segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O “ABONO DE FAMÍLIA” DO FUTEBOL PORTUGUÊS

O Benfica nasceu do povo.
O Benfica é o povo, o povo de Portugal, o povo dos novos países de língua portuguesa, desde Cabo Verde ao longínquo Timor.
É o povo português que emigrou para os quatro cantos do mundo numa diáspora universal ligada à mãe Pátria pelos laços do seu Portuguesismo e do seu Benfiquismo.
O Benfica é ainda povo de outras origens, de outras nações de outros continentes.

A presença do Benfica, seja onde for, é sinónimo de romaria, de fé clubística, de enchentes, de lotações esgotadas, de cofres cheios antes tão à míngua.
Em Portugal, tudo ou quase tudo gira em redor do Benfica.
O Benfica é o “abono de família”; "a sopa dos pobres" de toda a gente ligada ao fenómeno desportivo ou que emite ou escreve sobre o fenómeno desportivo.

Os clubes, famélicos de receitas para sustentarem o seu simples viver, vivem o ano inteiro na suprema esperança da visita salvadora do Benfica. É o Benfica a única visita que lhes permite pagar os ordenados daquele mês, verem a conta mais desafogada e terem dinheiro para um prato de sopa!
As televisões têm o seu “abono de família” de audiências quando televisionam e falam do Benfica.
Os jornais e os pasquins cobram o seu “abono de família” nas vendas se e quando escrevem do Benfica.
Os jornalistas, ditos jornalistas, comentadores, ditos comentadores, opinadores e ditos opinadores, abocanham o seu a sua "sopa dos pobres" num nico que seja de atenção que lhes é prestada, falando, comentando e opinando sobre o Benfica.

Mesmo no período cinzento de vitórias devido tanto a crises de aventureirismo como à batotice desportiva implantada neste País, apenas empobreceu a rotina dos títulos.
Porém, o "abono de família" manteve-se imutável, podendo apenas ter diminuído o seu volume e montante, em face de uma menor intensidade que o optimismo da nação Benfiquista proporciona.

Existe um clube que anda há décadas, há tantas quantas as que cozinha nos bastidores a sorte das pelejas desportivas, a aspirar a ser grande. Só o conseguiu ser na corrupção desportiva condenada, manchando o futebol português intra e extra muros, conjuntamente com a mui nobre e invicta cidade do Porto. Mesmo uns títulos externos que ganhou estão manchados com café e o envelope recheado de “conselhos familiares” ofertados ao árbitro nas vésperas do jogo, permitindo-lhe descansar, descansadinho, quase toda a equipa titular do jogo do campeonato português e reservá-la para o jogo da Liga dos Campeões, coisa que não foi permitida ao adversário.

Este clube, que acabara de ganhar o campeonato e a Taça UEFA, resolve um dia pensar poder ser benemérito para um seu satélite papalvo na confiança que depositou nas promessas da batota. Satélite na falência, patrão de promessas a asnos a dispor-se a realizar um jogo de benemerência no estádio do aflito jumento.
Conseguiu um estádio vazio, talvez com apenas os deputados faltosos que aproveitaram a viagem de regresso de Sevilha.
Como consequência, a presuntiva “benemerência” saiu mais cara do que a encomenda! Os prejuízos do satélite jumento obtiveram mais uma achega e o papalvo, com a corda na garganta, deixou-se cair da cadeira e mandou abrir o alçapão !
E foi vê-lo ir por ai abaixo!...

A grande maioria dos clubes portugueses, televisões e jornais, portam-se como uns papalvos bacocos, numa endemina asinina pior do que as gripes modernas. Vão-se em promessas de “papas” que mentem ao próprio Papa, o verdadeiro, e afundam-se nas suas dívidas e nas suas descidas de divisão que nunca mais acabam.
Mas nem assim aprendem que dali só vêm promessas a troco de favores.
Os favores são prestados com juros, as promessas ficam no limbo das juras e perjuras da mentira.

Até os impropriamente também designados de clubes grandes e que, na realidade, são apenas os menos pequenos dos pequenos, recebem igualmente o seu “abono de família”. Então, o Sporting, o ano inteiro com o estádio às moscas e com as lamúrias dos seus presidentes, espera ele do mesmo modo o grande dia doaesperada esperada que lhe vem trazer a sua "sopa dos pobres" bem quentinha para amenizar a fome dos bancos que já se cansam de tantas promessas e não lobrigam luz ao fundo do túnel!

A realidade nua e crua devia levar os clubes portugueses a desejar e a apoiar o sucesso desportivo do Benfica. É que essa mesma realidade tem provado sobejamente que, ao longo de mais de um século, quanto maior for aquele sucesso, maior é o seu “abono de família”.
Mas não! A grande maioria prefere ser jumenta, prefere a migalha de uma promessa de ajuda de um árbitro, alguns jogadores à borla, muitas vezes apenas promessas e só promessas.
O resultado é a penúria que ora ataca um, ora ataca outro, com as respectivas consequências, tipo Boavista, Farense, Estrela da Amadora, entre outros.

