quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A ordinarice


Há, todos o sabemos, algumas personagens – ou com presunção de o serem – que nos patenteiam de uma forma cristalina a sua ordinarice. Nos seus gestos, nas suas mesuras, nas suas cretinices, na sua impertinência, nas suas presunçosas prosápias, nas máscaras das suas invejas mesquinhas, nas suas desesperadas tentativas dissimulatórias do seu provincianismo e do seu complexo de inferioridade que, de tanto se esforçarem por o esconsar, mais o evidenciam.

No domingo passado, o Benfica venceu o FC Porto, como todos sabem e os actores da cretinice ordinária também. Foi Jorge Jesus, foram alguns jogadores entrevistados findo o evento que sublinharam: “o Benfica ainda nada conquistou apenas ganhou três pontos”.
Primeiro no tempo e mais claras ainda foram as palavras de Luís Filipe Vieira:

«O Benfica só ganhou três pontos, já no próximo domingo há outro jogo para ganhar».

Para vender jornais e colher audiências, as fanfarras do costume orquestraram os mais diversos arranjos, cada qual à medida da sua orquestra e do seu coro. “O Benfica é o campeão de inverno para aqui, o Benfica é o campeão de inverno para ali”.
Sinfonia desarmoniosa e sem criatividade que, para o Benfica e para os Benfiquistas, não tem sumo que lhes mereça um olhar sequer de desdém.

Mas já o tem, e suculento, para a ordinarice que se baba na cloaca dos dejectos que ela considera pitéu do seu dejejuadoiro.
Não direi que a diferença se percebe porque a diferença é diáfana e não autoriza a mera percepção.
O Benfica celebra as suas vitórias!
A ordinarice celebra as derrotas dos outros!

Seria fácil de concluir como o grande pensador:

«Bem te podes calar. Os outros irão falar que és imbecil mas, pelo menos, escusas de dizê-lo»

Mas a ordinarice vive endemicamente unida à sua auto publicidade.

4 comentários:

  1. Como sempre no alvo!

    Mas para mim, o maior imbecil entre os imbecís no assunto foi o abichanado Bruno Parvalho (2).

    A retórica e a parvoíce faz-me lembrar "O Bigodes". Bom...este deu com os bigodes na água mas o parvalho...a coisa vai ser muito maior!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Joseph Lemos

    Não será o caso de o seu "Bruno Parvalho (2)" ser precisamente o objecto do meu cometário ou, se quiser, o sujeito da ordinarice? Se estiver certo, como penso, que o seu "Bruno Parvalho (1) é um certo imberbe que um dia sonhou - ou alguém lhe enxertou nos miolos - ser candidato - sim, porque ele nunca sonhou mais do que isso! - ao nosso Glorioso Benfica, então pode ter a certeza de que não me referia a este mas ao seu "maior imbecil entre os imbecis".

    Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  3. Caro Gil Vicente.

    De facto o Parvalho 1 é mesmo esse e entendi perfeitamente o objecto do seu comentário. O facto de nomear o Parvalho 2 não destrona o rei dos ordinários. Apenas classifiquei e adicionei o abichanado verdusco ao tema por ter ficado invejoso do "campeão de Inverno".Sómente neste tema o considerei imbecil maior porque o rei deles não "imbecilou" originalidade alguma.

    Abraço Vermelho

    ResponderEliminar
  4. Abraço, Caríssimo. Espero que esteja longe desse frio por aí e, pelo contrário, no quentinho que também espreita nalguns lugarzinhos bonitos.

    ResponderEliminar