso, e vem a propósito deste artigo. Sobre o facto de andar desaparecido, como refere o Viriato de Viseu, espero que não tenha sido por culpa minha, da discussão, por assim dizer, que entrei com ele no artigo do José Saramago, e que se sim, aqui ficam de novo as minhas desculpas, sendo certo que ainda lá vou ao mesmo artigo deixar novamente um pedido de desculpas.
    Aqui fica a minha opinião, então, copiada:

    "Boas, caro Manuel. Parece-me, sinceramente parece-me, que as pessoas não vêem bem todos os pontos de vista. Se não vejamos. Romero estaria disposto a vir para o Benfica? Mesmo com melhor ordenado? O que é que o Benfica lhe daria que ele não tivesse já? Eventualmente mais dinheiro, mas, para o titular da Argentina isso chega? Será que o titular da Argentina prefere declinar uma oferta do Benfica (ou Porto, ou Sporting, ou seja, portuguesa) e esperar, ainda assim, por um Atlético de Madrid, que desportivamente até pode valer menos, ou um Sevilha, ou um Valência, estou a atirar ao calhas, ou de um Milan, ou Juve, ou United, que está em renovação, que o Van Der Saar há-de estar a acabar, ou mesmo para a Alemanha. Portanto, quero dizer, não é o valor da compra, é o valor do Benfica. O Benfica, por muito que nos custe, é grande, mas é cá em Portugal. Para combater com esses artolas que eu disse ainda tem que subir um ou dois patamares. Tem que ir à Champions TODOS os anos. Tem que andar sempre nos 4º e meias. Agora, com 2 campeonatos em 5 anos, ou pior, 3 em 16 ou 17, fica muito complicado aliciar quem quer que seja. Neste caso, pese embora o valor, já lá vou, Roberto é um guarda-redes que quer provar que vale o que vão dar por ele CÁ em Portugal, ou seja, que tem valor para pegar de estaca no campeão nacional, e fazer ver ao Atlético que estavam errados em não o colocar como titular e emprestá-lo. Assim sendo, o Benfica paga, eventualmente mais do que o seu valor, mas, em contrapartida, com uma cláusula baixa, pode, a qualquer altura, recuperar o valor gasto, pois se isso acontecer quer dizer que ele se valorizou e que é bom sinal para o clube, e apostar, não agora, mas depois, num outro, mais condizente com o valor que pagar nessa altura.
    Ainda assim, pelo que li, pois não vi, parece-me ser bom jogador. Era o guarda-redes do Atlético contra o Porto na Champions e lesionou-se nesse jogo. Acabou emprestado e a valer ao clube onde esteve a manutenção. Portou-se bem em grandes jogos, Real e Barça. É um «cavalão» do tamanho, ou quase, do Luisão.
    Sinceramente? Creio que é capaz de ter sido bem gasto, e mais, ainda só tem 24 anos, o que diz que se se ambientar, se pegar mesmo de estaca, pode cá ficar o contrato todo ou mais. O futuro o dirá!
    Que tal, boa análise? Ehehehe!"

    Espero que não seja muito maçadora a análise.

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar