domingo, 23 de agosto de 2009

MOREIRA, O CURANDEIRO DAS TREVAS

Alguns sóis são já passados, Poderoso Rei D. Luís Filipe da Grande Pátria Benfiquista, eis senão quando se nos depara um estranho indígena na sua afanosa tentativa de juntar letras como quem junta gravetos na floresta bravia do reino da corrupção desportiva.
Doméstico já se nos apresenta, conquanto “por sinais e por acenos”! E até nós outros já tendíamos a mostrar-nos confiados na sua léria selvageira!
Salvaguarde-se sempre, contudo, que “nem ele entende a nós, nem nós a ele” em sua treta mais bruta que seu bruto “papa”.

Saberá, pois, Mui Nobre Rei da Pátria Benfiquista, que, tal como peixeiro se mostra frente ao ecrã na salga da peixada laudatícia à sua agremiação condenada, assim se mostra Moreira na ardileza da sua engenhoca de artimanha bem conhecida dos crentes da Tua Sublime Fé Gloriosa.
Juntando letras manhosas, escreve “catenaccio” e revela-se citador dos entendidos. Mostra dúvidas sobre se “o adepto português gosta de ver futebol ou está interessado apenas na vitória”, isto é, ajunta, não sabe se o tal adepto “gosta mais do jogo do que de futebol”!…

A sua ladainha, El-Rei D. Luís Filipe, vai-nos transmitindo, “por sinais e por acenos”, de que “entre nós é menos preocupante não ganhar do que não perder”.
O que o nosso bruto gentio do reino da corrupção desportiva condenada por tentativa – um adjectivo piadético e reverente à nossa (in)justiça, mesmo à (in)justiça desportiva – nos ajudou a consagrar sem dar por ela foi o princípio da tristeza penuriosa deste futebolzeco português em que o treinador de formação lusa joga sempre no empata.
Ardilão como todos os infiéis do nosso bem conhecido reino das trevas futeboleiras, Moreira chega a assinalar que o “status quo” conta com a “cumplicidade de ilustres – o adjectivo é de Moreira – especialistas de futebolês”, sempre prontos, acrescenta, “a crucificar os insensatos treinadores que ousem correr riscos, influenciando deste modo a táctica e os maus espectáculos”.

Moreira deu como exemplo a primeira jornada da nossa principal liga, de jogos tão monótonos, equipas medrosas e permanentes interrupções causadas por faltas reais – provavelmente, as que sofriam os jogadores do FC Porto – e muito mais por faltas fingidas, o que o leva a também acreditar que “o nosso futebol deve ser recordista mundial na utilização da maca”.

Na magnanimidade da bruteza da sua fé futebolística e sempre se julgando finório, lá vai revelando a sua benzedura, dizendo que não defende tácticas suicidas por parte de treinadores das equipas mais fracas.
E, num metafórico estilismo ao qual concederá Vossa Alteza, que, à primeira vista, mereceria mais do que ser apenas compreendido “por sinais e por acenos”, se a tanto fosse capaz, até consegue o remate de que, “no jogo do gato e do rato, é normal que este tente pregar a partida àquele”.

Imaginai agora, Augusto Rei da Mui Gloriosa Pátria Benfiquista, se, perante tamanha curandice, não seria de desculpar um ingénuo “Veloso” que, tal como o bravo e destemido mas não finório marinheiro do Gama, se atrevesse a “ir ver da terra o trato” … apenas “no braço confiado”, pois “de arrogante crê que vai seguro”.
Igualmente bem ligeirinho veria Vossa Alteza que o nosso “ingénuo e arrogante Veloso mais apressado do que fora vinha”! Não, que de cristos já basta o Adriano como exemplo mais recente!

É que o ímpio coerente Moreira revelou finalmente qual o lanço da sua peixeirada!
A elegia do “gato e do rato” destinava-se – estas “artes” manhosas são tão previsíveis! – ao Marítimo-Benfica!
No Marítimo, Augusto Rei, “houve inteligência e mérito … perante tão grande desequilíbrio de forças”, diz o rude e gentio Moreira, após as cartas da curandice lhe mostrarem os chifres de marfim que andam perdidos há tempos!!!

Vede, pois, Emérito Rei da Egrégia Pátria Gloriosa! O Marítimo já não recorreu ao catenaccio do nosso curandeiro, o seu treinador já teve toda a legitimidade para aderir ao “não perder” e para não estar preocupado com o “não ganhar”!
O infiel da coerência já não se preocupa agora com a “cumplicidade” de toda a imprensa e de todos os especialistas, os “ilustres” e os não ilustres, do futebol ou do “futebolês” que, a uma só voz, falaram e escreveram ter o Marítimo estacionado um ou mesmo dois autocarros … e não apenas com um andar mas com dois e mesmo três! E falaram e escreveram sobre o futebol do século passado apresentado pelo seu treinador e sobre o espectáculo medíocre e vergonhoso que os seus jogadores proporcionaram!

Até podemos, Poderoso Rei, conceder que é preciso ter “talento” para estar sempre caído e à espera da maca redentora, como também assinalou unanimemente – grande milagre da natureza, digamos, jornalística e televisiva – a supra citada imprensa desportiva e não desportiva, e logo a seguir poder levantar-se ressuscitado sem ser preciso que Jesus lhe agarrasse na mão e recitasse: “Lázaro, levanta-te e anda...”!

Fica, pois, bem assinalada, a beatice de aparência seráfica deste curandeiro indígena. As suas rezas só valem para os treinadores, jogadores e árbitros que não defrontem ou apitem a Vossa Gloriosa Armada, El-Rei D. Luís Filipe!
Valem somente para aqueles treinadores, jogadores e árbitros que apitam o bruto bando infiel do reino das trevas da corrupção!
Mas Vós, Augusto Rei da Poderosa Pátria Benfiquista, tendes o mais Alto Símbolo dos Céus e já sabíeis da parentela concupiscente deste adivinho da bruta gente, pelo que os seus “sinais e acenos” não vos tornaram num “Veloso de braço confiado” perante os seus desvarios de tramontana.

O charlatanear do pantomimeiro Moreira encerra, todavia, um seu enorme quão inapetente elogio à Tua Soberba Armada Imperial! Só dos fortes reza e canta a História e o Teu Glorioso Reino é temido pela insípida gente das trevas, assim o profetiza o curandeiro da gente ímpia, temeroso das cutiladas da Tua Augusta Armada, por um fero Jesus comandada!

Confronta, Soberano Rei, a sua pestilenta retórica relativamente ao que as suas rezas disseram do treinador do Paços de Ferreira. O curandeiro das tácticas não entende que “estando em vantagem, no marcador e no número de jogadores”, o Paços de Ferreira se tenha remetido à defesa!
Duas notas atiladas no reino do gatafunho que o desvario torna naturalmente ignotas do feiticeiro da benzedura corruptiva. Reconhece a pobreza do bando da gente rude da sua simpatia e desconhece o paquidérmico que roubou descaradamente o golo da vitória ao clube que, na sua mezinha, não se deveria ter remetido à defesa!
Olha se não tivesse!...

Não queria terminar, Augusto Rei da Mui Gloriosa Pátria Lusitana, El-Rei D. Luís Filipe, sem Vos dar conta, nesta humilde carta, da zanga entre o feiticeiro da bruta gente e um criado do “papa” da tribo a que dá o nome de Antero Henriques.

Saiba Sua Majestade que este insípido bruxo se zangou com aquele criado por este ter dito, igualmente “por sinais e por acenos”, que o FC Porto pré “papa” condenado … “era de pequena dimensão”!...
Para Moreira, o FC Porto “nunca foi de pequena dimensão”!!!...

Finalmente, a benzedura do curandeiro Moreira “deu uma para a caixa”
Sabe Vossa Augusta Majestade, por si e por seus Mui Nobres Antepassados, que a instituição FC Porto pré “papa” condenado tinha alguma dimensão, de facto ... sem ser de grande dimensão! Era um reino respeitado, tivera figuras respeitáveis, assim o seu ilustre fundador e pai biológico renegado pelo reino “papal” da corrupção desportiva.
E é precisamente na era do “papa” condenado que, realmente o FC Porto perde toda a sua dimensão e mergulha no obscurantismo das trevas da corrupção desportiva pela qual foi vergonhosamente condenado por tentativa! Vergonhosamente pela mancha negra que o cobriu de opróbrio por faltas do sem vergonha que dele se apoderou! Vergonhosamente pelo emprego do eufemismo escandaloso com que a (in)justiça, mesmo a desportiva, tentou cobrir a sua desvergonha da ausência de Justiça, perante os vergonhosos comportamentos que os telefones transmitiram e as escutas … escutaram!

