quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PINCELADAS ENCARNADAS

1. A projecção de “mestre” André

Foi ele apresentado pela comunicação social, num dos seus muitos lapsos de imaginação e de ciência, que o descrevia como um “Andrezinho”, naquela altura de cueiros andando já em biscastes, e que bem se afadigava na tentativa de se apresentar perante Sir Robson como um pequeno sabichão das artes de treinamento. À socapa, lá se ia entretendo pelos vãos das escadas da mansão do então mestre do treinamento da equipa do clube condenado por corrupção, deixando uns papelitos a que chamaram de relatórios, à falta de rubrica mais apropriada para classificar os rabiscos com que o então “Andrezinho” de cueiros se entretinha.
Mesmo sem que tal tenha soado da parte dos opinantes encarregados de lavar as fraldas ao cachopo, “Andrezinho” de cueiros ia farejando as artes e as artimanhas com que se cozinhavam os campeonatos na sociedade secreta da fruta e de outras doçarias e que os homens honestos e de boa fé, normalmente o Povo ao qual apenas reservaram o papel de mirone, classificava com mais dignidade e muitíssimo mais acertadamente, de falcatruas, manigâncias e corrupção da verdade desportiva.

Bem, o que nunca os opinantes tarefeiros conseguiram descobrir nessa altura foram os dotes artísticos, os dons de grafonola falante com que o actual “mestre” André presenteia, conspurcando as mentes sãs, quem lhe coloca à frente um microfone por onde possa debitar o seu palratório e, com isso, ver-se projectado nas tontices que vai charlataneando. E nem o tirocínio “narratório” de que o incumbiu o “special one” levou os tais a lobrigar ponta de palrice tamanha como aquela com que são presenteados para seu deleite bacoco.
Também não passavam nem passam daí os seus merecimentos de simples mordomos e paus mandados!

Acolhido no reino da corrupção desportiva condenada, “beatificado” por um “papa” corrupto e condenado, “mestre” André depressa resolveu colocar-se em frente do seu espelho para melhor afinar o canto das suas patetices. Tão depressa quanto o pomar frutificou nos apitos dos antigos e hodiernos consumidores de fruta – de resto, não muito exigentes que, mesmo ela enlatada em arcas frigoríficas ou sacos de lixo, parece escorrer em ondas apenas alterosas de batotice já sabida – assim “mestre” André soltou a sua língua de papagaio palerma.
O encosto era excelente para o canto, o canto provinciano de mandarete amestrado.

Projectando-se em imagens que o fazem babar, supondo-se de sapiência bastarda, solta-se-lhe o linguajar que dir-se-ia ter estado encoberto na sombra dos relambórios, perdão, relatórios, a julgar pelos opinantes lambe botas do dono seu, e deles!
Sempre perorando, para aqui e para ali, classifica-se modelarmente nos seus arroteamentos sobre a “nota dos árbitros”, as “mensagens mentirosas” de quem apenas joga à bola e não serve de encosto, a não ser para árbitros que fazem fretes como “el-manos” do coração – da corrupção, como é óbvio para todos os que se não revêem nem se projectam no espelho de “mestre” André – ou revolteando-se contra quem apenas “quer aparecer e ter brilhantismo” que para espelhar imagens se basta a dele!
E termina a sua saloia esperteza com a pantomima aldrabona de “o critério nas grandes penalidades é um entretenimento”!...
Oh! Se foi! Um entretenimento com que “el-manos” do frete corrupto e de ginjeira se sentem refastelados em mesuras de apitadela, até atingirem o orgasmo da sua oferenda ao “papa” da fruta prometida!

