segunda-feira, 15 de março de 2010

JÁ NAO PODES VIVER MAIS TEMPO CONNOSCO ( I PARTE)*

Até quando, ó Pinto da Bosta, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura?
A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a polícia de Palermo, nem a ronda nocturna do calor da noite, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem em nenhum local, nem o olhar e o aspecto dos portugueses, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos?
Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste durante 30 anos , em que locais estiveste,a quem subornaste, que deliberações foram as tuas?
Oh tempos, oh costumes! A Justiça Desportiva e a Justiça Civil tem conhecimento destes factos, o CD tem-nos diante dos olhos; todavia, este homem continua vivo! Vivo?!
Mais ainda, até na Assembleia da República ele aparece, toma parte no almoço de Estado, aponta-nos e marca-nos, com o olhar, um a um, para a chacina. E nós, Benfiquistas Gloriosos, cuidamos cumprir o nosso dever para com o Futebol,
se evitamos os dardos da sua loucura. Pinto da Bosta, é que tu deverias, há muito, ter sido arrastado por ordem do Tribunal, contra ti é que se deveria lançar a ruína que tu, desde há muito tempo, tramas contra o BENFICA.
Pois não é verdade que uma personagem tão notável. como era Joao , pontífice máximo do BENFICA. mandaste ameaçar de morte por um tal de guarda Abel, que exibia a sua israelita Uzi no malfadado túnel das Antas??
E já não falo naqueles casos de outras eras, como o facto de agressoes a jornalistas Carlos Pinhao e colegas?
Por suas próprias mãos, espetou umas lambadas valentes a uma tal de Filó, com quem recasou e, que agora alimenta. Havia, havia outrora nesta República, uma tal disciplina moral que os homens de coragem puniam
com mais severos castigos um cidadão perigoso do que o mais implacável dos inimigos.
Temos umas leis contra ti, Pinto da Bosta, contra ti e os teus serventuários, uma lei rigorosa e grave, que a ti nao se aplicam; não é a decisão clara nem a autoridade do Tribunal aqui presente que falta à República; nós, digo-o publicamente, nós, os cidadaos, é que faltamos.
Decidiu um dia o Tribunal que o mafioso Peidoso fosse presente no caso do apito dourado. Pois nem um campeonato passou, para que os árbitros das escutas, aliviados do medo lhe voltassem a dar mais campeonatos.
Pouco faltou para que Bexiga de tão nobre postura,nao tivesse sido limpo.
Limpo mesmo segundo Carol alternadeira.
Nós, porém, há já há mais de vinte anos que consentimos no enfraquecimento do vigor de decisão destes homens. Temos leis neste País, mas estao fechadas nos arquivos como espada metida em bainha;e, segundo essas leis, tu, Pinto da Bosta, deverias ter sido imediatamente condenado à prisao. E eis que continuas vivo, e vivo, não para abdicares da tua audácia, mas para nela te manteres com inteira firmeza.
Nao é meu desejo, Benfiquistas, ser clemente; é meu desejo, no meio de tamanhos perigos para o futebol tuga, não parecer indolente; mas já eu próprio de inacção e moleza me acuso.
Há processos em Itália contra a Juve, e em todos os Países da Europa as condenaçoes sao mais que muitas por corrupçao no Futebol.
O que quiseste fazer ao BENFICA contra ti se vira: aumenta em cada dia o número dos inimigos; e, no entanto, és o general desses trogloditas da Ribeira, o comandante desses inimigos do BENFICA,
muitos deles os vemos no interior das nossas muralhas e dentro do próprio CLUBE, urdindo a cada instante algum atentado contra o GLORIOSO. Se, neste momento algum Juiz te mandar prender, Pintinho das Bufas,
se decretar a tua exclusao da sociedade, o que sobretudo me faria feliz, tenho a certeza, é que todos os bons cidadãos censurariam por uma actuaçao tardia, e não que haja alguém a dizer que se usou de crueldade excessiva.
Hás-de ser vencido, sim, mas temo que possivelmente só no momento em que já não for possível encontrar-se ninguém tão perverso, tão depravado, tão igual a ti, que não reconheça a inteira justiça desse acto.
Enquanto houver alguém que ouse defender-te, continuarás a viver, e a viver como agora vives, cercado pelas meninas do calor da noite, das carolinas e das filós.
Até os olhos e os ouvidos de muita gente, sem disso te aperceberes, te hão-de espiar e trazer vigiado.
Que há, pois, ó Pintinho das Bufas, que ainda agora possas esperar, se nem a noite com suas trevas pode manter ocultos os teus criminosos conluios, nem uma casa particular pode conter, com suas paredes, os segredos da tua conspiração,
se tudo vem à luz do dia, se tudo irrompe em público? É tempo, acredita-me, de mudares essas disposições; desiste das intrigas e dos discursos incendiários. Estás apanhado por todos os lados.
Todos os teus planos são para nós mais claros que a luz do dia, e importa que os recordes comigo nesta hora.
Não te lembras de pores as maos no lume por um outro Pintinho, o dos árbitros? De um Verme Aguiar um lacaio e instrumento da tua audácia?
Serás capaz de negar que montaste um esquema para subornar árbitros?
Insurges-te contra o centralismo de Lisboa, em prol do Norte?
Que Norte? Quem és tu para falares duma nobre Regiao se o teu clube nao passa dum clube de bairro?
Que és sempre derrotado por um Rio de votos?
Disseste seu louco, que passaste pelo Hospital da C.U.F. e viste lá meio BENFICA moribundo?
Só a nossa morte, dos Benfiquistas, bastava para te contentar? Mas tu irás primeiro
E sabes bem disso.
Recorda comigo, os envelopes vazios com 2500€ dentro, os cafezinhos e os chocolatinhos, as viagens de árbitros ao Brasil, a fuga para Vigo depois de avisado que te iam revistar a casa, ofertas de relógios de ouro a ex-primeiro ministros
e a famigerada manobra na uefinha para poderes ir à champions, e logo verás que eu velo com mais ardor pela verdade no futebol, que tu pela sua ruína.
Afirmo que tu, és o mentor de pidás e companhia, tenebrosa guarda pretoriana da Ribeira.
Ousas, porventura, negá-lo? Porque evitas falar das escutas? Se o negas, eu to provarei, pois que tal como "todo o Mundo" também eu ouvi as celebérrimas escutas.
Oh deuses imortais! Em que país do mundo estamos nós, afinal? Que governo é o nosso?
*baseado nas Catilinárias de Cícero

5 comentários:

  1. A luta contra o azulão não pode morrer!
    Boa iniciativa!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Márcio
    Como deve ter verificado, esta obra prima não envergonha em nada aquele grande escritor clássico da antiguidade romana, bem pelo contrário! Aquelas célebres catilinárias que tive o imenso gosto de também recitar quando aprendiz de latim.
    Uma das obras primas da literatura clássica antiga aqui retratada com um brilho imenso pelo Grande Lucifer, aliás, tal como diz Viriato com sabedoria, o Anjo da Luz das letras do nosso Glorioso Benfica.
    Esta adaptação, ou melhor, recriação da obra de Cícero feita por Lucifer está fabulosa, divinal.
    Aliás, eu não me surpreendo nada porque sei do que tal escritor do nosso Benfica é capaz.
    Um abraço

    Caro Manuel Oliveira
    Disse o meu caro amigo há uns tempos que gostava de ler os artigos do Gil Vicente e do Grão Vasco.
    Talvez por desconhecimento, talvez porque, quando nos lembramos de alguém outrem fica por lembrar - partidas da nossa memória momentânea - não citou aquele que tem de, por força exclusiva do seu mérito na escrita e na defesa intransigente do nosso Glorioso Benfica, ser citado o primeiro de entre os primeiros: Lucifer ou, como lhe chama o nosso conhecido Viriato, o Anjo da Luz das letras e da defesa do nosso Benfica, o Sol radioso da Blogosfera Benfiquista.
    Um abraço

    Caro Lucifer, em relação ao seu artigo, creio estar tudo dito, até porque por muito que diga sempre me há-de ficar muito por dizer.
    Se acrescentar a isto lhe juntar que tenho eu agora tido alguma dificuldade, quem melhor poderia iluminar este cantinho modesto do que o meu caro Lucifer?
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. GIL VICENTE:
    obrigado pelas suas mais que exageradas palavras, mas, e digo-o do fundo do coraçao, muito me regozijaria se ao menos pudesse chegar aos seus calcanhares.
    Desliguei definitivamente do Antitripa, e nao é por isso, mas porque agora terei mais tempo vou-me dedicar mais ao Coraçao Encarnado, e continuar por uns tempos com as Catilinárias que me fascinam.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande Lucifer
    O Coração Encarnado é que ganha e o nosso Benfica continua em Grande com as suas Catilinárias aos pintos das bostas deste país.
    E não diga chegar aos meus calcanhares, eu é que me esforço todo para não poder ficar mal perante a sua escrita e a sua defesa acérrima do nosso Benfica.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Primeiro, parabéns ao Lúcifer que mal conhecia realmente visto que não visito muito o Antitripa.
    Segundo, tens razão caro Gil, não conhecia bem o Lúcifer benfiquista.
    Também tenho andado um pouco arredado a preparar a minha viagem desta noite para Lisboa. Entrei aqui a correr após ter visto o teu comentário no meu blog.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar