sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORREU JOSÉ SARAMAGO



O Blogue Coração Encarnado, conquanto não tivesse partilhado das suas ideias políticas e de grande parte das suas ideias religiosas, presta a sua modesta homenagem a um grande vulto da cultura portuguesa, a um escritor ímpar, um artífice das palavras e da escrita.
BEM HAJA SARAMAGO, pelo legado cultural que nos transmitiu, que transmitiu à Humanidade.


Vítor Sérgio

19 comentários:

  1. Gil, respeito todas as opiniões, claro, mas não me obriguem a glorificar uma pessoa só porque foi prémio Nobel da Literatura e é sócio honorário (ou seja, nunca pagou quotas e provavelmente nem via jogo nenhum do Benfica; aliás, devia ser mais ou menos como o Nelson Mandela no Sporting: também é sócio honorário mas duvido que saiba sequer que clube é esse). Muitas das coisas que escrevia eram pura porcaria saída de uma mente suja.

    ResponderEliminar
  2. Caro sloml

    Não foi enquanto Benfiquistas, ele ou eu, que decidi colocar aqui a minha modesta homenagem a Saramago.
    Resolvi prestar-lha porque, naquilo que me toca, foi um grande Homem da cultura, um artífice da palavra e da escrita, coisas que aprecio muito.
    Tive o cuidado de afirmar textualmente que não partilhei das suas ideias políticas, nem das suas ideias religiosas. Se quiser, pode subentender que não partilhei muitos outros pontos de vista.
    Mas o Homem literário, o cultor da palavra escrita que vi nele, isso eu admirei e admiro.

    Ao longo da minha vida, devorei imensos livros, não apenas os livros técnicos da minha profissão mas muitos mais, de autores de todas as partes do mundo e dos mais variados estilos literários.
    Tudo, independentemente das suas ideias, seja em que campo for. Admiro o escritor, o estilo literário, a cultura literária que dos livros vai emanando.
    Esta a minha homenagem por ser um português, como será a todo e qualquer outro escritor português do qual eu aprecie as mesmas características.

    ResponderEliminar
  3. Caro Gil Vicente,
    Nao publiquei o seu comentario devido ao facto de o visado nao querer que essa noticia seja noticia na blogosfera.Espero que entenda e fique descansado que vou fazer chegar o seu comentario via email ao GV.
    Obrigado e abraco.

    ResponderEliminar
  4. Para mim, a pessoa humana merece respeito. Mas a pessoa que essa pessoa humana em si foi, não necessariamente. O mundo perdeu um traidor da sua lusa pátria, um comunista militante (respeito isso) e um ateu convicto (também respeito) e anticatólico. Se Deus existe realmente, ele agora já o sabe.
    Abraço glorioso.

    ResponderEliminar
  5. JJD

    Agradeço-lhe que o meu caro amigo faça isso.
    Como já disse no vosso novo blogue, creio, perdi o endereço de Grão Vasco quando tive de formatar o computador por causa de um vírus.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nunca li...nem vou ler qualquer livro desta espécie de gente.
    Mas caro Vítor Sérgio, muito me contas. Então tu, um escriba de eleição que dominas a nobre arte de bem escrever em toda a tela...e teclados, leste as obras daquela personagem e não deste conta dos erros gramaticais???

    É que segundo dizem, o homem não ligava muito à acentuação...tinha horror às virgulas e, como muito bem sabes, uma virgula mal metida, muda completamente o discurso.
    Eu tinha um certo asco àquela personagem um pouco por ser comunista, mas principalmente por aquele ar arrogante de que tudo sabe e que o que ele dizia e pensava era Lei.
    Ainda me estou a rir, quando uns anos antes de receber lá aquela coisa do Nobel,disse cobras e lagartos desse mesmo Prémio Nobel, porque pensava que nesse ano o ia ganhar...não sei se estás lembrado!
    Depois, passados 4 anos desses arrotos, de escárnio e mal dizer, lá foi a Estocolmo com aquela cara desenvergonhada e cínica que ele tinha, receber o tal Prémio...de que tanto mal disse antes....
    Morreu?
    É um IMBECIL a menos na face da terra.
    Boa Viagem!!!

    PS
    Desculpa caro Vitor, se acaso vês nas minhas palavras algo que te incomode, não é minha intenção.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Desculpa caro Sérgio, voltar de novo ao assunto do defunto.

    DIARIO DE NOTICIAS.
    Sabes porque falo nesse Jornal?
    Claro que sabes, porque nada te passou ao lado nestes ultimos anos, mais propriamente depois do 25 de Abril.
    É que este agora defunto, foi alcandorado logo a seguir ao 25/4 para o alto cargo de NR.1 desse Jornal.
    Sabes a primeira medida que ele tomou quando se sentou no cadeirão do poder?
    Pôs na RUA todos os Jornalistas que não eram comunistas...24 mais propriamente!!!!!!!!!
    Um deles até se suicidou!!!!!!!

    Razão tinha o jornalista JOÃO COITO (um dos beneficiados dessa medida...) que Saramago era uma erva daninha!!!

    PS
    Renovo as minhas desculpas se acaso....
    Dá um abraço ao Gil Vicente e ao Pero Vaz de Caminha...teus compinchas do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Viriato de Viseu

    Eu sou uma pessoa de formação tolerante que aceita e respeita toda a troca constante de ideias não coincidentes e mesmo divergentes.

    Por formação, não académica mas autodidacta como satisfação de um desejo que brotava e brota cá de dentro, devorei e devoro, sempre no possível, tudo quanto é livro, dos mais variados estilos literários, das mais diversas personalidades. Neste aspecto – não noutros, obviamente – pouco me importavam e importam as ideias políticas, as crenças religiosas. Interessava-me e interessa-me apenas a criação literária, o estilo, a arte de construir a palavra, a frase, e muito menos a gramática ou a própria ficção.
    A minha comunhão com o escritor que lia ou leio era e é apenas essa. A leitura dessa criação artístico-literária pode influenciar, e influencia, de certa maneira o meu estilo de escrita e expressão.
    Mas eu criei e crio o meu próprio estilo, nunca me senti nem sinto preso ao estilo daqueles que leio.

    Deixei isto já bem claro, a minha não comunhão com as ideias políticas ou religiosas, em especial, com José Saramago. De resto, a minha modesta homenagem no meu blogue nunca teve a intenção de provocar comentários. O meu blogue foi o veículo que, mais a propósito, entendi para publicamente a manifestar.
    Se nenhuma das minhas manifestações escritas do que sinto e do que desejo expressar no meu blogue tem como intenção mínima provocar comentários seja de quem for, esta ainda menos, o que não significa que despreze minimamente a expressão de opiniões, nesta ou naquelas.
    Todavia, se nestas paragens pretendesse contabilizar número de intervenções, visitas ou comentários, bastar-me-ia pegar noutros estilos e cultivá-los aqui.
    Só que o meu modo de ser não mo permite. Cada qual é senhor da sua vontade e do seu desejo. A expressão de um e outro são livres. A responsabilidade inerente será (deverá ser) assumida por cada um.

    Por conseguinte, nada me incomoda o que escreveste. De resto, nem posso dizer que me surpreenda. Surpreendeu-me, sim, não o conteúdo da tua intervenção mas a tua intervenção em si.
    Sabendo do teu afã com o também teu blogue de referência, até pensava que não devias desperdiçar o teu tempo com estas questiúnculas.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. Caro Sérgio.
    Há assuntos dos quais gosto de argumentar só contigo e este, apenas o fiz no teu Blogue, por saber antecipadamente que as portas da tua casa, estão escancaradas para se debaterem todos os temas sem que haja "feridos" colaterais ou mortes por "fogo amigo".
    Não o fiz em outros lugares, como já deves ter dado conta, para não dar caso a peixeiradas nem a zangas de compadres.
    Abração

    ResponderEliminar
  10. Voce Removeu o video que eu coloquei do palmares do Benfica ?
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  11. Caro JJD

    Eu sou muito limitado nestas coisas da informática.
    Depois, dei por um vídeo novo aqui ao lado e fiquei cheio de medo - é o termo, pode crer, cheio de medo - de que fosse a porta de entrada de algum vírus.
    Eu ainda andei a ver se sabia de quem era. Muito provavelmente, até lá estava o seu nome mas eu fiquei tão alarmado que nem reparei.
    Então, só me deu para o remover.

    Claro que, se eu soubesse e tivesse, naquele momento, reparado que era seu, nunca o teria removido, por duas razões:
    Porque o tema é realmente muito querido ao meu Benfiquismo;
    Porque vindo do caro JJD já sei que vêm sempre obras primas.

