quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A “LINHA” DO PROFESSOR JESUALDO

Ao contrário do árbitro assistente de Braga que ficou baralhado acerca da existência de linhas, o professor Jesualdo vem comprovar que há uma linha no campeonato e que ela “está lançada”. Porém, ou se esqueceu de a assinalar àquele árbitro assistente, ou é uma linha tipo só imaginária que apenas existe nos recônditos do seu pensamento.
Seja como for, podemos concluir que o árbitro assistente de Braga anda fora da linha para andar na linha e o professor Jesualdo anda atrás da linha.

O professor Jesualdo anda efectivamente desfasado do tempo e dos propósitos do mester que é a essência de um professor que se preze. Um professor é, por definição ontológica da sua arte de ensinar os espíritos, um investigador da ciência e da técnica para depois divulgar na transmissão dos seus conhecimentos.
Implica isto que ande à frente da linha e não atrás. É ele que busca a linha, define a linha e a apresenta como linha.
Ora, o campeonato já começou há muito e o que se tem visto é que o professor ainda não teve mão na linha para colocar os seus discípulos na linha. Nos primórdios, o professor foi-se desculpando com o tempo necessário à reconstrução da sua equipa para justificar o péssimo futebol por ela praticado e os consequentes resultados que, se não caíram já no pântano é porque muitos árbitros têm andado na “linha”!

Depois, julgava-se que a linha do professor era ensinar os seus pupilos a praticarem melhor futebol, aquele futebol que os colocaria na linha. Afinal, tem-se assistido à demonstração de um vendaval de artes marciais, e de pugilato mais concretamente, em que os seus discípulos têm mostrado “andar na linha”. Sim, porque nos é difícil acreditar que um professor lhes permita “andar fora da linha”.

Um professor de jogadores de futebol que andasse na linha teria andado à frente da linha, isto é, sabia antes de o ser qual a linha do campeonato que pretende ensinar. Assim, o professor Jesualdo anda muito atrás da linha e quando só agora afirma que a linha do campeonato “está lançada” está a comprovar isso mesmo. Todavia, para um professor que vê ao longe e não ao perto, talvez seja razoável que anda atrás da linha e não na linha ou à frente da linha.

A linha está, com efeito, lançada e corre muito à frente do professor Jesualdo. A Águia Imperial e Majestosa, juntamente com o satélite do seu clube, vão de vento em popa à frente da linha. E é essa linha que o professor Jesualdo só agora descobriu estar lançada, precisamente porque não só anda atrás da linha como fora da linha.

Apartes à parte, o que tem de concluir-se forçosamente das suas declarações sobre a linha e de se sublinhar com a devida vénia é que, na realidade, o professor Jesualdo anda atrás da linha quando devia, pelo seu ofício, andar à frente da linha.
E, claro, assim não consegue “andar na linha” nem fazer com que os seus pupilos “andem na linha”.

Acreditamos que deve ser bem custoso para o professor Jesualdo verificar que à frente da linha andam dois treinadores que nem são professores, enquanto um professor anda completamente fora da linha.
Daí a desculpa do tardio descobrimento do lançamento da linha.

O progenitor do macaco “incrível” é que não tem papas na língua. Provavelmente, “anda na linha” mas na linha traçada pelo professor Jesualdo.
Vejam só o alinhamento da sua tramontana:

«A Liga não está a fazer nada. Devem estar a tomar um cafezinho ou um vinhozinho. Está virando uma pizzaria. Só se reúnem para conversar, beber, gastar e não decidem nada. É uma palhaçada».

Sem mais!
Sendo assim, é claro como água que, com tal progenitura, o macaco “incrível” só pode mesmo “andar na linha”, na linha das artes marciais e do pugilato. E depois, quando alguém o tenta “pôr na linha”, dizem que esse alguém não anda na linha”!

Na “linha” do professor Jesualdo, ou seja, muito atrás da linha, anda também o Senhor Octávio Ribeiro. Tão “alinhado” ele anda que nem reparou se o árbitro assistente de Braga estava “na linha ou fora da linha”. Mas já reparou numa linha bem mais difícil. Reparou que o árbitro do Leixões-FC Porto não andou na linha ao não assinalar o penalti salvador que poderia colocar o FC Porto, se não na linha, pelo menos não tanto atrás da linha.
O Senhor Octávio Ribeiro anda mesmo na linha e nós nunca o ouvimos dizer nada, por exemplo, sobre a expulsão do guardião da União de Leiria por ter levado com a bola na cara, sobre a expulsão do jogador do Paços de Ferreira que dominou a bola com o peito, sobre o penalti cometido pela equipa do FC Porto no jogo contra o Nacional da Madeira, etc, etc.
Um junta letras bem alinhado, o Senhor Octávio Ribeiro.

Bem alinhado também anda o senhor ex-árbitro Coroado que até consegue ver, pela televisão, a linha dos olhos do árbitro assistente que, desviando-os da linha, deixou a bola passar a linha e não alinhou na bola fora da linha.

Já o mesmo se não pode dizer de Madaíl. Este anda efectivamente, desalinhado! E já não é de agora, não, é de sempre. Ou, se quiserem e até talvez seja mais adequado, ele sempre andou fora da linha para andar na linha! Foi o seu expediente, de resto, para manter o seu tacho na linha.
Tão fora da linha ele andou nestes anos todos que nem sequer reparou que a arbitragem e os seus manda chuvas andaram todos “na linha”, naquela linha que o professor Jesualdo viu traçada nos campeonatos anteriores e até neste, apesar de andar muito atrás da linha!

5 comentários:

  1. Belíssimo Post Caro Gil Vicente!!!
    Força e viva o Benfica!
    RF
    http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eheheheh... Esta crónica «segue na linha» das anteriores, e muito bem, em defesa, sempre «em linha» com o que são os altos interesses do clube que está mais ao cimo da linha da classificação!

    Abraço caro Gil, e parabéns por mais uma escrita!

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- Só para ver se logo os comentários dos «comentadores» da Sic são da linha ou não... Jogos que tenho que ver na SportTV vejo online, de preferência com comentários ingleses... Irra, pelo menos não apanho cá Octávios, que acham mas é que somos Otários...

    ResponderEliminar
  3. Gil Vicente, que mais se pode dizer? Um texto "na linha"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Gil, sem problema. Quando não dão na TV aberta, geralmente é aqui que vejo:

    www.soccertvlive.net

    Há sempre bola a começar, para quem gosta, muito bom. Uma sugestão, cliquem na publicidade deles, já agora, que sempre ajuda a pagar sites, etc., para se ver isto tudo num sítio. Se quiserem carregar na minha também, força! Eehhehe! Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Finalmente caro Gil posso comentar aqui, ultrapassado que está o problema técnico que me impedia de o fazer!
    Vamos ver se o Profe no domingo vai-se portar "na linha" mesmo que não ganhe. Eu torço pelo empate para continuarmos à frente pois sempre dá moral.
    Abraço.

    ResponderEliminar