Bem sabeis, Poderoso Rei, que um “papa” fraco faz fraca a forte gente. Por isso, com um chefe tribal que manobra no lodaçal da intriga, que é um jurador que abjura a própria jura, um “papa” que mente ao Papa, o Verdadeiro, fazendo passar a amante por filha, que jura depois pela própria filha sem esclarecer de qual delas se trata, que se serve de todas as manigâncias para tentar corromper a verdade desportiva, pagando viagens de férias a árbitros, dando-lhes beneplacitamente “fruta” proibida, que recebe árbitros em casa na véspera dos jogos para tomar café embrulhado em envelopes, o FC Porto só poderia tornar-se, como se tornou, num clube de, não pequena mas baixa dimensão!
É um chefe infiel que, bem o sabeis ainda, até a História do FC Porto tenta enganar com as suas “estórias”, que renega e enxovalha os pais biológicos do seu clube, roubando-lhes o filho legítimo para lhe arranjar um pai incógnito ou um pai de filho incógnito.

Antero, Soberano Rei, não sabe o que transmite “por sinais e por acenos”! Não só é acriançado adolescente como o seu cérebro foi lavado nas ímpias águas da salubridade “papal”!
Por isso, trocou de “estória” e meteu os pés pelas mãos com tanto gesticular para ser compreendido! Com o seu “papa”, o FC Porto perdeu dimensão! Aliás, perdeu toda a sua dimensão!

Mas se o feiticeiro da coerência teve uma atilada, logo desatinou na benzedura e no receituário! De facto, recomendar ao ignorante Antero os “largos dias tem 100 anos” é receitar-lhe a “bíblia” da corrupção desportiva e histórica, é receitar-lhe a bíblia das manigâncias e das mentiras, das juras e das abjuras!
Todavia, por essa bíblia bebeu Antero a sua seráfica pantomimeira desde a sua meninice!

Mas, Glorioso Rei da Gloriosa Pátria Benfiquista, é o remate digno de um ímpio curandeiro!
E Vós, El-Rei D. Luís Filipe, felizmente, nem precisais que um “Veloso arrogante venha apressado por pensar que estáveis cá sem ele”!...
Sabeis bem das feitiçarias e curandices do reino gentio do ímpio Moreira

Com a Vossa Mercê

PERO VAZ DE CAMINHA

19 comentários:

  1. Caro JJD

    Peço-lhe imensa desculpa mas publiquei o seu comentário.
    Só que ele era ao mesmo texto mas que, por engano, tinha sido publicado por GIL VICENTE quando devia ter sido publicado por PERO VAZ DE CAMINHA.

    E só depois de fazer a troca e apagar o texto publicado por GIL VICENTE é que reparei no erro.
    Coisas da azelhice, como já lhe disse.

    Desculpe-me e pode, se o desejar, mandar agora para o novo texto. É precisamente o mesmo só muda quem o publica.

    Um abração e VIVÓ BENFICA e abaixo os corruptos que só com corrupção conseguem ganhar.

    ResponderEliminar
  2. Cá está mais uma carta daquelas do mareante escrivão.
    Esse Moreira é um reles comerciante que se julga o nr. 1 do Reino, mas Sua Majestade já está de atalaia e não irá, por certo, na conversa dessa gentalha de baixa condição.

    O Antero é outro que tal, sempre de espinha curvada e acheirar os sopros pestilentos do seu amo, garantindo-nos a nós que o cheiro é de alfazema.
    São pobres tontos e o melhor que ha a fazer é enviá-los para um retiro na Madeira num dos engenhos de açucar que por lá temos!!!

    ResponderEliminar
  3. Boas caro Gil Vicente.
    Eu passei por aqui da parte da manha e pensei ca para os meus botoes "ainda devo estar a dormir" pois eu pensei que tinha visto um verde alface por estes lados mas agora tenho a certesa que estava mesmo a dormir heheheheheheh :) :) :)
    Esta lindo, muito lindo mesmo so o bunner que eu lhe forneci nao esta perfeito tem um branco ao fundo e no final sobre o comprido que e culpa minha .
    Gostei bastante e por mim esta aprovado.
    Em relacao ao post que apagou,paciencia a mim tambem ja me aconteceu o mesmo :)
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. aro JJD

    Ainda bem que gostou

    Eu apaguei foi o seu comentário.
    O post coloquei-o de novo, todo igual, apenas o autor da publicação mudou para PERO VAZ DE CAMINHA em vez de GIL VICENTE

    Abraço Benfiquista

    ResponderEliminar
  6. Caro Gil Vicente e voce o proprietario deste espaco ?
    Eu sei que voces sao uma equipa ,mas gostaria de saber quem e o responsavel maximo.
    Se me der a resposta vai entender o porque no meu proximo comentario.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  7. Caro JJD

    Sou o proprietário deste espaço, apenas que o comecei com o nick Vitor Sergio.

