sábado, 12 de setembro de 2009

AS “LIÇÕES” DO PROFESSOR JESUALDO

O professor Jesualdo continua a ofender a sua classe.
Não, Benfiquistas, não me refiro à classe de treinadores! Essa já ele, não digo que, “strito sensu”, tenha ofendido, mas apenas depreciado com a sua tradicional arrogância que bem se reflecte no carão invariavelmente enfadado, insolente e presunçoso!
Quero aludir à classe que exercita o ofício a que está ligado o seu título académico e que ele, com as suas atitudes, comportamentos e expressões frásicas, coloca ao nível de um aprendiz do “b” “a” “bá”!

Manifestou o professor Jesualdo o desejo de ver a situação do castigo ao delegado do Benfica-Nacional “analisada mais em pormenor”.
Revelou igualmente “interesse em saber o que é que o delegado não quis colocar – ou que ele não escreveu – no relatório do jogo”.

Antes de nos debruçarmos especificamente sobre estes interesses e desejos do professor Jesualdo, importa fazer breve análise de outros sentimentos por que ele manifestou igualmente tanto interesse e sobre os quais, de imediato, lançou a sua “sapiente” sentença professoral.
Vamos referir-nos, caros Benfiquistas, à sua célere e conclusiva decisão:

«O castigo foi aplicado … porque não se portou bem …»!

Aqui temos o professor Jesualdo na sua “omnisciente” apreciação e valoração da traquinice do aluno!
O aluno “não se portou bem”, o professor Jesualdo julga, decreta e castiga sem remissão, conforme ao seu imperial juízo sobre o que é bom e mau comportamento!

Professor experimentado, inflexível “omniscientemente” justiceiro, é o que tentarão a dizer os meus caros Benfiquistas.
Nada de mais errado!
Trata-se só de mais uma manifestação estrábica já demasiado conhecida no professor Jesualdo! Não indo mais longe, comparemos com um episódio recente.

Para o professor Jesualdo, Hulk não se portou mal para ter sido castigado! Hulk é o sacrossanto aluno que está autorizado pela justiça do professor Jesualdo a dar sarrafadas nas pernas dos adversários que tenham o topete de lhe tentar barrar o caminho, mesmo que no legítimo exercício da sua missão de jogar à bola! Do mesmo modo, Hulk está autorizado, por aquela sacrossanta justiça, a desconsiderar, ofender e a insultar os árbitros!

Percebem agora o que significa a “sentença” do professor Jesualdo, “deixem jogar o Hulk”?!

Quem se porta mal são os jogadores adversários que levam as sarrafadas nas pernas e ficam no chão a contorcer-se com dores!
Quem lhes ordenou que estivessem em campo para jogar à bola contra o seu adversário, quando ele se chama FC do Porto?!

Quem se porta mal são os árbitros que não têm nada que ter ouvidos para ouvir, olhos para ver e apito para andar fora do bolso a apitar, quando o jogo é com o FC do Porto e os atropelos às leis do jogo são cometidos pelos jogadores do FC do Porto!

Um professor tem de ser necessariamente juiz quanto à defesa dos interesses da sua turma. Mas o professor Jesualdo, enquanto, digamos, pomposamente professor, está a colocar muito baixo a sua classe com estes exemplos de estrabismo selectivo!


Apesar de tudo o que já foi dito, o que mais impressiona no professor Jesualdo é a sua inequívoca manifestação de ignorância! E um professor ignorante é a negação maior de um professor!
De facto, se o professor Jesualdo quer saber o que o delegado “não quis escrever ou não escreveu no relatório”, basta-lhe consultar a decisão que o condenou! Ou os jornais que tanto o divulgaram!
O professor Jesualdo não sabe porque não quer saber e isso é mais um facto que não abona um dito professor!

Se o professor Jesualdo não quer consultar o processo ou os jornais, ou não quer ler, basta-lhe ordenar a um seu capanga que o faça! Ou então, pedir ao seu patrão que este, apesar de condenado por corrupção desportiva tentada e a cumprir pena, lá se há-de arranjar porque ele tem sabido e sabe bem como se desenrascar!

Um professor que tem os livros todos à sua frente e à sua disposição, abertos uns e outros prontos a abrir, um professor que até é capaz de ver e ouvir o que se passa a 300 km de distância aquilo que lhe interessa, conquanto, do que se passa junto dele só consiga ver ou ouvir quando entende que deva, é duplamente inepto para o específico mester de ensinar porque, ou é ignorante – pelo menos, assim se mostra – ou é preguiçoso!
E de novo envergonha e deprecia substancial e imerecidamente a classe docente!

Nos corredores do Estádio da Luz vem sempre tudo à luz! Lá, sabe-se sempre tudo o que se passa, o que os delegados escrevem e o que eles não escrevem!
Por isso, a preocupação do professor Jesualdo é uma preocupação totalmente descabida e necessariamente descabelada!
E de novo o professor Jesualdo não abona em favor de um professor que seja mesmo professor!