    Dai que só me restem duas coisas:
    Pedir-lhe humildemente desculpa por ter removido o vídeo;
    Pedir-lhe encarecidamente que volte a colocá-lo no blogue.

    Renovando as minhas desculpas (até por ser tão fraco em termos de informática, que ando constantemente medroso por causa dos vírus), envio-lhe um

    Grande Abraço

    PS: Não sei se sabe mas aqui há cerca de dois meses, numa bela tarde, o meu antivirus (norton antivirus) dá-me a mensagem de que foram removidas várias ameaças do meu computador.
    E repetiu-me a informação várias vezes.
    Então, coloquei o norton a fazer um scan completo. Deu-me quase 15 mil ficheiros infectados. Desses, limpou alguns, mandou outros para quarentena e disse que outros não conseguia fazer nada. E eram mais de 4 mil ficheiros que restaram infectados.
    Resultado, tudo abaixo, documentos importantes perdidos (apenas alguns consegui recuperar antes de ir abaixo pois tinha uma cópia que, naquela altura, não estava actualizada) e formatação de tudo novamente.
    Daí também o meu medo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Nao tem nada que pedir desculpas caro Gil o blogue e seu.Eu e que nao sabia o que tinha acontecido ao video e por isso perguntei-lhe.Sera que nao gostou ? (perguntei a mim mesmo)Achei estranho porque o video tem 50 minutos e relata muita da historia vitoriosa do nosso Benfica e em especial do seu tempo.Agora estou esclarecido e por acaso tambem estou a fazer um scan completo com o Norton :)
    Abraco.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  13. Continuação.

    Defende a posição contra a igreja? Que hipocrisia. Cada comentário que vejo seu, sinceramente, são uma ofensa ao que a igreja católica defende. Não sei se vale a pena apontar-lhe algum, mas basta dizer-lhe um de muitos que escreve e que têm como alvo outros clubes. Atenção, não sou ninguém para dar lições de moral a ninguém, mas também não me sinto bem é com certas pessoas a tentarem dar essas mesmas lições...
    Olhe, sendo mais velho do que eu sabe que o nosso primeiro hino foi vetado pela Ditadura. Sabe, ou deveria saber, que pessoas de esquerda, que contribuíram para hoje termos liberdade de expressão em Portugal, eram comunistas, outros só socialistas, e que se encontravam, nos jogos do Benfica, para, no meu da turba, poderem conspirar para a queda do regime. Mário Soares, Alegre, Cunhal. Não digo Saramago, mas digo que alguém que não segue cegamente uma coisa qualquer só porque nos é dito merece o meu respeito, isso, ser Nobel, ser Português, ser pela liberdade, ser um Homem...

    Deveria chegar-nos...

    Não tenho mais o que dizer, já me sinto envergonhado com certas coisas o suficiente, inclusive comigo, por ter respondido ao que não era comigo directamente, para ainda dar mais atenção que não é merecida. Desculpe, caro Viriato, mas não é por ser de Viseu, por ser do Benfica, por ser mais velho do que eu, que me dá lições de humanidade, não é mesmo. Sei que tenho as minhas falhas, e não é difícil vê-las e apontá-las, mas uma pausa para pensar também nas suas, se calhar, não ficava nada mal.

    Abraço, caro Gil, caro Gil e todos, mesmo, mas certas opiniões revoltam-me e acabo por fazer a figura que fiz aqui e agora.

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Boas caro Vitor Sérgio, ou Gil Vicente, a quem prezo. Tenho andado meio fugido destas lides e vinha aqui ler um pouco e comentar, mas devo dizer que vou escrever um comentário mais cáustico sobre isto, e que se não o quiser aprovar aceito bem, mas não deixo de o escrever. Obrigado desde já, e desculpe-me, sinceramente, mas tem que ser. Provavelmente vou-me arrepender de o ter escrito, mas tem que ser... Tem mesmo que ser.

    Com que então o pessoal anda assim todo tão zangado com o Saramago? Que ideias. Não estou na minha casa a falar, por isso tenho que ser mais comedido, mas de uma coisa tenho a certeza, foi uma grande perda para Portugal.

