segunda-feira, 24 de maio de 2010

BICADAS DA ÁGUIA

1. Portugal é o país do “politicamente correcto”, polimento que tem a sua mais conhecida vertente no “deixa andar porque não estou para me incomodar”… É uma característica que já Eça glosou no século passado sem o mínimo resultado prático.
Assenta nesta “virtude” portuguesa a reacção às palavras de Mourinho acerca das possibilidades da selecção nacional. Todos sabemos, ainda que seja bem no fundo do nosso ser, que as palavras de Mourinho traduzem uma realidade mas a nossa sociedade, onde cabe naturalmente a futebolística, está mais acostumada ao sonho e a chorar o fado. Depois, quando acorda com o abanão da realidade, chora as lágrimas de virgem ofendida no pudor do seu sonho, aquele sonho que elas tentam impingir mesmo aos mais acostumados à realidade.
Mourinho sabe do que fala, provam-no as suas realizações concretas. Mourinho não sonha, realiza. E só quem se encontra embalado no sonho da fantasia é que se sente ofendido com o abanão que o faz acordar. Talvez devesse agradecer esse despertar e, antes de o invectivar, transformá-lo em acréscimo de incentivo, numa vontade férrea de demonstração de que o sonho não era assim tão sonhador…
Ninguém pode ser proibido de sonhar, obviamente. Mas para que o sonho não seja só um mero embalar de quimeras, é preciso abaná-lo nem que seja acordando o sonhador.

2. Quem nunca sonha e sempre faz por estar acordado, ao menos em fantasia, é Rogério Alves. Bem desperto, confessa ter medo de que o Sporting se transforme num segundo Belenenses e, assim, bem tenta clamar com um misto de confiança que tenta incutir contra esse adormecimento vespertino do moribundo.
Mas Rogério Alves, acaba por cair no sonho da fantasia ao dizer que o Sporting “tem um potencial único”: «os milhões de sócios e adeptos»!
A fantasia do “único” até nem seria a que, para além de sonho de embalar, causaria maior adormecimento nos seus confrades. Os “milhões de sócios e adeptos” é que só a sua imaginação, no auge da fantasia sonhadora, consegue realizar em figuras também de sonho para não destoar.
Rogério Alves não estava acordado, certamente, quando assistia aos jogos do seu clube nas bancadas de Alvalade!

3. José Viegas é também um agente branqueador do reino futebolístico que foi condenado por tentar fazer batota desportiva. E, para sermos justos, também parece revelar-se um detergente apropriado às lavagens a que tal reino nos acostumou.
Assim, a tristeza de uma época futebolística patenteada pelo clube das suas cores foi para José Viegas o resultado de uma barrela consubstanciada numa “perseguição permanente e criminosa ao FC Porto”!...
A “perseguição permanente” ainda é o menos! Mas considerá-la “criminosa” é já uma lembrança que, se quiser, apenas subconscientemente, ele teve em seu sonho do passado corriqueiro dos mentores do seu clube nestas últimas décadas, mais propriamente após as sapientes lições sobre domesticação dos árbitros proferidas pelo seu “mestre” do boné.
José Viegas alega que o seu clube tem “história e memória” e não deixa seus créditos por mãos alheias! Talvez apenas se esqueça que ele abjurou, entre outros, o fundador do FC Porto!
Mas que tem história, lá isso tem! Tem a história de ser o primeiro e único dos ditos grandes – a história aqui tem olhos curtos porque pretende grande um mero clube de bairro, mas nem sempre ela pode acertar – a ser condenado por tentar corromper a verdade desportiva.
Depois, se não tem história, inventa-se e reinventa-se!...
No que também José Viegas é sonhador é na adjectivação de “cavalheiros” com que brinda toda a gente ao serviço do FC Porto. A história, talvez não a história com que ele sonha acordado, tem-nos demonstrado isso, desde o cume até à base.
Para José Viegas, não foram “cavalheiros” os jogadores do FC Porto que não cumprimentaram o Presidente Cavaco Silva no final da Taça de Portugal. Mas aqui surge-nos uma dúvida.
Será que tais jogadores não foram “cavalheiros” para não conspurcarem de “cavalheirismo” o Presidente que, diga-se, não parece ter-se preocupado muito com a contaminação, ao sentar-se ao lado de um condenado e a cumprir a respectiva pena?!
Ou não foram “cavalheiros” porque o seu “cavalheirismo” se expressa em outras artes mais requintadas, como seja a dos pontapés nas estruturas de um túnel, a das esperas aos árbitros para tirar desforras e a das agressões selvagens a quem apenas lhes pretende relembrar um cavalheirismo que não é aquele que, pelos vistos, José Viegas ainda sonha que seja?!

4. Cristiano Ronaldo Diz que “não joga sozinho” e que “não faz milagres”. Podemos conceder que, ao afirmar tais abluções, Cristiano Ronaldo estava em seu sonho a que também tem direito e, simultaneamente, acordado! Ou, se preferirem, estava a sonhar, acordado!
De facto, quando diz que “não joga sozinho”, estava profundamente adormecido e sonhador porque o que ele as mais das vezes nos tem demonstrado na realidade é que, se não quer levar a bola para casa, fica lá perto!...
Mas quando afirma que “não faz milagres”, está bem acordado mesmo que pense estar a sonhar porque, na realidade, enquanto jogador da selecção, os milagres têm sido quase sempre realizados pelos seus companheiros.

5. Hugo Almeida também disse há pouco tempo que “Portugal tem os avançados de que precisa”!
Naturalmente, estava igualmente a sonhar, a sonhar pela cartilha de Queirós. E encarregou-se de demonstrar bem asinhamente a justificação do seu sonho quando afirmou, no treino de ontem, que os adeptos, “se for para assobiar, é melhor não virem”!...
É uma forma bem apologética de confirmar a sua presunção. Pena é que os adeptos tendam a pensar serem aqueles avançados, que sonhadoramente Hugo Almeida pensa serem de Portugal, meros avançados de Queirós … e de Hugo Almeida!...
Talvez daí os assobios!...

6. Quem não sonha acordado mas busca a felicidade real são os adeptos e simpatizantes do Benfica.
E os adeptos estado-unidenses de uma certa região bem nos fizeram ainda agora cabal demonstração. Em poucas horas, o Glorioso Benfica ficou com mais cerca de 100 sócios!
Não foi preciso esperar meses para apresentar meia dúzia deles, muitos que até já eram mas só de cartão e não de acção e … quotas em dia!...
Os adeptos e simpatizantes do Benfica sabem sonhar, como é evidente. Mas sabem ainda melhor acordar do seu sonho e concretizá-lo na realidade.

2 comentários:

  1. Caro Gil, todos os dias temos de ir lendo e ouvindo alarvidades. A cada dia que passa se vão sabendo cada vez mais podres do clube especializado em corrupção.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boas meu caro, sempre a dizer a verdade com um requinte fantástico.
    De facto, não há adeptos como os nossos, seja lá em que parte do mundo for.

    ResponderEliminar