sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A BANHA DA COBRA DO SENHOR DR. RUI MOREIRA

Segundo rezam as crónicas, o Excelentíssimo Senhor Dr. Rui Moreira é actualmente o presidente da associação dos comerciantes do Porto. Segundo rezam as mesmas crónicas e os almanaques mais ilustrados, um comerciante é aquele que faz comércio, ou seja, aquele que compra e vende coisas.
Podemos, por isso, concluir sem grande erro e vendo a coisa apenas pelo lado da venda – o objectivo primordial de um comerciante, já que ele compra apenas para vender – que o Dr. Rui Moreira é chefe dos vendedores.

Desconhecemos se o Senhor Dr. Rui Moreira se dedicava e dedica a algum ramo de comércio específico, para além do actual e conhecido. Sabemos, isso sim, que ele já era vendedor antes de o ser. Isto é, ele já vendia antes de ser presidente da associação dos vendedores.

Sabíamos e sabemos que o Senhor Dr. Rui Moreira era e é vendedor da chamada banha da cobra. Não a banha da cobra que, nos tempos da minha meninice, aparecia a ser vendida por um vendedor de furgoneta e microfone bastante rústico no adro da minha igreja à saída da missa.
Se bem que a fartura de curas anunciadas fizesse o pobre do doente desconfiar, havia sempre algum mérito no anúncio, mérito da banha da cobra e das suas curas milagrosas. A verdade é que tais anúncios, catitas no meu entendimento de criança, seja pelo aparato, seja pelas recomendações, diga-se, se destinavam mais aos sãos que saíam da missa – os doentes mesmo doentes ficavam, em regra, junto ao borralho, no Inverno, ou à sombra dos vãos das portas, no Verão – que, nesse preciso momento, todos se sentiam doentes, ou do fígado, ou dos rins, ou do coração, ou da cabeça, ou de outra parte do corpo qualquer, uma vez que a simples menção das doenças e das curas milagrosas anunciadas era o bastante para o aparecimento das enfermidades.
Era, contudo, uma missão de certo modo nobre a dos vendedores da banha da cobra curativa, que eles conseguiam, normalmente, dar um pouco de saúde à sua carteira antes de partirem para nova missa.

O Senhor Dr. Rui Moreira, não. A venda da banha da cobra que vem fazendo desde há vários anos destina-se apenas a tentar curar o dom da visão das gentes sãs com a cegueira sobre as manigâncias que o reino da corrupção desportiva portuguesa foi semeando de ruindade quanto à verdade desportiva.
O Senhor Dr. Rui Moreira não vende banha da cobra para curar maleitas, vende banha da cobra para provocar enfermidades, para fazer lavagens ao cérebro de gentes com siso. A banha da cobra do Senhor Dr. Rui Moreira é um detergente destinado a lavar todas as batotices desportivas perpetradas pelo “papa” dirigente do seu clube. É um detergente destinado a lavar a corrupção, o compadrio, o nepotismo e o tráfico de influências, com o objectivo de tornar enfermas as pessoas de sã virtude.

Os vendedores da banha da cobra são, por certo, vendedores de muita fantasia e, para isso, desdobram a sua imaginação num mundo de superstições devaneantes.
Eram assim os da minha infância, é assim o Senhor Dr. Rui Moreira.

Na sua venda da banha da cobra semanal, o Senhor Dr. Rui Moreira desdobra-se tanto na sua acção de detergente como na sua acção negatória das evidências, procurando atirar sobre outrem o nojo das acções do seu “papa”, assim as fazendo suas também.
Portanto, quando ele escreve que o apito dourado “apontou numa certa direcção”, isso foi devido a “certas conveniências”. Tal como os verdadeiros vendedores de banha da cobra vão dando os seus palpites sobre as curas, que podem não ser possíveis porque o enfermo resolveu tomar uns copitos à refeição, assim vai indo o Senhor Dr. Rui Moreira que confessa terem surgido do famoso apito “factos que nada têm de recomendáveis” mas não publicitou banha da cobra que os condenasse. Pelo contrário, apenas soube apregoar esponja que os arquivasse na memória das gentes.

Não sei agora bem em que ano “deu à luz” o apito dourado. Sei apenas que ele teve por base factos investigados referentes à época futebolística de 2003/2004. Se o Senhor Dr. Rui Moreira não devaneia neste ponto de venda, talvez que tenha dado “à costa” logo no fim da época referida, o que me parece apressado demais.
A verdade é que, de acordo com a banha da cobra que tenta hoje vender em “a bola”, o Senhor Dr. Rui Moreira dá como certo que os árbitros se “sentiram condicionados” logo na época de 2004/2005, um facto curiosamente coincidente com a época em que o Benfica foi campeão.
Sentindo-se eles “condicionados”, na dúvida “era sempre contra o FC Porto”...