    Todavia, temos contribuidores, como pode verificar.
    Os contribuidores, pessoas diferentes, são a Margarida Benfiquista, Lucifer e Benfica a Chama Imensa.
    O resto é tudo o mesmo, vários nicks do Vitor Sergio.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Sendo assim digame o que penssa disto

    http://tinypic.com/usermedia.php?uo=bXcZ8DDMLuSYhiy9BFkPjYh4l5k2TGxc

    Uma foto animada (gif) que pode utilizar se assim o entender.
    SLB4EVER Rumo****

    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  9. Como pode ver, caríssimo, já lá está!

    E que bonita! Só mesmo de um artista de alto quilate!
    Até parece que adivinha do que mais gostamos.

    Deve ter reparado que também tenho andado na pesquisa e no arranjo da melhor apresentação para tão altas contribuições com que o caro Benfiquista me presenteia.

    A mim esta parece-me ainda melhor.
    E que diz?

    Um abração e VIVÓ BENFICA

    ResponderEliminar
  10. Ola

    mas que bonito que esta este cantinho encarnado!!!!JDD é um artista....
    meu caro amigo Pero vaz de Caminha este texto esta fenomenal....

    Este cantinho esta maravilhoso parabens aos artistas

    um beijinho
    ..

    ResponderEliminar
  11. Heheheh Obrigado Margarida e que "artista".
    Caro Gil para mim a melhor ainda foi aquele amarelinho desmaiado a condizer com o amarelo do bunner.
    Voce e que decide :)
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  12. hehehehehehehh
    Bravoooooooooooooooooo
    Que lindo Gil Vicente,muito muito obrigado. A minha arte comparada com a sua e apenas uma sombra da sua maravilhosa forma de se exprimir. Apenas ao alcance dos predistinados.
    Que orgulho,um enorme abraco vou ja fazer uns arranjos para tao bela obra de arte.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  13. PEDRO VAZ DE CAMINHA, arrisca-se a ser "ressuscitado, com esta sua escrita. DIVINAL.

    Quanto ao aspecto do blog, está simplesmente um must. Belo, agradável, seguro do seu benfiquismo, com um visual fantástico.

    Paragem obrigatória

    Parabéns

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  14. Caro JJD

    A arte é sua, eu apenas escrevo e posso escrever algo sobre ela!

    Estou à espera desse arranjo. Sei que vai ficar muito mais bonito do que o conteúdo.

    ResponderEliminar
  15. Caro Águia Livre

    O Blog também tem a sua contribuição, lembra-se?
    Segui uma ideia sua, aliás muito bem vista e oportuna

    Eu espero sempre que os meus caríssimos amigos e todos os Benfiquistas que amam o Benfica acima de tudo gostem do que escrevo.

    Só tenho e devo agradecer-lhes.

    Mas o caro Águi-Livre também tem um Blog espantoso, no aspecto e no conteúdo.

    Renovo aqui e agora o que já lhe disse.
    Se quiser transcrever no seu blogue algum texto daqui, nem precisa de pedir licença.
    Sabe, é que há muitos comentadores que comentam lá e não vêm aqui. Logo, podem não saber!

    Claro que isto não se trata de uma concorrência como o Caro Águia Livre sabe, mas de uma complementaridade em defesa do nosso Glorioso Benfica, uma vez que todos nunca somos demais.
    Todavia, no seu blogue, só o caro está mais dentro do gosto dos seus visitantes e são muitos e, assim, saberá se alguma coisa minha também lhes possa interessar.

    Um grande abraço Benfiquista

    ResponderEliminar
  16. Amigo Gil Vicente estou certo que a sua escrita interessa a toda a gente.
    Apesar de nao ser um expertis na materia muito longe disso pois ate nem formado sou e nem escrever direito eu sei confesso que este espaco na questao da leitura e o espaco que mais me cativa. Tambem me sinto muito bem no Belo voar da Aguia e faz-me rir bastante o estilo do Antitripa .
    Estes tres sao os meus espacos favoritos.
    Em relacao ao arranjo foi isto que fiz muito simples arranjo.
    Fiz este

    http://tinypic.com/usermedia.php?uo=bXcZ8DDMLuQ4c6OrAmuab4h4l5k2TGxc

    e mais este
    http://tinypic.com/usermedia.php?uo=bXcZ8DDMLuSc4ba%2BXUO1Q4h4l5k2TGxc

    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  17. A moldura que eu adicionei no meu blog nao tem nenhum dos erros que aponta.Se calhar foi la quando adicionei uma outra :)
    Assim que puder esperimente esta que de largura so tem 200x1100.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  18. Caro JJD

    Foi com toda a certeza.

    De facto, estas não têm esses erros, nem a que tem no seu cantinho do artista.
    Cantinho que é um céu de arte.

    ResponderEliminar