sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O “ELITISMO” SPORTINGUISTA

Reza a história que o Sporting foi fundado por elites de sangue azulado e de fato já bastante surrado, delas sobressaindo os viscondes. Depois, ao longo do seu historiar, sempre os sportinguistas se vangloriaram dessa sua génese, mesmo em tempos em que os fatos já caíam aos bocados numa manta de trapos derivada do pinderiquismo da falta de euros, mesmo até para mandar tocar um cego.
Não era nem é coisa de admirar, quando duques, condes e também viscondes se viram em sérias dificuldades até para assegurarem os simples títulos nobiliárquicos com que desceram à paz do descanso eterno.

É um facto histórico incontestável, porém, de que as elites não são eternas e estão em constante mutação. Por isso, os sportinguistas foram-se adaptando à elite do momento para se poderem continuar a vangloriar da sua elitista linhagem.
Caídos os viscondes em desgraça, os sportinguistas aliam-se às elites do tenebroso fascismo, glorificando como suas, que, efectivamente, eram, figuras gradas da ditadura. Até com comícios da célebre união nacional, o partido único, foram compensados! O último comício de Marcelo Caetano teve lugar no campo onde jogavam futebol antes de construírem o novo campo com lugares reservados aos cegos porque de lá ninguém enxerga seja o que for.
Finalmente, implantada a democracia e depois de 19 anos de jejum elitista e de vitórias, quaisquer que elas fossem, os sportinguistas voltaram-se para a nova elite dominante, a elite da corrupção desportiva, aliás, já condenada e a cumprir a respectiva condenação.
O seu mais alto dirigente à época, celebrou pomposamente e com fanfarra o acordo de adesão a essas novas elites, com a figura mais alta da elite da corrupção desportiva.

Bonito de ver! A figura mais alta do elitismo surrento e famélico e a figura mais alta da corrupção desportiva condenada apenas por tentativa, numa reverência ao elitismo batoteiro! Este elitismo corrupto podia, enfim, completar o seu funesto e tenebroso intento, a troco de umas migalhas caídas da mesa do seu fausto repasto. A elite famélica esperava pacientemente o descuido e acorria pressurosa antes que os criados da sevandija espezinhassem tão “preciosa” iguaria.

Os sportinguistas actuais não renegam a sua história elitista, mantendo com ela uma fidelidade canina e exaltando a passada e a presente com o mesmo afã, tal como se se tratasse de um troféu de honra que os distinguisse de todos os outros, fazendo até questão de o acentuar publicamente.
E, se esquecessem, lá estava Bettencourt para os recordar!
E distingue!
Também, à falta de outros troféus, sejamos compreensivos!...

Serve este já longo intróito para melhor compreender a encenação dos últimos tempos, em especial a figuração de Bettencourt.
Bettencourt não é nem asno nem atilado! Adopta em cada momento a “virtude” que mais convém aos seus interesses ou a que mais depressa lhe acode à massa cinzenta. Assim, ele vai percorrendo o seu caminho, o qual não é propriamente uma linha recta de coerência, mas também ninguém esperava uma coisa dessas.
Vejamos.

Quando quis ser eleito presidente do Sporting, Bettencourt elogiou a sua nova elite, a elite do seu compadrio actual, o FC do Porto. O elitismo sportinguista fez o resto, elegendo Bettencourt por maioria esmagadora.

Mais tarde, perante um certo desconforto provindo das consecutivas derrotas, declarou solenemente aos seus sequazes que não entendia a sua preocupação com o Benfica. Para os cativar de novo, volta a incensar a sua nova elite. Para o Sporting, afirmava, o FC do Porto é que era o preocupante adversário! O Benfica era o mesmo, apenas nele mudara a “data de reforços” habitual, em sua “douta” opinião!
E para tranquilizar de vez os seus prosélitos, debitava pomposamente:

«Não iremos nunca hipotecar o futuro do Sporting antecipando receitas dos próximos anos»

Bettencourt, lançando a mirada invejosa e despeitada para o lado, referia-se aos milhões conseguidos pelo Benfica no seu contrato com a Sagres.
Acerca da antecipação de receitas, seguiu o seu normal caminho e só disse tolices. Não houve no Benfica qualquer antecipação de receitas!
Bettencourt ainda sonha com mecenas e por isso não tem cheta para comprar seja o que for.

Seja como for, será o Benfica que irá recebendo os milhões do contrato à medida que eles forem sendo devidos pela Sagres! Naturalmente, servir-se-á deles para fazer face aos seus investimentos e para pagar as suas dívidas! Mas isto é tudo o que faz qualquer empresa económica e financeiramente saudável e honrada!
Quanto ao perigo de hipotecar o futuro do Sporting, os sportinguistas não têm a mínima razão para estar preocupados. Por dois motivos:

«Nem o Sporting tem futuro que possa correr o risco de hipotecar»;
«Nem o Sporting tem ou terá receitas dos próximos anos para antecipar»!


Nestas promessas de Bettencourt nem se pode dizer que ele tenha sido muito asno! Ele até foi atilado quanto baste! Só não deu por isso!
Como diz Dias da Cunha, o Sporting já não existirá daqui a dez anos! Talvez exista algo com o mesmo nome mas será de todos menos dos sportinguistas!
São palavras de Dias da Cunha, com a devida vénia!

Numa coerência de “louvar”, Bettencourt falou pouco tempo depois, quer sobre os adversários directos do Sporting, quer sobre a “mesma data de reforços” do Benfica.
Bettencourt inverteu “coerentemente” o seu discurso. Relativamente aos adversários do seu clube, já não era apenas o FC do Porto! Agora, o Benfica também já é “um favorito à conquista do título” porque, reconheceu, “o Benfica fez boas contratações e está muito forte”!

Ainda muito recentemente, Bettencourt deu-se ao luxo de elogiar o Benfica porque este conseguiu juntar no seu Estádio mais de 62 mil pessoas num jogo particular!
Falou a voz do desespero e do despeito. Bettencourt olha para o seu campo de futebol e consegue lobrigar lá meia dúzia de adeptos e sócios. Parece que os sportinguistas fogem de Alvalade como o diabo foge da cruz.
Se não estou em erro, penso que Bettencourt fez aqui a jogada da teoria dos contrários. Ele tentou estimular os seus acólitos mas, de novo não estava num dos seus momentos atilados. Não consegue ainda conhecer os sportinguistas, pois só conseguiu deles mais revolta e um maior arreganho no apego ao sofá.
Tanto assim que Bettencourt teve de vir logo colocar água na fervura, afirmando que os seus elogios ao Benfica eram para ser interpretados conforme ao atilamento de cada sportinguista.

Há alguns comentadores apaniguados de Bettencourt, nos jornais e televisões, que acham que Bettencourt tem tudo para ser um grande presidente do Sporting.
Pelos factos, é difícil de acreditar neles! Mas, valha a verdade, já antes dos factos isso era uma tarefa muito ingrata!
Se alguma coisa provou Bettencourt foi que não conhece os sportinguistas!
Ou melhor, Bettencourt desconhece a profundidade da arreigada afeição dos sportinguistas às elites do poder dominante em cada momento histórico!
E aqueles apaniguados comentadores também provaram, mais uma vez, o seu ignorantismo mais do que provado!

No que concerne à equipa de futebol sportinguista e ao seu timoneiro Bento, o atilamento também tem sido deveras madraço.
Com efeito – provam-no os seus jogos oficiais – todos eles já deviam saber de olhos fechados que o seu problema é sofrer golos! Por conseguinte, a sua melhor táctica será colocarem-se todos dentro da sua própria baliza, com “Roca” ao centro porque a sua quadratura barra a maior parte do caminho do golo, e não sofrerem golo nenhum!
Assim, não se compreende por que passam eles alguns minutos no seu tipo de jogo “casados e solteiros” à procura de marcar um golito!
Em primeiro lugar, só por milagre conseguem tamanho … milagre!
Em segundo lugar, é só esperar pacientemente! Na maioria das vezes, os seus adversários marcam por eles!...

Pode dizer-se que em dois jogos tiveram azar! O primeiro foi aquele em que conseguiram a proeza de não sofrer o golito da praxe!
O azar foi que, nesse jogo, o adversário também não marcou nenhum golo na sua própria baliza … apesar de ter jogado quase todo o encontro apenas com 10 jogadores!
O segundo foi aquele em que, finalmente, conseguiram o milagre do milagre de marcar golos … mas não seguiram o aviso atilado e … deixaram meter dois golitos também!
Para cúmulo do seu azar, logo nesse dia o seu adversário se havia de lembrar ainda … de não marcar nenhum golo na sua própria baliza!
Mas, pronto, ao quarto jogo oficial, lá conseguiram finalmente marcar um golito!

Mas só o Santiago de Cacém, aquele “gigante” do futebol mundial que, de tão “gigante”, toda a gente desconhece, foi amigo do elitismo surrento e compadrado do elitismo da corrupção!
Não fora, de facto, este “gigante” e o elitista Sporting ainda não saberia o que era apreciar uma vitória na presente época, pré-época incluída!

10 comentários:

  1. Bem, bem, bem. Fantástica e literária análise.

    O caro Gil Vicente no seu melhor.

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! Destaco a análise ao Bettencourt. Excelente!

    ResponderEliminar
  3. Os BISCONDES (bis=2 vezes conde) andam sem cheta e na sargeta quanto a resultados.

    Quanto o Cotonete Betencourt fala em 62 mil no nosso Sagrado Templo, devia estar a picar os seus, mas viu-se contra o Fiore, que aquelas cadeiras de frutacores, choram por um cú que as use desde há muito.
    Submissos de merda!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Mais um magnifico post do caro Gil Vicente.
    Esse submisso de merda e pallhaco pois para desviar atencoes la da sua agremiacao fala dos outros neste caso do ENORME.
    E gratificante verificar a inveja que ele tem do no nosso Benfica
    Assim que o Cotonete rasgou o contrato com a Sagres eu vi logo quem a peca era(nao o conhecia)
    Que nunca lhe doam os dedos :) caro Gil Vicente
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, caro JJD, assim como ao caro João Tomaz, que é a primeira vez que por aqui vejo e que saúdo com um grande abraço Benfiquista.
    Aliás, também ainda não tinha reparado nos seus blogues, já há tempos que não tenho tempo de ir ao site da blogosfera.
    Mas irei muito em breve, embora agora já tenha o seu endereço nos meus "favoritos" e, se ainda não for um seguidor, certamente que o serei muito em breve. É só arranjar um bocadinho de tempo.

    Aliás, já está cozinhado e quase cozido mais um "prato", agora ao "peixeiro" das agremiações, uma das quais a futeboleira corrupta condenada.

    Para o general, é bom que ele ande sempre de portátil em punho, até porque estou à espera de uma resposta dele. E que tome bons banhos e nada de miradas para as belezuras que por ai passam. Olha a Dona Lourdes, General. Vê lá se queres levar com o rolo da massa. Olha que tu és de Vixeu e por aquelas bandas, as coisas xão axim!

    Para o caro Águia Livre, sempre aquele abração também.

    ResponderEliminar
  6. Vamos a eles Benfica :)

    Digam-me o que acham disto.Eu sei que nao devia sem pedir autirizacao mas nao resisti :)

    http://tinypic.com/usermedia.php?uo=bXcZ8DDMLuTsWcX%2FavSVG4h4l5k2TGxc

    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  7. Caro JJD

    Está espectacular! Um espanto!
    Lindo, Lindo de morrer!

    Diga-me agora, a caro que sabe desta poda toda e eu sou um simples curioso, se posso e, na afirmativa, se posso colocar essa imagem no cabeçalho do blogue.

    Mais uma vez, espectacular, lindíssima imagem, a condizer milhões por cento!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Gil Vicente
    Sim eu acho que pode se nao funcionar com os links que estao disponiveis na pagina onde a imagem esta hospedada pode simplesmente copiar a foto.
    Coloca o cursor em cima da foto,click do lado direito do rato depois vai abrir uma janela e escolhe a que diz GUARDAR COMO ou SAVE AS . Guarda num dos seus albuns e depois faz upload para o blog.
    Espero ter ajudado e segui apenas as vossas cores e o nome do blog.
    Amigo Gil Vicente se voce e um curioso entao acredite pois somos dois :)
    Um abraco.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  9. Gil Vicente
    No meu blog e assim que funciona mas o teu parece que tem uma TEMPLATE (formato ) diferente.
    Quando entras no teu blob tens as opcoes LOGIN,ENTRAR e VER BLOG
    Clikas em entrar se ja la estiveres nao precisas de fazer este passo.
    Depois de entrares aparece uma barra de ferramentas em cima que diz,(o meu esta em ingles)
    PROXIMO BLOG
    o teu EMAIL
    Novo Post
    CUSTOMIZAR(alterar)
    ENTRAR

    Klicas em CUSTOMIZAR e depois aparece uma nova forma (template) e em cima a primeira de todas que diz NAVBAR (barra de navegacao), logo a seguir esta uma com o nome do teu blog e com a opcao editar e e nessa que entras e escolhes a foto,depois salvas e esta feito.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  10. Caro JJD

    Já está!

    Obrigado por esta obra prima.
    Já podes dar uma olhadelha ao brilharete que conseguiste fazer!
    Espectacular!

    Obrigado mais uma vez

    ResponderEliminar