Seria deveras pitoresco experimentar um boicote total dos Benfiquistas a todos os jogos que as suas equipas disputassem nos recintos dos adversários satélites do sistema corrupto!
Claro que não custa nada adivinhar a bancarrota quase total do futebol português. Eram os clubes na falência, eram as televisões sem audiências, era a consequente inexistência de publicidade e de patrocínios!
Quem se conseguisse salvar do naufrágio, em princípio os que mandassem passear o sistema corrupto e se virassem para quem lhes paga o “abono de família”, teria uma vida mais risonha.
Os outros, que se arrependessem, se quisessem!

Os parasitas do futebol português e do Benfica, que se identificam plenamente, têm alguma sorte com o imenso Benfiquismo dos adeptos do Benfica!
Mas também é precisamente por isto que o Benfica é, de longe, o Melhor e o Maior clube português!
É o maior clube português do Mundo em sócios!
E foi o nono melhor clube da Europa em grandeza de conquistas no século passado, ou seja, em 100 anos de futebol!
Por muito que os mercenários e avençados do sistema corrupto condenado tentem mascarar esta evidência, contrapondo a 100 anos de um século inteiro apenas meia dúzia de anos passados no século XXI!

11 comentários:

  1. O problema de alguns é que nem têm 100 anos de vida!! Apropriaram-se da data de uma agremiação estinta e que nada tem de comum com os corruptos, além do simbolo oferecido pelo Sandinense...

    ResponderEliminar
  2. Bem visto, caro João Marques!

    Os corruptos até a História corromperam com as suas "estórias".
    "Enforcaram o verdadeiro "pai" e arranjaram um "pai incógnico" ou arranjaram ao seu fabricado "pai" um "filho incógnito".

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de texto.Tudo explicadinho exactamente como se passa. O problema e que se eles se juntassem ao maior do mundo teriam de lutar no campo pela permanencia juntando-se aos corruptos a coisa ja funciona de forma diferente com os favorzinhos que todos conhecemos com vista a permanencia ou a um lugar na uefa.
    Incrivel como estes avenssados tentam deturpar a verdade criando a duvida com a nitida intencao de prejudicar o Glorioso. Sao uma
    nojeira estes filhos de uma grande p***.
    O mais incrivel e que os catedraticos da arbitragem desconhecem
    a propria lei...inocentes ? Claro que nao. Nao irao parar esta onda
    Vermelha contra tudo e contra todos.
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo comentário no meu blogue (www.futebolada29.blogspot.com).

    Também tem aqui um optimo blogue! Parabéns! :) também vou passar a acompanhar.

    Cumprimentos,

    Raquel

    ResponderEliminar
  5. Sim, é verdade alem de ambos sermos benfiquistas vivemos na mesma cidade. Pois, eu tenho andado com pouco tempo para vir postar. Mas vou fazer um esforço por vir mais vezes!

    :)

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. O Coroado é o homem da famosa azia. Ainda alguém dá crédito a esse senhor? Num jogo do Sporting com o Belenenses há 4 anos o Tonel joga a bola com a mão na área e ele disse que não era penalty porque o jogador estava a apoiar-se no chão, portanto não podia haver falta. Ora, se isto valesse para todos os lances iguais, quantos penaltys não teriam já ficado por marcar? E a mão de Miguel Vítor com o Nacional também nunca seria falta, e teríamos vencido esse jogo. O homem é doente e como ele há tantos outros. Não se pode dar crédito a essa gente.

    ResponderEliminar
  7. Acham que eu vou comentar alguma coisa do que aqui está escrito?
    E atrevimento para isso?
    OK, sempre digo algo: MAIS UMA PÉROLA escrita por esse fantástico BENFIQUISTA que se assina por, GIL VICENTE

    Cumpts
    .

    ResponderEliminar
  8. Amigo Bruno Venâncio
    Tem toda a razão. O Coroado é um gaguejante que não presta para nada. Gaguejante porque anda sempre em ondas, ora diz uma coisa, ora diz outra.
    E raramente ou nunca acerta, o coitado.
    Mas ele tem de servir o dono que lhe paga. E como ele nunca soube grande coisa de arbitragem, agora ainda sabe menos.
    É um tolo e aos tolos não se liga, a não ser tentá-los encaminhar para o manicómio.

    ResponderEliminar
  9. Caro Águia Livre

    Não seja também tão modesto. As suas prosas não ficam nada a dever às minhas.
    Nem a sua prosa em prol do nosso Glorioso, nem o seu Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  10. Raquel

    Arranje lá esse tempo que os seus post.s, as suas crónicas são necessárias.
    São necessárias a nós, Benfiquistas, porque nos deleitamos nelas.
    E são necessárias ao nosso Benfica, a quem temos de defender com unhas e dentes.

    ResponderEliminar
  11. Basta apenas dizer isto. Sem O Benfica, o já de si falido futebol português, pura e simplesmente deixava de existir.

    ResponderEliminar