    Fazendo uma comparação sem comparação digo que se calhar alguns dos que não gostam dele, ou que o afirmam, são aqueles que preferem Messis e afins em vez do que é nosso. É um direito também. Aliás, eu nem estava muito com a selecção, pelo menos da boca para fora, antes do mundial.

    Custa-me, no entanto, é que se fale assim das coisas. Onde é que houve a traição? Ser comunista? Ter ido para Espanha? Portanto, dos que falam nenhum tem familiares a viver no estrangeiro, são todos nacionalistas, e não concordam com nenhum dos naturalizados na selecção, e por conseguinte não a apoiam, certo?

    É com cada hipocrisia. A sério que me custa. Já tive mais pretensões a ser amigo do senhor Viriato de Viseu do que agora. Sei que é amigo do seu amigo, pelo que ouvi, mas não creio que eu consiga ser amigo, mesmo que «da blogosfera» de uma pessoa assim, uma pessoa intolerante, opinião esta que culmina aqui, não só por causa da opinião sobre Saramago, mas por tudo que já vi/li, inclusive no meu blog, para com pessoas de outras cores. Depois, sobre Saramago, o patético argumento da «acentuação», que visa por «acentos» nas coisas, mas que no ponto de vista do caríssimo passa por vírgulas, já agora, «pontuação». Como nunca leu se calhar acha que é o mesmo, e depois vemos a sua «acentuação» nas suas respostas, ou seja, corta verbos nas frases, separa sujeitos dos verbos, como um bom escriba deve fazer, não é assim? Já ouviu falar da liberdade do estilo de escrita literário, o nível máximo a que se pode aspirar? Saramago era escritor, reconhecido além-fronteiras, mas temos um Viriato de Viseu que lhe aponta defeitos do alto da sua sapiência.

    Falou do caso do DN, dos «comunistas». Falou do caso em que ele foi afastado mais os comunistas? Ou só falou da parte que lhe interessava? Ou da sua visão das coisas? É que ainda por cima deu agora um documentário sobre a vida dele, no dia da morte, como acontece nestes casos, e falaram nisso, precisamente, e ele deu também a sua visão do assunto. Curioso como as pessoas são tão fanáticas a defender o que quer que lhes apetece.

    Continua.

    ResponderEliminar
  15. Recordem "saramago" e as patifarias que fez no Diário de Notícias no pós 25 de Abril. Os saneamentos e as perseguições políticas que efectuadas dentro do Jornal a democratas que não alinhavam com as suas ideias comunistas. Tivesse ele a possibilidade de executar sumariamente alguém e tenho quase a certeza que não hesitaria. Tenho dificuldade em recordá-lo como escritor pois com toda a franqueza comecei a ler um qualquer livro dele, bocejei nas primeiras linhas, adormeci e nunca mais passei a vista por qualquer outro volume deste sujeito. A Academia Nobel fez quanto a mim um grande erro ao dar-lhe um prémio que, reforço, na minha modesta opinião, teria sido muito mais justo e bem entregue ao Lobo Antunes. Enfim está feito, feito está. Da mesma maneira que este - o saramago - já lá está. Neste momento desconfio por onde anda sua alma. Nós os crentes de Deus, no dia do Juízo Final saberemos ao certo por onde ela pena.
    -------------------
    -----------
    Caro Marcio Guerra,
    Este poste, que acima insiro, é um dos muitos que retirei de um qualquer blogue onde se fala dessa SINISTRA personagem.

    A liberdade é um bem incomensurável ( ele não a deu aos 24 jornalistas do Diario de Noticias) para que um qualquer comuna, adorador das sibérias e dos crimes de Estaline, bem como aplaudidor da amplas liberdades de Cuba, nos possa dar exemplos.
    Um homem que preconizava a nossa integração na Espanha como provincia, pode lá ser um bom exemplo de Patriota???

    E porque carga d´água foi coberta a sua urna com a bandeira Portuguesa? Não era melhor a Espanhola?

    A BIBLIA era um manual dos maus costumes, escrevia o biltre!!!

