segunda-feira, 29 de março de 2010

COMO É DIFERENTE O FUTEBOL EM PORTUGAL

Nao deixa de ser irónico e até de pasmar, para mim claro, o que vi na final da Taça da Liga.
Primeiro e antes de tudo, continuo a defender que o BENFICA deveria sair dessa Taça.
Tem servido para que os árbitros, que nas competiçoes “mais importantes”, onde roubam a bom roubar o BENFICA, o beneficiem nessa taça cervejeira.
Sem a preocupaçao de hierearquizar, descrevo o que para mim foram as derrotas mais sonantes do FCPorto.
1º- no plano deportivo, a derrota foi claríssima. Nos dois aspectos que interessam, o FCPorto foi amplamente derrotado.
Perdeu por três golos sem resposta, o que desde já pressupoe, que o BENFICA, possui claramente um plantel muito superior técnicamente.
Durante todo o jogo, veio ao de cimo a abismal diferenta entre a Equipa de Stradivarious, e um grupo de gladiadores, á boa maneira da velha Roma.
2º - no plano disciplinar, a derrota ainda foi mais clara.
O FCPorto, ao longo de 30 anos de impunidade, criou para si próprio, uma aura de “intocabilidade.
Nao sabendo o que significa ser capitao de equipa, bruno alves deu um espectáculo triste, nao foi nem capitao nem jogador, foi uma espécimen que se quer erradicado dos campos de futebol.
Já nao se usa daquilo, aliás nunca se usou, só mesmo no FCPorto para criar e alimentar um energumeno mesmo à medida dum clube que deita mao a tudo para ganhar.
3º - no plano da arbitragem, com um jorge sousa absolutamente em pânico, pois perante os seus queridos super dragoes, e todo o staff que há mais de vinte anos promove ou despromove árbitros a seu bel-prazer, jorge sousa, viu-se na necessidade e no desejo de deixar os de azul e branco distribuir fruta, nao daquela de dormir obviamente, mas da fruta de doer, daquela fruta que considera que canela vai té ao pescoço.
E que bem que bruno alves o exemplificou.
Foi uma final triste, muito triste.
Se para o BENFICA significou além do mais que está no bom caminho, o que esta final da taça cervejeira, mostrou à saciedade e à sociedade o que é afinal de contas a boa organizaçao do clube dos treinadores mortos: um reino podrido, mas muito bem organizado.
Bastou um campeonato á medida da fraquíssima equipa que tem, para o fcporto, mostrar as garras e os dentes com que domina o futebol português, os braços com que asfixia esta pouca vergonha que campeia no futebol tuga.
Um tal de fernando gomes, demitiu-se dum qualquer cargo na estrutura do clube dos envelopes, numa manobra de cerco às chefias do futebol.
E parece que o assalto ao poder no futebol foi revigorado.
E, como era de esperar, os leves castigos a hulk e sopapu, foram praticamente “limpos”.
Na Inglaterra um tal de Cantona, esse sim um jogador genial, figura de prôa de um clube de prôa, agrediu um espectador e levou com a módica quantia de 15 meses.
Espectador, que por sinal o provocou e insultou.
Depois de entrarem na cabine, foram chamados cá fora e desembrestados a sairem de um qualquer curral, hulk e sopapu agrediram agentes do futebol, que foram depois qualificados de espectadores.
Espectadores especiais, já que só podem ver os jogos nos tuneis dos estádios.
Adiante.
Foram despenalizados e agora pedem indmenizaçao choruda…e claro armam-se em vítimas, maquilo que eles mesmos fizeram aprovar.
Parafraseando o Cardeal Gonzaga em “A Ceia dos Cardeais” “como é diferente o futebol em Portugal”.
No sábado passado, jogou-se contra um inimigo vulgar.
Muito mal vai o futebol de um País quando uma equipa trauliteira e praticamente inócua tem pretensoes a ser campea.
Nao fora o empolamento dado pela imprensa servil, e este brácoro, teria passado despercebido, pois foi empurrado por todo um ambiente criado artificialmente como intuito de derrotar o GLORIOSO.
Tristes coitados, deveriam ter ido depois do jogo ao Bom Jesus, agradecer o nao terem saído como sairam mexilhoes, nacionales setubels e outros que tais.
Mas lá que correram correram, muito diferente das perninhas abertas contra a casa-mae.
Seria da côr do Manto Sagrado, das malas vazias(já agora) com 50 mil dentro?
Como foram derrotados, ladraram furiosamente contra tudo o que mexia do BENFICA…desde o provocador DIMAGIA, ao profissionalíssimo JJ.
Boissoró, que agrediu CARDOZO em Braga, fracturou o perónio e o ligamento cruzado do joelho(nao interessa qual).
Justiça remanescente?
A verdade é que no tenho pena nenhuma.
Lá as fizeste cá as pagaste.
Estamos no único lugar que a História nos reservou: o PRIMEIRO.
Se Fosse num campeonato como deve ser, a diferenta do BENFICA, para os perseguidores era suficiente.
Mas sabemos que em Portugal, o futebol joga-se nos gabinetes onde se encomenda fruta se servem cafezinhos, se solicitam sumarissimos para o BENFICA e pede-se para limpar amarelos.
Só pergunto o que diriam se o Pedro Proença (para quando a expulsao de sócio do GLORIOSO?) oferecesse as insignias FIFA a JJ?.
Ou será que teve um rebate de conciencia e entendeu que nao as merecia?
Duvido.

5 comentários:

  1. Boas! Sou sincero, não concordo com tudo, mas que toca em muitos assuntos pertinentes toca. Aliás, são mais as coisas em que concordo do que as que discordo.
    Em relação à posição do Benfica na Taça devo dizer que já pensei assim, mas que hoje em dia, particularmente agora, depois de a ganharmos, contra tudo e todos, efectivamente, sabe-me muito bem ter uma taça da tanga a mais no palmarés que não será nem para lagartos nem para corruptos.
    Em relação ao plantel deles, atenção, não é assim tão mau quanto querem fazer crer, tanto mais que a época deles está ao nível da última, menos 2 ou 3 pontos, porventura, e que em contramão nós e o Braga (seja por que motivos for, e estão aí mencionados, e bem mencionados) estão a fazer uma época excelente, muito mais o Benfica, lá está, contra tudo e todos, e os de Braga, que em Lisboa ficaram a ver Braga, aliás, o título por um canudo, ainda assim, uma bela época, a melhor de sempre, deles, desportivamente.
    A questão da fruta, da arbitragem, tudo, irá, em tempo certo, ser esclarecida, e esse «pseudo-gladiador» irá ter a justiça do que andou a fazer. Não se pode só desculpar por estar de cabeça quente. Não ganham, paciência, nunca vimos os jogadores do Benfica a reagir assim, nunca, no tempo em que não ganhamos. Não há desculpa, mas quer-me fazer crer que ele levará o castigo lá mais para perto do fim, que ainda apanhará a próxima época, e sim, como duvido que saia fica cá e castigado.
    Quanto aos outros dois, o Supapu e o Incrível, ainda não está terminado, e quanto a isso até poderá ser o Gil Vicente aqui do Coração Encarnado a dar-nos uma luz sobre o tema, considerando agora que vai, ao que parece, para os tribunais civis.
    Quanto ao Mossoró, tem tanto de bom jogador como daquilo que acusa os outros, no meio da choraminguece pegada que tem sido o campeonato dessa gente, para não chamar outra coisa.
    Não desejo lesões a ninguém, mas sim, como já disse noutro lado, o Carlos Martins acabou por fazer um favor ao Porto na luta pelo segundo lugar.
    Sobre as insígnias, sim, é bom de ver se haverá uma consternação geral sobre o facto, pois gostava de ver o que era a conversa se fosse Jesus... Era cruxificado vivo, de certeza!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Márcio Guerra:
    desde já lhe agradeço o ter comentado o que escrevi. E desde já agradeço sermos Benfiquistas, o que significa que pensamos cada um pela sua cabeça, quer dizer felizmente neste CLUBE há unidade e nao unanimismo. Quanto às equipas do fc porco a) e b) sem a ajudas escandalosas dos árbitros estariam com os mesmos pontos do sporting ou ainda menos. O "caso" hulk e supapu, de certeza que vamos ter mais uma oraçao de sapiência do nosso Gil Vicente. Também a aguardo com ansiedade. Quanto ao soró, eu disse o que disse e mantenho, porque é um reles. Repare depois do que fêz em braga, ao menos podia ter-se redimido e portado com dignidade na Catedral. Mas nao. Ainda fêz pior, fora as "entradas" para, senao lesionar, pelo menos intimidar. Quanto à Taça da Cerveja desculpe mas enquanto nao mudar nao a consigo engolir. Os árbitros nao sao observados e os amarelos nao contam.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Lúcifer, para além do brilhantismo da tua crónica, a questão que deixas o fim é exactamante a mesma que eu deixei no meu post.

    ResponderEliminar
  4. Olá de novo. Obrigado pelas palavras. Entretanto eu não tinha lido deste post para baixo, e o caro Gil também já tinha vindo dar de si sobre o tema mais recentemente. Ainda assim, não há crise.
    Do Mossoró, sinceramente, também o acho reles como pessoa, e como profissional, aliás, jogador, que como profissional não é grande coisa, pois o que acusa aos outros também faz, sendo um jogador razoável não é nem mais nem menos fiteiro do que os outros, e depois, lá está, tem esses factores agravantes, que foram a questão da atitude em Braga, que só demonstra o que ele é, bem como o resto da choraminguice que para lá vai.
    Quanto à Taça, bem, sou sincero, como disse antes, era de outra opinião, mas acabei por mudar, depois de algumas considerações que me fizeram ver, particularmente pelo Sloml, do Gloriosa Chama Imensa, que as coisas, para o Benfica, têm que ser sempre para ganhar, e não por de parte só porque são menores, mesmo que o modelo não seja o mais correcto. Cabe-nos a nós exigir um modelo mais correcto, mas o campeonato antes de ser assim como é hoje em dia também era em modelo de taça, e não é por isso que deixávamos de lutar por ele, e que vários fazem parte do nosso galarim.
    Por tudo isso, agora, quem quiser ter 2, como nós já temos, terá que ter que ganhar 2 competições, e nós, para já, já somos bi-campeões... Os outros que lutem por ela. Acredite que nos estariam a atirar isso aos olhos se fossem eles a tê-la, e lembro-me de Paulo Bento, na primeira edição, a dizer que se ninguém a quisesse ele levava-a para casa.
    Nós temos 2 em casa... Só o Setúbal tem outra. Hoje em dia, como somos só nós a ter uma, não vale nada, na boca dos outros, quando forem eles a vencê-la, vai ver, terá mais valor.
    Devo acrescentar que não a valorizava por causa dos lagartos estarem sempre a criticar a forma como foi o golo, mas o próprio Sloml mostrou-me imagens a mostrar a ilegalidade do golo deles, que curiosamente passaram despercebidas na imprensa em geral.
    Assim sendo, abraço, e continuação do bom trabalho. Podemos nem sempre concordar, mas isso não faz de nós menos Benfiquistas!

    Um Forte Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar