segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A AGREMIAÇÃO DESPORTIVA DO ÓDIO

São sempre os maiores e os melhores aqueles que despertam nos "pequeninos" a inveja e os sentimentos mesquinhos.
Assim também aconteceu no meio desportivo português.
Incapaz de subir à custa de méritos próprios, que escasseavam e escasseiam, Pinto da Costa levou o FC do Porto pelos caminhos do ódio e da batotice desportiva para tentar destruir o maior clube de Portugal. Começou por tentar arregimentar as populações nortenhas na sua campanha de ódio que encobria sob a capa de uma suposta e pacóvia guerra norte-sul. Provinciano e parolo, nem sequer verificou que o Benfica é o clube do Povo, do Povo de Portugal, daquele Povo que ele tentou saloiamente arregimentar como carne para canhão da sua mesquinhez tacanha.
E o Povo do norte mandou-o passear, dando-lhe o desprezo que se dá às pessoas "pequeninas" de carácter, enquanto lhe fazia ver que o clube maioritarioamente querido continuava a ser o seu Benfica, por mais manigâncias que ele fizesse e por mais ódio que ele destilasse e ensinasse os seus assalariados a destilar.
Conforme testemunhos dados à estampa nos últimos dias, antes do Benfica-Porto, o ódio substituiu a sã camaradagem do desporto em que apenas há adversários e não inimigos. Para Pinto da Costa, porém, o Benfica nunca foi um adversário mas o inimigo figadal a abater.
Assim procedem os tristes de espírito que não conseguem subir à custa das suas virtudes, de que estão totalmente despidos, mas apenas à custa da tentativa de rebaixar os outros ao seu nível rasteiro de manigâncias e pequenez de carácter, de que estão completamente abastados.
Lendo esses testemunhos, temos uma ideia mais clara da escola do ódio que um ser de moral desportiva tacanha implantou no seu reino de ditadura. Dizem os jogadores que nessa escola se "formaram", desde os primeiros alvores da ditadura Pintista, que nem na selecção falavam com os jogadores do Benfica, que nem os podiam ver e que a palavra Benfica era uma palavra maldita para eles. Mas ainda agora, jogadores da actualidade que, tendo-se nessa escola "formado", não se coibem de dizer que o Benfica é, para os jogadores do FC do Porto, o clube detestável.
Claro que nós vemos na actualidade que nem só os "portistas" se consideram, não adversários mas inimigos.
Efectivamente, os sportinguistas têm-se domesticado não apenas aos ditames de paus mandados do "papa" condenado por corrupção desportiva mas ainda aos aos sentimentos mesquinhos em que o ódio ganha relevância.
Diz-se que o acordo próprio de seres de baixa moralidade desportiva que tentava abater o Benfica a troco de umas migalhas é contra natura relativamente aos interesses da instituição Sporting.
Estamos de acordo. O Sporting foi-se contentando com migalhas enquanto o Benfica teve a tarefa suprema e feliz de se reconstruir nas suas bases populares. Após isso, o Sporting estará notoriamente condenado a uma espécie de belenenses enquanto se mantiver fiel a esse mesmo acordo, na sua prática quotidiana, conquanto ela passe por uma tentativa de desmentido teórico.
Porém, os dirigentes do Sporting não estavam longe dos sentimentos igualmente pequeninos que dominaram o espírito do acordo. E não estavam longe do sentir e do pulsar da actual maioria de adeptos que ainda enfileiram nas suas cores e vão pagando as suas quotas.
De facto, não precisamos de perguntar aos sportinguistas por quem eles torcem num confronto Benfica-FC do Porto. Eles expressam-no por sua própria iniciativa e sem qualquer rebuço.
São, efectivamente, dignos do actual estado do seu clube.
Tudo isto serve apenas para comprovar o que há muito comprovado estava. O Benfica é o único clube universal, em Portugal e lá fora.
Porque o Benfica é o clube do Povo, o Sporting é uma franja monáquica decadente e o FC do Porto uma franja da ditadura enquistada que sobreviveu ao 25 de Abril.

7 comentários:

  1. Nem mais, caro GIL. Eles estão vermelhos de raiva! Bom Natal!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Gil Vicente, como é bom voltar a ler os seus brilhantes posts e espero que esteja restabelecido da operação.
    Há algo que nos podemos orgulhar é que ao contrário de alguns, nós temos clube, somos Benfica e não anti qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  3. Caro Manuel Oliveira

    Retribuo um bom Natal nessas paragens longínquas mas irmãs.
    Um grande abraço

    Caro Jotas

    Isto está quase fino outra vez. Mas ainda estou um pouco afastado do meu habitat natural e do meu grande amigo computador. Hoje tive uma folga num computador emprestado e consegui escrever alguma coia.

    O nosso orgulho é imenso. Porque temos um clube que é uma grande, uma enorme nação. Porque somos o Povo dessa Nação de que temos sempre de ser dela dignos.

    Os outros são pequeninos em tudo. Como nada têm para além da sua perquenez, é claro que têm de tentar beliscar quem realmente é!
    E é Grande!

    Não o conseguem e cada vez ficam mais pequeninos. Então, se os nossos bravos jogarem sempre à Benfica, ainda pior para os apátridas.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo Gil Vicente
    que praze enorme voltar a ler os seus artigos, mas principalmente tê-lo de volta, já estava a ficar preocupada com a sua ausência, espero que tudo esteja a correr pelo melhor
    Beijinhos da sua Rainha
    ..

    ResponderEliminar
  5. Caro bi-MESTRE,

    Que prazer saber novas de um grande GLORIOSO.
    Uma vitória do nosso ENORME até faz andar um coxo, quanto mais um pequeno (?) pormenor de saúde, porque passate.

    Vamos então à luta porque temos um campeonato para ganhar.

    ResponderEliminar
  6. Mais um grande texto do Gil Vicente que por certo os Benfiquistas se revêem.Paulatinamente este Benfica renasce e com ele, renasce a ética, a forma, e o prazer que o desporto desperta, quando disputado de uma forma justa e leal. Claro que ainda nada ganhamos no Futebol e um dos grandes objectivos é esse, vencer, mas o Glorioso SLB felizmente encontrou alguém que está a lutar (e não tem sido fácil contra esta podridão que campeia no desporto Luso. A nós Benfiquistas cabe-nos conforme dizia à dias o Competente Companheiro Gil Vicente, estar atentos e defendermos sempre de uma forma séria e honesta o Glorioso, pois sabemos que da justiça desportiva pouco pudemos esperar, mas através do nosso inconformismo, da nossa preserverança das nossas denuncias fundamentadas e explicações aos menos atentos desmascarando todas estas mentiras de Anti Benfiquismo primário tenham os seus dias contados.Sabemos que o Polvo estrebuxa,pois ainda está vivo e bem vivo, mas estou certo, que um dia caírá.
    Um BOM NATAL Para todos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rainha

    Vou tentar continuar, ainda sem as condições de todo ideais.
    Mas não tarda, estou aí nos conformes.
    Beijinho à minha Rainha.

    Pois é, grande General.

    O nosso Benfica à benfica de outrora é a nossa saúde, a nossa alegria, o nosso entusiasmo, a nossa paixão.
    Um abraço

    Caro Abelourinha
    Revejo-me totalmente no seu comentário.
    Somos nós e apenas nós, Benfiquistas, em todos os lugares, em todas as circunstâncias, de todos os modos e feitios, os que temos de levar o Benfica à altura da sua Gloriosa dimensão.
    E, infelizmente, num passado ainda não muito distante, fomos mais alguns de nós, Benfiquistas, do que os anti benfiquistas aqueles que mais deitaram abaixo o nosso Glorioso.
    Um abraço

    ResponderEliminar