Por acaso, eu também pressenti o Senhor Olegário Benquerença “condicionado” pelo apito dourado nessa época de 2004/2005. Tão pressionado que, no início da segunda parte do jogo Benfica-FC Porto, ainda em 2004, perdoou um penalti ao seu clube, assinalado por toda a imprensa e que colocaria o jogador que o provocou a tomar banho mais cedo.
Depois, ainda “condicionado” pelo apito dourado, só tal árbitro não viu ou negou o golo a Petit, aquele golo que Vítor Baía defendeu bem dentro da sua baliza.

Caros leitores, um comerciante é, por definição genética, um vendedor de pequenos truques que valorizem a sua mercadoria e alentem a sua venda. Tais pequenos truques apenas podem provocar lesões na sua consciência moral, já que, sendo ontologicamente imanentes ao negócio, são desculpáveis na área jurídica.
Tal se passa com os vendedores da banha da cobra.

Podem dizer que o Senhor Dr. Rui Moreira é mais refinado na publicidade do seu produto. Reparem que, ao contrário de todos os outros, vendedores de banha da cobra ou respeitáveis cidadãos da verdade, ele diz que o golo com que o Benfica derrotou o FC Porto esta época foi “precedido de um fora de jogo evidente”!
O truque do “evidente” insere-se na sua venda da banha da cobra e é, por conseguinte, desculpável à luz da razoabilidade que se concede às toleimas da profissão. Já o “fora de jogo” é um truque de uma imaginariamente doentia massa cinzenta tal que leva todas as pessoas sãs a rejeitarem a mesma banha da cobra.

Não se pense, todavia, que o Senhor Dr. Rui Moreira apenas pretende vender banha da cobra para curar as mentes enfermiças do reino de corrupção punida por tentativa a que ele pertence por causa da pujança futebolística da Águia. Como todo o bom vendedor de banha da cobra, ele alarga sempre, ou pretende fazer ver que alarga, a sua publicitária mensagem à cura de todas as doenças de que padecem os seus.
Por isso, assim a modos de uma jura de fé, acrescenta que não deixará de estar atento “a todas as circunstâncias em que o Braga for beneficiado”.

Pois é, mas se julgáveis, caros leitores, que ele dedicaria alguma linha do seu reportório de vendeiro a falar sobre a bola fora no segundo golo do Braga contra o Marítimo, fazeis bem melhor em considerar aquela sua afirmação como mais um truquezinho das suas mezinhas baratas e desculpá-lo na linha da desculpabilidade dos truques da venda da banha da cobra.
E sabeis bem que sonharíeis se ele ousasse sequer pensar nas suas arengas de vendilhão do reino da corrupção condenada em dirimir sobre os benefícios que o Braga recebeu em outros jogos e, naturalmente, também sobre aquele que disputou com o Benfica.
Mas já achais normal que um tal vendedor de banha da cobra possa considerar “injusto e tendencioso” o castigo aplicado a Vandinho porque o futebolista das patadas talvez devesse ser premiado, quanto mais não fosse por só ter tentado fazer mazela que necessitasse da banha da cobra do Senhor Dr. Rui Moreira.

Num quadro destes, não é estultícia pensar-se estar o vendedor da banha da cobra mais precisado das benesses milagrosas do produto que abona do que os doentes sãos para quem ele faz publicidade dos atributos milagrosos das suas mezinhas.
Mas não é assim com todos os vendedores de banha da cobra?

5 comentários:

  1. GRANDE POSTADELA caro Mestre da Ourivesaria!!!
    Brutal!!!

    Este CUmentadeiro e paineleiro que pulula na nossa praça, para gáudio dos residentes da Magalhães de Lemos, Sobral Cid e Júlio de Matos, teima em, nos seus ARROTOS que bolsa semanalmente, moernos o Juizo com as suas reles e mafiosas artimanhas!!!

    É um apoiante do cube assumidamente corrupto e com isto, digo tudo!!!

    ResponderEliminar
  2. Já estão a assobiar para o lado (Poncio Monteiro)para justificar possível fracasso (mais que certo) no Campeonato...!

    ...se tivéssemos todos os jogadores à disposição a nossa classificação era outra...."

    E se a minha avó tivesse Tomates era o meu Avô...

    ResponderEliminar
  3. Ó NUNO,
    O foculporto até tem que agradecer à Liga.
    O HULK é um bom defesa da equipa adversária!!!

    ResponderEliminar
  4. Então mas o homem é doutorado em quê? Só se for em estupidez...!
    VIVA O ETERNO BENNNNNNNNFIIICAAAAAAAAAAAAAAAA
    Alentejano da Cuba

    ResponderEliminar
  5. Oh Gil... porra, tá bem explicadinha a natureza do charlatão, mas, todavia, contudo, acho que foi trabalho extenso.
    O FDP não merece tanto esforço.

    Um abraço

    ResponderEliminar