sábado, 29 de maio de 2010

BICADAS DA ÁGUIA

1. O jornal “a bola” noticia hoje que o Benfica se prepara para fazer propostas de renovação de contrato a Moreira e Quim. Tal notícia pode ter baralhado muita gente face às resmas de notícias-boatos e interpretações consideradas mais ou menos sábias nos seus dotes de feiticeiros de pechisbeque.

É verdade que durante o ano inteiro se foi escrevendo e badalando que Moreira estava de saída e que Quim iria renovar. Bastaram, porém, umas simples palavra de Jorge Jesus para que todos os oráculos anteriores fossem parar ao caixote do lixo. Era lixo, ao lixo regressou.
De novo, os papagaios do lixo informativo, com os seus sapientes intérpretes, tiveram a ocasião tão ansiada de darem mais largas à pobreza – qualitativa, que não quantitativa, sendo certo e sabido que uma anda sempre na razão inversa da outra – da sua imaginação. Especulativos quanto baste, esforçam-se por colocar as falas de Jorge Jesus nas suas bocas e partem à aventura da informação que mais a jeito das suas conveniências se apresenta.
Agora já é Moreira que vai renovar e é Quim que vai mudar de ares.

Não é preciso, porém, estar muito atento para perceber que Jorge Jesus apenas disse que Quim já sabia com o que o treinador contava, uma vez que já pessoalmente havia conversado com ele. Por variadíssimas vezes, Jorge Jesus afirmou e reafirmou que os seus jogadores são sempre os primeiros a conhecer o que o seu treinador deles pensa.
Até aí, qualquer especulação é sempre creditada à ordem de um qualquer sabichoso saloio que julgar ter a sorte de lhe ter saído o “furo” jornalístico da sua vida. Depois, o “rebanho” segue sempre na peugada do da frente, ainda que se tenha de atirar ao poço.

Jorge Jesus, de facto, nem disse que Quim não iria, nem disse que iria renovar! E também nunca disse que não contava, ou que contava, com Moreira.
“Mutatis, mutandis” se passou com os dirigentes do Benfica, aqueles que são os únicos que merecem, e devem merecer, a confiança dos Benfiquistas. Até que eles se pronunciem, a baboseira noticiosa da comunicação social estranha ao Benfica não passa disso mesmo, de uma baboseira encartada do boato relativamente ao Benfica, tal como lhe convém.

Talvez nem precisemos de ser adivinhos – basta-nos recordar o passado bem presente – para pensar que a boatice nas baboseiras informativas não tardará a informar que a direcção do Benfica – leia-se, Luís Filipe Vieira e Rui Costa – contrariou Jorge Jesus e o obrigou, no mínimo, a engolir sapos. Seguir-se-ão os conselheiros encartados a opinar que Jorge Jesus falou demasiado e a destempo.
E não faltarão depois os devidos conselhos! …
E nunca se recordarão, obviamente, de que Luís Filipe Vieira tem afirmado e reafirmado por diversas vezes de que no futebol profissional tudo é feito em consonância … com o treinador!

Esperemos, pois, os próximos capítulos das reles novelas a que, até em todos os sentidos, nós, Portugueses e Benfiquistas, já estamos bem acostumados.
Considerando, como é devido, que esta última notícia da renovação dupla continua um mero boato até à sua confirmação pelos únicos canais informativos credíveis dos Benfiquistas.


2. O jornal “record” não foge à linha da boateira e desprezível informação a que em Portugal nos acostumaram, tendo ou devendo ter os Benfiquistas já criado e recriado anti-corpos suficientes para não serem “infectados”.
Noticia ele que o Benfica teria rechaçado uma oferta de 37 milhões de euro por David Luís.
Até aqui, nada de mal para além do boato da notícia, enquanto não confirmada pelos únicos com crédito para esclarecer os Benfiquistas. O risível vem a seguir.
Com efeito, o “record” acrescenta “ser certo que o Benfica tenciona vender os direitos desportivos do jogador”!

Isto é, o boato noticioso vai contra tudo o que tem reafirmado Luís Filipe Vieira porque este máximo dirigente sempre tem afirmado aos Benfiquistas que não tenciona vender ninguém, só se forem “batidas” as cláusulas de rescisão! Mas aí, não se trata de um “tencionar vender” mas de um “ter de vender”!
Nós, benfiquistas, também já vamos estando habituados a que o “record” se engane. E não se engana mais vezes porque, quando surge uma verdade relativamente ao Benfica, ela passou-lhe completamente ao lado!


3. Pinto da Costa não tem, naturalmente, memória. Ou melhor, memória há sempre o que ela está é apenas direccionada.
O curioso e engraçado é a dualidade de promessas que a sua mente desmemoriada quando quer lhe faz vir à mente. Pinto da Costa faz promessas a mortos quando a vivos afirma e reafirma que não faz promessas.
É compreensível, os vivos podem querer cobrar as promessas, os mortos descansam, supõe-se, em paz, na paz da eternidade que não quer ser importunada.

Que Pinto da Costa se queixe a mortos dos seus infortúnios, também não parece que daí advenha algo de mal. Nem sequer para os mortos, presuntivos ouvintes, que, no seu sono eterno, se estão marimbando para as suas alegadas mágoas.
Mas que se queixe de o Ministério da Administração Interna e a comunicação social nada fazerem perante um hipotético apelo aos adeptos para pegarem em armas, feito numa “televisão da Meo”, é que já volta a ser mais uma demonstração da sua insanidade intelectual por profundamente desonesta.
De facto, será que ele não assistiu ainda há bem pouco a um suposto jogo de futebol em que os adeptos da casa – por acaso, adeptos do seu clube – levaram cestos de bolas de golfe e de isqueiros e se entreteram durante o jogo a jogar golfe e isqueirada para dentro do campo, ou melhor, para as cabeças dos adversários do clube golfista?
E não assistiu ou viu pela tal comunicação social os apedrejamentos do autocarro do adversário do seu clube?
E o MAI e a comunicação social, viu-os fazer alguma coisa?!
Sim, sim, um funcionário do MAI, aliás, já com algumas responsabilidades acrescidas, fez alguma coisa, fez!
Fez – e disse – que não viu o que toda a gente viu! …
Mas isto está perfeitamente de acordo com aquilo que todo o mundo ouviu que fizeram, conquanto neste caso os que fizeram e se fizeram ouvir nunca negaram os feitos e só se insurgiram contra os ouvintes que não deviam ouvir!

Numa das hipotéticas hipóteses, teria havido um hipotético apelo e nada mais. Na outra situação, já não hipotética mas real, houve armas e elas foram brandidas contra os supostos adversários que a esquizofrenia “papal” transformou em inimigos.

Pinto da Costa não está preocupado com as realizações! Está preocupado com as imaginariamente hipotéticas ameaças!
Mas Pinto da Costa é assim. Rodeado de gente “fina”, até tem motorista que cospe naquelas de que Pinto da Costa (já) não gosta!
E não tem guarda-costas a preceito e a condizer porque este, presume-se, se encontra enjaulado a cumprir mais de 20 anos de cadeia.
Rodeado de gente desta, Pinto da Costa só pode gozar mesmo, como até aqui gozou, do estatuto de inimputável e desmemoriado a condizer.

3 comentários:

  1. Nem mais, caro Gil.
    A nossa comunicação social faz e desfaz a belo prazer sem ter a certeza daquilo que diz. E quando diz, para não ficar mal, ainda diz que o Benfica é que mudou de ideias.
    Uns tristes!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Acho que todos os benfiquistas e não só devíamos de enviar (eu já enviei e no ano passado também) um e mail ao presidente da assembleia da republica a criticar severamente mais um almoço de alguns deputados da nação com um individuo que foi condenado por corrupção, e que é o principal fomentador do ódio no desporto português, chegando mesmo a afirmar em publico que só queria ver " Lisboa a arder "...!!! Não podemos deixar passar este enorme atropelo ao civismo e á seriedade por parte de elementos que foram eleitos pelo povo para zelar pelo bem estar do nosso Portugal, mas que convivem com indivíduos corruptos e mafiosos e ainda por cima em plena assembleia da republica...

    Sou da opinião que não devemos deixar passar esta pouca vergonha em claro e mais do que nunca manifestar o nosso repudio sobretudo como cidadãos e como benfiquistas...!!!

    ResponderEliminar
  3. Gil, tem andando desaparecido destas lides!

    Em relação ao post, sinceramente já não percebo nada, já não sei quem sai, quem fica, olhe, esperarei para ver e pronto.

    O Record é o jornal que mais inventa em Portugal. Eles contradizem-se "n" vezes na grande maioria dos assuntos. E já é assim há anos.

    Quanto ao personagem da Costa, bem, nem vale a pena falar, de tão execrável ser que é.

    ResponderEliminar