segunda-feira, 1 de março de 2010

TÚNEIS E TOUPEIRAS, TOUPEIRAS E TÚNEIS …

Benfiquistas!

Por uma vez na vida dai crédito ao vendedor da banha da cobra, o nosso mui conhecido e douto Dr. Rui Moreira! Reparai que ele é um exímio lutador pela verdade desportiva e não só! Tende em conta que ele trava o combate da lisura e da honradez. Tanto trava um duro combate em nome de tais princípios que se alia a um chefe de claque que confessa no seu livro(?!!!) terem os seus liderados comprado bilhetes com notas falsas e ainda trazido os trocos da ordem! E mais confessa o dito chefe, seu companheiro nas lides e vigílias contra a falsidade e a roubalheira, que os comandados daquele entravam às centenas nas lojas e roubavam tudo o que lhes aparecia à frente!
Com tão honrosas “damas de honor”, a banha da cobra do nosso bem conhecido e douto Dr. Rui Moreira só pode mesmo fazer milagres de algibeira nas ditas verdades, lisuras e “honradezas”!

Mas, por uma vez, dai crédito a tão apostólico vendedor! Em Alvalade, houve toupeiras … e túneis!

Já toda a gente se havia queixado, desde treinadores e jogadores da casa até visitantes desejosos de praticar futebol, de que o relvado de Alvalade estava todo escalavrado. Só que, segundo bem se subentendia quando se não falava abertamente, atribuía-se a culpa da escalavradura a moléstias desconhecidas, seja nas raízes das ervinhas, seja nos arranjos arquitectónicos do Alvalade XXI que mais parecia um alva lixo dos impérios romanos da antiguidade, seja mesmo nas areias de incógnita proveniência.
Ora, foi preciso que o nosso conhecido vendedor de banha da cobra, o douto Dr. Rui Moreira, vir esclarecer que este campeonato era de toupeiras e de túneis para se ficar bem ciente da origem da moléstia que grassa no relvado de Alvalade!
De resto, só lhe fica bem tal descoberta, nem menos lhe seria exigível em nome da credibilidade dos seus afazeres. Se ele pretende ser um vendedor sério e credível do seu produto, tem de, ao menos, desencantar nem que seja uma só das moléstias de entre tantas que a sua banha da cobra se propõe sarar ou no mínimo aliviar.

Em Alvalade houve toupeiras. Por uma vez, houve toupeiras que laboram à luz do dia, afanosas, deixando as suas tarefas de sapa na escuridão dos túneis para o seu ex director desportivo e pugilista, tão ex que já não passeia por aquelas cavernas.
Por mais do que uma vez, houve toupeiras que só sabem laborar nos lugares esconsos, fora da luz do dia, ou escondidas sob as beneméritas ajudas arbitrais e outras manigâncias. Estas toupeiras, uma vez a descoberto, em plena luz solar ou dos projectores da iluminação, são ceguetas no seu ofício. Se ainda por cima o homem do apito não lhes deixa malhar no canastro de alguém, ficam tão atarantadas que nem sabem de que terra são.

Em Alvalade também houve túneis. Não, não, Benfiquistas! Não me estou a referir aos túneis de Sá Pinto! Estou a referir-me aos túneis de ontem!
Tanto houve túneis que os jogadores do Sporting houveram por bem, seguindo bons exemplos, esperar pacientemente no relvado enquanto as toupeiras, ceguetas da luz do dia mas trabalhadeiras nos esconderijos dos túneis, estivessem bem amansadas dentro das suas cavernas!

Benfiquistas!

Agora que destes crédito, dai também um pouco da vossa muita compaixão para com a chorona há pouco contratada pelo reino do douto Dr. Rui Moreira! Bem vedes que ela não teve em Alvalade, tal como solicitara, uma arbitragem tão boa como a do dragão, no jogo com os subordinados da pedreira!
Assim, a chorona não pôde cumprir a promessa e dedicar o título ao “incrível” dos murros e das patadas!
Ora bolas, tende um pouco de dó! Até porque o Deco, aquele que também sabe atirar com a chuteira na cara do árbitro “compadre”, já escolheu a chorona para o substituir na selecção do sistema. Uma selecção do sistema da pancadaria bem arregimentada pelo próprio seleccionador!
Assim, fica tudo em família!

E já agora, perguntais. E aquela choramingada travestida de conferência de imprensa pelo Nuno dizem que jogador mas não joga?
Obrigais aquelas toupeiras da verdade desportiva a ter de pedir perdão ao “incrível” macacão por lhe não poderem dedicar o título e cumprir a promessa de ganhar, ganhar?!
Tende dó, também! Vede que o ganhar, ganhar afinal era o perder, perder! E os protestantes, perdão, promitentes, não podem cumprir as suas promessas!
Quereis que a murraça e a patada se virem contra os próprios?!
Afinal de contas, até tendes um pouco de razão! O dito capitão da toupeirama até já deu o exemplo! Mas não deixa de ser “perverso” que permitais que aquilo vire uma tourada de toupeiras!
É verdade que tenho uma alternativa! Não sei se estais de acordo! De todo o modo, eu proponho que os choramingas e promitentes do título cheguem junto do “incrível” pugilista e lhe dêem um canudo em vez do falhado título! Que o peçam aos subordinados de Braga e, assim, aquele já pode ver o título do campeonato, estão a perceber?!

E finalmente, o meu último pedido, Benfiquistas!

Dai também um pouco da vossa imensa compaixão ao professor Jesualdo! Compensai-o da insensibilidade do “lagarto” atrevidote que não o atendeu no seu pedido, “deixem-nos jogar”!
Aqui para nós, devo dizer-vos que foi bem-feita a desfeita do “lagarto”! Afinal, para quê deixar jogar umas toupeiras que da bola não percebem nada? Ainda se fosse jogar ao soco, ao murro e à patada!
Bem, de qualquer modo não vos fica nada mal, Benfiquistas, um pouco de compaixão!

Está na nossa índole, na nossa essência, sermos grandes!
Sejamo-lo, Benfiquistas, também na hora do velório do título!

7 comentários:

  1. Caro Gil Vicente, é sempre um enorme prazer ler os seus Post's. Aqui está mais um excelente exemplo. Um Post Mordaz, Corrosivo, irónico e de grande categoria. Parabéns!!
    RF
    http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá caro Gil!
    Duas coisas, pelo menos. Primeira, que o senhor não viu, com certeza, o mesmo jogo que eu. Tenho opinião distinta da sua, e digo que o árbitro fez o que o Porto pediu, ao contrário do que menciona, ou seja, o homem do apito protegeu até em demasia os azuis, que terminaram o jogo com um ou dois jogadores a mais em campo. Eventualmente um dos verdes também tinha ido, mas estamos centrados nos azuis... Segunda, creio apenas que o campeonato está renhido, pois o Porto B, ou Braga, como lhe queiram chamar, está a beneficiar do que é suposto ser para o Porto A, arbitragens condizentes. Fizeram o que lhes competia na sede, mas a filial, se a sede nao avança, avança ela, e aproveita, como se tem visto, as «benesses»...
    Eventualmente uma terceira coisa... Temos que ter cuidado, Benfiquistas, ter pé atrás, que isto agora é que vai começar. Eles já não têm mais nada a perder, mas nós temos. Temos que ser grandes, como está na nossa índole bem retratado pelo douto Gil Vicente neste auto, mas tenhamos o pé atrás, estejamos de sobreaviso, que agora o coro de chorosas carpideiras vai começar a fazer-se ouvir mais do que nunca!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    P.s.- O cansaço... Afinal era cansaço! Tiveram a semana para descansar, os lagartos não, nós andávamos nas ruas da amargura com vitórias tangenciais de 4-0, e eles afinal é que estão com cansaço... Ele há coisas!

    P.p.s.- Desculpe lá discordar da sua opinião, caro Gil! Ehehehe! Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Tem que ser assim, caro magalhaes-sad-slb.
    Os tipos merecem-no.
    Força Benfica.
    Um abraço

    Ora essa, caro Márcio. Não discorda nada. As suas opiniões são sempre bem vindas. Depois, eu estava no gozo com as toupeiras. Foi só para complementar o gozo. Era preciso escrever assim.
    Agora o cuidado é sempre preciso e cada vez mais
    Carrega Benfica, sempre, não é?
    Mas eu estava a gozar era com o Porto A. este já pode ver o título por um canudo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Gil, olá de novo!
    Tem que me dizer é quando é que aceita o meu pedido do Twitter para me juntar à sua rede... A não ser que não queira, o que também é válido...

    Abraço

    Márcio Guerra

    P.s.- Eu também estava no gozo! Escreveu muito bem, como sempre!

    ResponderEliminar
  5. Oh! Caro Márcio, nem me fale do twiter!
    Eu tenho computador, por força das funções que exercia, desde os alvores. Depois, o mesmo com a internet. Mas sempre fui um autodidacta. Fui aprendendo com a experiência.
    Um dia ouvi falar na rede twiter e fui ver o que era. Depois de grandes trambolhões, consegui qualquer coisa. Mas olhe, nem sei bem o quê. Mas nunca consegui trabalhar com a coisa, nem sei.
    A modos que a deixei cair no esquecimento e nunca mais lá fui.
    Agora, fui dar uma espreitadela e não vejo nada, não percebo nada daquilo.
    Por isso, nem dei pelo seu pedido, nem sei como encontrá-lo e satisfazê-lo. Pura e simplesmente, ainda não consegui encontrar a "chave".
    É só por isto! É, como pode verificar, uma grande novidade que me está a dar. Claro que eu gostava de ter uma rede com amigos. Mas não percebo patavina, ainda não aprendi.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá de novo, caro Gil. Se me quiser contactar por mail, que eu dou-lhe umas dicas de como funciona o twitter, e explicar-lhe o que faz e para que serve, assim por alto, pelo menos o básico, que é o que eu uso também, depois digo-lhe então.
    O meu mail é bimbosfera@gmail.com, mas como acho que fiz asneiras hoje, fiquei com a conta congelada 24 horas, depois posso explicar o que foi, mas não é nada de especial, creio, e na pior das respostas respondo-lhe amanhã. Receber ele está a receber, mas parece que enviar, pelo menos a mensagem que eu queria enviar, bloqueou-me. Era a minha newsletter, aos meus contactos, de vários mails conjugados, mas como ultrapassou os 500 destinatários bloqueou, como se fosse spam, mas parece que analisam aquilo durante 24 horas e depois já posso enviar de novo.

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  7. Gil, como sempre, mais um grande texto de um grande pensador/escritor. Excepcional. E já só faltam 8 finais!

    Abraço

    ResponderEliminar