    Viu o caro Marcos uma homenagem dele na TV?
    Não acredite em tudo o que os marxistas/comunistas que abundam nas redacções das televisões arrotam. Vejam bem que na ânsia de endeusar este VERME, até afirmaram que ele era o UNICO Nobel Português, quando houve um outro e esse sim, um grande contribuinte para a Ciencia e do avanço da Medicina de nome EGAS MONIZ, que ganhou o Nobel em 1949.
    Fossem todos pós 25 de Abril da laia deste comunistóide e não eram só aqueles jornalistas a sofrerem dos benefícios desta ILUMINADA CRIATURA.
    Não gosta o caro Marcos da minha prosa? Faz muito bem e está no seu direito. Afinal vivemos num País Democrático que, depois deste (in)feliz acontecimento, ficou essa democracia com índices mais elevados ainda.

    O meu contributo, neste "interin" fica por aqui. O que importa é o meu Enorme Benfica e nesse, não é qualquer saramago que lhe põe a mão!!!

    ResponderEliminar
  16. ADENDA,
    Um biltre, um trafulha, um corrupto, um mau carácter, um mau chefe de família,um xico-esperto, um mau Patriota, etc. etc. como é por exemplo o Matanoso presidente da agremiação do honesto Espragueira e do Pidá, não o deixa de ser, mesmo no dia a seguir ao da sua morte, quando se der esse passamento.

    Ou um RUIM vira a SANTO só porque morreu???
    É esse pensamento que tenho sobre o erva daninha, o que pensava dele em vida, é o mesmo que penso agora.
    Não sou hipócrita!!!

    ResponderEliminar
  17. Posso-me sentir, e sinto, honrado com um debate, seja em que lugar for e ainda mais no meu blogue.
    Mas só considero debate aquele em que haja troca de ideias com todo o respeito e a tolerância para com a pessoa humana, seja ela sujeito activo ou passivo desse debate.

    No meu blogue, como em qualquer debate de que possa fazer parte, exijo aquele limite, o que eu pratico: exijo, assim, que não haja ofensas dirigidas à pessoa de qualquer visado que possam fazer baixar de nível qualquer diálogo e não respeitem a tolerância e pelos sentimentos e ideias em contrário.

    Não posso gostar, por isso, que se empreguem no debate palavras como "comuna" - mais pelo tom depreciativo da pessoa - "verme", "comunistoide", "biltre", "trafulha", etc, empregues como qualificativo de pessoas porque são ofensivas da própria pessoa em si, do seu direito ao bom nome e não podem ser qualificativos utilizados só porque não concordamos com as suas ideias, pensamentos, atitudes ou comportamentos.

    É apenas isto que peço.

    Quanto ao resto, é para mim uma honra que escrevam, que troquem ideias não coincidentes, que avivem a discussão.
    Mas sempre sob a capa do respeito e da tolerância.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  18. Ok Victor Sérgio.

    Desculpa lá qualquer coisinha.
    Isto de ter o coração e o pensamento ligado directamente à boca, ainda me mata!!!!

    Sim, tenho que me deixar de chamar nomes ao ex-bloco soviético.
    Afinal aquilo já acabou e foram ELES mesmo que puseram um fim àquilo. Cansaram-se de tanta coisa boa!!!

    ResponderEliminar
  19. Eu já cá devia ter vindo também pedir desculpas, pois não foi meu intuito ofender ninguém.

    Já agora, sobre o antigo bloco soviético, quando as coisas funcionam em ditadura nada é bom. Dizer que aquilo, ou na China, ou nas Coreias, ou em Cuba, ou sei lá mais onde, que é Comunismo é gozar com o resto das pessoas. O Comunismo, não sendo perfeito, tem como objectivo de fazer estar bem todas as pessoas. Saramago, como intelectual que acho que todos reconhecemos, apesar de humano como todos nós, pensava por si. Não concordava com tudo o que o país lhe fez, não concordava com tudo o que o Comunismo pressupunha, mas não deixava de o ser. Fui habituado a ser Socialista, filho de pais Socialistas, num distrito laranja, Viseu, mas não sou nem Socialista, muito menos laranja... Hoje em dia, pensando cada vez mais pela minha cabeça, reconheço o valor que o Comunismo podia dar à nossa sociedade.
    Como é óbvio não pretendo fazer a cabeça de ninguém. Não creio que valha a pena, ainda por cima com tantas ideias pré-concebidas sobre o tema.

    Agora, da minha parte, peço desculpa se ofendi alguém, seja o autor do artigo, seja os vários comentadores, simplesmente manifestei a minha opinião, e sem dúvida que não era intuito ofender, pois também não gosto de o ser quando escrevo algo algures.

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar