sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A PALHAÇADA DOS PALHAÇOS

A comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional responsabilizou finalmente os covardes agressores do jogador Óscar Cardoso e do treinador Raul José. Baseou a sua decisão nas imagens televisivas da SIC, nos testemunhos apresentados pelas partes e nas próprias declarações dos implicados.
Acerca das imagens, escreve a CD “ipsis verbis”:
«Registamos que as imagens televisivas constantes dos … DVD, nos mais diversos ângulos e de forma conjugada são nítidas, esclarecedoras e conclusivas - permitem com todo o rigor, clareza e fidedignidade perceber a conduta dos arguidos … bem como o comportamento do técnico Raul José».

As imagens são objectivas, não permitem diferentes leituras nem precisam de palavras!
Por isso, só autênticos palhaços podem sobre elas tecer considerações alarves, de modo a tentar mistificar a verdade que encerram e demonstram. São palhaços que nunca souberam o que era um pingo de vergonha e cuja dignidade se esvai no seu rosnar e abanar de cauda para agradar ao dono.

Domingos Paciência vem dizer que a “injustiça” feita aos seus jogadores “não os vai desmoralizar”.
Injustiça houve, e grande! Houve a injustiça de os continuar a deixar jogar futebol, quando eles demonstraram com sobejas provas, que não eram dignos dessa contemplação.
Se houvesse justiça, Vandinho e Mossoró não teriam jogado a segunda parte do jogo contra o Benfica, deixando a sua equipa a jogar com oito jogadores!
Se houvesse justiça, estes jogadores não deviam ter continuado a jogar e talvez que a equipa do Braga tivesse o que merecia devido ao seu mau comportamento.
Depois, ninguém os quer desmoralizar. Querem apenas que seja feita justiça e que, mesmo os covardes, assumam as suas responsabilidades.

Carlos Freitas diz que, «…como não tem sido possível derrotá-la dentro do campo, esta acção visa tornar-nos mais fracos».
Foi precisamente o que o Braga, através dos seus jogadores – e limitamo-nos apenas aos factos provados ou possíveis de provar, até ao momento – tentou fazer com o Benfica, torná-lo mais fraco para o derrotar, retirando-lhe injustamente o seu melhor goleador da competição.
Depois, é tão torpe nas suas insinuações, está tão atolado na lama das manigâncias que tem o topete de dizer que estranha o “timing” da decisão.
Pois é, tal decisão já devia ter sido tomada há muito, tal a torpeza escandalosa que as acções dos seus jogadores assumiram. Mas convinha-lhes! Por isso, foram sempre protelando tanto quanto puderam. Por duas vezes, repete-se, por duas vezes pediram adiamentos de diligências, nomeadamente, de audições de testemunhas e dos próprios arguidos. Por que não tiveram então pressa?
Acresce que a acusação foi proferida e notificada aos arguidos e ao Braga em 21 de Dezembro. Por essa acusação, o Braga sabia, ou devia saber, o que a esperava. Ou pensava que ainda conseguia manobrar esta CD? Mas o Major – que, escandalosamente, ainda ocupa um lugar na estrutura directiva do futebol português – já não risca ou risca pouco e o “papa” seu amo está castigado, está a cumprir pena!
Se não contratou mais ninguém, “sibi imputat” !
Afirmar que não existe nenhuma imagem que consubstancie tentativa de agressão de Vandinho é baixo porque é querer apenas lançar poeira ou fazer dos outros cegos. Muitos dos seus compinchas de branqueamento têm falado em daltonismo mas o mal é de estrabismo direccionado.
Pois não! As imagens praticamente provam a agressão e ter sido condenado apenas por tentativa já foi um dom do princípio “in dúbio pro reo” pelo qual devia estar agradecido.
Quanto ao facto de nenhum relatório arbitral ou policial fazer referência às agressões, isso deve-se apenas à incompetência dos mesmos, aqueles que assistiram e viraram costas numa demissão de responsabilidades execrável. Lá o árbitro e seus assistentes, esses estavam sob controlo, não é? E o polícia que se vê na televisão a demitir-se da sua missão de preservar a ordem, era conhecido da casa!...
Agora, a mais risível desta personagem cujas palavras apenas provocam nojo é a que se refere a Vandinho. Diz ele que «é reconhecida a sua conduta séria e profissional»
De facto, tão séria e profissional que, interrogado no processo, Vandinho afirmou perante os instrutores, sem qualquer pejo ou vergonha, não saber que aquele a quem deu um pontapé era o treinador adjunto do Benfica, Raul José. Um treinador adjunto que o treinou durante um ano inteiro e cujo treinamento tinha findado há menos de meio ano!
Que memória tão curta a desta conduta “séria e profissional”!…
Vandinho mentiu com quantos dentes tem na boca. Mas isso são meros biscates, “é reconhecida a sua conduta séria e profissional”
Acreditamos, apesar de tudo! É aquela “conduta séria e profissional” a que todos os escroques se prestam para defender a corrupção, o compadrio e o tráfico de influências que perpassou pelo futebol português.

Para Salvador, vai apenas uma resposta que os factos não desmentem. O Braga não precisa de antecipar jogos para ser primeiro porque, para já, tem sido último em tudo. Foi último na Liga Europa, foi último na Taça da Liga, foi último na Taça de Portugal.
Resta-lhe apenas a Liga Sagres para não ser último.

O “record” também teve de albergar um dito jornalista pequenino para que ele pudesse tecer as suas alarvidades nojentas e direccionadas. Mais um que se presta à defesa do vale tudo, sem qualquer pejo ou resquício de vergonha.
Começa ele por comparar as possibilidades financeiras de Benfica, FC Porto e Braga como se tal argumento pudesse justificar o vale tudo menos futebol e, assim, tentar que o Braga se possa equiparar na luta ao maior poderio económico-financeiro dos restantes. O que as imagens da pedreira revelam seria a moeda de troca que deveria ser concedida ao Braga para equilibrar os pratos da balança.
Este – Eugénio Queirós – não tem a mínima pudicícia em atacar as imagens, uma vez que elas são claras e objectivas, desmentindo as considerações que as contrariem. Logo, há que tentar minar a sua qualidade, aliás, excelente qualidade, dizendo que elas foram “tiradas da bancada” e “em voo picado”. Quem sabia que tal personagem junta letras era tão “qualificado” em imagens, quando tem tanta dificuldade na qualificação das palavras para a qual faz de conta estar preparado?

Em voo picado para o atoleiro da porcaria estão estes escroques que defendem o indefensável e se juntam à escumalha da corrupção, do nepotismo e do tráfico de influências.
Tal como o Braga e toda a escória que branqueia a tremenda sujidade das acções e comportamentos de corrupção agora postos ainda mais a nu, o argumento, o reles argumento espelho de quem o usa, é a presumida provocação. A provocação branqueia tudo. Se alguém quer fazer mal ao vizinho, arranje uma provocação e está desculpado, mesmo que depois mate esse vizinho!

Manuel Fernandes, o Setúbal não pode queixar-se de ter recebido um jogador castigado. Nem pode dizer que é aberrante castigar o Setúbal. O Setúbal, quando se dispôs a receber o jogador, devia ter sido previdente. Sabia, ou devia saber, que contra ele havia uma acusação e que certamente ele seria castigado, tão clara foi a sua actuação agressora.
Contratando-o, apesar disso, “sibi imputat”.

E só posso terminar, citando o nosso grande Afonso Melo, “Os túneis e as cavernas”, in “O Benfica, de 05-02-2010, pag. 3:

«Comprar árbitros, com prostitutas ou outros favores, é torpe; insistir na deficiência mental de uma pessoa para a amesquinhar é próprio de um pulha; insultar pelas costas alguém de quem se finge ser amigo é cobardice; copiar páginas inteiras de livros e assiná-las como se fossem próprias é abjecto.
Quem mente e se contradiz por submissão é um verme; quem nega as evidências e procura atirar sobre outrem o nojo das suas acções é um biltre; quem se presta a tudo para defender a corrupção, o compadrio, o nepotismo e o tráfico de influências é um escroque»
.

Eis o retrato desta gente sem pudor!

8 comentários:

  1. Caro Gil Vicente.

    Eu não estranho o timing da decisão, estranharia sim, se os castigos fossem durante e logo após o jogo em que fizeram essas BÁRBARAS AGRESSÕES .

    Neste momento os submissos da pedreira já fizeram as inscrições para colmatar o castigo desses agressores, se eles fossem castigados na devida altura , provavelmente não teriam tempo para suprimir essas ausências, mas enfim.

    Esse directorzeco vem da escola dos aliados do papa, portanto já nada é de estranhar.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Ui, ui... caro Gil!
    Primeiro que tudo, é preciso um dicionário para ler algumas palavras, mas, não faz mal, tenho um aqui, e é sempre bom aprender palavras novas, como «pudicícia», e ficar a saber, para além do significado, que nas últimas 40 semanas foi consultada entre 26 e 100 e poucas vezes por semana no site da Priberam, de onde me socorro para a tal parte dos significados.
    Devo dizer que não procurei «corrupção», mas deve lá ter algo relacionado com FCP e SCB... Digo eu!

    Em relação ao resto do texto de referir que já lhe tinha deixado a opinião, no post da gripe B, e que tal se pode plagiar para aqui, que isto é uma pouca vergonha!

    Continue, bom trabalho, eduque-nos, não só em Benfiquista mas também em Português, que faz sempre bem, e andamos a precisar! Quase que aposto que dos ministros que lá temos só um ou dois é que devem conhecer a palavra... A não ser que na Universidade do Sócrates lá se dê isto ao Domingo!!!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. eis o artigo k faltava acerca do tema "tunel de braga"!confesso k eu proprio,após ler o acordão publicado no site da lpfp, andava para escrever acerca desta materia e enviar para alguns dos meus blogs de referencia na blogosfera (como é o caso deste). essa vontade de escrever acerca do tema prende-se essencialmente com os esquemas com que "alguns doutores" tentaram contornar os castigos, usando expedientes à "la apito dourado", como por exemplo tentar k os castigos fossem considerados ilegais em funçao de terem sido usados 2 relatores no processo quando nos regulamentos falava em "o relator"! por aqui, e pelo facto de todos os castigados terem mentido sem qualquer pudor no decurso do processo, se ve a falta de caracter das pessoas... [offtopic: qual é a logica da micaela ter sido indicada como testemunha dos corruptos no caso do SLB-corruptos?]

    ResponderEliminar
  4. Caro Raul Correia
    O timing da decisão foi à vontade do Braga e de mais ninguém. O que eles querem é tapar o sol com a peneira. São tão estúpidos que ainda não repararam que, após a divulgação das escutas para todo o mundo ouvir, ninguém mais acredita no que dizem. Eles são como o "papa" condenado. É sempre o contrário do que afirmam. Veja o "papa" com o petróleo.
    Agora, só se enganam a eles próprios. Aquilo é só para consumo interno. Funciona em circuito fechado.
    Um abraço

    Caro Márcio
    Eu andei na primária num tempo em que dois erros de português dava chumbo na terceira e quarta classes.
    Agora, há muito gentinha que acaba uma licenciatura com mais erros de português do que furos numa peneira.
    Concordo consigo acerca dos sinónimos de corrupção.

    Um abraço

    Caro "kurt cobain"
    Agradeço-lhe a sua, creio eu, primeira intervenção neste blogue e logo com um comentário cheio de sumo.
    De facto, é como diz. Mas aquelas tentativas de arranjar nulidades "à la minute" são apenas estratagemas dilatórios. Tomaram eles que a decisão só viesse lá para os fins de Maio.
    A "micaela" é ouvida porque deitou bocas. Não sei se alguém a arrolou como testemunha ou se foi oficiosamente.
    De todo o modo, será sempre um meio de retirar possíveis tentativas de defesa aos pugilistas e bêbados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Gil, achei o post sensacional, tanto que copiei parte dele para um artigo no meu. Não que não tivesse assunto para falar mas porque o tema merece muito destaque neste momento.
    Um abraço.
    Manuel Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Só por acaso, creio que não dei nenhum erro!
    Estive a rever e não reparei, ou seja, se dei é consolidado que acho que não seja erro.

    Abraço, no entanto, se passar algum desculpe, que eu também não gosto de erros, e se possível corrijo-me!

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Caro Márcio

    Que eu visse, não deu erros. Ás vezes há um lapso que pode acontecer a todos nós. São as teclas que se enganam!...
    E como por vezes temos preguiça de fazer uma simples leitura antes de publicar, lá vai ele!
    Mas isso não são os erros a que me referi.
    Depois, falei nestes erros para responder e justificar o seu apelo ao meu "português".
    E se, na verdade, há agora muitos licenciados que dão erros de português à farta, também existem muitos, felizmente, que têm o seu português impecável.
    Por exemplo, o seu.
    E não o digo para ser simpático. Digo-o porque é um facto que se pode comprovar.

    Um abraço

    Caro Manuel Oliveira

    Não sei por que comenta como anónimo. Então, se tiver a sua sessão aberta na conta google do seu blogue, não lhe aparece logo o seu nome quando vai comentar?
    O meu aparece. E se tiver aberta outra conta google, aparece o nick própria dessa outra conta.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Não sabia desses adiamentos do Braga. Realmente é preciso ter pouca vergonha para se virem queixar de quão tardios foram os castigos, se foram eles que andaram durante uns 3 meses a adiar o processo, certamente na esperança da poeira abrandar e de acabarem por não receber quaisquer castigos. Isto está tudo é uma bandalheira. Realmente é incrível que só nas épocas em que o Benfica aparece forte e a ganhar é que se levantam todos os escândalos no futebol português. Nos anos em que a hegemonia é portista, não se levanta qualquer voz com qualquer tipo de mudança ao enredo pré-estabelecido. No meio desta porcaria toda, ser benfiquista cansa muito, mas até tem mais piada!

    Abraço

    ResponderEliminar