quarta-feira, 2 de junho de 2010

As contas das SAD.s de futebol

Que fique bem claro desde já que não sou especialista em contabilidade e que, por conseguinte, os números que vou alinhavar são mais um pôr em evidência dos mesmos do que uma sua análise valorativa.
Caberá aos leitores, a cada um, tirar as conclusões que considerarem melhor adequadas aos números.

Os números colocados em evidência comparativa referem-se aos proveitos e custos operacionais “tout court”, àqueles proveitos e custos “normais” do desempenho operacional da SAD, durante o período contabilístico que se toma como referência.
Alinhavam-se também os proveitos e custos com aquisições e vendas de jogadores.

Vejamos, pois, os números.

F C PORTO SAD

PROVEITOS NORMAIS
47,0 MILHÕES

CUSTOS NORMAIS
48,5 MILHÕES

Receitas venda jogadores
32,6 MILHÕES

Custos aquis. jogadores
18,4 MILHÕES

Nos proveitos operacionais normais estão incluídos cerca de 18,0 milhões de euros provindos da Liga dos Campeões.
O saldo entre os proveitos operacionais normais e os custos operacionais normais é negativo e ronda 1,4 milhões de euros.
O confronto entre despesas com aquisição de jogadores e vendas de passes deu, como se verifica, um saldo positivo de 14,0 milhões de euros.


SPORT LISBOA E BENFICA SAD

PROVEITOS NORMAIS
46,5 MILHÕES

CUSTOS NORMAIS
47,0 MILHÕES

Receitas venda jogadores
2,1 MILHÕES

Custos aquis. jogadores
17,5 MILHÕES

Nos proveitos operacionais normais estão incluídos cerca de 4,0 milhões de euros provindos da Liga Europa.
O saldo entre os proveitos operacionais normais e os custos operacionais normais é negativo e ronda 0,5 milhões de euros.
O confronto entre despesas com aquisição de jogadores e vendas de passes deu, como se verifica, um saldo negativo de 15,4 milhões de euros.

SCP SAD

PROVEITOS NORMAIS
27,6 MILHÕES

CUSTOS NORMAIS
30,6 MILHÕES

Receitas venda jogadores
0,4 MILHÕES

Custos aquis. jogadores
9,2 MILHÕES

Nos proveitos operacionais normais estão incluídos cerca de 4,0 milhões de euros provindos da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
O saldo entre os proveitos operacionais normais e os custos operacionais normais é negativo e ronda 3,0 milhões de euros.
O confronto entre despesas com aquisição de jogadores e vendas de passes deu, como se verifica, um saldo negativo de 8,5 milhões de euros.

Perante estes números, poderemos fazer algumas especulações e tirar algumas conclusões.

Assim, quanto ao FC Porto, nem a participação na liga milionária o salvaria do vermelho e só o saldo altamente positivo entre compra e venda de jogadores lhe permitiu lucro.
Mesmo com o saldo altamente favorável na compra e venda de jogadores, se o FC porto não tivesse participado na liga milionária, teria lucro ou prejuízo? E de que valor?

Quanto ao Benfica, imagine-se que ele tinha obtido os milhões que o FC Porto obteve da liga milionária. Claro, continuava com prejuízos porque a diferença entre aquisições e vendas de jogadores é substancial.
Porém, no futuro, pode-se especular. O Benfica agora que tem uma equipa competitiva constituída – haverá lugar sempre para pequenos acertos – não precisa de despender tanto em aquisições, o que levará as contas ao equilíbrio.
Porém, se for obrigado de novo a despender verbas significativas, isso só pode significar que alienou jogadores e obteve as consequentes mais-valias.

Podemos também concluir, parece-me sem grande margem de erro, que o FC Porto tem a conta normal de exploração mais ou menos equilibrada, com a participação na Liga dos Campeões.
Mas o Benfica tem essa conta de exploração igualmente mais ou menos equilibrada, mesmo sem participar na Liga dos Campeões.
O que desequilibrou a balança foi o saldo entre aquisições e vendas de jogadores.
O que de futuro, pode desequilibrar a balança, em sentido inverso, é a participação do Benfica na liga milionária e a correspondente ausência do FC Porto.
E, se o FC Porto, mesmo participando na Liga dos Campeões, só se safa com vendas dos seus melhores jogadores, pode-se imaginar o que poderá acontecer sem a participação nessa liga milionária.
Que custos em aquisições de jogadores?
Que mais-valias em vendas de jogadores?

O Sporting vai ter dificuldade imensa. Porque não participa na Liga dos Campeões, porque não pode realizar grandes mais-valias com a venda de jogadores – se vende os poucos tarecos de valor que tem, então ainda mais vai gastar em aquisições ou conformar-se a ver os outros a arrecadar troféus e títulos, a participar em ligas milionárias, enquanto ele se vai ficar pela ninharia dos proveitos que consegue arrecadar.
Para o Sporting dar o salto e poder aspirar a lugares cimeiros, parece bem que terá de ver os seus custos de exploração subir em flecha e esperar que os proveitos venham depois atrás, se vierem.

Nalguns jornais vêm comparados os passivos destas SAD.s mas essa comparação é uma falácia. Só se podem comparar realidades iguais e, enquanto o passivo da Benfica SAD engloba o passivo da anterior Benfica Estádio, o passivo da FC Porto SAD não engloba o passivo da sociedade proprietária do Estádio do Dragão, ou seja, o passivo da Euroantas, e o passivo da Sporting SAD também não engloba o passivo do Alvalade XXI.



PS: Soube-se há pouco do desfecho, em primeira instância, dos julgamentos daqueles que, de acordo com as escutas telefónicas levadas a cabo, parece que viciavam as classificações dos árbitros. E, finalmente, houve alguém que clarificou os condenados e os absolvidos.
Quem foi absolvido de todo o processo apito dourado, afinal, foram as escutas telefónicas. Ao que parece, essas escutas foram consideradas prostitutas e as conversas que foram ouvidas apenas mero paleio de engatanço.
Ora, segundo dizem os entendidos, crime não é as prostitutas andarem no engatanço!
Crime é alguém facilitar esse engatanço!
E tal não se provou! …

4 comentários:

  1. Bem metida esta tua lança, amigo GIL ! Estou curioso para ver as contas daqui a um ano.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Excelente essa a tua montra sobre os resultados.
    No nosso Enorme era mais que sabido serem os resultados negativos. Foi uma opção. Feita que foi a sementeira e plantação de valiosos activos, espera-se agora colheita choruda, de que nos vamos rir já nos próximos resultados.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, só faltaram dois pormenores.
    Os proveitos operacionais do Benfica foram maiores do que o habitual devido à excelente época da equipa, o que proporcionou excelentes assistências.
    A diferença entre Liga dos Campeões e Liga Europa será enorme embora tenhamos que ter em conta as receitas televisivas da Liga Europa em que são negociadas directamente pelo Benfica.
    Já agora, tudo a torcer contra o Braga... a sua eliminação na eliminatória de acesso à fase de grupos da LC, dar-nos-á cerca de 2,5M€ do market pool...

    ResponderEliminar
  4. Caro João Tomaz

    Uma vez que não sou um entendido na matéria contabilística, este post teve mais essa intenção. Colocar os números, retirar as conclusões (óbvias) que eles nos apresentam e convidar os leitores interessados e com conhecimento a "abrilhantarem" a essas conclusões.
    Foi o que o João Tomaz fez e, na minha modesta opinião, com conclusões brilhantes, assim trazendo maior riqueza á discussão.
    Um grande abraço

    Caro Manuel

    Eu também estou curioso. E mais curioso ainda ficarei se o Benfica e o FC Porto tiverem a mesma "receita" deste ano, ou seja, o Benfica na LC e o FC Porto a vê-la por um canudo.
    Um grande abraço

    General

    Eu penso que tudo foi feito com pés e cabeça.
    Assim o Sporting pudesse ter "sportinguistas" do calibre de Domingos Soares Oliveira.
    Grande abraço

    ResponderEliminar