Depois de tão bem ajustados espelhamentos, não parece que seja de concordar com quem se lembra de lhe achar graça e o considere um bobo da corte que entretém o Povo, o Povo são, não o que se conspurca na corrupção desportiva e seus métodos, com retórica malabarista e miserabilista!
Concorda-se com a bobagem, a miséria do palreio, com as suas mesuras anedóticas, o seu papel de bobo, porque é a imagem com que “mestre” André se deleita frente ao espelho!
Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é o fado de “mestre” André!
Mas é um fado com que ele todo se delicia na sua babadura, que ele se julga para lá erguido, muito mais numa assumpção “papal” do que numa ascensão para que lhe falham merecimentos!
E, por via disso, se alguma massa cinzenta de jeito possuísse, para além da mísera reflexão provinciana que topa quando postado se julga frente ao espelho, deveria estar ciente de que as asas de presunção balofa se derreterão um dia e que o trambolhão, sendo certo, atirará a sua carcaça para o lamaçal putrefacto do esquecimento das suas pantominices e das suas estioladas macaquices de relator!

“Mestre” André empolga-se com o biscate que lhe encomendam! E não se fica no bacoco entretenimento de bobo da corte!
“Mestre” André, sentindo-se arrebatado na sua espelhação cómico-palerma, ejacula-se na fatiota da sua bacoca quanto apropriada classificação, aquela classificação que só pela sua modéstia pantomineira ainda faz com um repenique de faz de conta!
“Mestre” André não se contenta com a penúria, faz gala!

Feito o frete, um dia se verá saindo pela porta dos fundos que lhe vai servir de serventia da rua, ou voluntária, ou com alguns cães de fila a ferrar-lhe o cós das calças!


2. Os peroradores da moral corrupta

Bem podem Tavares e Moreiras igualmente perorar acerca disto e daquilo que o merecimento de uma pausa sobre suas perorações serve apenas para entretenimento e risota das massas populares, tal e qual “mestre” André com suas bobagens recorrentes.
Tais Tavares e Moreiras conformaram-se e conformam-se com a corrupção desportiva que foi condenada no lugar mais apropriado e branqueada por uma justiça da injustiça da qual eles se revelam fiéis seguidores!
Por mais que peroram, não há nada que consiga branquear na memória das gentes de mente sã a conspurcação metodológica que voluntariamente aceitaram!
O seu “papa” foi condenado por corrupção desportiva tentada e cumpriu pena!

Maquiavéis há muitos! Todavia, Tavares e Moreiras podem ser uns “bórgias” de algibeira mas nunca conseguirão, por seus penuriosos recursos literários, alcançar a sombra de Maquiavel!
E ficam-se, com a sua conformação à mentira desportiva, na personagem dos que, não assaltando a vinha, se ficam cobardemente pelo portão!


3. A “marioneta” do Benfiquismo de interesse

O Benfica é Imenso! Alberga no seu seio uma enorme Família entranhada de Benfiquismo ardente que se projecta, em sua diversidade, na Grandeza do Glorioso lema “e pluribus unum”.
Há, no entanto e como a imensidade certamente não poderia deixar de recrear, alguns que, por desgraça dele, do Glorioso Benfica, sentem apenas um empolgamento de interesse, um empolgamento a troco de uma dádiva!
E não aquele Benfiquismo de Amor sem condições, um Amor tal, se não buscando retorno mas se dá, dando-se apenas!

O Benfica tem, apesar da natureza de um dito jornal que se define como um “recorde de mentiras”, Grandes Benfiquistas que lá defendem o Benfica com aquele incondicional “e todos por um”, com intensidade tão mais superior quanto o exigem os momentos de menos fulgor vitorioso.
Mas tem igualmente a exemplar do interesse que nem sabe qual o seu interesse!

Diz a dita opinante, pirralha se parecendo no escrito e na imagem, “não ser do contra, não ser derrotista nem ter sede de sangue e não sentir prazer masoquista em sofrer e criticar”.
Sofrer, acredita-se, que todo o Amor é dádiva sem condição e é muitas vezes um “estar contente, descontente”!…
Criticar, também se aplaude a confissão porque a menina opinante não critica, maldiz!

Quanto ao não ser disto e daquilo, a nossa crença se mantém … numa confissão igual que revela a verdade do não se saber o que se é!
E, não se sabendo o que se é, é-se tudo e é-se nada!

10 comentários:

  1. A pirralha do blog de (sinistra) em italiano a coisa faz mais sentido, é a figura sinistra que nem de direito sabe quanto mais de futebol...

    ResponderEliminar
  2. Boas, caro Gil, e desculpe-me por andar, como deve ter notado, tão ausente nestes últimos tempos.
    Sobre o «Choninhas», o Zé dos Powerpoints, ou ainda, «Mestre» André, digo dele que é um «onanista que se deleita com a sua figura frente ao microfone, ao espelho, ao pé do dono, ou onde for»...
    Sobre os Tavares e os Moreiras, dois tristes, que nem a onanistas chegam, de tão reles seres que são.

    Sobre a espécie de comentadora, mais uma das... ia a dizer meretriz, mas se calhar é forte... é uma artista que só segue, com certeza, o que lhe mandam. É daquelas que, se me disserem que o jornal dá indicação a alguém sobre o que escrever, essa seria uma delas. Mas alguém no seu perfeito juizo liga ao que ela diz? Marta não sei das quantas. Custa-me a crer é como é que seres como essa senhora chegam onde chegam, seja agora a falar de «bola», seja na política, e só vejo uma forma, na qual, se calhar, meretriz, não fica assim tão mal...
    A ver se agora no Natal, com menos notícias, consigo recuperar o ritmo e passar a visitar os amigos como deve ser!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- Por falar em Maquiavel, é uma das obras que vou tentar ler daqui a uns tempos, e que vai para o «em espera» da minha lista actual!

    ResponderEliminar
  3. Realmente, essa pirralha que você refere não dá uma para a caixa. Passa a vida a criticar tudo no Benfica, desde jogadores a dirigentes, num discurso vazio, pretensioso e sem o mínimo de nexo, nem se percebendo bem qual o intuito de tal ajuntamento de letras. Que tenha bom proveito com as suas 30 moedas...

    ResponderEliminar
  4. GRUNHIDOS . . .



    O velho tartufo impante,
    de olhar de corno manso,
    Veio grunhir o pedante,
    sobre 8 pontos de avanço

    Do que grunhe o farsante,
    só uma certeza fica,
    A sordidez arrogante,
    e o ódio pelo Benfica

    Perante a turba ululante,
    este católico praticante,
    confessa, pecado famoso …

    É assim que o pérfido meliante,
    mantém de forma aberrante,
    a cega inveja, ao ‘Glorioso’…

    ResponderEliminar
  5. Para os contribuidores do Bolg Coração Encarnado, desejos de um Feliz e Santo Natal

    Abraços

    Master
    mastergroove2010.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. A Catedral do Desporto, vem por este meio, desejar a quem nos proporcionou óptimas leituras, um Santo e Feliz Natal, com muita Paz, Amor, junto daqueles que mais gostam.

    ResponderEliminar
  7. Sempre em grande a malhar nos corruptos sem descanso...
    Feliz Natal companheiro

    ResponderEliminar
  8. Mas que luxo de poesia... Sai um soneto e tudo.

    Tão triste figura não merecia, mas é um orgulho ler tais linhas!

    Boas Festas a todos!

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  9. Buscar a verdade não é, no entanto, o forte da imprensa desportiva portuguesa é não só , que precisa reunir todos numa grande comunidade de bem-intencionados, compulsoriamente, e confiar cegamente na força natural do progresso humano.
    Quando o pior acontecer, como as prisões e condenações de corruptos depois sim vai ter de cair um terramoto na imprensa é em portugal...

    xep

    ResponderEliminar
  10. Off Topic


    O cantinho Obelovoardaaguia deseja à administração deste fantástico blog, sua família, visitantes, comentadores e amigos, um Ano Novo de 2011, cheio de Paz, Saúde, Prosperidade, e vitórias do Benfica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar