quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Comentar, criticar, censurar


Tenho passado alguns olhares sobre textos na gloriosasfera que se traduzem em queixumes sobre censura de opiniões. Em regra, não dou grande valor, e só quando algum dou, a tais lamentações.
Também se me têm deparado lamentos, normalmente ofensivos, sobre pseudo comentários, naturalmente suposições mirabolantes dos seus autores, que, dirigidos aos textos que vou escrevendo, pura e simplesmente não publico.
Chamam-me, por isso, censor e até já houve alguém que imaginou saber como e o que é que eu censurava mas nada fez para que o seu (suposto) comentário pudesse ser publicado.

Quero desde já deixar explícito que a palavra “censura” que tem estado subjacente aos meus pretensos “acusadores”, os que barafustam por não verem os seus escrevinhados dar “à luz do dia” no meu blogue, assume aqui o seu significado político de uma presuntiva interdição ou restringimento do seu “livre” pensamento.
Mas também há, é óbvio, os que utilizam a palavra não com o sentido de crítica mas de pretensa condenação ou repreensão, conquanto não seja mais do que uma sua, deles, arte congénita de maledicência e atracção pela difamação.



Já por variadas vezes me debrucei sobre o que entendo por crítica. Sempre lhe dei o sentido amplo que o conceito comporta e nunca o considerei, como parece ser comumente o caso, com o seu restrito sentido pejorativo.
Criticar tem um sentido muito mais nobre, mais abrangente.

Criticar é, acima de tudo, examinar algo, apreciá-lo, analisá-lo. Tal exame, apreciação ou análise tanto pode ser favorável como desfavorável, contrariando aquele sentido acanhado de quem parte do princípio de que criticar é apenas fazer uma apreciação desfavorável do objecto da critica.
A crítica é o livre expressar do pensamento mas já não é crítica se a responsabilidade não fizer parte desse expressar livre porque a irresponsabilidade é a negação da liberdade.
A responsabilidade implica que se fundamente a expressão crítica, que o contrário é o descambar na maledicência e na difamação, sentido pejorativo que é dado ao conceito de crítica mas que eu entendo até já nem pertencer ao seu âmbito.



Nunca me senti minimamente diminuído pela crítica, a crítica no seu sentido nobre, mesmo quando ela é desfavorável. Faz parte da minha formação, foi parte integrante da minha actividade profissional. Trocar ideias, livre e responsavelmente, afirmar ideias próprias e ouvir ideias diversas de outrem faz parte do meu viver.
Respeitar o livre pensamento de quem não comunga das minhas ideias é ponto de honra para me fazer respeitar.



Esclareço ainda que entendo o comentário como a objectivação da crítica, o plasmar desta na realidade. O comentário é o tornar concreto esse exame, essa análise, essa apreciação, elementos conceptuais do conceito de crítica.
O comentário não é a expressão de uma qualquer má-educação, de uma frustração, de uma deficiência de personalidade.
O carácter é uma marca genética associada muitas vezes a factores hereditários.
Mas a personalidade forma-se na vida o que responsabiliza cada um na sua formação!



Perante as ideias que exprimi, já não pela primeira vez, quero deixar bem explícito que não censuro comentários feitos no meu blogue aos meus textos.
Ou os publico, ou os elimino.
E elimino todos os comentários que não são comentários coisíssima nenhuma mas mera maledicência e difamação.
E mais!
Elimino todos os comentários que nada tenham a ver com a análise, a apreciação, favorável ou desfavorável, do texto a que digam respeito!
E mesmo que esses comentários nada tenham de maledicente ou de difamatório!

Perante isto, quem não verifique publicados os seus supostos comentários, só fica surpreendido porque quer!
Basta-lhe analisar o que escreveu!


PS: Aos que se julgam grandes no mundo não passando de anões – excepção feita à corrupção desportiva tentada(?) – aqui fica mais um testemunho:

Encarnados no cartaz do Miami Soccer Challenge
SUPER EVENTO COM OS GIGANTES DA EUROPA
Os Estados Unidos continuam apostados em entrar no mercado do futebol (o chamado "soccer") e a cidade de Miami, na Flórida, organizará, durante três anos, um mega evento de promoção do desporto nos "States", o Miami Soccer Challenge, com a presença de alguns dos maiores "tubarões" da Europa, que se realizará entre 2013 e 2015.

Nessa lista de equipas está o Benfica, juntamente com Manchester United, Manchester City, Liverpool, Tottenham, Roma, Boca Juniors, Hamburgo, Ajax, Santos, entre outros.

Esclareça-se que neste “entre outros” não se encontra mais nenhum clube português.

4 comentários:

  1. subscrevo na íntegra.
    haja respeito, e tudo bem.

    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente com os teus critérios.
    Quanto à notícia do Miami, por acaso ainda não tinha lido. É uma honra para o Benfica e os benfiquistas!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro

    Tem toda a razão quanto à eliminação de comentários não se enquadrar no acto ou efeito de censura.No entanto, a eliminação em si, é geralmente considerada porque era dessa forma que o fascismo estrangulava a verdade.
    Verdadeiramente nojento e criminoso é a alteração,a falsificação de conteúdos em que é exímo um certo "general-lateiro" (e a tropa fandanga de "travestis" que o acompanha)que enche a bocarra com a palavra democracia enquanto vai estrangulando a liberdade de expressão, escudando-se na mais estapafurdia e mentirosa desculpa de enxovalho e calunia. O "blog" AMORDAÇADOS (www.http://amordacados.blogspot.com)que parece neste momento inactivo,desmascara literalmente essa chusma de bandalhos.

    No meu "blog" procedo como o meu amigo, mando para o caixote, o lixo corrosivo sem me importar com acusações.Sujeira é uma coisa,estrangular a verdade é algo bem diferente e esta eles não suportam.

    ResponderEliminar
  4. Caro Joseph Lemos

    Como sabe, a censura na ditadura exercia-se, não digo na falsificação do que se escrevia mas, realmente, ou na eliminação de todo o escrito que não seguia as regras do poder, ou só na amputação desse escrito na ou nas partes contrárias a tais regras.
    Estas duas alternativas são as contempladas no meu texto, nas seguintes palavras: «interdição» e «restringimento».

    Quando eu afirmo ou deixo implícito que a eliminação de comentários não é censura, nesse sentido dado ao conceito, refiro-me apenas àqueles que eu elimino.
    Não me cabe e nada tenho a ver com as motivações de outrem porque cada um tem as suas razões, mesmo que sejam razões sem razão.

    A falsificação do conteúdo é tão baixa que nem tenho qualificação à altura.
    A mim não me acontece isso porque eu apenos tomo atenção ao que existe e isso, por ser tão baixo, não existe para mim.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar