segunda-feira, 8 de março de 2010

OXALÁ APROVEITEM

Vivemos uma época paradoxal, em que se levanta um clamor universal a favor da paz, enquanto afloram como cogumelos de Outono guerras por todo o lado. A perplexidade de muitos intelectuais é manifesta pois acreditaram que as raízes da guerra se encontravam no enfrentamento entre blocos e uma vez caídos os muros esperavam uma espécie de “pax romana” ou “pax augusta”que acompanharía o triunfo da democracia e dos Direitos Humanos
Mas o fenónemo da guerra encontra-se arraigado na naturaza humana que parece nao depender das circunstâncias históricas.
Tudo isto a propósito da táctica do Polvo, pois disso se tratou, de criar um permanente estado de guerra contra o BENFICA, mas foi mesmo guerra a sério.
Neste caso também se trataria de conseguir após o aniquilamento, ou pelo menos do total controlo do inimigo vermelho, da pax romana, neste caso traduzida por pax pintista.
Aquando da revelaçao do Apito Dourado, logo, seu pintinho, veio a terreiro bradar aos céus( e às autoridades nao esqueçamos), para que igual processo fosse levantado contra o BENFICA.
Deixou no ar suspeitas e “suspense”, ciente de que as pessoas, inclusive os próprios correlegionários, ainda acreditavam nele.
Por temor, os ditos jornalistas, deram-lhe cobertura.
Mas… a humana inclinaçao para a guerra a busca da paz opoem-se nao tanto como extremos de uma contradiçao, senao como uma tática de sobrevivencia.
Predomina hoje em dia a noçao de um ser humano submetido a uma dialéctica entre guerra e paz, entre destruiçao e produçao entre violência e convivência social.
Análogamente, poderíamos falar de violenta nao-violência, ou de un belicismo pacífista.
O Presidente do BENFICA, e quanto a mim muitissimo bem, traçou como linha de rumo, nao haver referências aos roubos e aos sumaríssimos.
Poucos acreditaram que pelo menos até hoje, isso iria ser seguido à risca.
E mais que diversificar vários aspectos da guerrilla verbal e física lançada por pintinho, apareceu a táctica dos túneis, que logo foi imputada ao BENFICA como nao podia deixar de ser, pintinho e seus esbirros, esbarraram com o muro do discurso calmo, sereno, podemos mesmo dizer que pacifista.
E é este aspecto que quanto a mim está a derrotar verdadeiramente o Polvo: foi-lhe sonegada uma parte importante da sua táctica, que era(e é) a da palabra venenosa, que os média se encarregariam de hiperbolizar em todos os meios da dita comunicaçao social.
Quando um nao quer, dois nao lutam.
Faltando a parte do palavreado resta ao Polvo a outra táctica, a da confrontaçao física e a subsequente vitimizaçao.
Daqui até uma patética vigília, pela verdade desportiva foi o pulo de uma cobra.
A verdade é que recebeu pronta resposta do BENFICA, com a entrada “mais tarde” nas cabinas que a equipa adversária.
Mais um ponto hilariante no anedotário do futebol por essa Europa fora.
Mas o que é certo é que a táctica dos túneis era uma carta na manga da batotice, pois foi o próprio Polvo que fêz aprovar a suspensao de jogador que nos túneis se “passasse.
O azar é que no túnel da Luz as câmaras mostraram quem é quem.
Como o ridículo nao mata, o Polvo veio muito pressurosamente bradar aos ventos, que sempre usou em linguajar cretino, que afinal a lei que ele próprio impôs era…inconstitucional.
Podemos dizer que esta foi a guerra entre a quantidade e o tamanho- quantidade de braços do Polvo, contra o tamanho incomensurável do BENFICA.
E temos que reconhecer que ganhou, e outra coisa nao seria de esperar, ganhou dizia eu, ganou o tamanho e já agora a qualidade.
Nao raro, os jornais desportivos, embora apressadamente para em Maio fazerem parte do tamanho, já nos vêem com capas laudatórias.
Já somos a melhor Equipa, já denotamos pujanza, já somos o Clube innovador, e eu diria mais, já somos o Clube mais imitado em Portugal, mas a distância já é tao grande que nos perdem de vista.
Para quem andou décadas a arrastar-se subserviente ante D.Giorgio e capangas, o estado actual do GLORIOSO, na liderança a todos os níveis, e nao só na classificaçao da Liga, será o grito do Ipiranga, de jornalistas, juizes, autarcas, políticos e toda uma fila de formigas obedientes.
Até isso nos devem.
Depois de décadas a perseguirem o BENFICA, a colaborarem na maior mentira do futebol mundial, que como todos sabem sao os títulos comprados pelo clube da fruta, o GLORIOSO, permite-lhes a reabilitaçao, dá-lhes a oportunidade de serem homens de coluna vertebral directa.
Oxalá aproveitem.

4 comentários:

  1. Boa Tarde Caro Lucífer, Excelente Post!!

    Quanto a aproveitarem ou não?? Eu acho que não vão aproveitar.

    é que, e como hoje é dia internacional da mulher, "Quem nasceu para chinelo nunca chega a salto alto".

    Saudações Gloriosas
    RF
    http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Caro Lúcifer, com a arte de bem escrever, a verdade nua e crua. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Boas! Acho que é a primeira vez, aqui no Coração Encarnado, ou que leio, ou que tenho noção que o post é de outro que não o Gil Vicente ou o Pero Vaz de Caminha, e devo dizer, ainda que o estilo seja diferente, que está muito bem elaborado, particularmente o «arrematar» da questão.
    Gostei, particularmente do final, e é ver, sinceramente, se haverá hipóteses de ter a espinha direita ou não...
    Vejamos o que o futuro nos traz.

    Abraço a todos!

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar