Foi demasiado apressadamente que se julgou Rui Moreira uma personagem intolerante que, vendendo os pergaminhos da ética ao seu “papa” corrupto e condenado em troca de títulos manchados pela corrupção da verdade desportiva, não deixa de trazer à polémica algo que até nem sequer é polémico! Rui Moreira é, assim, um junta-letras que é capaz de reconhecer e de fazer um consenso, tanto quanto abandonar o barco quando a conversa lhe não convém!
Rui Moreira escreve que o FC Porto está desde há muito acostumado a jogar em campos inclinados! E, com isto, conseguiu alguns méritos e um ou outro demérito!
Desde logo, Rui Moreira teve o mérito de reconhecer uma verdade que há quase três décadas o Benfica vem proclamando, precisamente desde que o “papa” corrupto e condenado tomou conta dos destinos da arbitragem e da justiça desportiva em Portugal.
A partir de então, os campos foram-se inclinando cada vez mais progressivamente para o seu lado, os seus jogadores só tiveram depois que aprender como se plana em direcção à baliza dos seus adversários, sem de asinhas precisarem porque “a descer todos os santos ajudam” … ajudaram à farta e continuam a ajudar!
Só um exemplo, um exemplo flagrante, para não ir muito longe! Ainda esta época o Rio Ave viu o seu próprio campo inclinar-se tanto a favor do FC Porto que só não ficou surpreso e não rebolou por ele abaixo – no fim de contas, o campo de futebol até era o seu! – porque já está acostumado também e, enfim, conhece mais ou menos os cantos à casa e os truques da apitadeira!
Em Guimarães, bem, em Guimarães o campo inclinou-se também fortemente a favor do clube de Rui Moreira, apesar de “mestre” André ter esbracejado, afiançado nos afiançamentos dos seus jogadores – conquanto depois tivesse tentado pagar a fiança com desculpas de mau pagador – e acabasse expulso, com pena levezinha porque na justiça desportiva o campo também se inclina fartamente a favor do FC Porto!
Deve ter sido um dos poucos falhanços do relatório de “mestre” André e que passou despercebido a Rui Moreira!
Mas a verdade é que Rui Moreira teve, assim, ainda o mérito de colocar de acordo consigo, ao menos por uma vez, os Benfiquistas! Se não fosse conhecido de ginjeira, dir-se-ia, como já alguém afirmou, um surpreendente pacificador do futebol português! Só, de facto, o seu “estranho” amor à batota desportiva, através do seu aplauso e conformação plena com as tentativas de corrupção de quem dirige o seu clube, lhe retira toda a credibilidade para o exercício competente de tal missão.
Rui Moreira também teve deméritos, com certeza! Por acaso, pensou ele em que situação colocou os seus amigos submissos esverdeados de servidão?!
Vejamos o seu ex-colega dos debates, o homem dos palpites e das sondagens!
Que ele esteja de peito feito para aplaudir Rui Moreira e qualquer portista que abra a boca para dizer asneiras, todos os Benfiquistas e já muitos sportinguistas o sabem!
Mas ter de concordar com um Benfiquista?!
Rui Moreira não teve pena da situação aflitiva em que colocou o seu submisso e servo compincha!
Há quem diga que, se Rui Moreira começa agora a enveredar por vender frases de consenso como quem vende banha da cobra, os debates futebolístico-desportivos na televisão têm os dias contados! Não propriamente que eles acabem! Neste país de guerra permanente de palavras do pró e do contra, falarem todos a uma só voz poderia ser, se não um calmante para as massas, ao menos um acontecimento que estonteava de surpresa o povo tão martirizado por deboches político-partidários e político-desportivos!
Todavia, passada a surpresa e o efeito sedativo, quem prestaria atenção à monotonia?!
As televisões, os jornais e as rádios vivem da guerra, da guerra permanente, da polémica inócua, do sensacionalismo bacoco, ignorante, mesmo analfabeto em muitos casos, mas consumista! Os jornaleiros, comentaristas, articulistas, opinantes e paineleiros gostam de mandar a bisca, fazer birra e demonstrar as suas multifacetadas, incomensuráveis e virginais “virtudes”, em especial as do estar do contra e as do bota abaixo!
E o representante do Sporting?! Não nos esqueçamos que a sua apetência servil ao clube do “papa” corrupto e condenado é tanta quanto o primarismo da sua apetência anti-Benfica, nem que seja só para mostrar serviço ao dono!
É verdade que o Sporting é cada vez mais pequeno! Perdeu a “academia” perdeu a “comércio e serviços”, ou seja, as meninas dos escassos ovos de ouro que lhe restavam!
E para quê?!
Para ver uma sociedade comilona que ainda dizem ser sua minguar-se até menos de metade, ficando a valer menos do que qualquer mediano jogador de futebol! Não dos que jogam com tal emblema, naturalmente, que esses, por melhores que sejam as maçãs podres, nem metade daquela cotação valem!
Pronto, é um clube pequeno como todos já sabem! Mas ainda presta um servilismo não negligenciável aos obreiros da corrupção desportiva!
Não se sabe, por isso, se Rui Moreira prestou um bom serviço ao seu clube, aquele clube que está dominado pela corrupção desportiva condenada! O mais certo é que o seu compincha dos palpites fique calado, querendo concordar com o representante do clube amo do seu, mas ao mesmo tempo querendo discordar do Benfica que tanto o atormenta!
Rui Moreira é um prócere dos branqueamentos das artimanhas da corrupção desportiva do seu “papa” corrupto e condenado. Esforça-se em novenas e em vigílias de devoção! Depois, quando julga descobrir os “planos da pólvora” dos consensos, comete estes disparates que só deixam amargurado o seu submisso compincha dos palpites.
Azar este, com efeito, o de Rui Moreira! Num tempo em que, finalmente, lhe escapou um “ingénuo” consenso, pregar uma partida destas aos seus submissos de estimação!
Talvez lhe tenha faltado um relatório do seu “mestre” André e, como repetiria de certeza este, fez besteira!
Rui Moreira escreve que o FC Porto está desde há muito acostumado a jogar em campos inclinados! E, com isto, conseguiu alguns méritos e um ou outro demérito!
Desde logo, Rui Moreira teve o mérito de reconhecer uma verdade que há quase três décadas o Benfica vem proclamando, precisamente desde que o “papa” corrupto e condenado tomou conta dos destinos da arbitragem e da justiça desportiva em Portugal.
A partir de então, os campos foram-se inclinando cada vez mais progressivamente para o seu lado, os seus jogadores só tiveram depois que aprender como se plana em direcção à baliza dos seus adversários, sem de asinhas precisarem porque “a descer todos os santos ajudam” … ajudaram à farta e continuam a ajudar!
Só um exemplo, um exemplo flagrante, para não ir muito longe! Ainda esta época o Rio Ave viu o seu próprio campo inclinar-se tanto a favor do FC Porto que só não ficou surpreso e não rebolou por ele abaixo – no fim de contas, o campo de futebol até era o seu! – porque já está acostumado também e, enfim, conhece mais ou menos os cantos à casa e os truques da apitadeira!
Em Guimarães, bem, em Guimarães o campo inclinou-se também fortemente a favor do clube de Rui Moreira, apesar de “mestre” André ter esbracejado, afiançado nos afiançamentos dos seus jogadores – conquanto depois tivesse tentado pagar a fiança com desculpas de mau pagador – e acabasse expulso, com pena levezinha porque na justiça desportiva o campo também se inclina fartamente a favor do FC Porto!
Deve ter sido um dos poucos falhanços do relatório de “mestre” André e que passou despercebido a Rui Moreira!
Mas a verdade é que Rui Moreira teve, assim, ainda o mérito de colocar de acordo consigo, ao menos por uma vez, os Benfiquistas! Se não fosse conhecido de ginjeira, dir-se-ia, como já alguém afirmou, um surpreendente pacificador do futebol português! Só, de facto, o seu “estranho” amor à batota desportiva, através do seu aplauso e conformação plena com as tentativas de corrupção de quem dirige o seu clube, lhe retira toda a credibilidade para o exercício competente de tal missão.
Rui Moreira também teve deméritos, com certeza! Por acaso, pensou ele em que situação colocou os seus amigos submissos esverdeados de servidão?!
Vejamos o seu ex-colega dos debates, o homem dos palpites e das sondagens!
Que ele esteja de peito feito para aplaudir Rui Moreira e qualquer portista que abra a boca para dizer asneiras, todos os Benfiquistas e já muitos sportinguistas o sabem!
Mas ter de concordar com um Benfiquista?!
Rui Moreira não teve pena da situação aflitiva em que colocou o seu submisso e servo compincha!
Há quem diga que, se Rui Moreira começa agora a enveredar por vender frases de consenso como quem vende banha da cobra, os debates futebolístico-desportivos na televisão têm os dias contados! Não propriamente que eles acabem! Neste país de guerra permanente de palavras do pró e do contra, falarem todos a uma só voz poderia ser, se não um calmante para as massas, ao menos um acontecimento que estonteava de surpresa o povo tão martirizado por deboches político-partidários e político-desportivos!
Todavia, passada a surpresa e o efeito sedativo, quem prestaria atenção à monotonia?!
As televisões, os jornais e as rádios vivem da guerra, da guerra permanente, da polémica inócua, do sensacionalismo bacoco, ignorante, mesmo analfabeto em muitos casos, mas consumista! Os jornaleiros, comentaristas, articulistas, opinantes e paineleiros gostam de mandar a bisca, fazer birra e demonstrar as suas multifacetadas, incomensuráveis e virginais “virtudes”, em especial as do estar do contra e as do bota abaixo!
E o representante do Sporting?! Não nos esqueçamos que a sua apetência servil ao clube do “papa” corrupto e condenado é tanta quanto o primarismo da sua apetência anti-Benfica, nem que seja só para mostrar serviço ao dono!
É verdade que o Sporting é cada vez mais pequeno! Perdeu a “academia” perdeu a “comércio e serviços”, ou seja, as meninas dos escassos ovos de ouro que lhe restavam!
E para quê?!
Para ver uma sociedade comilona que ainda dizem ser sua minguar-se até menos de metade, ficando a valer menos do que qualquer mediano jogador de futebol! Não dos que jogam com tal emblema, naturalmente, que esses, por melhores que sejam as maçãs podres, nem metade daquela cotação valem!
Pronto, é um clube pequeno como todos já sabem! Mas ainda presta um servilismo não negligenciável aos obreiros da corrupção desportiva!
Não se sabe, por isso, se Rui Moreira prestou um bom serviço ao seu clube, aquele clube que está dominado pela corrupção desportiva condenada! O mais certo é que o seu compincha dos palpites fique calado, querendo concordar com o representante do clube amo do seu, mas ao mesmo tempo querendo discordar do Benfica que tanto o atormenta!
Rui Moreira é um prócere dos branqueamentos das artimanhas da corrupção desportiva do seu “papa” corrupto e condenado. Esforça-se em novenas e em vigílias de devoção! Depois, quando julga descobrir os “planos da pólvora” dos consensos, comete estes disparates que só deixam amargurado o seu submisso compincha dos palpites.
Azar este, com efeito, o de Rui Moreira! Num tempo em que, finalmente, lhe escapou um “ingénuo” consenso, pregar uma partida destas aos seus submissos de estimação!
Talvez lhe tenha faltado um relatório do seu “mestre” André e, como repetiria de certeza este, fez besteira!