Aquilo com que o professor Jesualdo se devia preocupar, agora, sim, enaltecendo a profissão docente, era com o que se tem passado nos túneis, no das Antes, até há alguns anos, e no do Dragão, de há uns anos para cá!
Porque, nesses túneis, não temos tido nem delegados nem árbitros capazes de escrever tudo o que se lá passa, nem circuitos internos de televisão que o comprovem, nem pessoas íntegras como assessores de imprensa ou outras que confessem a verdade dos factos, nem autoridades, policiais ou desportivas dispostas a dizer a verdade dos ou a investigar esses factos!

Dos túneis das Antas e do Dragão temo-nos ficado apenas pelas queixas dos ofendidos e maltratados, vítimas da escuridão desses tenebrosos túneis que o professor Jesualdo ignora e com os quais nunca se importou!
Será precisamente por causa do seu último lamento de que, “eventualmente, poderia haver outras pessoas que teriam de ser castigadas também”?!
E isso é coisa, depreende-se, que não interessa minimamente ao professor Jesualdo!

E de novo aqui temos presente mais uma dignificante atitude de um professor dito professor!

7 comentários:

  1. É fantástico um treinador dizer isto quando está no clube da máfia. Um clube que tem sido noticia por um treinador rasgar uma camisola de um adversário, e por vários dirigentes e assessores darem ou prometerem porrada nos túneis, e apenas porque o Porto movimenta influências (pagas talvez também com fruta ou idas grátis a jogos no estrangeiro) é que continua a vergonha de ninguém do Porto ser castigado (e quando o é são castigos ridículos).

    É ainda mais ridículo quererem criticar um clube, que não mandou os seus funcionários mentirem nem "apagou" cassetes como é tão normal noutros lados.

    O Benfica já foi amplamente castigado por esta situação. Agora ainda decidem castigar um delegado por não ter a mesma opinião da gravidade daquilo que sabia que os outros iam dizer.

    Mas os outros é que não são castigados... porque são mafiosos.

    E os árbitros que prejudicam gravemente o Benfica continuam felizes porque não são castigados...

    Prefiro ser de um clube que claramente não anda a ser mentiroso e mafioso para adulterar a verdade ao custo de perder a honra e credibilidade como o FCP perdeu!!!

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo consigo.
    Um clube que manchou o futebol português com corrupção e que manchou uma cidade que nada tem a ver com isso mas com quem esse clube se quer confundir, não tem crédito nenhum!
    E pode crer que tais notícias saíram indevidamente cá para fora por um adepto corrupto infiltrado na Liga, talvez a sua secretária.
    O Benfica há-de ser sempre um clube honrado.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. O homem cada vez me mete mais nojo. Só de pensar que antes ele era benfiquista! É incrível. E deixo aqui um link vindo do blog Gloriosa Fúria Vermelha, que o Jedi Vermelho foi descobrir mesmo em boa hora: http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000215-0000-0000-0000-000000000215&contentid=675F8F2B-B16B-4989-B0FF-A22EE08DBC12

    Disto já o Jesualdo "não se lembra"...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Sim, Caro Bruno
    Eu tenho essa notícia guardada.
    Mas isso não deu em nada. Em primeiro lugar, os circuitos televisivos internos ... apagaram-se!
    Depois, os árbitros e delegados da liga também ... não viram nada!

    Aquilo era (é!) tão escuro que nunca ninguém vê nada. Nem aqueles que têm olhos e não vêem, nem os que são cegos ou se fazem!

    Para completar o ramalhete, os próprios do Marítimo vieram mais tarde também a dizer que se ... não passou nada!
    Medinho, a quanto obrigas.

    Assim, há um túnel onde tudo é feito às claras, onde se passam as coisas que por lá se passam e as que por lá não se passam, e onde se escreve o que lá acontece e o que lá não acontece!

    Havia um e agora há outro, herdeiro do primeiro, onde se passou e continua a passar muita coisa! Mas sofre de uma escuridão medonha e as entidades responsáveis são atacadas de cegueira!
    Por isso, fica tudo (quase) no segredo dos deuses ... da corrupção desportiva portuguesa.

    Um abraço, caro Benfiquista

    ResponderEliminar
  6. Começa a roçar o ridículo e a vergonha, aquilo que se tenta fazer para descredibilizar o Benfica, sempre que este se mostra forte, primeiro com assunto do ptrocínio da Sagres, em que parece que toda a gente, por conveniência, se esquece que ainda muito antes da liga firmar o acordo com essa marca, já o Benfica tinha uma bancada Sagres, não satisfeitos, surge agora a triste historieta do castigo a um delegado da liga, apenas e só, porque ele não escreveu no relatório, aquilo que não existiu, mas que querem que tenha existido, para justificar a má actuação de Pedro Henriques e o castigo infundado aplicado ao Nuno Gomes.
    VEJAMNO MEU BLOGUE O COMUNICADO DA DIRCÇÃO DO NOSSO CLUBE, FOI BRILHANTE.

    ResponderEliminar
  7. Bravo GIL.
    Começas a ter a audiência que mereces.

    Tuneis? Quais Tuneis?
    De um, sei eu que é limpo e arejado.
    Já de outros especialmente o dos dragaes, têm cá um fedor que nem um bando de doninhas!!!

    Imagens de lá? Não queriam mais nada????
    .

    ResponderEliminar