domingo, 2 de agosto de 2009

QUINTELA, O GRANDE E DIVERTIDO SONHADOR…

O grande sonhador deste domingo é o nosso bem conhecido José Diogo Quintela. Não por contágio de Ricardo Araújo Pereira ou Miguel Góis porque esses, felizmente, não precisam de sonhar, encontram-se em êxtase e oração de agradecimento a Jesus.

Mas não começa por Quintela a minha boa disposição. Hoje vou dar o privilégio da partida a um tal, digamos, jornalista-cronista, Avelãs de seu nome.
Avelãs sonha hoje, no suposto jornal “o record”, que é um bom treinador de futebol. E, como bom treinador de futebol, sonha que a contratação de Weldon é “questionável” e que a contratação de César Peixoto, esta ainda repousando em seu sonho também, é “despropositada”. Ele sonha que de Césares Peixotos está o Benfica cheio, com Sepsis ou Ribeiros.
Mas ele não sonha só que é bom treinador de futebol! Sonha ainda que é bom gestor de um clube de futebol! Para ele, um clube não deve contratar jogador para jogar futebol e ganhar títulos! Um clube como o Benfica não é um clube para jogar futebol e ganhar, é para ser um hipermercado de jogadores que compra para vender e ganhar dinheiro! Por isso, não deve comprar jogadores se não for para os valorizar e poder vender com lucro que se veja! Jogadores de 28 ou 29 anos são já mercadoria velha que deve ir para o caixote do lixo.
Avelãs só não sonha com uma coisa com que talvez devesse sonhar na sua profissão: ser, digamos, um razoável jornalista e ou comentarista.

Outro grande sonhador que nos diverte muitíssimo chama-se Luís Sobral. Luís Sobral e o seu, digamos, jornal que, relativamente ao Benfica, é um, digamos, jornal que sonha toda a noite e santo dia com a mentira.
Sobral sonha que um Portsmouth, por exemplo, é um Atlético do Cacém ou um Tourizense em miniatura. Nem sequer sonha que ele possa ser um Sunderland da 2ª liga inglesa! Não, Sobral sonha que o Portsmouth é o 14º classificado da última “premier league” e 87º do ranking da UEFA. Nada comparável ao Sunderland e muito menos a um Cacém qualquer!
O, digamos, jornal de Sobral, correio sonhador da mentira em relação ao Benfica, tem por vezes sonhos verdadeiros! Vejam, caros Benfiquistas, que às vezes sonha estarem Luís Filipe Vieira e Rui Costa sentados lado a lado, em amena cavaqueira, a verem a sua equipa de futebol a jogar e a ganhar!
Mas na maior parte dos seus sonhos da mentira Rui Costa é posto de lado nas contratações, Rui Costa e Luís Filipe Vieira andam de costas voltadas, Luís Filipe Vieira culpa Rui Costa pelos fracassos!
Ou seja, o correio sonhador da mentira é um excelente divertimento matinal para o alegrar das agruras da crise económica!

E vamos a Quintela, finalmente, aos seus sonhos esverdeado muito pálido que mais parecem já amarelo desbotado pela fome.
Quintela sonha que um dia o seu clube ainda há-de ter um Centro de Estágio sem pedras e pedregulhos a servirem de cadeiras para a meia dúzia dos adeptos que lá vai ver normalmente os jogos. Sonha ter um dia bancadas a sério, com cadeiras a sério, com conforto quanto baste. Quintela sonha que o seu clube há-de um dia vencer a penúria e a falência em que se encontra mergulhado e ter alguns tostões, perdão, euros para, pelo menos, empedrar a calçada como deve ser.
Quintela sonha também que o seu clube era o líder da classificação do campeonato de juniores, sonha que ele tinha mais pontos do que o Benfica e que, portanto, devia ganhar o respectivo campeonato. É que tem um sonho associado a este: o de ter dirigentes no seu clube pelo menos à altura de organizarem um jogo como o organizam todos os que percebem alguma coisa de organização.
Um sonho pungente de Quintela é o que está associado à captação de receitas pelo seu clube. Bolas, Benfiquistas, é preciso ter algum pudor humanitário! Já chega de Quintela sonhar com as imensas dívidas do seu clube à banca e de não ter dinheiro para mandar tocar um cego, quanto mais para satisfazer o correspondente serviço de dívida.
Por isso, Quintela sonha, sonha, sua cabeça delira toda a santa noite e, possivelmente, grande parte do dia! Sonha ainda poder ver o seu clube a conseguir que os seus sócios ao menos sejam pagantes das quotas, que os adeptos do seu clube não fujam a sete pés dos jogos de Alvalade, que ao menos os invisuais ocupem as imensas cadeiras – que até parecem nem ser de pedra, a pedra fica à frente de quem se lá sentar – que foram destinadas a quem quiser pagar mas não deseje ver o jogo, tenha olhos e veja ou tenha olhos e, infelizmente, não possa ver, que há-de conseguir boas receitas, sejam elas provenientes do tintol do Roquette, das águas do Cintra, da cerveja, ou seja lá de que surrapa for!
Quintela bem sonha, e os dirigentes do seu clube também, que o seu clube vai ganhar uns euritos com uma coisa que, de vez em quando mas muito raramente, se ouve chamar de superleague! Parece tratar-se de uma corrida de “trotinetes” que ninguém vê nem há televisão que a queira transmitir – se alguma ousou, depressa se fartou com a pasmaceira – em especial porque o seu clube se consegue classificar nos últimos lugares! Segundo dizem, nem para um farnel do condutor, mesmo miserento, conseguem alguma esmola com tal corrida!
Mas Quintela sonha!...
No fundo, o sonho mais sonhado e sonhador de Quintela é o de que um dia o seu clube também possa ser um grande, de modo que a comunicação social lhe dedique nem que seja só um pingo de importância e não o vote eternamente ao ostracismo dos mortos.
Quintela sonha que algum jornal ou televisão, pelo menos uma vez por ano, escreva ou debite o nome do seu clube, que lhe dedique ao menos um espaçozito do seu papel ou do seu tempo! Quintela sonha que, pelo menos quando o seu clube defrontar o Atlético do Cacém e, enfim, ganhar um jogo, haja alguma alma caridosa da comunicação social que escreva ou fale alguns segundos desse feito!

Sonhos, sonhos, sonhos! Quintela já não consegue ter mais tempo do que para sonhar!
Sonha, Quintela, que o “sonho comanda a vida”! …
E deixas os Benfiquistas divertidos!...

1 comentário:

  1. Parabens pelo post.Falta ainda falar de muitos outros sonhadores,principalmente aqueles que gostariam de acabar com o glorioso BENFICA.
    Não esquecer que existem os benfiquistas, aqueles que se dizem ser mas vivem numa insegurança total e os antibenfiquistas que são aqueles quem queriam ser, mas evoluiram dramaticamente no pior sentido.
    Até Breve
    Saudações Benfiquistas puros

    ResponderEliminar